A Tulipa Negra Alexandre Dumas

Resenhas - A Tulipa Negra

Alê 30/06/2019

A tulipa Negra
Achei os primeiros capítulos um pouco morosos, mas ao insistir na leitura tive uma festa surpresa com o desenrolar de uma história intrigante e inteligente. Ri,senti raiva, me emocionei e amei o final. Como li aqui, um pouco clichê, mas não menos maravilhoso!
Edilene.Klock 30/06/2020minha estante
Que bom que você fez esta resenha, porque eu desisti de ler o livro por duas vezes. Achei entediante. Mas vou recormeçar. Obrigada.

Aline 19/06/2019

A Tulipa Negra
E eu estou muito feliz pela leitura desse livro. Meu primeiro Alexandre Dumas.

A história se passa na Holanda no século XVII mais precisamente entre o início de 1672 e 15 de maio de 1673. Injustamente acusado de traição Cornelius Van Baerle médico e cultivador de tulipas é preso, apaixonando-se por Rosa a bela filha do carcereiro. Esse amor quase impossível se entrelaça com outro feito também quase impossível: a produção de uma tulipa negra desafio proposto pela Associação Hortícola de Haarlem com o vultuoso prêmio de cem mil florins. Dumas entrelaça fatos históricos (como o assassinato dos irmãos De Witt e a especulação econômica em torno da tulipa) com uma história de amor e aventura. E quantas aventuras e reviravoltas ele consegue imaginar em torno do dia-a-dia de um prisioneiro!

Linda história. Fica aqui minha indicação pra vocês. Leiam!!!
Eu ri, me emocionei, gargalhei, levei sustos, botei várias vezes a mão no coração, suspirei e terminei a leitura bem satisfeita.
Alê 30/06/2019minha estante
Achei fantástico tb! Alexandre Dumas é sensacional. Não deixe de ler O Conde de Monte Cristo! Bjos

Aline 05/09/2019minha estante
Eu amo o filme, o livro com certeza é ainda melhor. Vou ler??

Aline 05/09/2019minha estante
Eu amo o filme, o livro deve ser melhor ainda. Vou ler sim ???

Aline 15/02/2020minha estante
Vou ler ?

Dani Ramos 22/08/2018

Ótimo.
Não me arrependi de ler essa obra! Na verdade, no fundo, eu tinha certeza que amaria essa história criada por Dumas (sou apaixonada pelo ?O Conde de Monte Cristo?) e sabia que ?A Túlipa Negra? seria a mesma coisa! Até então que finalizei a leitura em um dia!

Somos apresentados a uma história de traição e injustiças ao longo do livro. E assim como o personagem principal se vê sem saída e desesperançado, nós também sentimos as mesmas emoções. Na medida que a história se desenrosca, vemos gradativamente um amor puro e novo nascer entre Cornélius e Rosa, apesar de todo sofrimento e dor. Cornélius um homem digno e humilde botânico é acusado de traição, sendo levado para a cadeia a esperar para ser enforcado. Ao mesmo tempo que Cornélius se vê sem chance de escapar da morte e triste por nunca poder ver sua rara e única túlipa negra, Rosa ? a filha do carcereiro ? com o coração mais bondoso e honesto, começa amenizar o sofrimento do pobre prisioneiro.

Não obstante, Cornélius vê em Rosa sua única chance de fazer florescer sua rara invenção ? a túlipa negra ? que seria apresentada aos maiores botânicos da época. Uma vez que Rosa aceita cultivar a frágil e singular flor, Cornélius assente seu triste destino. Porém após ser livrado da forca e levado para outra masmorra distante, sentenciado a prisão perpétua, Cornélius volta a ter confiança que um dia sua flor nascerá pelas mãos de Rosa. O que seria o final para todos, embora não muito feliz, é apenas o começo de um novo inimigo ao botânico e a distinta filha do carcereiro.

Personagem feminina forte. Enredo bem construído e envolvente. Leitura extremamente fluída e profunda. Tudo isso e muito mais encontramos nessa obra de Dumas. Traição, amor, vingança, inveja, superação, luta, morte, injustiça? são alguns dos pontos que encontramos ao longo do livro. Li a última página com o coração enorme de felicidade e gratidão! Senti as melhores sensações com a leitura e quando fechei o livro, um sorriso enorme esboçou meu rosto.

Dan Pontes 15/08/2018

Mestre Alexandre Dumas
"Desprezar as flores é ofender a Deus. Quanto mais bela é a flor, mais se ofende a Deus, desprezando-a. A tulipa é a mais bela de todas as flores. Logo, quem despreza a tulipa ofende enormemente a Deus."
(Alexandre Dumas)

Livro extremamente bem escrito. Tem uma cadência perfeita, porém começa um pouco confuso.
Dado o prelúdio e contextualização da obra as coisas começam a fazer sentido e quando percebemos já estamos imersos naquela atmosfera da Holanda de 1672. O livro começa bem político mas vai se tornando mais romântico e novelesco conforme a leitura flui. Aborta traição, dedicação, inveja, injustiça, amor e todo drama que podemos esperar de um livro deste gênero. Gostei bastante.
Cílio Lindemberg 01/09/2018minha estante
Wow! Preciso colocar na lista.

Guynaciria 06/08/2018

A Tulipa Negra, nos agracia com uma história que mescla fatos históricos e um romance ficcional, cheio de aventuras, caos, perseguição, e esperança.

Quando a Holanda de 1673, passou por uma grave crise financeira, decorrência de uma exagerada especulação financeira em torno de uma flor, mais precisamente uma tulipa.

Já se passaram mais de um século desde a publicação deste livro, e ainda hoje ele desperta interesse e curiosidade, isso se dá a capacidade de Alexandre Dumas (sim, o mesmo que escreveu Os três Mosqueteiros), em criar uma ambientação rica em detalhes.

Esse romance de época, que se passa durante o reinado de Guilherme de Orange, nos faz emergir no assassinato dos irmãos De Witt (fato real), da mesma forma que na saga de Cornelius van Baarle ( personagem ficcional) para criar a bela e rara tulipa negra.

Tudo aparentemente vai bem, até que a inveja de  Isaac Bloxtel, faz com que a vida de Cornelius tome um rumo inesperado, que vai colocar o nosso mocinho em sérios apuros. Mas para os justos de coração, todas as provações são atenuadas diante da certeza de que não praticaram nenhum mal digno de punição.

Tenho ainda que dá o devido destaque para Rosa, filha do carcereiro, que desperta em Cornelius sentimentos que esse não sabia possuir. Ela é uma jovem de extrema beleza física, e de caráter irrepreensível.

Como vocês podem ver, o livro é excelente e eu o recomendo a todos.

Leila de Carvalho e Gonçalves 11/07/2018

A Tulipomania
Um livro sobre a Tulipomania, uma grave crise financeira causada por uma flor na Holanda seiscentista, vem despertando a atenção dos leitores desde que foi escrito há 150 anos. Quem conseguiu essa proeza foi Alexandre Dumas, autor dessa interessante narrativa, ambientada durante o conturbado reinado de Guilherme de Orange.

Romance de época, reunindo ficção e realidade, sua história narra a saga de Cornelius van Baarle para cultivar uma raríssima tulipa negra. Quem realizasse essa façanha ficaria rico e famoso, motivos de sobra para seu vizinho, Isaac Bloxtel, montar um plano para sair vencedor.

Acusado injustamente de conspirar contra o rei, Cornelius é preso e condenado a morte. Contando com a ajuda de Rosa, a filha do carcereiro, ele consegue cultivar o precioso bulbo mas, apesar de todos os cuidados, a flor acaba sendo roubada...

Com uma boa dose de ação até o irrepreensível desfecho, a maior dificuldade de "A Tulipa Negra" está no conteúdo histórico dos primeiros capítulos, remetendo a violenta morte dos irmãos John e Cornelius De Witt, fato verídico. Todavia, a ligação entre os dois Cornelius, "de Witt" seria padrinho de "van Baarle", não passa de fantasia.

Rosa é a única personagem feminina e disputa palmo a palmo com a tulipa negra, a real protagonista do romance, a atenção e o amor de Cornelius. Apesar da infeliz afirmação: "eu sou apenas uma mulher", ela é a imagem da integridade mesmo que isso signifique contrariar os interesses do homem amado ou de Gryphus, seu pai.

Último livro do escritor, abordando a inveja, ele não é tão incrível como ?Os Três Mosqueteiros? ou "O Conde de Monte Cristo", mas é um bom entretenimento que, sem dúvida, recomendo.

mimiconta_ 03/11/2017

Oriente
A tulipa, vinda de países do Oriente, havia muito tempo chegara à Europa. Para os holandeses, é a preferida entre as flores e eles dedicavam-se ao trabalho de encontrar novas cores. Van Baerle fez nascer a tulipa negra. É como se fosse filha dele. Tão linda! Aquele 15 de Maio de 1673 foi destinado a festejar a grande tulipa negra, sem mancha, sem defeito. No centro do cortejo, via-se a tulipa negra, sobre andor coberto de veludo branco com franja de couro, carregado por quatro homens. Essa tulipa terá o nome de seu plantador e se chamará Rosa barlaensis, em homenagem ao nome Van Baerle, que, a partir de agora, será o nome de casada desta jovem. Uma linda jovem, vestida de fina lã vermelha, meio desfalecida, apoiada no braço de um dos oficiais com os olhos banhados de lágrimas. Agora, ela sabia quanto os lábios de um jovem podem deixar uma moça apaixonada.

Kamylla Cristina 14/06/2017

A Tulipa Negra, de Alexandre Dumas
Cornelius Van Baerle é um médico da Holanda, que enriqueceu após herdar a fortuna do pai. Sua paixão, porém, não está na medicina, mas sim na botânica, e seu maior passatempo é cultivar bulbos de tulipas em suas mais variadas formas. Observar as cores, formatos, texturas, cruzar espécies, vê-las florescer é sua única alegria na vida, até que um concurso lançado pela Associação Hortícola de Haarlem chegar a seus ouvidos.
O concurso, que dará como prêmio a quantia de cem mil florins ao vencedor, tem como objetivo a reprodução de uma tulipa negra. O primeiro que conseguir realizar tal feito e apresentar a tulipa à Associação, levará o prêmio.

“Beba, coma e gaste, se você de fato deseja viver. Porque viver não é trabalhar o dia inteiro sentado numa poltrona de couro, num gabinete ou numa loja. “

Encantado com a proposta do concurso Van Baerle se dedica cada dia mais à produção da tulipa negra, o que ele não imagina é que há mais gente de olho em sua criação.
Com inveja do talento e das lindas tulipas produzidas por seu vizinho, o Sr. Isaac Boxtel um renomado botânico holandês resolve acompanhar os avanços de Van Baerle na reprodução da tulipa negra, e acaba bolando um plano para roubar a tulipa assim que florescer, e apresenta-la à Associação como uma criação sua.
Depois de muitas experiências e com três pequenos bulbos, Van Baerle está prestes a conseguir reproduzir a tulipa negra, mas ele é acusado de traição, e mandado para a prisão Buytenhoff em Haia. Assim todo o plano do Sr. Boxtel de se apossar dos bulbos vai por água a baixo.
Cego com o prêmio oferecido no concurso, o Sr. Boxtel segue Van Baerle até a prisão decidido a recuperar os bulbos da tulipa.
Em meio ao seu encarceramento, Van Baerle descobre na filha do carcereiro uma amiga. Rosa, uma jovem muito bonita e interessada nas histórias de Van Baerle, se dispõe a ajudá-lo no cultivo dos pequenos bulbos.

“Em seus sonhos, a grande tulipa negra apagava-se pouco a pouco e seu lugar era ocupado pelos meigos olhos azuis de Rosa. “
A cada dia que passa a amizade entre Rosa e Van Baerle fica ainda mais forte, mas um homem misterioso aparece para tentar destruir os planos dos enamorados.

“Minha querida Rosa, veja como tremem minhas mãos, como meu rosto está pálido e como bate forte meu coração. Não é por causa da tulipa negra. É porque você sorri para mim. Rosa, meu amor, destrua o bulbo da tulipa negra, mas não retire de mim sua voz, seus olhos, a certeza de seu amor. “

Me deparei com esse livro por acaso e achei a capa tão linda (sou dessas) que resolvi dar uma chance à história, e não me arrependi de gastar umas horinhas do meu dia para a leitura. A história se mostrou tão envolvente que não consegui parar até terminar. A paixão do Van Baerle pelas tulipas é tão grande que eu fiquei apaixonada também, e assim que terminei a leitura fui procurar como era uma tulipa negra na internet – é linda!
Não tenho muito o que falar sobra a escrita do autor já que a publicação original desse livro foi em 1850. A edição que eu li é de 2015, uma edição totalmente adaptada à linguagem atual, então foi uma leitura muito fácil e rápida. Estou curiosa para a leitura de mais clássicos assim!!

Curiosidade: A tulipa negra chegou ao brasil em 1851, a primeira publicação foi no Jornal do Comércio. A história foi dividida e publicada no período de 8 de julho a 31 de agosto, levando quase dois meses para os leitores saberem o final da história do criador de tulipas.

Daniel 21/04/2017

Resenha no link abaixo!

site: http://blogliteraturaeeu.blogspot.com.br/2017/04/a-tulipa-negra-la-tulipe-noire-de.html

Eclipsenamadrugada 09/12/2016

OS PRIMEIROS 20% DO LIVRO PENSEI QUE TINHA ENTRADO EM UMA FURADA, DEPOIS ATÉ OS 50% ESTAVA ACHANDO MUITO INFANTIL, E SENTINDO QUE O ESCRITOR ALEXANDRE DUMAS NÃO ESTAVA CONSEGUINDO COLOCAR AS PALAVRAS CERTAS PARA EXPRIMIR AMOR ENTRE OS DOIS PERSONAGENS PRINCIPAIS, DEPOIS MELHOROU ATÉ O FINAL MUITO SATISFATÓRIO. E DIGO QUE GOSTEI. VALEU.

Érica Santos 28/11/2016

Sofre-se tanto na vida que ninguém pode dizer que, de fato, é uma pessoa feliz.

A tulipa negra.

Tiago675 02/09/2016

Legalzinho e só
Apesar de proporcionar 4 boas horas de diversão, é uma história bem simples e quase previsível. Decepciona aqueles que estão acostumados com algo do tipo "O Conde de Monte Cristo", mas não é uma leitura que te dá desejos de abandonar. Vale a pena pra quem ama romances bem ingênuos.

Linda.Jessica 30/08/2016

Romance e tulipas. Uma história envolvente que vai te deixar de cabelos em pé com as reviravoltas, armadilhas e mentiras.

danielolivreiro 13/12/2015

Uma narrativa que me prendeu até o fim. Gostaria de reler.