Eu Sou o Número Quatro

Eu Sou o Número Quatro Pittacus Lore

Resenhas - Eu Sou o Número Quatro

Rebeca Dccv 02/06/2021

Tudo começou com um filme
Como todos sabemos, muitos produtores e cineastas usam (e abusam) de fazer filmes e séries baseados em livros. Foi por essa entrada que descobri os livros, através do filme. Só que vários anos depois é que fui saber que era baseado em um livro, e que havia vários outros depois dando continuidade. Então, com o enredo do filme em mente e o pensamento de que nem tudo seria igual, adentrei nesta nova jornada.

E com grande satisfação que digo, valeu a pena iniciar essa caminhada. Diferente do livro anterior que eu li como se estivesse lendo receita de bolo, sem emoção nenhuma, nesse eu senti uma mistura imensa de emoções. Foram tantas sensações que o autor me fez passar, indo de tranquilidade, medo, felicidade, apreensão, etc. Tendo sido interclado com momentos de calma e um final veloz, que me prendeu o fôlego.

Pretendo continuar os próximos livros e descobrir o que vem pela frente. Que é muita coisa.

cris 17/02/2013

Em uma palavra? CHATO.

Apesar de já ter vistos alguns comentários negativos, tanto sobre o filme quanto sobre o livro, peguei pra ler. Erro meu. O livro conta a história de "Número 4" um alien que depois de ter seu planeta invadido por outros ETs, vem, junto a mais 8 crianças e seus protetores, pra terra com a missão de um dia voltar e "salvar seu planeta da morte". Eles são protegidos por um feitiço que as numerou de 1 a 9 e assim, só podem ser matados nessa ordem. Os três primeiros estão mortos, e John, é o número 4.

Então você pensa: não tem como uma história como essa ficar chata! Mas tem. A história foi mal escrita, me senti lendo uma fanfiction durante o livro todo. Os personagens são chatos (o único que se salvou comigo foi o Sam) e pareceu que o autor se esforçou muito pra tentar fazer dessa uma história que "poderia acontecer com qualquer um" mas acabou ficando tudo muito entediante. Sarah é chata e previsível, torci o tempo todo pra ela morrer, Mark não tem personalidade, o autor não soube trabalhar com suas características e John me irritou do começo ao fim, sem exceções. As cenas de luta e ação estão mal escritas, e eu me senti perdida em grande parte delas.

Enfim, Eu Sou O Número 4 é um desses livros que a gente só termina pra não falar que abandonou, não recomendaria pra nenhuma amiga minha, existem ações bem melhor escritas por ai. Esperava muito mais.
Alanna Fontenele 05/10/2012minha estante
Cortou meu coração ahhuehe particularmente amo a série, uma das melhores que já li.

Ravel 09/02/2013minha estante
Chato? :O Como assim? "Eu sou o número quatro" está entre os meus livros favoritos, e isso se deve exatamente à escrita dele. Não é porque a narração é diferente que ela é ruim. Eu achei incrível a história ser narrada no presente! Os autores usam frases curtas, que juntas formam uma narrativa bem poética. Na minha visão, a escrita do livro faz dele uma história gostosa de ser lida, "aconchegante'.

mundinfeysand 05/08/2021

Surpreendente.
Não sei porquê tô tão chocada com o fato de que esse livro é mil vezes melhor do que a adaptação em filme... Eu sempre amei o filme e fez com que eu quisesse demais ler os livros, depois de anos finalmente acabei de ler o primeiro e tô empolgada demais com o quão boa essa história realmente é.
A conclusão desse primeiro livro, essa batalha final... UAU. Já deu de 10x0 em toda a adaptação, sério. Fiquei presa do começo ao fim e tô doida pra continuar.

Tangerina 03/12/2020

Vou começar me justificando(talvez pra mim mesma no futuro), o porque das três estrelas e meia.
Foi um livro muito gostoso de ler, fácil, e divertido...
Entretanto, o começo, é mais um daqueles onde há um valentão no meio do caminho, houve algumas coisas bem previsíveis, e eu com meus 21 anos, estou um pouco saturada.
Confesso que depois dos 40% ele se torna cativante, e foi daí que não consegui mais largar. Você acaba não se importando mais com a fórmula adolescente que ele foi escrito, e só para no final, pois os fim de capítulo, não lhe permite pensar em outra coisa, a não ser continuar a história.
Até me emocionei um pouco na reta final, e quero sim ler os próximos.
Walter.Jesus 03/12/2020minha estante
Pretendo ler também

Lara 03/12/2020minha estante
Também não me sinto mais na idade pra essas fórmulas adolescentes

Tangerina 03/12/2020minha estante
Fora que é uma realidade adolescente bem distante da nossa, kkkkkk

Domells 01/12/2021

Esperava mais...
Assim, eu já tinha assistido o filme algumas vezes e gostei, então estava com altas espectativas quando comecei. Só que fui achando chato e abandonei, agora retomei a leitura e achei razoável. Eu não gostei do John e também não consegui me apegar a Sarah, mas eu amei o Henri, o Bernie Kosar e a Seis. Achei o universo super interessante, mas ainda não tenho certeza se quero continuar a ler a saga.

Bianca | @estanteliiteraria 05/04/2021

Protagonista burro igual uma porta
Lembro vagamente que tinha apreciado muito a leitura desse livro na primeira vez que li, mas infelizmente dessa vez não foi tão assim. John é um protagonista que não te cativa e suas escolhas sobre tudo sempre são as piores. Fiquei pensando diversas vezes durante a leitura quando ele pararia de me irritar e mostrar um vislumbre do que tinha gostado na primeira vez que li. Mas agora estou me perguntando se minha lembrança está correta, se realmente gostei dele, porque acho difícil acreditar nesse momento.

O livro é uma introdução para esse universo alienígena, então não é de se espantar que ele seja um pouco lento. O foco dele é em John falando do seu planeta, seus aprendizados e seu romance com Sarah. Não sei se porque estou relendo, mas achei a narrativa cansativa em vários pontos que ele apenas narrava e sem interação com outros personagens. O romance, ao contrário da primeira vez que li, não me cativou. Mas meu julgamento pode estar comprometido por já ter lido o segundo livro.

O personagem que mais dei razão em todo livro foi Henri, único adulto e sensato da história toda. Fiquei me perguntando como John poderia ser tão tapado e não aceitar, sim porque ele via, que ele precisava fazer exatamente o que Henri mandava para poderem sobreviver. Óbvio que essa burrice seria cobrada e da pior forma. Chorei? Claro que sim, mas sei que muitas lágrimas virão no decorrer dos livros.

Sam e Seis foram os melhores personagens até agora além do Henri e estou ansiosa para saber o que eles prometem.

Se você viu o FILME deve estar se perguntando se vale a pena ler o livro e posso dizer que vale sim. Apesar do que achei na releitura, agora, repito o mesmo que falei antes, o livro é melhor que o filme. Ele se aprofunda muito no enredo alienígena que quase não vemos no filme e a construção dos plots e acontecimentos são mil vezes mais bem feitos. Vale muito a leitura, então se arrisque.

_beasousa 28/01/2024

Cheio de surpresas
Iniciei o livro sem muitas expectativas, achei o inicio um pouco demorado, introduzindo coisas que nem tiveram tanta relevância, o personagem foi envolvido em uma história paralela a central que acabou me desmotivando um pouco, mas conforme foi evoluindo, trazendo tambem um pouco de mistério e suspense a leitura ficou mais interessante. Houve momentos em que eu fiquei até com receio do que estava por vir, pausando a leitura por alguns minutos e tomar coragem para continuar. Esse livro acabou me surpreendendo no fim. Aparentemente é uma saga que, se necessário, não vai poupar personagens.

Carol 16/01/2021

Que livro!!
O livro é muito bom, o autor descreve muito bem os lugares e personagens. É tudo muito intenso a partir de um pouco antes da metade do livro e se torna o ápice depois da metade. Vale muito a leitura!!
JoAo.Alexandre 16/01/2021minha estante
Eu nunca erro na escolha do livro da minha baby

Carol 16/01/2021minha estante
Emocionado

Ana 08/06/2021

É um livro de leitura muito rápida e fácil, mas com um toque bem infantil também. Não concordo com as escolhas do John, mas foi um bom livro para passar o tempo.

Alexia 16/05/2020

Amei
Por já ter assistido o filme, eu já tinha noção de algumas coisas da história, mas (como na maioria dos casos) o livro tem MUITA coisa diferente da adaptação. Amei demais a história e todos os seus detalhes, planejo ler a continuação em breve.

Thalita @desabafoliterarioo 16/09/2023

Legados de Lorien é uma série de livros que vai girar em torno de nove Lorianos (Garde) que foram enviados para a terra com esperança de fazer seu planeta natal, Lorien, ressurgir das cinzas após o ataque dos morgadorianos. Os Garde são a única esperança para Lorien, e por isso estão sendo caçados pelo líder do planeta inimigo. Na terra, eles terão que se separar e se esconder. Cada um tem seu próprio Cêpan (guardião), e com eles irão aprender a desenvolver seus legados(poderes), para que um dia, juntos, possam por um fim nessa guerra.

O primeiro livro da série é Eu Sou o Número Quatro, que é narrado por John Smith, mais conhecido como o número Quatro. Ele vai contar um pouco sobre sua vida de nômade e os perig0s que está enfrentando com seu Cêpan, Henri. O atual lugar que eles estão foi comprometido, então os dois se mudam para uma cidade chamada Paradise onde tudo começa a dar errado.?

Conflitos, segredos e reviravoltas você pode esperar da série, além de vinganças, traições e amizades. É uma leitura fluída com cenas bem descritas e com um elemento surpresa: vários pontos de vista. Esse ponto chave
acaba tornando uma leitura emocionante, e você fica contando os minutos para ver todos reunidos, sem contar com várias surpresas tanto para eles, tanto para nós durante essa jornada.

Ticy 18/08/2022

Eu Sou o Número Quatro
Quando o planeta Lorien foi atacado pelos mogadorianos, exterminando a maioria de seus habitantes, um pequeno grupo de crianças foi enviado à Terra, acompanhados por seus guardiões.

Escondendo-se entre os humanos, eles passaram anos evitando ser encontrados pelos seus invasores, desenvolvendo seus poderes para que, no futuro, pudessem se reunir e contra-atacar.

Cercados por um feitiço de proteção, cada um deles recebeu um número. Eles só podem ser mortos em sequência. Três já morreram, e "John Smith" é o número quatro.

A proposta do livro me interessou desde o momento em que o segurei. Desde a sua sinopse ao modo como o autor parece tentar se tornar parte de sua própria história, eu me encantei por essa coleção.

A narração é bem leve, sem longas descrições ou encheção de linguiça, de modo que eu avancei pelo livro rapidamente, embora as coisas tenham demorado algum tempo para que realmente começassem a acontecer.

Gostei bastante de John e, principalmente, da sua relação com Henri e Bernie Kosar, os quais não demoraram a ganhar um lugarzinho no meu coração. Por outro lado, sua relação com personagens como Sam e Sarah é bastante fraca e mal desenvolvida.

Sam parece ter uma história interessante, embora tenha sido pouco aprofundada neste primeiro volume. Já Sarah é bastante sem sal, alguém com pouca personalidade e que parece só estar ali para fazer par com John. Embora boa parte da história gire em torno do relacionamento deles, eles acabam se mostrando um casal sem química alguma.

Eu Sou O Número Quatro é o que é para ser: a introdução de uma longa história que promete muitas revelações e reviravoltas. Com certeza não é o mais empolgante dos livros, mas conseguiu me emocionar e criar expectativas para os próximos volumes!!
Emily.fonseca 18/08/2022minha estante
Amg melhora muiiiito, recomendo ler intercalando com os extras, que da um gostinho Incrível

Ticy 25/08/2022minha estante
aaaaaaaaaa não sabia que tinha extras, mas eu vou ler todos sim!! ouvi falar muito bem desses livros

Ricardo533 07/01/2024

Eu sou o Número quatro
Leitura leve, gostei da escrita, é bem clara.
O final é muito longo para uma solução óbvia.
Me lembrou muito "A 5a. Onda", não sei porque...
Vanderni 07/01/2024minha estante
É uma série bem legal. Vai continuar?