Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Henry 15/04/2021

Um verdadeiro milagre termodinâmico
Enfim, tomei coragem e retirei Watchmen da prateleira para iniciar a leitura.

Seria algo repetitivo limitar-me a uma sinopse prolongada da história e abordar pequenos pontos que me chamaram a atenção. Dito isso, farei ao contrário, darei uma breve exposição da sinopse e falarei mais detalhadamente sobre o que me tocou. Deixando claro, TUDO QUE EU DIGO AQUI É DE MEU GOSTO, NÃO PARA FAZER MÉDIA COM O MAJORITÁRIO PÚBLICO QUE COLOCA WATCHMEN NO PÓDIO, mesmo eu entendendo o porquê.

Watchmen é uma HQ roteirizada pelo mago Alan Moore e desenhada por Dave Gibbons. A história gira em torno da cidade de Nova York sob os cuidados dos vigilantes mascarados. Apesar do grupo de "heróis" nacionalistas representarem a paz, o povo demonstra um sentimento de repulsa e medo dos vigilantes.

Inicialmente, quero ressaltar a escolha da paleta de cores. Dave Gibbons marcou um golaço! A utilização das cores passou a impressão de ser algo mais clássico e, mesmo que haja passagens temporais no decorrer da história, permanece sendo bem representada.

Alan Moore buscou criar uma HQ que abordasse qualquer tipo de tema complexo na humanidade, sendo alguns deles: Embates políticos entre o comunismo e capitalismo, a cultura do estupro que é intrinsecamente ligado ao machismo estrutural, a indiferença do ser humano para com o semelhante (inclusive o desprezo pela morte), traumas infantis, feminismo, racismo, dentre muitos e muitos outros da forma mais brilhante e orgânica possível.

Apesar dos temas pertinentes e os diálogos ricos terem sido grandes aspectos da obra, devo ressaltar que a condução em determinados capítulo se tornou arrastada para mim. Monótona, cansativa. Porém, eu entendo que isso seja uma característica da filosofia implementada que torna o quadrinho mais rico, mas para mim, acabou sendo uma barreira para que minha leitura não fluísse mais facilmente.

Rorschach e Ozymandias roubam as cenas e, na minha humilde opinião, são a alma dessa rica obra-prima. Personagens com ideologias e personalidades fortes, calculistas e desiguais aos demais.

A figura dos justiceiros mascarados é vista como um tipo de opressão, ou seja, extremamente mal vista e questionada pelo povo. Eles se classificam como protetores da sociedade, mas de quem eles estão protegendo essa gente, se num olhar mais amplo, eles são as verdadeiras ameaças. Daí a frase "Who watches the watchmen?" (Quem vigia os vigilantes?)

Finalmente, watchmen é uma obra prima, merece ser lida com atenção e refletida após o desfecho que, aliás, sem dúvidas alguma, é um dos maiores finais que já vi, em qualquer tipo de mídia, em roda minha vida. É duro e brilhante. Obra que ficará eternizada nos anais das histórias em quadrinhos.

Re-co-men-da-dís-si-mo!

Guilherme.Oliveira 30/03/2021

Alan Moore e seu desenvolvimento crítico e denso.
Sensacional, porém com final previsível.
O que não tira o primor da obra.

RORSCHACH é sensacional!

Alisson 26/03/2021

Uma HQ sem igual.
Após concluir a leitura desse quadrinho, me senti na necessidade de voltar no início e repetir tudo de novo, para conseguir captar tudo que essa história tem a oferecer (coisa que certamente farei em breve) e, mesmo assim, imagino que não conseguiria captar tudo.

A HQ nos leva a um mundo distorcido. Não um mundo colorido dos heróis escoteiros, mas um mundo cinza e sombrio, assim como alguns de seus "heróis".

Uma história complexa, riquíssima, com uma grande construção narrativa e um desenvolvimento de personagens sem igual.

Uma obra prima impecável do gênio Alan Moore e, com certeza, uma das HQ que mais me tocou.

renatodsp3 03/03/2021

Clássico absoluto
Nessa obra, o mago dos quadrinhos Alan Moore cria não só uma trama envolvente e riquíssima de detalhes como desconstrói o próprio gênero super-heróico. Leia com bastante atenção pois cada quadro, cada balão de texto e cada parágrafo de prosa servem à narrativa, numa forma primorosa de contar uma história de decadência de um mundo e do próprio ser humano. Em Watchmen, o mundo brilhante dos super-heróis encontra o cinza do mundo real. Recomendação máxima.

leandrobuas 01/03/2021

Obra-prima!
Uma das graphic novels mais influentes de todos os tempos e um eterno bestseller, watchmen só cresceu em estatura desde sua publicação original, como minissérie, em 1986. Esta edição de luxo, com capa dura, papel especial e formato diferenciado, traz a lendária saga escrita por alan moore e desenhada por dave gibbons, totalmente recolorida digitalmente por john higgings, o colorista original. Não apenas isso, o volume de 460 páginas também apresenta uma quantidade de extras jamais vista no brasil, trazendo trechos do roteiro original, esboços de gibbons, comentários sobre os personagens, textos dos criadores e mais. Uma edição primorosa que não pode faltar na estante de nenhum colecionador. O ano é 1985. Os estados unidos são uma nação totalitária e fechada, isolada do resto do mundo. A presença de arsenais nucleares e dos chamados super-heróis mantém um certo equilíbrio entre as forças do planeta. Até que o relógio do fim do mundo começa a marchar para a meia-noite e a raça humana para um abismo sem-fim. A sombria e inigualável trama tem início com ilusões paranoicas do supostamente insano herói rorschach, um dos watchmen que patrulhavam os eua décadas atrás. Mas ele estaria realmente insano ou na verdade teria descoberto uma sórdida conspiração para assassinar super-heróis -- ou, pior ainda, milhões de civis inocentes? fugindo da lei, rorschach junta-se a ex-companheiros do passado em uma desesperada tentativa de salvar suas próprias vidas. E o que acabam descobrindo, além de abalar suas estruturas, poderá alterar o próprio destino do planeta terra. Seguindo duas gerações de heróis mascarados, desde a segunda guerra até os tensos anos da guerra fria, surge esta pioneira epopeia de ódio, amor, reencontros impossíveis, grandes reviravoltas e muita ação, como só a criatividade de alan moore e dave gibbons poderia conceber. Watchmen foi considerada pela revista time uma das cem melhores obras em língua inglesa de todos os tempos.

Gabriel 23/02/2021

O que aconteceu com o sonho americano? Virou realidade... Você tá olhando pra ele...
Como falar do "Cidadão Kane" das HQ's, Alan Moore entrega o que para mim e para muitos e sua obra prima com a arte IMPECÁVEL de David Gibbons. Watchmen aborda o universo dos heróis de uma forma menos fantasiosa possível com personagens cheios de camadas e um final digno de explodir cabeças, assisti primeiro ao filme quando mais novo e mesmo sendo incrivelmente fiel a HQ o final é BEEEM diferente, porém com a mesma proposta, o que fez a minha experiência de leitura ser ainda melhor que o filme (Que é meu filme preferido de herois), com certeza virou a minha HQ favorita, recomendo infinitamente.

Brenner 08/02/2021

Apresenta um ótimo ponto de vista sobre a realidade dos heróis, mas pela fama e hype, esperava bem mais...

sharline 08/02/2021

revolucionário e impressionante
tenho muito interesse em assistir o filme e a série da hbo, mas antes resolvi ler o quadrinho que é um grande clássico. eu gostei bastante da experiência, gostei da narrativa e da construção dos personagens, o quadrinho em si é ótimo, só não dei nota máxima porque em alguns momentos >eu< achei bem arrastado, mas é algo bem pessoal.

recomendo a leitura, vale super a pena!

luizote 03/02/2021

"Nós todos somos marionetes, Laurie. A diferença é que eu enxergo minhas cordas"
Leitura ok. A obra foi revolucionária para a época, mas a temática dos heróis imperfeitos e a arbitrariedade do certo e errado já foi tão explorada na cultura pop hoje em dia que em algumas partes que senti a leitura meio cansativa. Além disso, a cultura incel mgtow channer que inunda a internet hoje me impede de sentir qualquer tipo de conexão com Rorschach e odiá-lo mais do que Alan Moore pretendia. No final das contas é uma hq com umna história boa.

Aresandio 26/01/2021

Uma das melhores quadrinhos que já li, o universo se watchamn foi muito bem calculado.

Aresandio 26/01/2021

Matheus 23/01/2021

“(...) e se contemplas o abismo, a ti o abismo também contempla”
Watchmen é uma graphic novel canônica roteirizada por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, cuja proposta é apresentar aos leitores, de forma realista, um mundo semelhante ao nosso, porém coabitado por heróis mascados e super-humanos. Na contramão das convenções narrativas mais rentáveis da época, Moore arquiteta uma trama focada em questões políticas e existenciais, na qual os supostos justiceiros precisam lidar com um mundo polarizado prestes a ser destruído por uma guerra nuclear.

A tensão global da Guerra Fria permeia todos os arcos da trama. Os EUA, uma bomba relógio prestes a “implodir”. Os avanços tecnológicos e bélicos atrelados à ascensão dos heróis, personificados principalmente na figura do Dr. Manhattan, criam uma atmosfera caótica no país, na qual poder e colapso se equilibram numa corda bamba. Nesse cenário, por consequência, não existem vilões ou mocinhos, à medida que os heróis, supostos paladinos da moral e da honra, se mostram tão amorais ou cruéis quanto seus antagonistas. O bem e o mal, tornam-se relativos, assim como o paradigma do tempo na era pós-Einsteiniana.

Se precisasse escolher o principal elemento que torna “Watchmen” inesquecível, diria que são seus personagens brilhantes. A essência e as contradições de cada um deles, em especial Rorschach, Ozymandias, Comediante e Dr. Manhattan, são o motor que torna o enredo da HQ tão profundo e fascinante. Enigmas ambulantes, de atitudes imprevisíveis, que a cada virada de página suscitam novas provocações. Eles são tudo, menos heróis convencionais: às vezes indiferentes, outras demasiadamente humanos.

Nas palavras do Ozymandias: “Meu novo mundo requer menos heroísmo óbvio”. E como não poderia ser diferente, o desfecho subverte expectativas, pintando uma irônica interrogação em nossa cara. Ao mesmo tempo catártico e sufocante, o encerramento dos arcos deixa o leitor com um gosto amargo na boca. Até onde você estaria disposto a ir para salvar a humanidade? E se a conquista de um mundo melhor exigir um cálculo utilitarista em que as vidas das pessoas estão em jogo? E afinal, até o derradeiro desfecho, estariam os heróis apenas alimentando uma máquina de violência e ressentimento com suas nobres missões? Essas foram algumas das perguntas que remanesceram comigo.

“Watchmen” é uma obra-prima em todos os sentidos. Leia.

Rubens.Ricardo 05/01/2021

Sensacional
Você ama e odeia a todos os personagens ao mesmo tempo, são vários "coringas" em uma só HQ expressando a humanidade a todo vapor a cada página virada. É difícil até de escolher um personagem preferido, as histórias são surpreendentes, diferente de tudo que já li. Salve Alan Moore.

Ross.Lopes 04/01/2021

Obra Prima
Realmente é tão bom quanto todo mundo fala. Todos os detalhes, personagens e elementos da história sao construídos de maneira maestral. O desfecho é genial, tudo é fantástico. Altamente recomendado.