Ave, Cristo

Resenhas - Ave, Cristo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daniel Neves 29/08/2021

Muito bom!
?O Evangelho não é somente uma propaganda de ideias libertadoras. Acima de tudo, é a construção de um mundo novo pela edificação moral do novo homem.?

Vivi.Montarde 15/02/2021

História linda e muito tocante. Impossível não se emocionar. Segunda vez que a leio e mais uma vez fiquei maravilhada.

Tantos ensinamentos sobre amor, fé, perdão, tolerância. Que possamos nos espelhar nos exemplos de Quinto Varro, Basílio e Lívia que souberam vivenciar e praticar os ensinamentos cristãos de amar ao próximo, sem distinção, sem julgar e condenar, entendendo que cada um tem seu tempo e está em um estágio diferente de evolução. E sem perder a fé, que a espiritualidade superior sabe quando, de que modo e o que precisamos.
Fabricio268 15/02/2021minha estante
Resenha perfeita!

Vivi.Montarde 15/02/2021minha estante

Ângela Bittencourt Cardoso 04/07/2023

Sobre um novo jeito de lidar
No passado, Varro não pudera conduzir o filhinho querido às reuniões
evangélicas, como pretendia, pois que Cíntia exercia sobre ele a vigilância
materna... Sofrera longos anos de saudade e flagelação moral, atravessara o
sacrifício e a própria morte, mas soubera resignar-se e esperar.
O tempo premiava-lhe a constância...
Pela misericórdia do Senhor, tornara à existência corpórea, retomara o
veículo da carne e, Espírito eterno metamorfoseado em Quinto Celso,
reassumira a direção do destino de Taciano, impelindo-o para Jesus,
consoante o seu antigo ideal...
Cerca de quarenta e quatro anos haviam passado desde que Taciano
renascera... e o trabalho do amor continuava, diligente e sublime.
A choupana de Lisipo, qual ponto marcante de sua batalha espiritual, era a
mesma... Simples como a serenidade inalterável do Cristo e acolhedora como
a sua doutrina de luz...

viihast 01/10/2023

"A Justiça é perfeita. Ninguém chora sem necessidade."
"Ave, Cristo! os que aspiram à glória de servir em teu nome te glorificam e saúdam!"

Ave Cristo é o quarto e penúltimo livro da coleção "Romances de Emmanuel" em ordem cronológica.
Dessa vez, na primeira parte da história, acompanhamos a história de Quinto Varro, que veio para terra com a missão de ajudar ao filho, ele é um abnegado cristão, e acaba tendo que fugir e se torna uma nova pessoa para sobreviver, agora conhecido como Irmão Corvino, é mais um exemplo de renúncia.
Na segunda parte, acompanhamos a trajetória de seu filho, Taciano, que é criado pelos modos de sua mãe, e projeta em si, um imenso ódio aos cristãos e ao cristianismo, vive completamente devotado à mãe e agora seu padrasto, Opílio. Taciano passa por diversas provas, e só aceita Cristo no final de sua vida.
É uma linda história, de um pai que nunca desistiu de seu filho, ele voltou duas vezes para auxiliar ao filho nessa encarnação, ele é pai e filho, Quinto Varro é Quinto Celso, filho adotivo de Taciano nos últimos momentos do livro. Os dois se mantêm unidos até o final de suas vidas, e é na hora do desencarne dos dois que ele percebe que Celso era na verdade, seu pai.
Pessoalmente, entre os outros livros dos Romance de Emmanuel, esse é o que menos chamou minha atenção, principalmente no início da história, mesmo as lágrimas começando cedo, mas na segunda parte a história toma um novo rumo que me atraiu bastante.
Muitas vezes, já peguei pensando coisas como, por exemplo, "será possível, no mundo atual que vivemos, renunciar a tanta coisa que nem esses exemplos que temos nos romances de Emmanuel?".
Esse livro nos dá um exemplo, em forma de narrativa, de como o amor nos dá força, não podemos jamais desistir da família, e tudo acontece no momento que é para acontecer.

"...renascemos muitas vezes, na Terra. O corpo é passageira vestidura de nossa alma que nunca morre. O túmulo é ressurreição. Tornaremos à carne, tantas vezes quantas se fizerem necessárias, até que tenhamos alijado todas as impurezas do íntimo, como o metal nobre que tolera o cadinho purificador, até que arroje para longe dele a escória que o desfigura."

"Cada qual de nós vem à Terra, com os problemas de que necessita. A provação é remédio salutar. A dificuldade é degrau na grande subida."

"A morte não existe e Jesus reina para sempre!..."

"Rejubilemo-nos!... Quem vive no Evangelho, encontra a divina alegria..."

"Espera e confia!... Deus não nos esquece, ainda mesmo quando sejamos induzidos a esquecê-lo..."

"Jesus é também o amor que espera sempre... Haverá perdão para todos...?

"As condições de luta e aprendizado na Terra alterar-se-ão totalmente quando compreendermos que somos irmãos uns dos outros."

"...ninguém se encontra sem objetivo."

"A simpatia ou a antipatia não se faz em um minuto. São obras do tempo."

"A confiança com que nos entendemos, os laços de afeição que nos aproximam, desde ontem, não constituem simples eventualidade."

"Procedemos do passado, assim como o dia de hoje é a continuação do dia de ontem, na sequência das horas."

"Na Terra, experimentamos e somos experimentados, em marcha constante para outras esferas e, de mundo em mundo, como de degrau a degrau, alcançaremos a gloriosa imortalidade."

"Compadece-te de todos... dos superiores e dos inferiores, dos que te auxiliam e dos que te escarnecem, dos vivos e dos mortos... Não retribuas mal por mal... Perdoa sempre... Só assim farás luz em ti mesmo para que possas discernir a verdade..."

Thiago Toscano Ferrari 10/10/2021

Os que vão viver para sempre te glorificam e saúdam!
Mais um romance ditado por Emmanuel, psicografado por Chico Xavier que remonta o terceiro século da era Cristã, onde retrata a história de Quinto Varro e seu filho Taciano, marcada de exemplos de abnegação, humildade, confiança, fé e liberdade, ante a perseguição aos cristãos ainda presente no império romano! A história é repleta de riqueza de detalhes, absorvendo diversos personagens com suas histórias particulares que se entrelaçam com um final surpreendente, marcando assim a lei natural das vidas sucessivas, como marco de expressão divina da reconciliação, demonstrando que o acaso não existe, somente a lei divina do amor! Recomendo a leitura!

jumorgensten 27/08/2020

É um romance espírita histórico, dividido em duas fases e vai na mesma pegada de 50 Anos Depois, Há Dois Mil Anos, Paulo e Estevão e Renúncia, ou seja, um prato cheio para quem gosta de história e de todos as questões envolvendo o Cristianismo.

Desta vez, o personagem principal é Quinto Varro que pede aos espíritos superiores para retornar a Terra para ajudar o seu filho Taciano, onde o mesmo se encontra preso nas regiões inferiores por ser chefe dos inimigos da luz.

Com o pedido aceito, ambos iniciam a jornada terrena com muitos desafios familiares e, principalmente, religiosos. Sua esposa Cíntia, além de trair constantemente o marido, fica bastante incomodada com as suas crenças e decide criar o filho longe do protagonista. Sem conseguir o intento, o trio segue caminhos diferentes.

Já Emmanuel em Ave, Cristo! é o personagem coadjuvante chamado Basílio, onde o mesmo é um afinador de instrumentos e depara-se novamente com Lívia. Na presente encarnação, ela torna-se sua filha depois de ser encontrada em uma charneca.

Aliás, de todos os indivíduos, Lívia permanece praticamente a mesma em todas as abordagens. Sempre com bom coração e auxiliando o próximo ao máximo.

O livro mistura as narrativas dos protagonistas com o desenrolar do cristianismo, inclusive com a continuidade do preconceito e das mortes nas arenas.

O texto é de médio entendimento e a leitura é densa e flui depois de um determinado período. Eu, confesso, que terei de ler novamente para melhor entendimento. Já para quem gosta de um bom romance, fatos históricos e cristianismo é uma ótima pedida.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/08/27/ave-cristo-francisco-candido-xavier/
Cláudia Beccari 28/11/2020minha estante
Na verdade, a personagem Lívia, no livro Ave, Cristo, é a Flávia do livro Há Dois Mil Anos. Ou seja, no livro Ave, Cristo ela volta novamente como filha de Emmanuel. A Lívia, esposa de Publius, não mais reencarnou na terra devido ao seu adiantamento moral e espiritual.

jumorgensten 29/11/2020minha estante
Ah sim! Obrigada pela explicação. Realmente terei que ler novamente. :)

Vitorugo 09/01/2024

Segue a clássica linha dos romances de Emmanuel, onde dores, reviravoltas, emoções, recomeços são entregues ao leitor.

Impossível não se emocionar.

Entretanto, dentro da coleção, não me cativou muito, e sigo tendo "Há Dois Mil Anos" como a minha preferida.

Lumineto 10/04/2010

O melhor livro que eu já li
Romance Espírita maravilhoso.
Gostaria de vê-lo nas telas do cinema.
Ganharia Oscars!

Maria Clara 20/05/2021

Nos faz pensar
Achei que não fosse gostar, mas acabei adorado. Recomendo. Quanto ensinamento. Se pensarmos na sociedade da antigamente e agora será que mudou muita coisa?

Vivi.Montarde 20/11/2017

O amor é o caminho
Esse é o terceiro livro da sequência. Em “Há dois mil anos” Emannuel é o senador romano Publius Lentulus, em “Cinquenta anos depois” ele é o escravo Nestório e, aqui em “Ave Cristo”, ele é Basílio que aparece lá pelo meio da história. Basílio adota uma criança que é abandonada e lhe dá o nome de Lívia, nome que foi de sua esposa no livro “Há dois mil anos”.

Mas o personagem principal, como nos livros anteriores, não é ele. Nesse é Quinto Varro e posteriormente a história foca em seu filho Taciano.

Quando chegamos ao fim da leitura só temos mesmo a agradecer pela oportunidade de conhecer uma história como essa. Um livro que afeta de modo profundo quem o lê, que nos faz pensar como estamos longe de nos tornamos seres tão bondosos e evoluídos como Quinto Varro, Basílio e Lívia, mas que podemos chegar lá pelo amor. Não importa quanto tempo leve, cada um tem seu ritmo, podemos até sermos teimosos como Taciano, mas o único caminho é amando o próximo, não importando o que ele nos tenha feito, porque precisamos perdoar para também sermos perdoados.

melissa 29/01/2010

O livro conta a história de alguns mártires do Cristianismo no início do século III. Interessante ver como o Cristianismo era diferente no início e como aquelas pessoas simples tinham uma fé tão grande. Uma lição valorosa e faz a gente parar e pensar se realmente temos fé.

Carlos.Magalhães 10/08/2022

Assim como em Há 2000 e 50 Anos Depois, Ave Cristo trata de mais um episódio das reencarnações do espírito Emmanuel, que nessa vez, como Quinto Varro, retorna a matéria para auxiliar no resgate de seu filho Taciano, um romano culto, mas orgulhoso,
ainda preso às tradições romanas, tem aversão ao Cristianismo e seus seguidores.
Em uma caminhada de muitas perdas e sofrimentos Taciano abandona o culto aos deuses de pedra e, finalmente, consegue se render aos ensinos de Jesus.

Moitta 11/12/2011

Ave, aqueles que vão viver para sempre te glorificam e saúdam!
A História de Quinto Varro, que recebe permissão de um século para tentar recuperar seu filho, nascido como Taciano. Como pai, é compelido a sair de casa, virando grande devoto, ensinado aos orfãos e tratando dos enfermos na Africa; Tem a vida poupada no barco pelo assassino contratado pelo amante de sua mulher, que mata um velho devoto em seu lugar. Quinto assume seu nome, Vetúrio, e segue sua vida se dedicando a cuidar dos outros e fazer o bem.
Taciano cresce orgulhoso e com muita raiva dos cristãos. Tem com o tempo o orgulho maculado, perde a mãe, a filha, o pai.. acaba por morrer como cristão, e no último momento aceita Jesus, sendo recebido pelo pai e amigos no outro plano.

Linda, complexa e cativante enredo, que ainda nos mostra em parte os costumes na roma antiga, a cultura e como se fazem valer os desígnios do Alto.
Janete 19/07/2012minha estante
Comecei a leitura mas não consegui concluí-la... Algumas cenas ficavam girando, girando em minha cabeça e me tirava o sossego. Isso foi há bastante tempo atrás e, quem é espírita, sabe o porquê. Preciso concluir a leitura de Ave Cristo.

Valéria 05/01/2012

Ave

Este foi um dos livros, que mais amei de ter lido,e não foi só uma vez(No minimo foram 4 vezes).

1 | 2 | 3 | 4 | 5