Para Ler como um Escritor

Para Ler como um Escritor Francise Prose

Resenhas - Para ler como um escritor

1 | 2 | 3 | 4

Ju Silva 26/10/2021

Achei um livro bem útil pra quem quer que escrever, mesmo que por hobby. É bem explicado e tem diversos exemplos.

Maizena 05/08/2021

Interessante
Uma leitura um pouco cansativa, mas com dicas extremamente valiosas, juntamente de diversos exemplos de livros clássicos. Pretendo reler algum dia para uma leitura mais atenta e produtiva.

Yara Prado 29/07/2021

Uma leitura agradável, dinâmica e repleta de reflexões interessantes e análises bem estruturadas, realmente um livro que faz a diferença.

César Ricardo Meneghin 11/05/2021

Rico
Um livro com ótimos detalhes sobre textos clássicos e não tão conhecidos.
Minucias nos textos que farão qualquer pessoa se interessar por ler com profundidade.
Atenção, o posfácio é um tanto redundante e parece ter sido colocado lá para se lembrar que temos literatura de qualidade. Porém o autor deste posfácio não consegue manter o nível de esclarecimento de Francine Prose. E fica pior a emenda que o soneto.
Mas o livro é muito bom.
Bárbara Machado 11/01/2022minha estante
Exatamente o que senti, confesso que pulei o final do posfácio, achei longo e extremamente cansativo.

aafantis 28/03/2021

Um dos melhores sobre escrita criativa!
É a segunda vez que leio esse livro (dessa vez não me esqueci de colocar os marcadores rs). Sou apaixonada por ele, muito esclarecedor e inspirador em diversos sentidos.

Lincoln.Colla 21/02/2021

Uma leitura sobre o ato de ler.
Francine Prose traz em sua obra reflexões de uma vida como leitora e professora de escrita criativa. Muito mais do que uma mera didática do "como fazer", explica a importância da leitura atenta - close reading -, uma leitura que valoriza cada palavra, cada frase articulada e cada intuíto por meio destas; cada diálogo e tudo que encontra-se implícito ou julga-se subjetivo em um texto.
Nota-se o caminho inverso proposto pela autora do que hoje consome-se como literatura. Sua crítica ao estilo moderno - contar x mostrar -, e a implicância atual de que toda obra e autor deve entregar engajamento e cunho social à revelia da linguagem, é cirurgica. Prefere-se hoje algo politicamente relevante do que um texto bem escrito. Estaríamos, então, caminhando para o crepúsculo da linguagem culta em prol de meros contadores de estórias, onde Toltói e Austen seriam superados pela tia que escreveu 50 tons de cinza. Cito como exemplo desta nova era a moderna e ignominiosa releitura da obra de Howard Philip Lovevraft que busca ofuscar a genialidade do mestre americano julgando-o por sua obra supostamente racista e xenófoba, e como consequência, mudando pontos de vista de sua estória assumindo agora narradores negros. Em nenhum momento os críticos o veem como um precursor do gênero, um visionário que na década de 20 já utilizava recursos como o Plot Twist na novela O Caso de Charles Dexter Ward; ou mesmo o seu profundo respeito pela língua e pela escrita - com cada palavra em seu devido lugar.
Francine Prose é corajosa em assumir esta postura, e recoloca a boa literatura em seu lugar de destaque.

Flávia Menezes 15/02/2021

Um livro fantástico sobre a técnica do close reading.
Para quem espera um livro sobre técnica de escrita criativa, a obra de Francine Prose não lhe será a mais indicada. Porém, se você olhar mais de perto, e se deixar levar pelo que a autora tem para lhe mostrar, você é surpreendido com uma forma de leitura em que você suspende seus pré-conceitos, para poder observar e reconhecer o brilhantismo da técnica utilizada pelos autores de grandes clássicos.

Se propor a ler de forma a acompanhar cada detalhe do brilhantismo da escrita, já lhe proporciona um exercício árduo sobre a técnica da escrita criativa. É na aventura da leitura que os grandes clássicos foram concebidos. E isso se deu não porque os grandes autores precisavam seguir modelos, mas porque para ser aprendiz, precisamos definir os nossos mestres.

A única parte do livro que realmente achei um tanto desnecessária, foi o acréscimo de uma visão brasileira da técnica do close reading de Prose. Essa parte deixou a obra muito cansativa, e seria muito mais interessante se a técnica fosse trabalhada exclusivamente em uma obra voltada para a literatura brasileira, onde o autor pudesse se aprofundar mais. Porém, como acréscimo, confesso que não fez muito sentido para mim, pois se tornou apenas uma parte muito cansativa e muito repetitiva. Além do autor se deter muito na comparação entre países, o que, ao meu ver, não tem nada a ver com o intuito do livro.

Marilia 03/02/2021

Ajuda na Inspiração
A autora usa textos de autores clássicos para dar exemplos e dicas de construções textuais, citando dicas sobre personagens, detalhes, descrições, diálogos, entre outras.
Bom para dar inspiração para iniciar na escrota.

Andre24 13/12/2020

Ok
#desafioskoob 2020
9 de 12
Título correto: para ler como um escritor de língua inglesa.

Carol Vidal 30/11/2020

Essa leitura abriu meus olhos não só pra ler os livros de uma forma diferente, mas também meus próprios textos. Amei!

igsuehtam 20/09/2020

Para ele como escritor
Muito bom para conhecer autores, aprender a ler melhor prestando atenção em casa palavra. Vale muito a pena pelo posfácio escrito por um brasileiro. E ainda mais tem dicas de livros de fora e brasileiros.

olopessbruno 09/09/2020

Para ler além do texto.
Usando como exemplo trecho de grandes obras da literatura, Prose mostra como a leitura atenta pode revelar detalhes importantes do texto. Mesmo em nível frasal, muita informação pode ser passada, seja o histórico do personagem por meio da descrição do narrador, ou mesmo de sua personalidade por meio do diálogo.

Para ler como um escritor não é um manual, é um amontoado de experiências que a autora, que passou anos lecionando escrita criativa em universidades adquiriu. E exemplificando a leitura "como um escritor" com a ajuda de textos de grandes autores.

Dave 06/09/2020

Quantas ideias...
Serviu não só pra encorajar o escritor modesto que tá lá no fundo, escondido.

Mas também, e principalmente, enxergar a literatura de forma ainda mais profunda.

Grandes lições.

meninaloris 16/08/2020

Para Ler como um Escritor é realmente um guia de leitura consistente. Dividido em capítulos sobre cada aspecto que faz a história, tais como a palavra, a frase, o parágrafo, os personagens, a narração, a autora apresenta a técnica de "close reading", que consiste em ler cada palavra do texto, tanto com o que foi dito, mas principalmente pelo que não foi escrito.

A autora apresenta vários textos de autores consagrados, todavia não aqueles mais conhecidos, mas sim contos, o que eu achei muito interessante, já que eu sou muito fã de contos, mas não conhecia o trabalho de autores como Isaac Bábel, Tchecov, Heinrich von Kline, e o livro faz uma boa introdução a eles, porém sem dar spoiler, mantendo o interesse do leitor.

Minha única crítica é que autora escolheu muitos autores europeus e americanos, o que fechou um pouco a visão de literatura, entretanto, a edição brasileira traz um prefácio e um posfácio sobre literatura brasileira, o que foi uma ótima adição ao livro.

Por fim, digo que o livro cumpre a promessa de ser tanto um livro para escritores quanto para leitores, já que não é exatamente um guia de escrita, mas sim um apanhado de regras, as quais não são fechadas e a autora faz questão de dizer que não há certo ou errado quando se fala de literatura, somente o que dá certo em relação à linguagem e em relação à história.

1 | 2 | 3 | 4