Submarino

Submarino Joe Dunthorne

Resenhas - Submarino

Mabi 11/04/2022

Oliver Tate é maluco
É um livro divertido, dei algumas risadas do que se passa na cabeça adolescente do Oliver. Ele é maluquinho né?! E fico me perguntando, todo inglês é assim?

Mychelly.Vasques 16/03/2022

Oliver, procure um terapeuta de verdade!
submarino é uma história em que não existe meio termo, ou você ama ou você odeia. me deparei com submarino em 2015 naquela fase em que todo adolescente que se preze passa: tentar ser o mais diferente possível. logo, eu estava na minha fase "indie" e recém descoberto arctic monkeys, como alex turner(amém) é responsável pela trilha sonora (impecável por sinal) do filme não demorei muito para me interessar. a 1a vez que assisti, fiquei decepcionada por não ter gostado, mas dei várias chances e lá pela 3a ou 4a tentativa, submarino já era um dos meus filmes favoritos, já perdi as contas de quantas vezes o revi, oliver tate foi meu companheiro esquisito durante minha adolescência principalmente após eu conseguir comprar o livro. submarino não é pra todo mundo, não digo isso de um jeito petulante, mas sim por que realmente não é. o oliver tate é extremamente bizarro, presunçoso, arrogante e entre outros adjetivos. ele sente as emoções racionalmente (espero que isso faça sentido kkk) e isso é um dos maiores defeitos dele, ele é extremamente idealizador a ponto de querer controlar obsessivamente todos a sua volta para que ajam exatamente da forma que ele imaginou que deveriam agir. a jordana é a minha personagem favorita, principalmente no filme, acho que a jordana do filme. consegue dar de 10 a 0 na jordana do livro. quanto aos pais dele, acho o plot chatissimo de casamento fadado ao fracasso. enfim, reli submarino pela milésima vez ao longos desses anos e mesmo assim não consigo dizer o motivo exato de gostar tanto, talve eu goste de coisas esquisitas e etc.

Wowlorlupis 24/05/2017

FINALMENTE ACHEI ESSE LIVRO NO SKOOB, MARAVILHOSOOOOOO ESSA É MMINHA RESENHA, VLW FLW

Letsgoaff 23/03/2023

Péssimo
Eu odiei o livro, o personagem é chato e maldoso, o filme pode ser legal mas o livro é horrível, não por conta da escrita que apesar de ser confusa em alguns momentos não é a pior coisa, mas sim pelo humor de péssimo tom do Oliver.

Bdp 10/01/2024

Desvendando os mistérios da mente do Oliver Tate
Esse é o sentimento que eu tive lendo esse livro. Submarine é incrível, possui um oliver tate diferente do filme, um oliver tate mais humano, mais peculiar e mais fascinante que você fica pensando pra si mesmo: ATÉ ONDE ESSE GAROTO VAI IR. Ter ele compartilhando seus pensamentos e mostrando como ele vê o mundo é muito legal e esse não ironicamente é o livro mais engraçado que eu já li, ele é simplesmente o personagem mais iconico e bizarramente interessante que eu conheço, por isso ler esse livro foi um prazer do inicio ao fim!!
O estilo da escrita é, na minha opinião, genial!! O jeito que oliver tate escreve sobre si mesmo e seu fascínio por palavras é muito empolgante e eu gostei muito!!
Por fim, em quesito de historia o filme corrigi todos os erros do livro e é bem melhor nesse quesito, mas isso não faz o livro pior, só faz o filme melhor!!!

Muito bom mesmo, 10/10!!

kau 28/02/2024

Top top top
é um ótimo livro e tinha tudo pra ser perfeito, mas parece que se perdeu no final, achei muito fraco e sem graça. é engraçado o fato que você sente raiva do principal (não lembro o nome) e as vezes uma "compaixão" é legal e tem uma pequena vibe de "o apanhador no campo de centeio", como diz na própria capa.
livros que o personagem principal é um muleke mimado e esquisito sempre me pegam ?

alice1816 02/05/2024

Submarino é um retrato da adolescência
"Tenho 16 anos.Vivo no passado".
Assim como a maioria das pessoas,eu conheci Submarino pela adaptação cinematográfica de 2010,pela qual eu me encantei já na primeira vez que assisti.Eu simplesmente me apaixonei pela atmosfera e os personagens do filme,e,desde então,desenvolvi uma obsessão doentia de conseguir esse livro(que eu sabia que não ia ser uma tarefa fácil).Não importava se eu iria o ler fisicamente ou virtualmente.Eu só queria ler.E não é que eu consegui?E ainda com a edição física só para mim(muito obrigada pelo presente,pessoinha que me deu!).Eu tinha amado o filme,só que quando comecei a ler o livro e vi que ele não tinha absolutamente NADA a ver com com a adaptação(e quando eu digo nada,é nada mesmo)já foi o suficiente para me fazer ficar extremamente decepcionada,já pensando que não iria gostar da leitura.Mas não é que se tornou um dos meus livros favoritos?Foi difícil embalar na leitura,mas eu gostei tanto,mesmo com os inúmeros defeitos,que mesmo com a vontade de abandonar essa história,eu não fiz isso e continuei firme e forte até o final.
Com certeza absoluta,Submarino não é um livro para qualquer pessoa,sendo muita das vezes uma leitura penosa e arrastada,que vai fazer você não ter pressa nenhuma de acabar de ler.O livro é narrado em primeira pessoa,tendo todos os pensamentos preconceituosos e ofensivos do personagem principal,além de possuir também algumas coisas que ele pensa em momentos constrangedores que a gente sente que era melhor não saber.
O protagonista é para algumas pessoas detestável,mas eu simplesmente não consigo odia-lo,e no fundo,até supro um carinho e amor inexplicáveis por ele.Gosto de como o escritor deixa o personagem livre da perfeição,mostrando que ele não é nem um pouco perfeito e que é um adolescente como qualquer outro,mesmo tendo uma notável inteligência e perspicácia acima da média.Oliver Tate é neurótico,paranóico,intrometido, arrogante,orgulhoso,egoísta,manipulador,mimado, sarcástico e metido a sabe tudo,só para citar algumas características desse personagem tão único diferente.Ele sente que é melhor que tudo e todos,que sempre está um passo a frente,que sempre possui as melhores respostas e que sabe de qualquer coisa,sentindo que as pessoas o deveriam amar/adorar por isso;mas,no fundo,ele é só um adolescente confuso e desesperado,assim como qualquer outra pessoa de sua idade.
Olly luta incansavelmente para compreender sua identidade,enquanto enfrenta "batalhas árduas"como o primeiro namoro(com uma garota de sua escola,a Jordana,que muita das vezes eu considero mais legal que o protagonista),a perca da virgindade,a possível traição de sua mãe e o desmoronamento do casamento de seus pais.Essas e outras situações o fazem tomar atitudes e ter pensamentos no mínimo absurdos,onde você se enche de curiosidade e só consegue pensar:até onde esse menino vai?
Submarino é um livro extremamente detalhado e,muitas das vezes,isso faz a leitura ficar chata e tediosa,mas eu confesso que é um dos livros mais engraçados que eu já li,pois o personagem é tão aleatório,imprevisível,paranóico e sem noção que mesmo sendo tão estranho e insuportável(fazendo você se questionar como as pessoas conseguem conviver com ele)consegue fazer você sentir dó dele e até se identificar com o mesmo,afinal,todos sabemos o quanto a adolescência pode ser difícil.

rafa 01/09/2022

resolvi ler por conta do filme
gosto bastante do filme, submarine (2010), e resolvi ler o livro para ver as diferenças

acredito que a adaptação resolveu alguns problemas na narrativa, deixando a história mais simples e desenvolvendo personagens mais caricatos (a trilha sonora do Alex Turner contribuiu bastante também)

não gostei muito do final do livro, é um final mais realista, mas achei que poderia ter sido melhor

no geral, gostei de ter lido, os personagens são mais bem desenvolvidos no livro, o que gostei bastante

meninaloris 11/11/2020

O Oliver é com certeza o protagonista mais estranho que eu já vi. Ele é intrometido, metido a sabe-tudo e tem uns pensamentos muito aleatórios. Ele tem um estranho desejo de saber TUDO sobre seus pais e quer controlar a vida deles; além disso, ele é um manipuladorzinho nato. Oliver quer manipular todos a sua volta, da família a seus amigos, passando até mesmo por seus "inimigos".

Dito isso, eu gostei bastante do livro. As esquisitices do Oliver são engraçadas e seus pensamentos são bizarramente ridículos e tornam a história divertida, mesmo quando aborda uns assuntos mais pesados. Não sou desses leitores que acha que os protagonistas devem ser perfeitos para a história funcionar e nós nos identificarmos. Tudo dentro dessa história esquisita faz sentido em seu próprio modo e por isso eu recomendo a leitura.

Moreira 21/10/2020

Tate lembra Caulfield, mas eu não ousaria compará-los
Submarino é a história de Oliver Tate, um adolescente tentando salvar o casamento de seus pais. Inteligente e hiperimaginativo, Oliver parece se enxergar como um exímio conhecedor da vida, baseando-se em suas pesquisas na internet. Acaba por se revelar um típico adolescente psicologicamente frágil e perturbado enfrentando não só as dificuldades no lar, como em seu próprio relacionamento com sua primeira namorada, Jordana.

Um dos hábitos de Oliver é todos os dias abrir o dicionário e procurar pelo significado de uma nova palavra; Oliver adora conhecer palavras. Os títulos dos capítulos de Submarino são palavras pouco usuais, que no decorrer da leitura apresentam o seu significado. O estilo da escrita e a forma como o narrador-protagonista expõe seus pensamentos com sinceridade, lembra ?O Apanhador no Campo de Centeio?, mas nem de longe eu ousaria compará-la com a magnífica obra de Salinger. Também não é uma leitura recomendada à menores de idade. Há diversas passagens envolvendo bullying e conteúdo sexual, que além de não agradar, podem causar certo desconforto ao leitor.

A história oscila entre momentos que despertam certo interesse e momentos enfadonhos, onde a leitura se torna cansativa pelo excesso de detalhes e descrições paralelas que não contribuem para o seu desenvolvimento. Submarino parece não se desenvolver, assim como o protagonista, Oliver. Do começo ao fim acompanhamos a estagnação de um enredo, que embora conte com diversas mudanças - algumas até inesperadas -, causa a impressão de ter saído do nada para lugar nenhum.

Por fim, não é um livro que eu recomendaria com entusiasmo, porém, trata-se uma leitura casual e despretensiosa, que em certos momentos pode ser útil para entreter. Vai de cada um.

Para mais resenhas e curiosidades literárias, siga o @resenhafajuta no Instagram.

/QMD/ 05/03/2013

Henrique não tem regulador de intensidade de luz no quarto.
Conheci Submarino através de um review do filme postado pelo André aqui no blog. A história me chamou a atenção até que descobri que a versão literária havia sido publicada pela Galera Record. O livro foi um pouco carinho (mais de 40 dilmas), mas todo o cuidado que a editora teve com os detalhes e a tradução do livro fazem valer a pena: as capas são lindas, cheias de ilustrações bacanas, e todos os detalhes internos são adoráveis.

Ultimamente, vários dramas adolescentes tem chegado ao topo de listas de mais vendidos, como o popularíssimo As Vantagens de Ser Invisível, mas Charlie e nenhum outro protagonista consegue chegar aos pés de Oliver Tate, na minha opinião.

Oliver Tate é um garoto tão inteligente quanto insensível: ele não é nada modesto, controla a vida sexual dos pais, cria formulários para descobrir em quais categorias as pessoas a seu redor se encaixam... O protagonista parece ter alguma doença mental ainda não descoberta pelos outros, apesar de sua mãe achar que tem a neologística "síndrome delirante".

A mãe de Oliver parece estar se envolvendo com um hippie que passou a morar numa casa bem perto da sua, ao mesmo tempo em que ele tenta se aproximar de Jordana, uma garota de sua escola que irá perder a mãe em breve, por conta de uma grave doença. Assim, o nosso herói deve salvar o casamento de seus pais enquanto tenta perder a virgindade antes do próximo aniversário.

Nada cansativo, a gente consegue passear pelas 400 páginas de Submarino num piscar de olhos. Consegui terminar de ler em menos de dois dias. A escrita de Joe é ótima! O livro é narrado em primeira pessoa, pela visão engraçadíssima de Oliver. Cheio de tiradas interessantes, o livro mostra uma visão diferente do mundo: a de um adolescente auto-suficiente que se descobre pequeno no meio do monte de problemas das outras pessoas.

RESENHA COMPLETA: http://www.quermedar.com/2013/02/submarino.html

Letícia 19/07/2013

Struck in the puzzle
Livro perfeito. Trilha sonora perfeita. Filme perfeito. Ah Oliver Tate, você consegue nos fazer rir, chorar, ficar brava, ansiosa, indignada e muitas outras coisas, com sua personalidade inusitada, e seu jeito de ver e lidar com as coisas. Eu amo o tom sarcástico e as informações aleatórias que ele passa no meio do livro, devorei as 400 páginas tão rápido que nem vi o tempo passar. A forma que ele trata a relação de seus pais, a maneira que ele trata questões como a morte, como ele se vê como um ser perfeito, fas a gente entrar dentro de sua mente e nos sentir parte da história. tudo isso me arrematou e fez submarino entrar com certeza na minha lista de favoritos, recomendo a todos.
Moreira 21/10/2020minha estante
Já leu ?o apanhador no campo de centeio?? Eu acho que se gostou de Submarino, vai amar.