Poesia Essencial

Poesia Essencial Roseana Murray

Resenhas - Poesia Essencial

J. Silva 31/12/2023

Antologia Poética
Poesia - Essêncial cinge-se de uma coletânea de poesias de Roseana Murray, organizado Hebe Coimbra com base em quarto obras publicadas entre 1988 e 1998.

Em geral são textos leves e simples. Contudo, embora haja essa atmosfera de leveza, as poesias adentram em temas densos, a exemplo de solidão, morte, angústia, perdas e relações familiares.

Demais disso, as poesias são em verso livre.

A edição que chegou em minhas mãos é daquelas distribuídas pela Secretaria de Educação de São Paulo. Isso demonstra o acerto na escolha da obra, pois é um ótimo livro de entrada no universo da poesia.

Darlene_Poetisa 31/10/2023

Um delicioso banquete de palavras. Poesia essencial é uma antologia belíssima, repleta de leveza, amor e suavidade e nem por isso abre mão da intensidade nos versos e nos sentimentos.
Um livro gostoso de ler e uma autora que certamente deveria ser conhecida por todas as pessoas que admiram arte e poesia.

Larissa2197 07/05/2023

Não sei muito o que achar, várias coisas me tocou, mas outras nem tanto. Não me prendeu tanto, mas como estava inspirada em ler poemas esse foi legalzinho até

biað¼ 17/03/2023

Resenha
Um livro de poesias bem leve e curto, pode ser lido em um curto período de tempo, trazendo reflexões muito boas para os leitores. a autora nos conta sobre sua história e de sua família ao decorrer dos poemas e te faz querer se aprofundar nesse âmbito. no geral gostei bastante, recomendo a leitura para quem gosta de poesia ou está de ressaca literária!

vitória 12/12/2022

um primor!
poesia gostosa de ler. leve e sobre a vida num geral. daquelas que você lê e pensa "nossa, o autor usou muito bem as palavras aqui!".
uma delícia de livro!

Lê :) 21/11/2022

Muito ruim
Achei esse livro parado na minha estante fazia um bom tempo, e me peguei pensando: pq nunca o li?
Agora sei a resposta.
É um livro que discorre sobre melancolia, tristeza, solitude, problemas da vida e traz muitas palavras pesadas - sobre morte e angústia.
Não tem uma poesia bonita, com palavras boas e que realmente me tocaram.
Não recomendo.
1 de 5 estrelas.

Leonardo 20/07/2022

Todos os versos das poesias desse livro me tocou profundamente e falou muito comigo eu simplicidade amei o livro e o recomendo ele é uns dos meus favoritos atualmente.

Brubs 01/03/2022

Bom!
Um belo livro de Roseana Murray, com revigorantes poemas que ao serem decifrados trazem sempre uma nova interpretação.
Temas que são do nosso dia a dia, mas que contém fortes significados e metáforas por trás.

Vale a pena dar uma chance por conter poemas mais simples e de fácil compreensão.
Leonardo 20/07/2022minha estante
Eu amei cada verso de poesias desse livro, todos falaram profundamente comigo de uma forma extraordinária.

studygaabss 12/09/2021

Não sou muito fã de poesia, mas gosto de sentimentos que elas trazem. Esse livro é bom nesse sentido, porém me desanimei com a leitura várias vezes, demorando bastante para ler.
Não tem como não comparar com outros livros de poesia que já li, e entre eles esse foi o que me tocou menos.

Karla Marinelli 23/05/2021

Amei
Amei a poesia dessa autora , alguns me tocou bastante , de forma bem suave a escrita , eu gostei bastante.

Sancha 12/01/2021

"A poesia da partícula"
Um livro organizado por Hebe Coimbra que uniu muito delicadamente algumas das poesias da Roseana Murray colocando-as como partículas das dores humanas como na poesia Genealogia que emaranha a sua história junto com as de suas ancestrais, onde mistura-se as partículas de palavras e natureza onde palavras e pedras compõe versos, onde as partículas da vida retratam em seus versos a morte, o silêncio e a alma, tudo se fragmenta em palavras, mas se unem aos versos delicados é gritantes. Como em um de seus poemas:
Sim é verdade
Tiro de mim
O poema
Da minha grossa substância
Como um naufrágio de encontro ao coração o mar encharcado de gritos

Para onde leva
O rio da vida
Com as suas opacas é translúcidas pedras?

lis 19/08/2020

É possível perceber a libertação de sentimentos presente em cada poema desse livro, causando emoções no leitor e sendo capaz de tocar o coração.

karlinismo 25/02/2020

"... as palavras com que me untei."
Dos mais ou menos 110 poemas contidos neste livro, encantei-me, realmente, por nenhum.
Me assusta como os poetas modernos só falam sobre tristeza. Me incomoda como todos os poemas, sem exceções, parecem falar de uma única coisa; a mágoa da melancolia. Quando me entrego a Fernando Pessoa me afogo em furiosas ondas de ira, paixão, alegria, insanidade, rancores, mas também me salvo, descansando em puras infâncias, suaves prazeres, amizades fortes, promessas de juvenil amor e vivos sentimentos de coragem e liberdade. Tenho a fome, mas também a saciedade. Por outro lado, a maioria dos autores de agora, que atrevo-me a conhecer, decepcionam-me. A tristeza e o sentimento de vazio nessa geração parece ser o único motivo capaz de sensibilizar-lhe o coração.

Tirando isso, essa autora em particular me irritou com seu vocabulário excessivamente repetitivo; é vento, é fruta, é tempo, é osso, é pássaro toda hora.

Consigo nomear uns três poemas que considerei bom do início ao fim, todo o restante tem um ou dois versos dispersos que valem a pena ler.

"...Que a poesia diga
O que não pode ser dito
Pedra e sentimento."

Guacira.GonAalves 16/02/2019

Adoro as poesias da Roseana Murray, pois tem temáticas simples, com títulos que nos remetem ao dia a dia, porém escritos com muitas metáforas cheias de significado.
Como por exemplo, Despedida, Flores, Desejo e Grito.
Recomendo muito.