Para Ler como um Escritor

Resenhas - Para ler como um escritor

1 | 2 | 3 | 4

Legos 17/12/2023

Bom livro
Trouxe esclarecimentos e dicas bem valiosas na hora de pensar sobre a parte da escrita mais "estilistica" e menos da estrutura e trouxe indicações/dissecação de livros clássicos de forma a formar uma análise literária.

E um bom começo, porém fica maçante após um tempo.

Francys.Emellin 16/12/2023

Leitura obrigatória para uma visão crítica
Sendo sincera, essa obra é chata no início, as descrições me deixaram bem confusa e tive vontade de encerrar a leitura por diversas vezes. Mas, quando finalmente peguei o ritmo e entendi a proposta da autora, tudo fluiu como um rio.

Para ler como um escritor é formar um senso crítico a cada palavra que se lê em um parágrafo, é entender exatamente a lacuna que os autores deixam durante a escrita, o qual apenas um leitor atento mata a charada. E para quem é escritor, ter uma visão maior de como brincar com as palavras e enganar seus leitores.

A verdadeira obra não é aquela que tem um final marcante do tipo: tudo da certo no final ou os protagonistas são carismáticos e perfeitos. Não, esse não é o verdadeiro enredo, e sim copias diversificadas de uma mesma história. Nós, não somos perfeitos, por que então nossos personagens devem ser? Somos cheios de erros e nossas escolhas nem sempre nos leva aos felizes para sempre. Humanos tem sua liberdade e seus deveres e assim uma história também deve ser. Talvez seja esse meu pensamento que me fez adorar essa obra, o mesmo pensamento que me faz passar bem longe de livros de romance e me atrai para os mistérios, o suspense, o terror, a fantasia, a aventura. Fato é que: gosto não se discute!

Bem-vindo a uma leitura que vai lhe dar um novo olhar sobre as obras e, ao mesmo tempo, sobre o que está escrevendo.
Fabio 17/12/2023minha estante
Me convenceu, Francys. Vou ler!?

Francys.Emellin 17/12/2023minha estante
Leia, eu acho que vai gostar.

Léo Araújo 04/09/2023

Só sei que nada sei
Antes de ler esse livro, achava que sabia ler; agora, aprendi o que preciso para ler melhor.

A premissa fundamental do livro é que, para se tornar um escritor (ou um escritor melhor), é preciso primeiro ser um leitor melhor.

A autora defende o close reading (leitura atenta e minuciosa), na apreciação dos detalhes, prestando atenção nas palavras escolhidas, na estrutura das frases, na narração, diálogos e estrutura dos personagens.

A característica mais notável do livro é a capacidade da autora de ilustrar suas lições com exemplos concretos, citando autores como Jane Austen, Charles Dickens, Anton Tchekhov e muitos outros, desvelando seus segredos literários e mostrando como esses mestres literários utilizaram técnicas específicas para cativar os leitores.

Ela também aborda temas como a voz do autor, o ponto de vista narrativo, a criação de personagens tridimensionais e a importância de revisar e refinar constantemente o trabalho. Há uma série de conselhos práticos (sigam as regras e sejam felizes sem a regras).

jgsaints2902 24/08/2023

Para Ler Como Um Escritor ? Francine Prose.
É sério que esse é o nome dela de verdade? Não poderia ser mais predestinada do que isso! Francine Prose, simplesmente uma mente genial da escrita.

O que mais me chamou a atenção (de forma positiva), é que Prose não se restringe à literatura inglesa, mas dá exemplos que vão de literatura alemã à colombiana. A didática é maravilhosa, me senti como se estivesse tendo uma aula com ela dentro de uma sala universitária.

Desde o santuário dos escritores que buscamos aprovação, ao fascínio pela genialidade de Tchekov, este livro me instigou a escrever mais e mais. Não há um conselho aqui, creio eu, que eu não possa utilizar.

Genial!

Martony.Demes 22/08/2023

Que livro legal! O livro tem uma pegada diferente: apresenta alguns assuntos sobre escrita como personagens, diálogo etc só que no âmbito de grandes livros e grandes escritores. Apresenta exemplos que locupletam seu argumento. Bem diferente dos que eu já tive contato!

Gostei muito! E dá vários exemplos de leituras para enriquecer a escrita!
Nota 10!

felipeabeijon 25/07/2023

Francine Prose não traz grandes novidades, mas exemplifica como poucos. Lendo algumas resenhas, percebi alguns aborrecimentos quanto a estrutura do livro, que seria muito repetitivo com as suas dezenas de exemplos - o que é irônico frente ao que Prose propõe: ter como professores os escritores, a partir de uma leitura atenta. O seu livro se constrói a partir disso - não poderia ter sido feito de outra forma. Se não houver interesse na leitura atenta de forma prática, é melhor ler os primeiros e últimos parágrafos de cada capítulo e marcar o livro como "lido".

Gosto da crítica aos cursos universitários e a uma leitura "domesticada". Como estudante, concordo com muito do que a autora diz - faz parte de algumas das minhas crises. Mas não divido um certo "desprezo", que ela parece ter, às leituras que levam em conta além do que está nas páginas, como questões culturais, sociais, políticas; só penso que são pontos de vista diferentes, com objetivos diferentes e igualmente importantes. Ler atentamente um Gógol, por exemplo, pensando em narradores, personagens, nas suas frases e parágrafos, na sonoridade! etc., é uma maravilha - mas entender a sua obra no contexto do Império Russo, da "formação" de uma prosa russa, da censura etc., é igualmente maravilhoso.

Do histórico de leituras: Comecei a ler esse livro hoje. Tem sido uma leitura bastante íntima - como ouvir uma pessoa que se desenbestou a falar sobre um assunto que ama. A noção de que praticar a leitura atenta é, na verdade, reaprender a ler como fazíamos antes de nos esquecermos é interessante e, de certa forma, corrobora com a sua forte crítica aos meios acadêmicos - esquecemos ou nos fizeram esquecer? O seu posicionamento frente à academia me pegou num momento em que eu mesmo tenho a questionado - tenho me sentido num desses "cursos destinados a produzir formandos que pudessem dizer que haviam lido os clássicos", em que lemos tudo de maneira superficial - fazemos o possível como estudantes.

Américo 18/06/2023

O livro traz ótimas reflexões, seja para quem quer ser escritor, ou apenas para leitores que querem melhorar a qualidade de suas leituras, através da chamada "leitura atenta" (close reading). No entanto, achei a metodologia um pouco repetitiva, pois boa parte do livro é composta por excertos de outros livros, seguidos de comentários sobre estes, o que na minha opinião vai tornando a leitura um tanto cansativa ao longo dos capítulos. No mais, é um bom livro.

EvaíOliveira 12/01/2023

É um livro interessante para quem gosta de livros e quer aprender a escrever, abordando os principais tópicos do assunto.

Dila 30/11/2022

Gostoso de ler
Gostei muito do livro. Tem questões, sem dúvidas, mas é didático, de leitura fluida e muito esclarecedor pra quem pretende escrever um dia. Prose nos convida a "deixar de lado" as questões culturais e sociais da literatura, o que é problemático em muitos sentidos e muitas frentes, mas faz uma análise literária muito precisa e certeira de várias obras. Gostei muito da leitura!

Helena Fraga 27/03/2022

Leitura atenta
O livro me despertou para a importância da leitura atenta, que a autora chama de close reading, sem pressa, refletindo e degustando o texto. Menos pressa e quantidade, mais compreensão, análise e reflexão sobre o que é lido.

Conforme a autora, "Deus está nos detalhes", que pode não ser percebido quando se lê apressadamente.

Naty 17/02/2022

Excelente
Ótimo livro para quem quer começar a escrever e não sabe por onde começar. Para quem ama livros e quer saber mais sobre suas construções. Não é um livro que te ensina como escrever porém te dá várias dicas e saberes citando experiências da própria autora Francine Prose (escritora e crítica literária) e trechos de obras renomadas da literatura. Por ser desta forma, o livro acaba sendo um lazer, uma diversão e não um livro didático chato de gramáticas e explicações. Adorei!

Filippe 30/01/2022

Brilhante
Este livro não ensina fórmulas, regras, padrões ou aponta direções especificadas para quem quer escrever. Ele vai muito além, ele nos mostra que o que já adoramos - a literatura - pode ser muito mias interessante, bela e estimulante do que já cremos.

Com seu "método" ? que nada mais é que lermos palavra por palavras e nos forçamos a entender por que elas foram colocadas ali ? de leitura minuciosa Francine vai aos clássicos, sim, aos clássicos e por que fazer diferente? Os clássicos não sobreviveram, 50, 60, 70, 100, 200! anos por acaso. Existe algo neles de atemporal que muitas vezes, também por não conseguirmos fazer está leitura atenta, não percebemos os motivos.

A partir da observação desses clássicos, ela nos mostra como podemos ler melhor e como podemos ter muito mais inspirações a partir de uma prática extremamente prazerosa para muitos dos que querem escrever: a leitura.

Francine faz até os mais amargurados sorrirem de novo para a literatura, e até o sujeito que nunca se interessou ter ideias para escrever.

Laura 02/01/2022

Muito Útil
O livro introduz conceitos importantes pra quem pretende escrever. A ideia da leitura atenta é muito importante pra quem quer extrair lições de grandes obras e pra ajudar na escolha das palavras e frases em nossos próprios trabalhos, além da atenção pra os detalhes e gestos que podem deixar nossas histórias mais significativas.
Outra lição essencial é a de que todas as "regras" de escrita, não são regras e já foram quebradas por todos os "grandes".
O capítulo no final do Moriconi ambientando as lições do livro para a literatura brasileira também é de imenso valor.
Enfim, recomendo muito o livro pra quem escreve e para qualquer leitor voraz que quer aproveitar melhor os livros.

1 | 2 | 3 | 4