Para Ler como um Escritor

Para Ler como um Escritor Francise Prose




Resenhas - Para ler como um escritor


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Pefico 06/04/2010

Decepcionante
Quando comprei este livro pensei que ele seria um guia para escritores, mostrando o que funciona e o que não funciona. Além disso, esperava também que a autora mostrasse os motivos que levam algo a funcionar ou não, enquanto escritor. Infelizmente nada disso acontece.

O começo do livro é a única coisa dele que vale a pena. Depois dos primeiros três capítulos, os exemplos se tornam cada vez mais obscuros e menos aplicáveis. Fiquei me sentindo em um café conversando com uma pessoa ultra letrada e cheia de coisas interessantes pra falar sobre escritores russos e romances ultra clássicos, mas que eu não tinha o menor interesse de ouvir por que meu problema era "como diabos transformo meu manuscrito em algo que não conduza a náuseas?".

Para ler como um escritor passa, depois de um certo ponto a sensação de que ele é como um daqueles professores que sofrem de amores por um determinado tema e insistem em fazer com que você goste do tema também. Tem um capítulo inteiro dedicado à análise de um escritor, mas sinceramente não vi aplicação no que ela analisa.

Particularmente, achei este livro de pouquíssima utilidade a menos que você queira fazer análise literária. Existem muitos outros livros, muito mais hands-on no mercado, mas nenhum (que eu conheça) em português. Abaixo segue uma lista dos que li e recomendo

Plot & Structure (James Scot Bell)
Write Great Fiction - Dialogue (Gloria Kempton)
How to write a damn good novel (James N. Frey)
Characters, Emotion & Viewpoint (Nancy Kress)

Camila 10/09/2011minha estante
Mas não diz que é um guia para escritores, mas que auxilia como aproveitar o que você lê na sua própria escrita.
Ainda não li, mas não acho que esse seja realmente o propósito, entende?
Poxa, gostaria desses livros em português. Vou procurar. Valeu pelas dicas.


Sharon 28/11/2016minha estante
Pefico, não é um guia para escritores, mostrando o que funciona e o que não funciona!!!

Você abriu o livro errado, só isso.


Ismael 13/09/2017minha estante
Desculpa, mas o nome do livro é "PARA LER como um escritor", não "Como transformar seu manuscrito em algo que não conduza a náuseas". Ele deve ser analisado pelo que se propõe a fazer, não pela expectativa de algum leitor. É um guia para escritores que desejam ler como tais, o próprio título deixa isso claro.
Tem mais duas coisas que me incomodaram na sua resenha:

1) "Fiquei me sentindo em um café conversando com uma pessoa ultra letrada e cheia de coisas interessantes pra falar sobre escritores russos e romances ultra clássicos, mas que eu não tinha o menor interesse de ouvir por que meu problema era 'como diabos transformo meu manuscrito em algo que não conduza a náuseas?'." O que a autora diz o tempo todo é que devemos aprender com os grandes mestres, ou seja, quer escrever bem? Leia quem sabe fazer isso. Depois de tantos exemplos é difícil acreditar que não havia nada a ser aprendido ali.

2) "Para ler como um escritor passa, depois de um certo ponto a sensação de que ele é como um daqueles professores que sofrem de amores por um determinado tema e insistem em fazer com que você goste do tema também". O tema é leitura. O público-alvo está dividido entre quem gosta muito de ler e quem escreve. Espera-se que as pessoas desse segundo grupo gostem ainda mais de ler. Ela não deveria ter que convencer seu leitor a gostar desse tema.


RodrigoLimaReis 14/09/2018minha estante
Concordo. Livro arrastadissímo. Os primeiros capítulos até que são interessantes, mas o nível cai capítulo após capítulo.




Francys.Emellin 16/12/2023

Leitura obrigatória para uma visão crítica
Sendo sincera, essa obra é chata no início, as descrições me deixaram bem confusa e tive vontade de encerrar a leitura por diversas vezes. Mas, quando finalmente peguei o ritmo e entendi a proposta da autora, tudo fluiu como um rio.


Para ler como um escritor é formar um senso crítico a cada palavra que se lê em um parágrafo, é entender exatamente a lacuna que os autores deixam durante a escrita, o qual apenas um leitor atento mata a charada. E para quem é escritor, ter uma visão maior de como brincar com as palavras e enganar seus leitores.


A verdadeira obra não é aquela que tem um final marcante do tipo: tudo da certo no final ou os protagonistas são carismáticos e perfeitos. Não, esse não é o verdadeiro enredo, e sim copias diversificadas de uma mesma história. Nós, não somos perfeitos, por que então nossos personagens devem ser? Somos cheios de erros e nossas escolhas nem sempre nos leva aos felizes para sempre. Humanos tem sua liberdade e seus deveres e assim uma história também deve ser. Talvez seja esse meu pensamento que me fez adorar essa obra, o mesmo pensamento que me faz passar bem longe de livros de romance e me atrai para os mistérios, o suspense, o terror, a fantasia, a aventura. Fato é que: gosto não se discute!


Bem-vindo a uma leitura que vai lhe dar um novo olhar sobre as obras e, ao mesmo tempo, sobre o que está escrevendo.
Fabio 17/12/2023minha estante
Me convenceu, Francys. Vou ler!?


Francys.Emellin 17/12/2023minha estante
Leia, eu acho que vai gostar.




César Ricardo Meneghin 11/05/2021

Rico
Um livro com ótimos detalhes sobre textos clássicos e não tão conhecidos.
Minucias nos textos que farão qualquer pessoa se interessar por ler com profundidade.
Atenção, o posfácio é um tanto redundante e parece ter sido colocado lá para se lembrar que temos literatura de qualidade. Porém o autor deste posfácio não consegue manter o nível de esclarecimento de Francine Prose. E fica pior a emenda que o soneto.
Mas o livro é muito bom.
Bárbara Machado 11/01/2022minha estante
Exatamente o que senti, confesso que pulei o final do posfácio, achei longo e extremamente cansativo.




Andreas Chamorro 04/03/2020

Quando brasileiro salva o americano
Até agora me questiono o que foi que não gostei nesta obra. Talvez numa releitura descubra. Mas para não ser desanimador com quem possivelmente leia esta resenha, falarei das coisas boas que aqui encontrei.
Primeiro que a escrita de Francine é deslizante, reta e direta. O modo com que é delicada ao se comunicar com o autor iniciante ou o leitor sem diploma é admirável, confortante até. As dicas, conselhos e técnicas que Francine nos passa não são novas, todavia a forma com que nos são apresentados suaviza sim, o nervosismo e a ânsia pela perfeição que nós, autores iniciantes, sentimos. Por este fato, a agradeço.
O que gostaria de destacar com neon se possível é o posfácio escrito por Ítalo Moriconi. O que alude ao título desta "resenha". Gostei imensamente do texto incluído na edição brasileira; o modo com que Ítalo enaltece, sem clichês, a importância de nossa literatura me arrepiou. Os close-ups que este faz com três de nossos grandes autores (Drummond, Machado e Graciliano) mostra a qualquer um a potência e qualidade que podemos encontrar na literatura de língua portuguesa-brasileira, como o mesmo definiu.
A única coisa que decepcionou ao ponto de destacar aqui é por conta a diagramação desta edição da Zahar. A fonte e o espaçamento não deu muito certo para mim... infelizmente. Tomara que venha outra!
Indy 04/03/2020minha estante
To doida pra ler esse!




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Tarcísio 20/07/2010

Tenho o costume de visitar uma livraria sempre que vou ao shopping. Gosto de ver os livros expostos, folheá-los, analisar as capas ... Numa destas visitas encontrei Para Ler Como um Escritor - Um Guia para Quem Gosta de Livros e para Quem Quer Escrevê-los. Por gostar muito de ler e quem sabe um dia consiga escrever um livro, resolvi comprá-lo mesmo sem nunca ter ouvido falar dele.

O público-alvo do livro é de escritores em início de carreira e pessoas que gostam muito de ler. Pode ser, e possivelmente é, usado como material em oficinas literárias e cursos de literatura. O método usado por Francine para abordar o tema é o de fazê-lo através de exemplos. Quando quer falar sobre as formas de se trabalhar um parágrafo, por exemplo, cita trechos de obras mundialmente conhecidas e faz suas explanações baseadas neles.

Importante também destacar que a autora nos incita a fazer o que ela chama de "close reading", que nada mais é do que uma leitura mais atenta, com mais calma, analisando palavra a palavra, frase a frase ... Para quem é da área literária, que vive disso, tenho certeza que essa forma de ler é altamente recomendável. Por outro lado, aos "meros mortais" creio ser impossível destinar tempo suficiente para ficar dias em apenas uma página de um livro.

A leitura é agradável, apesar de meio cansativa em alguns pontos. De qualquer forma, não indicaria a obra para aqueles que lêem pouco e não têm curiosidade mais específica sobre a arte de escrever. Outro ponto a ser destacado é que todo o livro é baseado principalmente em romances e contos. Se você deseja escrever um livro técnico, por exemplo, não vai conseguir extrair muita coisa que possa lhe ajudar.
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Ocelo.Moreira 21/07/2011

"Os melhores são sempre os meus preferidos".
Pra quem realmente gosta ler ou escrever, esse é um dos livros que todos devem ter. Ele nos dá várias dicas como: a maneira que devemos ler, a atenção e a observação que precisamos ter na leitura, e o que devemos ler como fonte primordial.

Ele é um ótimo guia para qualquer amador de livros. Seja ele amante da leitura ou candidato a escritor.

Aprendi com esse livro que, é preciso ter uma leitura mais atenciosa e analista, para que possamos enriquecer ainda mais nosso conhecimento e nosso senso crítico.

E que devemos ler de tudo, principalmene pra quem um dia pretende ser escritor. Ler tanto os clássicos da nossa literatura como também, de uma outra literatura estrangeira. Ler tanto os imprescindíveis quanto àquilo que mais gostamos.

E mais,

Você acha que é possível ensinar alguém a ser escritor?
Pois essa é a questão polêmica central deste livro, que a autora Francine Prose com mais de 20 anos de experiência como professora de criação literária, admite com todas as letras que talento não se ensina, mas acredita que é possível aprender bastante com os mestres da literatura. Aqui a autora nos propõe o método close reading: uma leitura atenta, preocupada com os detalhes, aquela onde se demora em cada palavra. Para ler como um escritor ela ainda diz, não devemos nos preocupar com o que está por trás do texto, como pistas sobre o contexto histórico ou mensagens ocultas ou o que o autor quis dizer, mas realmente aquilo que está no texto, que faz dele o que ele é. Prose nos ensina como chegar à palavra mais adequada e à frase perfeita na observação das soluções encontradas por Ernest Hemigway. Como construir diálogos convincentes, explorar os detalhes, caracterizar uma personagem, ao examinar cenas criadas por Krafka, por exemplo. E no final do livro além de uma breve entrevista com a autora há uma lista de livros a serem lidos imediatamente. Uma grande seleção que ajudará a compor a bagagem que todo bom escrito ou bom leitor, precisa ter.
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Carla D 08/03/2010

Não leve tão a sério o nome do livro. Mesmo que você não tenha a intensão de ser o próximo gênio da literatura é um manual imprescindível.

O livro é praticamente uma aula. Não exatamente um curso de "como ser um escritor", mas de como aprender com os autores mais diversificados da literatura mundial. Para quem ama livros e não pretende escrevê-los, as lições são igualmente importantes.

A escolha das palavras, a escolha do momento certo para quebrar o parágrafo, os diálogos, os silêncios que valem mais que falas entre personagens... E estar ciente destes "detalhes"pode enriquecer muito mais nossa experiência como leitores.

Para quem ainda pretende se aventurar na arte da escrita, Prose dá dicas importantes - que ela mesma admite ter usado como recurso para seus próprios textos.

No final, podemos concluir que é impossível "ensinar" alguém a ser um bom ecritor, mas que bons escritores são feitos a partir do conhecimento, da sensibilidade, diversificação e da prática da boa leitura! Saber reconhecer o que há de bom em um livro e absorver suas lições... Isso faz de nós excelentes leitores e, por que não, futuros excelentes escritores também!

Resenha completa no blog: http://bastetazazis.blogspot.com/
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Alexandre 09/07/2011

Vale a pena ler
O começo do livro foi para mim um tanto monótono, mas depois que comecei a encontrar verdadeiras preciosidades de observações sobre como grandes autores criavam suas obras, passei a dar mais valor ao livro.

Gostei muito do que encontrei no capitulo Dialogo. Aprendi muito. Não pensei que um dialogo pode nos transmitir tantas coisas. Ou mesmo os Gestos, uma vez apropriados podem salientar certas características de um personagem.

Mas o que mais gostei de ler foi o capitulo Aprendendo com Tchekhov e Ler em busca de coragem. O primeiro nos mostra que Tchekhov lidava muito bem com detalhes, descrições e o método de envolver o leitor — habilidades marcantes. Em Ler em busca de coragem, encontramos motivações para enfrentar as dificuldades que o escritor encontra frequentemente; a insegurança de começar um livro, os processos complicados da edição estética do livro do escritor iniciante, o medo das editoras e o mais temível — pelo menos pra mim— a divulgação. Pois um livro que ninguém conhece, ninguém compra, ainda mais se não aparecer no Jô — rs. Permitam-me citar um trecho do referente capitulo: “Se a arte exigiu a vida de (Issac) Babel, podemos certamente enfrentar qualquer inconveniência ou esforço que pareça exigir de nós.”

Sinto-me encarregado de impugnar o “acréscimo à edição brasileira de Italo Moriconi” por ser enfadonha e especulativa. Concordo que os leitores brasileiros iriam se familiarizar com a obra mais facilmente com algum comentário sobre nossa graciosa literatura. Mas Moriconi o fez de forma desagradável. O digo por “seu capitulo” se perder em reflexões que, a essa altura do livro, são desnecessárias por já terem sido citadas por Prose. (Se quiserem podem ver meu comentário sobre isso no meu histórico de leitura, do mesmo livro.)

Nossa, que resenha grande! Vamos terminar logo então.

Recomendo Para ler como um escritor pois nos dá uma visão muito ampla sobre as opções que temos para escrever romances e contos. Mesmo que “de cara” seja chato, insista. Mesmo que não goste do capitulo do Moriconi, termine. Foi o que eu fiz :).
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Lílian 30/08/2012

Para os "escritores anônimos" abrirem os olhos, a mente e o coração
Essa autora pega alguns trechos interessantes de livros consagrados e vai meio que fazendo uma leitura em conjunto com o leitor. Apontando detalhes, deslindando a escrita... Ela tem um olhar bem perspicaz e apaixonado sobre o ato da escrita, o que rende ótimas dicas.
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René 13/02/2012

Uma aula para quem deseja começar a escrever
O livro é uma aula. A autora cita muitos trechos de obras clássicas e contemporâneas de autores de sucesso. Por que eles fizeram sucesso? A autora faz uma autópsia nesses textos, dissecando as palavras, as frases, os parágrafos, analisando o personagem e o estilo de narração. Este livro é indicado para quem deseja estudar e não para quem deseja ler uma história. Abre muito nossa mente para uma leitura mais atenta a todos os tópicos acima, ajudando o aspirante a escritor.
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Tiago 29/03/2013

Vale a pena para quem pensa em escrever um romance
Acho que uma releitura poderá melhorar meu conceito sobre esse livro. Na verdade, um conceito que melhorou a medida que passavam os capítulos. Talvez por adaptar-me ao estilo da escritora, talvez pela passagem das peculiaridades na escolha de PALAVRAS e FRASES, para o desenvolvimento de PERSONAGENS, DIÁLOGOS e DETALHES. E como são curiosas as primeiras páginas do capítulo DETALHES, assim como curiosas são algumas transcrições da autora que me fizeram ter vontade de ler ‘Loving’ de Henry Green, ‘A Ship Made of Paper’ de Scott Spencer e ‘A Marquesa de O’ de Heinrich Von Kleist. O capítulo final do Ítalo Moriconi dá o tempero das obras brasileiras que faltou no resto do livro (até por ser uma autora americana). Vale muito a pena para quem pensa em escrever um romance!
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JONATAS 20/09/2013

Para Ler Como Um Escritor
Comumente se lê para construir em nossa mente a narrativa, descrição ou ideia, descartando as palavras depois. Francine Prose propõe que se leia prosa como se lê a poesia, com mais atenção a cada palavra escrita. Discorre sobre como ser um leitor atento, usando a técnica de Close Reading que consiste em ler refazendo o processo que o escritor usou para escrever; fazendo uma decisão deliberadamente consciente a cada palavra. Para além da construção do enredo os textos carregam muito mais significado, muito pelo que dizem e mais ainda pelo que não está dito. Para nos mostrar isso, a autora utiliza como exemplos célebres escritores dos quais faz nossos mestres na escrita, muito mais mostrando o universo de possibilidades dela do que delimitando-a por regras ou padrões.
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Eliana 26/12/2013

É possível ensinar a um escritor o seu ofício? A questão é polêmica, especialmente quando proliferam cursos de graduação e de extensão com essa proposta. Escritora e crítica literária, Francine Prose defende que sim, há muito o que aprender com os mestres. Virginia Woolf, Jane Austen, Nabokov, Philip Roth e Flaubert são alguns dos autores a quem dedica uma leitura atenta e cuidadosa, em busca do segredo do “escrever bem”. De cada um, extrai valiosas lições. Uma obra indispensável para escritores iniciantes e leitores inveterados!
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