Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Icaro.Morbeck 13/10/2023

O suprassumo da nona arte
Watchmen não se trata apenas de um dos melhores quadrinhos que já li, mas uma das mais incríveis experiências literárias que já tive. Cada página que passava me fazia apreciar o cuidado minuscioso que foi tido com essa história, e isso me deixavam em êxtase. Os capítulos são tão ricos em conteúdo, e a narrativa tão cheia de personalidade é o que eleva o patamar desta obra para um nível inigualável.

A maneira como Alan Moore e Dave Gibbons compoêm os planos e quadros possui uma virtude cinematográfica. A dupla tem conhecimento de como um plano influencia diretamente no seguinte, e fazem cortes motovados em favor da narrativa, que
manipulam de maneira inteligente e criativa. Isso, faz com que os dois aproveitem tudo do que a mídia dos quadrinhos pode oferecer.

É brilhante a maneira como os quadros, embora mostrem duas cenas paralelas, fazem uso dos diálogos e dos balões de pensamento para comumicar uma mesma ideia, em conjunto com a ilustração. Dessa forma, a frase sendo dita em uma cena, faz
completo sentido quando inserida no contexto da outra.

A coesão na obra de Alan Moore é algo para se inspirar. Sua história foi tão bem elaborada, que o leitor constantemente se encontra tentado a voltar à capítulos anteriores em busca dos detalhes perdidos que, só foram ganhar maior relevância depois na história. Isso torna as cenas muito mais significativas e completas. Me vi fazendo isso até a última página.

Ana Paula 07/10/2023

Até hoje, li poucas HQs na minha vida. Li Maus, li uma ou outra edição de HQs de super-heroi. Mas Watchmen e Sandman eram duas histórias que sempre estiveram na minha lista de leitura, e eu apenas esperava uma oportunidade para lê-las. A oportunidade de ler Watchmen chegou quando saiu uma promoção de queima de estoque na submarino em que consegui comprar por 5,99.
Senti uma certa estranheza no início da história. Sou acostumada a ler livro em prosa, com descrições e diálogos e ambientações narradas. De certa forma, ter de absorver contextos e cenários e trejeitos pelas ilustrações foi um grande desafio inicialmente. Por volta da página 100 já tinha me acostumado, entretanto.
A história de Watchmen é muito bem contada, bem amarrada, bem planejada. Mesmo em uma primeira leitura, vários detalhes se entrelaçam e fazem sentido no fim de uma forma única. Acredito que em uma releitura esses aspectos vão encantar ainda mais.
As facetas reais que são atribuídas aos personagens, a esses vigilantes, a organização governamental e os desdobramentos de todos os acontecimentos no cenário político e social é simplesmente um show a parte. A perspicácia de Alan Moore e o toque de Dave Gibbons nas ilustrações me deram calafrios em diversos momentos da leitura.
Uma narrativa um tanto quanto diferente sobre a perspectiva de vigilantes que consegue cativar, preocupar e chocar ao mesmo tempo.
Essa edição por si só é um espetáculo: capa dura, com as cores das ilustrações muito vívidas, organização dos capítulos e o conteúdo extra no final sobre o planejamento da história que só enriquecem a obra.
De forma geral, uma experiência única de leitura. Mal posso esperar para me aventurar no mundo das HQs novamente, dessa vez, será com Sandman.

Renan 29/09/2023

Claramente uma das melhores hqs que já li, não só pelo roteiro da historia em si, mas a própria arte e alguns detalhes da edição (a cada capítulo tem uma página que os divide com uma imagem de um relógio na parte inferior e na superior um ?sangue? que escorre e vai aumentando a cada capítulo, conforme a história avança) que tornam a experiência da leitura muito gratificante.

Eu não conhecia a história completamente, sabia de trechos, conhecia alguns personagens, mas nada disso atrapalhou a leitura. Inclusive na edição que li tem alguns textos extras no final explicando detalhadamente sobre eles e o todo universo envolvido. Enfim, agora pretendo ver a série da hbo que me disseram que é legal (aparentemente tem um filme que não é tão legal e disseram pra evitar). Leitura divertida, recomendo.

Jessica Alves 09/09/2023

Quem vigia os vigilantes?
Se tivéssemos heróis, como seria o mundo, a sociedade? E se aparecesse um super herói, com super poderes, o que aconteceria? Ao longo do quadrinho vamos tendo vários questionamentos a respeito disso, a respeito da sociedade imersa nesse sistema. O quadrinho mostra as problemáticas, de maneira nua e crua, nos fazendo refletir e entender o lado de vários personagens.

pazuzuls 05/09/2023

Olha eu já vi muita gente reclamar do final de Watchmen e agora lendo tudo eu entendo muito o motivo, honestamente e lembrou um filme infantil da Disney chamado “Bolt - o supercão”. Talvez pra época deve ter sido inovador (ou não, não sei), mas eu sinceramente achei um final ingênuo demais pra uma obra tão… Complexa? Com muita ruindade? Não sei se vou conseguir me expressar direito.

Mas de qualquer forma, eu gostei muito de Watchmen, já é a terceira vez que leio, porém a primeira que consigo chegar até o final (infelizmente a faculdade me impediu de ler tudo das outras vezes) e gostei muito, mesmo que a história perca um pouco o ritmo mais ou menos nos 2-3 últimos volumes.

Danilo 29/08/2023

Ninguém está no controle, o mundo está à deriva.
"Watchmen" é uma HQ escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, trazendo à tona uma arte detalhada que se funde a um roteiro complexo e profundo.
Publicada entre 1986 e 1987, ela revolucionou o gênero de super-heróis, pois existe o mundo dos super-heróis antes e depois de Watchmen, isso se deve ao fato da HQ explorar e enfatizar temas bem mais complexos como moralidade, política, conflitos internos, traumas e variações de identidade. Tudo isso em meio a uma trama que segue um grupo de vigilantes aposentados e proibidos de exercer suas funções, em um mundo alternativo, onde a Guerra Fria pende para um possível confronto nuclear.

Com uma narrativa não linear e personagens que vão ganhando profundidade à medida que a trama se desenrola, "Watchmen" desconstrói a imagem tradicional dos super-heróis, focando e analisando as imperfeições dos mesmos, assim como seu reflexo na sociedade como um todo.
Em resumo, "Watchmen" é uma obra-prima que desafia as normas do gênero, examinando a complexidade humana, a ética e o poder. Com várias citações marcantes e uma arte que consegue criar uma sequência de quadros que dizem mais do que páginas inteiras de prosa. A propósito, a estética visual de "Watchmen" é uma parte crucial de sua identidade, que contribuiu muito para obra continuar sendo uma referência essencial para a história dos quadrinhos e da cultura pop.

Tião S3 27/08/2023

"O relógio do juízo final"
Watchman é sem dúvidas uma das melhores histórias em quadrinhos já escritas, por mais que ache uma obra um pouco superestimada, ela merece sim toda a fama e renome que possue, trabalhando o puro suco da sociedade norte-americana nos anos 80 durante a guerra fria, somado a um contexto de super heróis bem podre e realista, muito da grandeza dessa obra se vale da sua arte, fantástico, uma obra prima que se dá a essência e se mescla como ponto fundamental dessa grande obra.

Gabe_Yoda 18/08/2023

Crème de la crème dos quadrinhos
As vezes falar de uma coisa que você gosta, se mostra uma tarefa difícil. Não por falta de motivos, mas justamente por sua grande quantidade. Como se a sua fala não fosse capaz de exprimir de forma digna aquilo que significou tanto para você. E de certa maneira, eu me vejo nessa situação com o Watchmen.

Minha espectativa era alta. Claro, não poderia esperar pouco de um dos quadrinhos mais clássicos. Mesmo assim, já havia lido e visto clássicos que foram apenas bons. Conseguia reconhecer o que os davam o título, mas não me impressionava. Fico feliz de Watchmen superar minha espectativa.

Não exagero ao dizer que são muitos os detalhes que fazem essa obra excelente. Mas, como este meu texto deve ser relativamente curto, vou tentar só passar uma visão geral. Uma Review Pocket:

Uma narrativa inteligente que discute diversas temáticas complexas de forma orgânica: moral, ética, política, humanidade. Com um ritmo adequado e personagens bem construídos. Sem dúvidas o melhor jeito possível de iniciar a onda de entretenimento com temática "heróis mais realistas".

Recomendo.

Alessandro.Aguilera 15/08/2023

Fantástica
Que HQ fantástica Alan Moore escreve aqui. Que história e que personagens ele criou. Uma das melhores HQ escrita... uma obra de arte!

Marcelo573 10/08/2023

Uma das coisas mais densas que ja li na vida.
Não tenho muitas palavras para definir o que é Watchmen, e menos ainda o porque ele é tão bom. Me deixou estramente pensativo, empolgado em alguns momentos e chocado em outros. Não é uma leirura indicada para quem esta começando a ler quadrinhos ou quem não conhece nada de super-heróis, mas se você gosta do gênero e ja esta familiarizado com suas convenções, leia imediatamente.

_lendogibi 02/08/2023

Obra máxima do grande Alan Moore, esse quadrinho dispensa comentários e apresentações.

Todo mundo que gosta da nona arte precisa ler e reler sempre que possível.

Richelle 25/07/2023

Completamente chocada com todo o enredo, criatividade, estória e principalmente com os personagens. Adorei!

emclara 19/07/2023

"No fim? Nada chega ao fim..."
? // ?

Watchmen é fascinante e alucinante. É uma obra que te prende e te afunda em um universo incrível, mas também desprezível.

Somos apresentados não só aos Estados Unidos de 1985, com sua população temendo uma guerra e vigilantes sendo assassinados, como também a seus aspectos políticos, sociais e a forma como cada um vê esse caos, seja a visão de um jornaleiro sem nome ou a do homem mais inteligente do mundo.

Também preciso elogiar o trabalho de Dave Gibbons e John Higgins. O uso do vermelho e amarelo ao longo dos capítulos é espetacular! A iluminação e os planos são muito bem pensados, amava quando destacavam, de forma singela, pequenos detalhes ou personagens, como se a obra dissesse: "Ei, preste atenção! Isso é importante".

As partes finais dos capítulos acrescentavam muito na história. Eu adorei ler a autobiografia "Sob O Capuz", as fichas de Rorschach, o livro de recortes de Sally e as entrevistas. Obrigado por isso, Alan Moore!
WalterGoncalves 19/07/2023minha estante
? Obra prima!
5 estrelas ?????

Carlos770 17/07/2023

Como acabar com a Guerra Fria for dummies
Obra máxima do inglês AlaMó (e, segundo alguns, dos quadrinhos), Watchmen é clássico até dizer chega. As oito primeiras edições beiram a perfeição. Acho que a coisa perde um pouco o gás no último quarto (nºs 10-12), mas é impossível negar que é um final criativo e marcante, embora um pouco ingênuo.

Davi Vieira 14/07/2023

Incrível!!!
Quadrinho muito bem escrito e amarrado, me fez voltar várias páginas algumas vezes para ver coisas que deixei passar kkkk, heróis quebrados e complexos, mundo "acabado" e vários temas em cada personagem, uma ótima leitura, um pouco cansativa nas partes de texto corrido, mas q agregaram no "mundo" que estamos lendo, muito bom.