Brida

Brida Paulo Coelho

Resenhas - Brida

Cibeli 01/08/2020

Ensinamentos
Brida, é um livro emocionante, leve, com um final incrível e recheado de ensinamentos – assim como todo livro do Eterno Mago, Paulo Coelho. Para quem busca um boa leitura, auto-conhecimento, sabedoria, entender um pouco mais sobre o amor e a vida, e conhecer um pouco mais sobre o mundo exotérico, Brida é uma ótima recomendação!

Taíla 28/07/2020

E viva o autoconhecimento
Quando eu gosto dos livros de um autor, eu vou longe lendo as obras dele. Com Paulo Coelho foi assim e, como o autor tem muitos livros lançados, cá estou eu sempre tendo novas obras para ler, novas para mim, no caso.

O romance Brida foi lançado em 1990, já tem quase a minha idade, e comprei o meu exemplar de um sebo em uma Feira do Livro em Porto Alegre (saudades de passear por aí, né, minha filha?).

O que dizer sobre Brida? Mais uma vez Paulo Coelho traz experiências reais e sentimentos que poderiam ser de qualquer um de nós e cria algo novo e cativante. O que sei sobre magia? Na realidade, nada, por isso talvez tenha sido mais interessante acompanhar a trajetória da moça que no começo da história me causava uma certa irritação até. Seja por sua impaciência, por sua insegurança ou pela sua até resistência em se entregar para o que ela tinha se proposto a aprender.

Dizem que o que nos incomoda nos outros, são coisas que temos que trabalhar em nós mesmos, né. Então, fica a dica para mim. Mas, seguindo o baile, com o tempo nossa Brida, que está em busca de aprender sobre magia e busca um mestre para ensiná-la. No começo ela não estava levando muita fé no que estava acontecendo e se realmente tudo isso a levaria para onde ela queria ir.

Acho que isso fala muito sobre nós, não é? A gente só acredita vendo os resultados. É muito difícil a gente ter fé no processo quando ele está no seu início. Nós queremos cada vez mais resultados imediatos e aprendizado sem dor e sem esforço. E assim, a gente desiste. Vai dizer que não é bem desse jeitinho. O que precisamos aprender é que os resultados vêm sempre depois do esforço, que temos que deixar a nossa resistência de lado e que devemos estar verdadeiramente abertos para as novas experiências, permitindo-nos ter um novo olhar, livre de preconceitos e restrições o novo e ao que achamos que são nossas limitações.

Brida teve muitos aprendizados ao longo de sua jornada e aprendeu muito mais do que poderia imaginar. Como acontece com a gente quando decidimos seguir um ou outro caminho, a personagem teve que fazer escolhas determinantes para a sua vida e lidar com as consequências do que decidiu.

Sem fazer spoilers do livro, mas falando das experiências que tenho observado por aí, quando as escolhas que fazemos não tem como objetivo prejudicar ninguém e vêm direto do nosso coração, os caminhos se abrem, não acham? E a jornada, além de ser muito especial, leva para um caminho que a gente nunca imaginou como seria, mas que nos transforma. Nada como se aceitar e respeitar quem a gente realmente é e o que nós queremos.

Para quem ainda não leu a obra, fica a dica para conhecer a jornada de Brida e reconhecer a sua jornada também. Para quem já leu, o que mais de chamou atenção?

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-sobre-o-livro-brida

mayara.marinheiromartinelli 29/06/2020

MLI 2020 livro que te lembra alguém
Eu nunca li tanta bobagem que não faz sentido em um livro e nem é pelo tema, é pq a história é tão chata e mal desenvolvida que vc t dó da árvore derrubada que foi usada para fazer o papel que imprimiu esse livro, queria entra na fogueira com a Brida e a cópia desse livro!! Ah me lembrei! Li em ebook e mesmo assim lamento o papel gasto!
Camila 18/09/2020minha estante
credinho

Lucas 28/06/2020

Brida
A narrativa é gostosa e a história muito boa. Brida é uma mulher que, em sua jornada, mostra-nos perspectivas e experiências que nos transformam e evidenciam que a espiritualidade tem múltiplas faces, sem que necessariamente uma crença anule outra.
Rodrigo 29/06/2020minha estante
Esse foi um dos poucos q não li! Sdds Paulo Coelho! Pretendo reler alguns

Lucas 30/06/2020minha estante
Pode ler que é bom! Foi o primeiro dele que li, gostei.

Camo 23/06/2020

Surpreendeu
Eu comprei esse livro faz um tempão e não tinha conseguido terminar ele, esse ano li e não é que gostei.... Achei muito legal... Recomendo

psykloz 18/06/2020

Já fazia algum tempo desde que lera um Paulo Coelho e havia esquecido-me do quão fantástica é a maneira como ele coloca dimensão humana em seus personagens místicos e a noção de que, na realidade, todos somos iguais com nossos desejos e inseguranças, independente do papel desempenhado na vida.

Eu não sou capaz de ler um livro dele sem pausar para fazer rápidas pesquisas sobre algumas referências que ele traz à história. Desde certos termos, contexto cultural, datas até lugares no mapa. As passagens são repletas de substância, de pequenos aprendizados, citações e por vezes até conteúdo histórico - o que faz com que questionemos se será apenas ficção ou se aquilo em específico entrou nos parâmetros da realidade.

Apaixono-me pelos ensinamentos e perspectivas da existência que ele adquiriu ao longo da vida e partilha no decorrer dos seus romances. Admiro imenso a fé que ele possui na continuação da vida para além daqui. Paulo Coelho inspira-me positivamente a nível que nem sou capaz de descrever. Há muita coisa dita que eu já conhecia indiretamente, mas há muito poder nas palavras quando colocadas da forma correta e direta e ele o faz. Acho importante colocar o pensamento e o conhecimento em palavras porque isso traz imensa força e significado.

Vejo que muitas das críticas que fazem à escrita dele são referentes à gramática que ele usa. Percebo o que querem dizer, embora eu acredite que ele se interesse em conectar-se com os leitores mais do que preservar o formalismo do português. Penso que a principal ideia seja trazer intimidade à história e não fortalecer o muro que separa o "brasileiro comum" da leitura. Não posso dizer por ele, mas eu acredito que seu objetivo principal seja trazer identificação do leitor com seus livros, e isso não aconteceria se a linguagem que ele usasse não fosse o nosso português coloquial informal (e muitas vezes errado) do nosso dia-a-dia. Inclusive nota-se pelo imenso alcance e sucesso que ele teve com suas publicações. As pessoas não querem ler Paulo Coelho para aprenderem regras gramaticais: querem lê-lo a abordar sobre a ponte entre o Visível e o Invisível que ele sabe fazer de forma tão natural quanto necessária.

Um pequeno parêntese de desabafo sobre isso: Não é culpa do Paulo Coelho ou de outros escritores que escolhem essa abordagem gramatical. Infelizmente, no Brasil, nós aprendemos tarde o português formal e correto - próximo à epoca dos vestibulares, quando somos obrigados a ler os clássicos cujo português é escrito de forma a ser percebida como se fosse uma língua estrangeira, tamanho abismo que há entre essa versão e o que aprendemos durante toda uma vida na escola, em casa ou na rua. Toda uma vida no coloquial, não nos identificamos com essa linguagem que até então é completamente nova e estranha. Não ouvimos o português correto nem do professor de português. Eu percebo a diferença que há entre Brasil e Portugal nesse aspecto, porque vivo em Portugal há alguns anos e vejo o quanto as crianças daqui sabem usar os pronomes, as ênclises, os tempos, os advérbios - coisa que no Brasil até os adultos sentem dificuldade. Vejo que é uma questão de ensino mais rígido do idioma presente desde a alfabetização. Aqui não há meios termos. Já nós, brasileiros, inventamos palavras e expressões quase a tempo integral, e o português acadêmico acaba por passar longe durante grande parte da vida, sendo custoso abraçá-lo tardiamente.

Brida é um livro que fala sobre amores no plural e em simultâneo. Os livros do Paulo Coelho sempre abordam a temática da alma gêmea de forma intensa e magnética - através do ocultismo, sobrenatural e divino que transcende o tempo e as encarnações. Ele sempre narra o amor e o desejo sexual de um homem muito mais velho por uma moça muito mais nova - o que me faz pensar que talvez ele tenha sua sexualidade mal resolvida (reprimida), encarnando-se no homem maduro da história que fica com a moça.

De menos positivo sobre este livro, achei que faltou maiores descrições de algumas cenas, dos vestidos, do que as pessoas pensavam ou diziam em determinadas situações. Em alguns momentos eu me senti a ver a história de longe, como se estivesse sendo recontada por outra pessoa que não a criadora da história, ou seja, faltando certos elementos que foram esquecidos.

Por fim, indico Brida ao público que se interessa pelos mistérios do Universo e do sobrenatural, pelo amor, pela fé de quem nunca desiste de buscar o seu Dom e a sua missão.

Um trecho:
"Nunca deixe de ter dúvidas. Quando as dúvidas param de existir, é porque você parou em sua caminhada. Então vem Deus e desmonta tudo, porque é assim que Ele controla os seus eleitos; fazendo com que percorram sempre, por inteiro, o caminho que precisam percorrer. Ele nos obriga a andar quando paramos por qualquer razão - comodismo, preguiça, ou a falsa sensação de que já sabemos o necessário. Mas tome cuidado com uma coisa: jamais deixe que as dúvidas paralisem suas ações. Tome sempre todas as decisões que precisar tomar, mesmo sem ter segurança ou certeza de que está decidindo corretamente. Ninguém erra quando está agindo, se, ao tomar suas decisões, mantiver sempre em mente um velho provérbio alemão, que a Tradição da Lua trouxe até os dias de hoje. Se você não esquecer este provérbio, sempre pode transformar uma decisão errada numa decisão certa. E o provérbio é este: 'O diabo mora nos detalhes.'"

KaroL 18/06/2020

Leitura agradável e simples
A história é até bem simples, leitura tranquila de fazer. Conta a iniciação de Brida na tradição da Lua. Muitos comentam sobre um final que seria triste, mas achei que fechou justamente com a mensagem que o livro passou. O que não posso ter, será meu para sempre.

Hannah Andressa Delgado 17/06/2020

Amei me reconhecer na Brida. Li tendo mesma idade da personagem e passando pelas mesmas coisas. Chorei demais pois me tocou pessoalmente

Kleber Rafael 25/05/2020

Foi muito bom reler esse maravilhoso livro do Paulo Coelho, apesar do foco do livro ser sobre a iniciação da Brida na magia, especificamente na tradição da lua, o romance em volta deste cenário acaba dando um charme fantástico para o livro... Infelizmente o final não me agradou. O livro é pequeno e sua leitura flui bem legal, quando percebemos já chegou ao fim...

Gleide 85 13/05/2020

Obra com uma trajetória muito edificante e enriquecedora na transformação da personagem

Nick 12/05/2020

A escrita de Paulo Coelho é muito cativante. Mesmo que o livro não tenha uma história muito interessante por si só, sempre vale a leitura das obras dele.

hendy2 03/05/2020

gostei muito, tem lições muito boas de se aprender e apesar de parecerem simples, você talvez não pense muito no dia dia e tá aí um bom motivo para começar a pensar.
alguns momentos são entediantes, tbm não gostei muito de algumas coisas das tradições do tipo ?homem-mulher?, achei um pouco ofensivo e preconceituoso. tudo bem que pelo ano, né? mas mesmo assim, achei incoerente.
no mais, recomendo pela leitura filosófica em si, mas não para ler numa sentada só.

nic 27/04/2020

Emocionante.
Brida é, sem duvidas, um dos melhores livros do Paulo Coelho. A personagem é cativante, a forma como a história é abordada e nos marca é surpreendente e os ensinamentos sobre almas gêmeas, principalmente pra mim que acredito e leio muito sobre, é incrível. Admito que senti uma dorzinha no final, gostaria que tivesse sido diferente mas isso não influência no que o livro passa afinal, reforça ainda mais a ideia de que nem tudo é como esperamos que seja. Com certeza cau pra lista de livros para serem relidos no futuro.

Thaisliz 25/04/2020

Jornada de Brida
Em Brida, é contada a história de uma jovem de 21 anos, tomada por uma crescente curiosidade pelos mistérios da magia. Em suas buscas seu caminho se cruza com mestres que a iniciam nas tradições da Lua e do Sol. Nessa jornada, Brida começa a compreender sobre as forças que regem e conectam o universo e que o amor é o principal objetivo da evolução dos seres humanos.
Faz um bom tempo que não lia os livros do Paulo Coelho, e como foi bom relembrar que sua escrita muito me agrada. Seu toque de magia e mistérios do ocultismo sempre despertaram meu interesse em seus livros.

Julia 13/04/2020

O mago do romance, da ficção e da espiritualidade
Paulo Coelho é um gênio transcendental e isso é indiscutível. Ele encaixa, basicamente, o amor verdadeiro (em outras palavras, a "outra parte" de cada um), a fé, a independência, a sensibilidade, a juventude e a sabedoria em um único livro. Usei o termo "basicamente", pois, com certeza, é possível encontrar muitos outros adjetivos.

O caminho percorrido por Brida é descrito de forma detalhada e empática, mostrando a evolução da personagem com si mesma e o desenvolvimento afetivo e cheio de consideração que ela cria sobre a vida, a natureza e o essencial visto ou não pelos olhos.

Este livro, como todos do Paulo Coelho, traz reflexões sobre a vida que ocorre a sua volta e você não percebe. Mostra todos os detalhes não reparados pela pressa- essa estúpida e sem sentido pressa de viver- e a unicidade de cada momento, de cada pessoa, de cada pedaço da natureza e, principalmente, de cada passo percorrido por qualquer ser vivo no mundo. O livro fala sobre se encontrar, compreender e aceitar tudo o que você realmente é, por meio da absorção de sensações que o mundo proporciona, e com mundo, quero dizer desde pessoas até a passagem de ar de uma janela aberta pela primeira vez ao dia.

O livro, obviamente, traz reflexos do mundo cristão que podem e, sem dúvida, divergem de muitas opiniões. Tais bases não são sutis, mas o escritor, obviamente, não se importa com isso. E realmente não chega a ser importante, porque apesar de um tanto antiquados, são opiniões. Quero voltar ao termo "reflexos", porque é só o que são, já que ele incrementa e transforma em algo diferente e inervante. O universo onde se passa esta história, e a maioria das outras escritas por ele, é um onde o significado de "magia" nunca foi tão bonito.

O livro fala muito sobre almas e amor, trazendo, finalmente, uma definição bem melhor do que "alma gêmea". A sua "outra parte" é muito mais do que isso, porque o mais importante nunca é as duas partes da alma se encontrarem e ficarem juntas, mas sim a empatia e a gratidão por ter passado por uma delas, já que é possível a existências de mais de uma, e vê-la feliz, apesar da dor terrível destas que se separam. Todos os aspectos que o escritor trouxe sobre isso são, absolutamente, lindos.

Paulo Coelho, com certeza, é um dos melhores, se não o melhor, em saber misturar o romance, a ficção e a espiritualidade.