Submarino

Submarino Joe Dunthorne

Resenhas - Submarino

kau 28/02/2024

Top top top
é um ótimo livro e tinha tudo pra ser perfeito, mas parece que se perdeu no final, achei muito fraco e sem graça. é engraçado o fato que você sente raiva do principal (não lembro o nome) e as vezes uma "compaixão" é legal e tem uma pequena vibe de "o apanhador no campo de centeio", como diz na própria capa.
livros que o personagem principal é um muleke mimado e esquisito sempre me pegam ?

Bdp 10/01/2024

Desvendando os mistérios da mente do Oliver Tate
Esse é o sentimento que eu tive lendo esse livro. Submarine é incrível, possui um oliver tate diferente do filme, um oliver tate mais humano, mais peculiar e mais fascinante que você fica pensando pra si mesmo: ATÉ ONDE ESSE GAROTO VAI IR. Ter ele compartilhando seus pensamentos e mostrando como ele vê o mundo é muito legal e esse não ironicamente é o livro mais engraçado que eu já li, ele é simplesmente o personagem mais iconico e bizarramente interessante que eu conheço, por isso ler esse livro foi um prazer do inicio ao fim!!
O estilo da escrita é, na minha opinião, genial!! O jeito que oliver tate escreve sobre si mesmo e seu fascínio por palavras é muito empolgante e eu gostei muito!!
Por fim, em quesito de historia o filme corrigi todos os erros do livro e é bem melhor nesse quesito, mas isso não faz o livro pior, só faz o filme melhor!!!

Muito bom mesmo, 10/10!!

Letsgoaff 23/03/2023

Péssimo
Eu odiei o livro, o personagem é chato e maldoso, o filme pode ser legal mas o livro é horrível, não por conta da escrita que apesar de ser confusa em alguns momentos não é a pior coisa, mas sim pelo humor de péssimo tom do Oliver.

karinamercedes 15/02/2023

Livro com escrita arrastada, não explica o possível diagnóstico do protagonista (o que torna difícil criar empatia pelo mesmo). Quis abandonar a leitura diversas vezes, me obriguei a finalizar. Massacre e nada interessante.

Sinceramente não sei como tem gente que falou bem desse livro.
Letsgoaff 23/03/2023minha estante
MEU DEUS DO CÉU!!! Eu achei a mesma coisa e esse livro ainda tem filme, não sei como...

rafa 01/09/2022

resolvi ler por conta do filme
gosto bastante do filme, submarine (2010), e resolvi ler o livro para ver as diferenças

acredito que a adaptação resolveu alguns problemas na narrativa, deixando a história mais simples e desenvolvendo personagens mais caricatos (a trilha sonora do Alex Turner contribuiu bastante também)

não gostei muito do final do livro, é um final mais realista, mas achei que poderia ter sido melhor

no geral, gostei de ter lido, os personagens são mais bem desenvolvidos no livro, o que gostei bastante

Mabi 11/04/2022

Oliver Tate é maluco
É um livro divertido, dei algumas risadas do que se passa na cabeça adolescente do Oliver. Ele é maluquinho né?! E fico me perguntando, todo inglês é assim?

Mychelly.Vasques 16/03/2022

Oliver, procure um terapeuta de verdade!
submarino é uma história em que não existe meio termo, ou você ama ou você odeia. me deparei com submarino em 2015 naquela fase em que todo adolescente que se preze passa: tentar ser o mais diferente possível. logo, eu estava na minha fase "indie" e recém descoberto arctic monkeys, como alex turner(amém) é responsável pela trilha sonora (impecável por sinal) do filme não demorei muito para me interessar. a 1a vez que assisti, fiquei decepcionada por não ter gostado, mas dei várias chances e lá pela 3a ou 4a tentativa, submarino já era um dos meus filmes favoritos, já perdi as contas de quantas vezes o revi, oliver tate foi meu companheiro esquisito durante minha adolescência principalmente após eu conseguir comprar o livro. submarino não é pra todo mundo, não digo isso de um jeito petulante, mas sim por que realmente não é. o oliver tate é extremamente bizarro, presunçoso, arrogante e entre outros adjetivos. ele sente as emoções racionalmente (espero que isso faça sentido kkk) e isso é um dos maiores defeitos dele, ele é extremamente idealizador a ponto de querer controlar obsessivamente todos a sua volta para que ajam exatamente da forma que ele imaginou que deveriam agir. a jordana é a minha personagem favorita, principalmente no filme, acho que a jordana do filme. consegue dar de 10 a 0 na jordana do livro. quanto aos pais dele, acho o plot chatissimo de casamento fadado ao fracasso. enfim, reli submarino pela milésima vez ao longos desses anos e mesmo assim não consigo dizer o motivo exato de gostar tanto, talve eu goste de coisas esquisitas e etc.

Tatá 12/12/2021

Mesmo meses após finalizar esse livro ainda não sei dizer se gostei mesmo ou se é mais o saudosismo pelo filme (que foi baseado, mas não é 100% fiel. inclusive se puder ver, é o mesmo nome e tem trilha sonora do Alex Turner).
Ressalvas: o protagonista tem muitas falas preconceituosas, e é conivente com bullying. Acho que vale relevar um pouco disso pela época (não faz tanto tempo, mas mesmo 10 anos atrás a gente reproduzia bastante comentários do tipo, então...), mas se parar por esse motivo eu não julgo.
Temos um adolescente que pensa as coisas mais aleatórias e é super invasivo com os pais a ponto de investigar se estão tendo relações e super preocupado se eles vão se separar. Uma garota com quem ele se envolve.

Aly 07/06/2021

Oliver Tate é um dos nossos
Conheci esse livro graças ao filme dele. Depois de ler vi que tem muita coisa suavizada no filme mas entendo, é uma adaptação e continua a ser uma história do caralho.

Oliver é simplesmente alguém que depende de aceitação, a gente vê isso quando ele aceita participar do bullying contra a colega de classe, coisa que praticamente todo adolescente já fez. Não digo no bullying mas sim de fazer coisas que você não está apto a fazer por aprovação. Deixa óbvio que ele não queria fazer quando ele manda o pedido de desculpas depois de tudo.

Além de necessidade de aceitação, ele também tem necessidade de não se sentir passado para trás ou que pensem coisas que ele não é, nisso tudo que a gente vê como a Jordana é inserida, pois, mesmo gostando dela, Oliver ainda sim quer perder a virgindade antes que seja tarde demais na visão dele.

Mas ainda vemos como é ele por dentro, já que mesmo com tudo isso ele ainda faz questão de tentar reacender o relacionamento de seus pais, pois ele não aceita que provavelmente o casamento está acabando já que o pai é depressivo e a mãe está flertando com o novo vizinho, antigo conhecido dela.

Enfim, é um livro que a leitura flui muito bem. Recomendo demais a leitura.

meninaloris 11/11/2020

O Oliver é com certeza o protagonista mais estranho que eu já vi. Ele é intrometido, metido a sabe-tudo e tem uns pensamentos muito aleatórios. Ele tem um estranho desejo de saber TUDO sobre seus pais e quer controlar a vida deles; além disso, ele é um manipuladorzinho nato. Oliver quer manipular todos a sua volta, da família a seus amigos, passando até mesmo por seus "inimigos".

Dito isso, eu gostei bastante do livro. As esquisitices do Oliver são engraçadas e seus pensamentos são bizarramente ridículos e tornam a história divertida, mesmo quando aborda uns assuntos mais pesados. Não sou desses leitores que acha que os protagonistas devem ser perfeitos para a história funcionar e nós nos identificarmos. Tudo dentro dessa história esquisita faz sentido em seu próprio modo e por isso eu recomendo a leitura.

Moreira 21/10/2020

Tate lembra Caulfield, mas eu não ousaria compará-los
Submarino é a história de Oliver Tate, um adolescente tentando salvar o casamento de seus pais. Inteligente e hiperimaginativo, Oliver parece se enxergar como um exímio conhecedor da vida, baseando-se em suas pesquisas na internet. Acaba por se revelar um típico adolescente psicologicamente frágil e perturbado enfrentando não só as dificuldades no lar, como em seu próprio relacionamento com sua primeira namorada, Jordana.

Um dos hábitos de Oliver é todos os dias abrir o dicionário e procurar pelo significado de uma nova palavra; Oliver adora conhecer palavras. Os títulos dos capítulos de Submarino são palavras pouco usuais, que no decorrer da leitura apresentam o seu significado. O estilo da escrita e a forma como o narrador-protagonista expõe seus pensamentos com sinceridade, lembra ?O Apanhador no Campo de Centeio?, mas nem de longe eu ousaria compará-la com a magnífica obra de Salinger. Também não é uma leitura recomendada à menores de idade. Há diversas passagens envolvendo bullying e conteúdo sexual, que além de não agradar, podem causar certo desconforto ao leitor.

A história oscila entre momentos que despertam certo interesse e momentos enfadonhos, onde a leitura se torna cansativa pelo excesso de detalhes e descrições paralelas que não contribuem para o seu desenvolvimento. Submarino parece não se desenvolver, assim como o protagonista, Oliver. Do começo ao fim acompanhamos a estagnação de um enredo, que embora conte com diversas mudanças - algumas até inesperadas -, causa a impressão de ter saído do nada para lugar nenhum.

Por fim, não é um livro que eu recomendaria com entusiasmo, porém, trata-se uma leitura casual e despretensiosa, que em certos momentos pode ser útil para entreter. Vai de cada um.

Para mais resenhas e curiosidades literárias, siga o @resenhafajuta no Instagram.

Jordana Lee 23/08/2020

Chato e cansativo
O livro aborda a história de um adolescente e seus conflitos do cotidiano. O primeiro envolvimento romântico/sexual, suas inseguranças em relação ao casamento de seus pais e suas impressões sobre as pessoas ao seu redor.
Odeio admitir, mas Oliver Tate é um dos personagens mais detestáveis que já li. Talvez por ele ser um jovem fora do comum, já que tem um valor intelectual mais apurado que de seus colegas. Mas Oliver acaba fazendo disso uma arma carregada de desdém, de certa forma. Seu humor seria ácido.. se houvesse humor.
Sem contar relatos do narrador cometendo bullying contra uma de suas colegas. Na verdade, o personagem é insuportável do início ao fim, e a cada passagem do livro, mais chato ele vai ficando. É o tipo de personagem que não evolui ao decorrer da história.
Lembrando que é uma NARRATIVA, então tudo é contado pelo ponto de vista do Oliver. Fiquei imaginando o quão dificil era para os outros personagens conviver com esse menino chato.
Percebi que em várias passagens da leitura, parágrafos bem arrastados com muitos detalhes irrelevantes de coisas que não teria o porquê de delongar, e isso fez a leitura ficar muito cansativa.
Uma grande pena, pois eu queria muito amar esse livro por dois motivos bobos: Primeiro, pela personagem, que é a primeira namorada de Oliver, a Jordana, ser minha xará; Segundo, pelo filme, que foi "levemente" baseado nesse livro, e que eu gostei bastante dele como poesia visual.

Sayuri 09/08/2020

Alex Turner, você me prometeu...
Descobri Submarino após um acesso de burrice por não relacionar a capa do livro no exterior e a capa do álbum *Submarine* do Alex Turner (vocalista do Arctic Monkeys). Felizmente não sabia da existência de uma adaptação cinematográfica, o que ajudou na leitura. Tratando-se de um adolescente levemente problemático, é de se esperar o humor ácido e um tanto ofensivo pela narrativa. Portanto, não recomendo a quem se ofenda facilmente a partir de tópicos como sexualidade, bullying e saúde mental (pode ser que alguns pensamentos do Oliver sirvam como gatilho). Nada mais que um personagem que tem tudo para ser odiado, mas que algo te prende para querer abraçá-lo. Narrativa extremamente rápida e despretensiosa, enredo divertido mesmo abordando questões familiares. Se quiser ler ouvindo ao álbum, é uma forte recomendação, pois as músicas foram feitas para a história, trazendo uma experiência mais completa. Esperava algo diferente, mas não me decepcionei... Foi bem okay.

Rick 30/07/2020

Romance adolescente e bem controverso, com momentos ora hilários ora constrangedores.