Satisfação Garantida

Tony Hsieh

Resenhas - Satisfação Garantida

Bruno.Rodrigues 15/03/2020

Uma aula de Cultura Organizacional
Livro excelente. Tony Hsieh conta sua história e a história da Zappos.com, uma loja de calçados vendida para a Amazon por mais de $ 1 bi. O mais interessante é como Tony coloca toda a paixão na empresa e a transforma em uma das empresas com a melhor cultura organizacional. Vale muito a leitura e a reflexão.

Carla.Zuqueti 30/11/2018

Opinião
Boa parte das pessoas que estudaram sobre excelência no atendimento certamente ouvir falar na Zappos. A empresa é o maior e-commerce de calçados dos EUA, uma das melhores empresas para se trabalhar e case de sucesso no encantamento ao cliente. No livro ?Satisfação Garantida?, Tony Hsieh, cofundador e CEO da Zappos, fala sobre propósito, visão e missão da empresa, sobre a importância da cultura organizacional e da felicidade de clientes e funcionários para construir uma organização de sucesso. Com muitas histórias pessoas, Tony apresenta a cultura de sua empresa, permeada a pela transparência, reconhecimento, senso de pertencimento, comunicação fluida, respeito a clientes, funcionários e fornecedores. É um livro fascinante!

Luyde Gomes 21/03/2018

Satisfação (bem) garantida
De cara me encantei com o termo Delivering Hapinness, nome original do livro. Fui totalmente influenciada pela minha prioridade de vida: felicidade. Busquei mais informações sobre o livro e, principalmente, sobre a loja Zappos que, até então, nunca tinha nem ouvido falar. Bastou ler que o objetivo do Tony era ?entregar felicidade? para ter certeza que dedicaria meu tempo à essa leitura

No livro, Tony compartilha as diferentes lições que ele aprendeu nos negócios e na vida, desde o início aos 9 anos com um minhocário, depois com venda de limonada, livros de piadas, cartões de Natal e criação de buttons customizados. Tony trabalhou com diversos segmentos de negócios e, finalmente, criou a Zappos que foi vendida, posteriormente, por mais de um bilhão para a Amazon.

Todos os esforços da Zappos estavam voltados para estabelecer compromisso e confiança para seus clientes, contrariando muitas estratégias de marketing que concentram seus esforços, erroneamente, na tentativa de descobrir como gerar uma série de novidades. A mensagem que o livro passa é que ?funcionamos melhor quando podemos ser nós mesmos?

Tony ainda estabeleceu, junto com os funcionários, os valores fundamentais da Zappos e, dentre os 10 registrados no livro, o que me chamou mais atenção foi: transmitir UAU sempre!

O livro é fluído e, até certo ponto, engraçado. Somos conduzidos por histórias fascinantes, tanto da vida pessoal do Tony quanto do percurso percorrido pela Zappos até o sucesso. Indico o livro para pessoas interessadas em gerir um negócio de sucesso, que buscam gerir sua empresa com paixão, para quem quer mudar o mundo e, principalmente, para aprendermos, entendermos e vivermos a ideia de que todos os esforços, na vida, são aplicados com o mesmo objetivo: felicidade.

A lição aprendida foi de que um tipo muito diferente de cultura corporativa pode, sim, ser exemplo de sucesso e, principalmente, que a felicidade contribui (e muito!) para produzir lucro, paixão e propósitos tanto nos negócios como na vida.

Edson Camara 13/10/2017

Entregando felicidade
Só entendi o subtítulo do livro, que na edição em português vem em inglês mesmo: Delivering Happiness, já no final do livro.
Tony Hsieh nos conta a história da sua vida desde pequeno, quando despertou para o espírito empreendedor com uma criação de minhocas, passando pela sua vida acadêmica, suas aventuras e ideias que culminaram em uma empresa vendida à microsoft por quase 300 milhões de dólares.
A criação da Zappos, inclusive a explicação do nome chega já na metade do livro.
O livro é rápido e dinâmico como uma conversa entre o autor e o leitor até depois da metade quando a história da zappos começa mais detalhada, daí para frente é necessário gostar do tema, empresas ponto com, e-commerce, atendimento ao cliente, paixão por servir e etc para continuar.
Entretanto, vale a pena ler, há muitas ideias interessantes mesmo para quem não pensa em abrir o próprio negócio, há insights para vida pessoal também.
A zappos, da qual eu nunca havia ouvido falar até ler o livro é uma empresa respeitada em seu negócio de venda de sapatos, nos Estados Unidos, mas, como o autor diz, a zappos entrega felicidade, para seus clientes, fornecedores e funcionários.
Para mostrar o espírito da zappos no que concerne ao atendimento ao cliente, entre as páginas 210 e 212 há um diálogo interessantíssimo entre um cliente e um atendente que reforça um dos valores da zappos: Criar diversão e um pouco de esquisitice, no mínimo divertido, mas divertido com responsabilidade e seriedade.
Para atiçar a curiosidade, relaciono abaixo os 10 valores da zappos nos quais sua equipe se pauta, os quais são explicados pelo autor com exemplos e testemunhos reais de funcionários, fornecedores e clientes:
1. Transmitir UAU sempre
7. Construir uma equipe positiva e com espírito de família
8. Fazer mais com menos
9. Ser apaixonado e determinado
10. Ser humilde
O último capítulo chamado Fim de jogo é um interessante depoimento do autor sobre felicidade com informações e até um teste prático muito revelador.
Há um apêndice com vários recursos on-line para complementar a leitura.

Gustavo 08/01/2015

Tony é um gênio, ao lado de Steve Jobs, Zuckeberg e Bezzos. A sua paixão e forma de empreender são fascinantes! O modo como criou o império Zappos e a sua dedicação para com os clientes são impressionantes! Se o seu interesse é aprender, vale a leitura! Muito bom!

Fábio Russo 03/01/2012

Bom livro! Tony é inquieto e genial.. vale a pena a leitura.

Richardrx 19/09/2011

Inspirador, mas marketeiro demais.
A leitura é realmente recomendada, ainda que em alguns trechos o livro torne-se puro marketing da cultura da Zappos.

O livro trás bons insights sobre como conduzir um ecommerce e o quão importante pode ser desenvolver a cultura de uma empresa e o customer service.

Gustavo 18/01/2013minha estante
Um bom livro. Uma boa leitura para quem pretende empreender !!!

Tiago-andrade 07/05/2015minha estante
Concordo! Algumas lições podem ser aprendas com o livro, sobretudo se você está ligado ao meio do e-commerce, mas parece que o autor ficou com medo de deixar o livro muito curto e encheu de marketing da zappos e de sua história pessoal. Mesmo assim, um bom livro, dinâmico e fácil de ler. Recomendo