Brida

Brida Paulo Coelho

Resenhas - Brida

Gui 26/02/2024

2 formas de olhar pra Brida
Pra mim, existem duas formas de resumir a experiência dessa leitura:

A primeira é como um leitor mesmo, alguém que consome literatura constantemente pra se entreter... E Brida tem um lugar gostoso, acho que o Paulo Coelho escreve muito bem (mesmo eu achando que o alquimista foi o auge dele e nada mais fez sentido pra mim depois). A história É bonita, tem os conflitos da Brida enquanto personagem e a troca constante de olhar para Wicca e para o Mago (ou os outros personagens) aprofunda o sentimento na narrativa. Como leitor, eu sinto que o livro pode parecer que terminou num ponto onde ainda havia o que desenrolar, e certas coisas se desenvolveram meio nos 45 do segundo tempo rs

A segunda forma é como alguém que se considera um Buscador, mesmo que meu caminho seja objetivamente diferente do livro. Busco as verdades, assim como Brida busca a magia. Frequentei uma ordem mística por anos e entendo toda a desenvoltura ritualística que ela passa. Entendo alguns pontos e olho pra outros com um leve receio (como a relação e as dúvidas delas com Cristianismo). Acredito que o livro é um caminho iniciático pra acender certas chamas na alma de quem o lê com um olhar mais interessado no místico, inclusive terminando onde termina e como termina, e portanto ele tem mais valor emocional para quem busca algo do que para quem o lê só pela leitura.

Laura 16/02/2024

Paguei minha língua
Não gosto dos livros do Paulo Coelho, já comentei que comecei vários e nenhum tinha me tocado pra terminar de ler. Consegui ler Veronika e agora, Brida.
Eu sou apaixonada por qualquer coisa que envolva magia, porque é um assunto que não tenho muito conhecimento mas que vejo muita beleza. Me vi muitas vezes na Brida, por ser jovem e querer testar todos caminhos pra ter certeza de qual seria o certo.
Enfim, não curto coisa de espiritualidade/religiosidade, sou muito cética mas achei essa leitura uma experiência gostosa e que daria um filme lindo.

? Assim é a vida ? disse o Mestre. - Errar. As células se reproduziam exatamente iguais durante milhões de anos, até que uma delas errava. E por causa disto, alguma coisa era capaz de mudar naquela repetição infindável. [?] Foi o erro que colocou o mundo em marcha ? disse o Mestre. ? Jamais tenha medo de errar.

Brenda.Narf 05/02/2024

Não é mais uma história de romance cliché
A história de Brida me prendeu desde o início. Temos um enredo que fala de amor e magia abordando muitos assuntos relevantes com uma pitada de espiritualidade, busca de autoconhecimento, encarnação e alma gêmeas. O que faz essa história diferente de qualquer outro romance são as mensagens tão profundas que existem por trás e que em vários momentos te farão refletir sobre a vida. As metáforas tão sábias que só Paulo Coelho sabe conduzir durante a narrativa de uma história, daquele jeitinho dele, te fazem mergulhar numa viagem de autodescoberta. Recomendo muito pra quem está procurando uma leitura leve e aconchegante.

diluasoul 19/01/2024

Quando Brida disse,
"Tenho 21 anos. Se quisesse aprender balé agora, já seria considerada velha demais."

Porque nós jovens mulheres de 21 anos, já somos consideradas velhas demais para muita coisa...

Lulis 17/01/2024

Brida
Brida é uma menina que quer conhecer mais sobre o lado visível e invisível, a mesma foi atrás de um mago e de Wicca para aprender sobre ambos os lados da magia.
??? O livro é bom mas do meio pre frente eu me perdi completamente nas personagens envolvidas no livro.

Aparecida.Casentin 13/01/2024

Sempre bom reler Brida
É sempre bom reler livros que gostamos e esse é um deles. Tinha esquecido algumas coisas, outras tive uma nova compreensão e outras bastou a beleza do texto???

Clara3361 12/01/2024

Maravilhoso
Achei um livro muito bom. A história me prendeu bastante mesmo sendo sobre religião, que não é um tema que eu gosto muito.

Ilan.Guilland 09/01/2024

O livro é lindo demais. Ele me lembrou de uma coisa que uma pessoa me disse uma vez: "Às vezes o maior amor de nossa vida não é o que fica por mais tempo, é o que nos marca para sempre" Esse livro deixou isso muito claro pra mim!

BibyKim0 09/01/2024

Adorei!!!!?
É difícil explicar as coisas que esse livro me fez sentir e entender, mas sinto que, ao terminar essa leitura, minha mente está mais aberta e, até mesmo, mais limpa. Como se uma barreira fosse retirada.
Certamente o livro teve o seus contras, como por exemplo a escrita, que foi um tanto quanto difícil e confusa; ou mesmo a parte do romance, que, na minha opinião, só tem uma boa relevância nas últimas páginas.
O que me surpreendeu e me manteve presa ao livro até o final, foi a ideia de misturar Deus com bruxas e magos e mestres. A busca, as incertezas e os medos reais e cotidianos de Brida.
Esse livro me fez repensar tudo o que eu achava saber sobre bruxas, o universo e até mesmo Deus.
Com certeza uma excelente leitura!

Lulua1 08/01/2024

Espetacular ?
Paulo Coelho mais uma vez surpreendendo com uma escrita maravilhosa, fluida e milhares de lições nas páginas de um livro. Me apaixonei pela história de Brida e terminei o livro me questionando toda a minha existência. Maravilhoso!!!

Falnna 07/01/2024

Recomendado apenas para quem busca leituras espirituais
Não tem um bom romance, não tem um bom final, mas ele tem o povo. A leitura do livro é gostosa porque tudo acontece muito rápido, gerando uma boa sensação de progresso, além disso, a filosofia e a mística que sustentam a história são muito bonitas. Conhecemos Brida e seu fogo no c# por aprender magia, no caminho ela encontra mestres e desafios, é uma personagem muito humana, que comete erros e acertos como todo mundo, todos os personagens, até os sábios mestres são assim, o que deixa muito fácil se indentificar com eles. Dito isso, acredito fortemente que esse livro ensina a ler a vida, mas ele não faz além disso. Aprendemos a importância do erro para a movimentação do mundo, que a alegria é o segundo passo para acessar Deus, que ter medo é normal, mas é preciso coragem para atravessar a noite escura, tudo tanto pela Tradição da Lua como pela do Sol, o que é lindo. Mas, não espere além disso. Ainda acho que o livro vale a pena.

Junior.Archanjo 27/12/2023

Uma trajetória..
Brida é uma jovem mulher que começa a perceber e buscar o seu Dom por meio da Tradição. Ela segue se arriscando a dar o próximo passo e assim encontra, com o Mago da Tradição do Sol, a realidade da vida como uma Noite Escura.
Brida é uma mulher humana. Tem inseguranças e açoes provenientes da espécie. Com isso, ela busca alguém para guiá-la mais intimamente, sem que se sentisse sozinha na Noite Escura. Ela conhece e se aproxima de Wicca, uma bruxa da Tradição da Lua que passa a treinar Brida para ver, ouvir e responder ao Universo.
O livro tem, inclusive, um forte apelo romântico, com o conceito de Outra Parte e a compreensão desse aspecto por Brida , enquanto acompanhamos as narrativas também de outros personagens envolvidos. A "Outra Parte" é algo como a divisão de uma alma mais antiga e eterna que habita simultaneamente mais de um corpo, uma pessoa ao mesmo tempo. É possível ter mais de uma "outra parte", mas estas almas foram a mesma coisa em um passado muito recente e portanto se identificam por meio de vidência a partir do Conhecimento das Tradições ou simplesmente "pelo brilho do olhar..."
Leitura interessante que me ajudou a ver a beleza no amor e na trajetória da magia :)

Mayara 25/12/2023

Impressionante
Eu fico impressionada por Paulo Coelho não ter um reconhecimento maior. A escrita dele é MUITO fluida, você consegue ler os livros dele em praticamente um dia. E sempre com um marca texto na mão para marcar as 1001 lições de vida que não tem como ignorar
Dilva 25/12/2023minha estante
Não tem reconhecimento entre os brasileiros, o resto do mundo o ama. Eu sou suspeita em falar pq amo o Paulo, mas eu não entendo a raiva do brasileiro contra ele, não gostam de seus livros e ficam idolatrando e livros do tiktok que são tudo a mesma coisa