Submarino

Submarino Joe Dunthorne

Resenhas - Submarino

gio 25/06/2020

recomendo demais apesar do livro ser mais voltado pra jovens. uma leitura leve, com precedentes da adolescência descritos várias vezes de forma cômica porém sem dispensar a reflexão, de como coisas que não são relacionadas a fase da adolescência de fato podem nós afetar tanto quanto.

Wowlorlupis 24/05/2017

FINALMENTE ACHEI ESSE LIVRO NO SKOOB, MARAVILHOSOOOOOO ESSA É MMINHA RESENHA, VLW FLW

Artax 21/05/2017

Acho que toda vez que olho/penso nesse livro, começo automaticamente a cantarolar Piledriver Waltz. Já adiantando a informação, já que normalmente falo dos filmes no finalzinho, de que Submarino tem uma versão em filme, mas eu ainda não vi. Entretanto, já recomendo com mil estrelinhas a trilha sonora do Alex Turner, vocalista do Arctic Monkeys. São poucas músicas, e todas bem calminhas...Ótimas pra escutar num dia chuvoso, enrolado nas cobertas!

Mas enfim! Falando do livro. Oliver Tate é um garoto bem estranho. Ele não pensa como a maioria dos garotos da sua idade e se acha mais inteligente do que todos ao seu redor. Ele de fato tem uma inteligência bem singular, mas acaba subestimando seus pais, sua namorada, seus amigos...Muita arrogância! Ao mesmo tempo em que ele parecia ser bem cativante, com seus dramas, seus problemas, seus defeitos, ele se mostrava um protagonista bem irritante e insensível com as pessoas.

O Oliver deixou bem desconfortável enquanto lia...O jeito que ele agia com a Jordana e com seus pais me deixava muito, muuuuuito agoniada. Comecei a vibrar de alegria toda vez que ele se lascava, toda vez que tinha o troco por toda a insensibilidade dele, toda vez que ficava mais claro que ele não passava de um aborrescente, e por conta disso, cheio de imaturidades.

Submarino não é um livro ruim. É um livro legal, escrito de forma legal...Mas eu realmente não gostei do Oliver. Quando você repudia o personagem principal, fica meio sofrido continuar lendo. Eu simplesmente odiava aquele pirralho. Talvez isso tenha a ver com coisas pessoais. Eu odeio quando subestimam minhas capacidades, e ver o Oliver fazendo isso com as pessoas fazia com que eu me sentisse atacada.

Marina 13/06/2016

Sei que muita gente adora desse livro, mas confesso que tive uma dificuldade muito grande em gostar porque não consegui me simpatizar com o personagem principal de jeito nenhum. O livro conta a vida do adolescente Oliver, e era para ser uma narrativa bem humorada e sarcástica, mas honestamente, o personagem é tão chato e irritante. Eu fiquei esperando algo acontecer até o fim do livro, mas o Oliver continua insuportável até o fim, não evolui nada, o que não ajudou no carisma. Então pra mim foi bem decepcionante.
Alex.Costa 09/03/2018minha estante
Exatamente. Livro muitíssimo bem escrito, mas Oliver não me desceu. Forcei, mas não rolou.

Jordana Lee 23/08/2020minha estante
Acabei de ler o livro, e minha opinião é a mesma da sua. Fiquei mtoooo decepcionada com o livro :/

May Furlan 11/12/2014

O Oliver de todos nós
Palavra do dia: ambíguo - que pode ter diferentes significados. Algo duvidoso, incerto, indeciso.

Se eu fosse Oliver Tate e devesse escolher uma palavra no dicionário para resumir minha relação com "Submarino" durante todo o processo de leitura, essa palavra seria "ambíguo". Na verdade, se eu fosse Oliver Tate procuraria uma palavra mais incomum para dizer a mesma coisa, mas, como não sou, me contento com essa.

"Submarino" foi um dos poucos livros que fugiu do meu processo "primeiro livro - depois filme". Topei com o filme (um daqueles bem indie, com direito a Alex Turner na trilha sonora - mas você provavelmente já sabe disso) durante uma fase em que estava consumindo tudo quanto era tipo de película indicada por amigos/conhecidos cujo o gosto eu tinha certo respeito. Ele era um dos favoritos de uma colega minha, com direito a menções no Facebook e capa de Twitter. Confesso que não gostei do filme o suficiente para o colocar na minha Calçada dos Melhores Filmes do Mundo e muito menos para procurar mais sobre, descobrindo que na verdade era uma adaptação. Achei tudo muito antipático, meio superficial, muito ar blasé em algo que deveria servir para criar algum tipo de identificação em quem estava assistindo. Pelo menos não funcionou tanto comigo, achei somente um filme legal.

Foi por acaso que descobri o livro por trás da adaptação, o que foi uma grata surpresa. Havia achado o tema interessante, e o filme foi quase lá para se tornar bom, então quem sabe o livro não seguia a regra de ser melhor do que o filme? Muito provavelmente lá estariam personagens mais trabalhados, menos caricatos, e entrar na mente de um deles sempre ajuda na aproximação, que é a chave do sucesso nesse tipo de história. E, sim, isso é exatamente o que acontece com "Submarino".

O livro é em primeira pessoa e vemos tudo através dos olhos de Oliver, um garoto no final dos seus 15 anos e com certas peculiaridades. Joe Dunthorne escreve de uma maneira gostosa, que te convence de que a história está sendo diretamente contada por Oliver para você. Uma coisa que amei na escrita foi a forma como autor não deixa em momento algum de descrever os outros personagens e suas emoções como se fosse Oliver, oferecendo suas interpretações nada comuns (e muitas vezes hilárias pelo absurdo), mas ao mesmo tempo dando informações para pessoas mais sensatas (nesse caso, os leitores - assim espero) terem como fazer uma avaliação real da situação. Ver as coisas pelo olhos desse menino posso afirmar que é um verdadeiro deleite. Além do mais, aqui temos resolvido o problema do filme, conseguimos nos aproximar de todos os personagens centrais da trama, tendo algum tipo de reação de acordo com o destino de cada um deles (seja ela positiva ou negativa).

Se gostei tanto do livro (a ponto de dar 4 estrelas) de onde veio essa história de ambiguidade? Bem, nem eu sei ao certo. Só sei que tive sentimentos conflitantes e precisei parar analisar o que achava do que tinha acabado de ler. "Submarino" conseguiu mexer com algumas emoções em mim, conseguiu me deixar em dúvida, alegre, triste, indiferente, surpresa, rebelde e apaixonada. "Submarino" conseguiu me mostrar, depois de tanto tempo, o que é ser um adolescente de 15 anos, começando a ter suas impressões mais profundas do mundo. Ele me lembrou a época em todos somos ambíguos e que nossa análise do que nos cerca daria um bom livro. Nossa mente é um lugar incrível. Oliver é o que todos nós já fomos e muitas vezes nos esquecemos ou não queremos admitir.

Não dei nota máxima ao livro somente por achar algumas passagens desnecessárias. Certas coisas me causaram um leve incomodo enquanto estava lendo, pensando que dava para ter passado bem sem essa, principalmente algumas partes sobre a vida sexual de Oliver. Posso dizer que não daria esse livro para um filho meu de 15 anos ler. Acho que seria uma mãe super protetora.

De qualquer forma, "Submarino" é muito bom, com pegadas inteligentes que nos fazem querer contar na hora para os outros a genialidade tão simples que encontramos ali (mas que ninguém apreciaria de verdade se não estivesse lendo também). Um livro que nos lembra a adolescência e como é incrível a história que se passa em nossas cabeças, a forma como encaramos as coisas. No final das contas, todos temos um pouco de Oliver Tate dentro de si.

Bruna 20/11/2013

Um garoto de 15 anos que possui uma mente tão diferente que faz com que sua mãe procure ajuda em livros sobre doenças mentais. Tão controlador e curioso que faz com que seus leitores procurem no dicionário algumas de suas palavras. Tão inteligente que vale muito mais do que anos de aprendizado. Oliver Tate é adoravelmente odiável por seu sangue frio e raciocínio rápido, assusta inicialmente quem o lê por causa de sua sinceridade, mas no fundo quando se quer detestá-lo, percebe-se (principalmente adolescentes) que todos nós somos um pouco dele. O autor trata de assuntos polêmicos com total controle da personagem, desde bullying, sexo e traição, a assuntos mais simples onde Oliver mostra seus momentos de fraqueza. Submarine te deixa com receio quando se descobre que alguém controla através da iluminação do quarto a frequencia sexual dos pais, e te deixa extremamente à vontade quando se descobre que estes mesmo pais podem contar aos filhos seus problemas pessoais.

O filme é outra recomendação. Para aqueles que gostam do estilo retrô e de boa música, o filme é razoavelmente curto e a trilha sonora sensacional, feita por Alex Turner, vocalista dos Arctic Monkeys. E se você já se pegou pensando em como as pessoas reagiriam à sua morte, Oliver Tate confessará o que muitos, inclusive você, não dizem.
mands 19/10/2012minha estante
Sua resenha me deu mais vontade de ler o livro.Realmente a trilha sonora não poderia ser mais sensacional.

Bruna 20/10/2012minha estante
Que bom! Fico feliz que minha resenha tenha te deixado com mais vontade de ler o livro, e realmente, pra quem gosta do estilo musical do Turner, a trilha é sensacional (:

Luana 13/06/2013minha estante
onde você comprou o livro?

Kaíque 25/08/2013minha estante
Lua, comprei no site do Submarino há dois anos, rs.

Letícia 19/07/2013

Struck in the puzzle
Livro perfeito. Trilha sonora perfeita. Filme perfeito. Ah Oliver Tate, você consegue nos fazer rir, chorar, ficar brava, ansiosa, indignada e muitas outras coisas, com sua personalidade inusitada, e seu jeito de ver e lidar com as coisas. Eu amo o tom sarcástico e as informações aleatórias que ele passa no meio do livro, devorei as 400 páginas tão rápido que nem vi o tempo passar. A forma que ele trata a relação de seus pais, a maneira que ele trata questões como a morte, como ele se vê como um ser perfeito, fas a gente entrar dentro de sua mente e nos sentir parte da história. tudo isso me arrematou e fez submarino entrar com certeza na minha lista de favoritos, recomendo a todos.
Moreira 21/10/2020minha estante
Já leu ?o apanhador no campo de centeio?? Eu acho que se gostou de Submarino, vai amar.

/QMD/ 05/03/2013

Henrique não tem regulador de intensidade de luz no quarto.
Conheci Submarino através de um review do filme postado pelo André aqui no blog. A história me chamou a atenção até que descobri que a versão literária havia sido publicada pela Galera Record. O livro foi um pouco carinho (mais de 40 dilmas), mas todo o cuidado que a editora teve com os detalhes e a tradução do livro fazem valer a pena: as capas são lindas, cheias de ilustrações bacanas, e todos os detalhes internos são adoráveis.

Ultimamente, vários dramas adolescentes tem chegado ao topo de listas de mais vendidos, como o popularíssimo As Vantagens de Ser Invisível, mas Charlie e nenhum outro protagonista consegue chegar aos pés de Oliver Tate, na minha opinião.

Oliver Tate é um garoto tão inteligente quanto insensível: ele não é nada modesto, controla a vida sexual dos pais, cria formulários para descobrir em quais categorias as pessoas a seu redor se encaixam... O protagonista parece ter alguma doença mental ainda não descoberta pelos outros, apesar de sua mãe achar que tem a neologística "síndrome delirante".

A mãe de Oliver parece estar se envolvendo com um hippie que passou a morar numa casa bem perto da sua, ao mesmo tempo em que ele tenta se aproximar de Jordana, uma garota de sua escola que irá perder a mãe em breve, por conta de uma grave doença. Assim, o nosso herói deve salvar o casamento de seus pais enquanto tenta perder a virgindade antes do próximo aniversário.

Nada cansativo, a gente consegue passear pelas 400 páginas de Submarino num piscar de olhos. Consegui terminar de ler em menos de dois dias. A escrita de Joe é ótima! O livro é narrado em primeira pessoa, pela visão engraçadíssima de Oliver. Cheio de tiradas interessantes, o livro mostra uma visão diferente do mundo: a de um adolescente auto-suficiente que se descobre pequeno no meio do monte de problemas das outras pessoas.

RESENHA COMPLETA: http://www.quermedar.com/2013/02/submarino.html

Gabi SN 01/10/2012

Garoto enxaqueca
Oliver Tate, herói de Submarino, escrito por Joe Dunthorne, é um adolescente extremamente inteligente e também bastante insensível. Ele faz questionários para conhecer melhor os outros, controla a vida sexual dos pais para saber como anda o casamento, examina a reação e os sentimentos dos outros de maneira fria, sente-se mais inteligente e capaz do que todos ao seu redor. Nunca é dito no livro, mas provavelmente ele tem algum distúrbio de personalidade (já vi falarem em algum grau de autismo ou sociopatia) e isso é o mais interessante no livro. Porque toda obra, especialmente as escritas em primeira pessoa (que é o caso desses livros), precisa de uma voz única, envolvente e charmosa. Oliver Tate é um adolescente com uma moral problemática e ações ainda mais. Ao contrário da maioria dos livros com protagonistas adolescentes, eu tive a clara impressão que a história de Submarino não é sobre crescer, mas sobre descobrir-se um adolescente. Oliver se acha mais adulto que todos ao seu redor, tanto que tem a necessidade de controlá-los, mas isso vai se desfazendo com o passar da história e, no fim, ele percebe que é só um menino – talvez mais inteligente que os outros, mas ainda só um menino.

Texto completo: http://aestanteladecasa.wordpress.com/2012/08/13/garoto-enxaqueca-oliver-tate-e-christopher-boone/

tposenato 30/09/2012

A melhor forma de se conhecer
Estranho é terminar de ler um livro que foi tão xulo em tantos momentos e tão bom em tantos outros, olhar para um personagem fictício e ver tanto de mim mesma.

Oliver Tate é sim um pouco de cada um de nós, nossos medos e vontades, até a nossa dislexia em prestar atenção nos assuntos ou nossas perspectivas frustradas. Tudo esta ali, nas paginas.

Novamente, o liro passa por partes que são cruas, ruins de se ler, mas que são verdadeiras, que acontecem e que nos fazem ser o que somos.

Nathalia 27/01/2012

Somos todos Oliver Tate
Oliver Tate já é um dos meus personagens de ficção preferidos. O adolescente neurótico, introspectivo, sarcástico e inteligente faz o de "Submarino" um livro prazeroso, hilário e fácil de ler.
Oliver é capaz de falar bem alto o que todos gostaríamos de falar em certas situações. A coragem de Oliver, mesmo que às vezes leve a situações absurdas, pode nos impulsionar em nossas ações.
Mais do que um livro divertido, é o retrato dos adolescentes atuais. É leitura que atrai jovens e adultos.

O filme baseado nesta obra suaviza um pouco a história, mas tem um roteiro coerente e também vale a pena. :)