A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra

A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra Friedrich Engels

Resenhas - A situação da classe Trabalhadora na Inglaterra

thegoldrush 12/09/2023

Esse livro é MUITO necessário e deveria ser mais panfletado, acho que todas as pessoas que dizem apoiar o capitalismo deveriam ler. eu adorei a forma como foi escrito, é bem diferente das outras obras do engels e eu achei interessante

Magne 17/07/2023

Engels é materialista, recolhe dados da sociedade e demonstra os fatos.
Para entender como lutar e alterar as condições da classe trabalhadora estudar a história é o ponto de partida, aqui temos um material que nos ensina essa tarefa!
Organizar os desafortunados é criar o futuro.

JoAo366 09/05/2023

Relatos
É um trabalho que mescla muito bem pesquisas qualitativas e quantitativas. O que mais me surpreende, do início ao fim do livro, é justamente o que diz o título. Contudo, quando lemos de fato os relatos de diversos trabalhadores e os do próprio Engels, vemos como é insustentável a vida daqueles que tudo produzem e nada possuem. A vida é, definitivamente, desprazerosa, uma constante luta, que só poderá ser vencida com a união do proletariado. Esta união é difícil de ser concebida, pois a classe proprietária possui as armas e os meios, mas também foi esta mesma classe que criou e segue criando, o ódio revolucionário que é crucial para nos mantermos unidos nessa luta.
_izz.1d 09/05/2023minha estante
pow mt bom, tenho que ler esse

luiza 02/12/2022

Gênio.
Leitura básica e obrigatória de todo militante para entendermos mais sobre a nossa sociedade. O que me deixa mais abismada é como a narrativa é atual, desafiadora e surpreendentemente boa. Vale muito pena a ler. Apesar de ter demorado alguns meses pra ler (porque é tudo muito denso e feito com muita pesquisa) eu amei e indico. 5 de 5 estrelas, óbvio.

nandinho da nike 13/07/2022

É assustador pensar que a desumanização do proletariado/trabalhadores presente em nossos dias é algo com um longo histórico, consequentemente, vemos também como a revolução se faz necessária hoje. Podemos observar que coisas nem tão novas dão as caras por aqui, como o egoísmo cego dos capitalistas e a dependência que esse sistema tem
de algo chamado exploração. Longe de ser uma das maiores obras de Engels, ainda sim é exatamente atual.

Heitor.Hissao 21/03/2022

O capitalismo é imutável.
É mais um trabalho jornalístico do Engels do que um livro teórico - apesar de conter vários aspectos de um livro teórico -. Isso, claro, não diminui em nada a grandiosidade do livro, só achi cansativo em alguns momentos os diversos relatos. Mas, é essa a intenção, relatar todos os absurdos desse sistema, até nos deixar incomodados e exaustos.

Não chega nem perto de um dos melhores livros sobre o assunto ou do próprio Engels, mas, é um documento completamente necessário para provar que o capitalismo não tem salvação e nem pode ser anestesiado pela social-democracia (ao menos não sem uma pimenta revolucionária). Tudo que é dito sobre o sofrimento do povo durante a revolução industrial, se repete hoje em dia em outro contexto. Provando que Marx e Engels estão além do tempo deles e que, a revolução fica mais necessária a cada dia.

Antônio 27/02/2021

Aos 24 anos, Engels produziu uma das melhores obras sobre o proletariado a partir de uma pesquisa aprofundada sobre a situação econômica e social dessa classe e, assim, revelando que a situação de miséria inerente à classe trabalhadora tinha uma responsável direta: a burguesia, além do sistema capitalista em si.

O autor descreve minuciosamente acerca da saúde, das doenças que advinham do trabalho, sobre a moradia precária e as consequências que a pobreza extrema causava aos trabalhadores, tais como uma vida familiar conturbada, alcoolismo e o aumento da criminalidade. A partir dessa descrição, é impossível não imaginarmos perfeitamente a situação das classes trabalhadoras da Inglaterra no início da Revolução Industrial e relacionarmos com o que vemos hoje no mundo todo.

A atualidade da obra é surpreendente, mas isso é fruto do método materialista histórico e dialético que Engels já começava a aperfeiçoar. Tendo em vista a linguagem extremamente acessível utilizada pelo autor, recomendo a leitura desse magnífico livro a todos.

?Já é tarde para uma solução pacífica. As classes vão se opondo cada vez mais nitidamente, o espírito de resistência cresce dia a dia entre os operários (...). Então, certamente ecoará por todo o país o grito: ?Guerra aos palácios, paz nos campos!? ? e já será tarde para que os ricos possam se pôr em guarda?.
MarcosK 10/12/2021minha estante
Engels mostra toda sua originalidade nesse trabalho que é o mais importante sobre a pauperização operária no século XIX. Sua análise atenta sobre os diversos ramos da produção e da classe operária ainda tem absoluta significação.

Igor13 29/10/2018

Denúncia, crítica e análise
Abandonei por haver outros livros na minha lista mais pertinentes, mas é inegável a qualidade desta obra. Uma descrição e crítica muito bem feitas por Angels da condição de vida e trabalho nas cidades industriais britânicas nos 1840's.

Não posso defender tecnicamente minha nota 5, pois não li tudo e a análise vai tão fundo, e aborda tantos elementos, que não me senti com credencias para julgar. Merece 5 só pela 'ousadia' e profundidade para a época.