Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

The Alchemist 20/12/2022

A Magnus opus do que talvez seja, o maior quadrinista que já escreveu histórias de super-herói.
Uma trama com várias sub-histórias densas e complexas (como por exemplo "os contos do cargueiro negro", uma série de histórias narrada por uma personagem, que são extremamente imersivas, e nem foram citadas na sua adaptação para o cinema, em 2009.), num universo de pessoas com morais dúbias, e desejos obscuros.
Mais de 30 anos de sua primeira edição, os temas de Watchmen são discutidos até hoje.

Nan 18/12/2022

Atual até hoje
O que mais me chama atenção nessa história é o ambiente criado pelo gênio Alan Moore, onde ele mistura guerra fria com um cenário totalmente atípico onde heróis e vilões mascarados surgem na vida normal de uma forma totalmente comum..o plot twist no final também segue sendo um dos melhores já feitos até hoje!!

Yann Almeida 14/12/2022

Merecedor de todos os elogios
Eu já sabia que watchmen era grandioso, e é, mas o que mais me chamou atenção foi como a narrativa se desenvolveu.

Feito com calma e sem pressa, utilizando "arquivos" e handouts nos finais de capitulo para dar profundidade aos personagens e ao mundo como um todo, foi uma agradável surpresa ver que não é preciso ir muito longe para entender os personagens e parte de suas motivações.

Marcos 10/12/2022

Quem vigia os vigilantes
Quem vigia a justiça quando a própria é uma instituição corrupta, ideológica ou defensora de uma classe dominante? E quem vigia as pessoas que fazem justiça com as próprias mãos ou são os representantes do Estado que possui o monopólio da força? Essa é a questão de Watchmen.
Achei interessante como os dramas e paradoxos da HQ se relacionaram bem com os últimos livros que li e estou lendo no grupo de leitura (Do Contrato Social do Rousseau e O Processo do Kafka). Recomendo fazer essas três leituras em conjunto, inclusive.

Jasmyn 03/12/2022

É tudo o que dizem e muito mais
Talvez essa seja minha última leitura finalizada desse ano, e digo com tranquilidade que foi uma boa escolha, pois irei finalizar com chave de ouro um ano em que consumi muito conteúdo literário de qualidade.

É sensacional, lotado de conteúdo de todos os tipos, críticas e críticas escancaradas na nossa cara, sem medo de tocar em qualquer assunto, sem medo de dar opinião. Com TODA a certeza irei reler pq tem muito conteúdo, o texto, as artes, juntos e separados trazem tanta coisa, fora o final de cada issue/capítulo q acrescentam ainda mais.
Simplesmente incrível

EduardoCDias 13/11/2022

Maçante
Não é o tipo de estória que gosto e foi um tanto quanto maçante chegar ao final. Não entendo tanta crítica excelente.

Regis 04/11/2022

"Não enfrentes monstros sob pena de te tornares um deles..."
Relendo Watchmen após anos, percebo que continuo me sentindo encantada com a escrita do Alan Moore, as cores do John Higgins e a arte do Dave Gibbons. Lembro como essa história em quadrinhos mexeu comigo e vejo que nada mudou.
Adoro o roteiro e a arte me encanta!

A beleza da construção dos personagens a deferência do enredo principal se interligando com os subenredos com perícia e excesso de cuidado.
A história vai crescendo e chegando ao auge da paranoia, você sente o caos se instalando e se tornando insustentável, como se os céus carregados estivessem a ponto de se romper e liberar a maior de todas as tempestades. Quando termina o capítulo onze, o olho do furacão se abre e os ventos estão prontos para deixar tudo de cabeça para baixo. Mas antes que aconteça, por um breve instante, tudo parece inerte.
O autor se expressa de modo grandioso a cada quadro, e encerra tudo suntuosamente. Deixando para trás  uma rica discussão sobre a ética punitiva  de Rorscharch e o utilitarismo de Ozymandias.

Ozymandias com sua lógica utilitarista, sua paz alicerçada na mentira e no sacrifício de milhões, acredita (com seu ego megalomaníaco), que o fim justifica os meios: "Duas superpotências desistindo da guerra (EUA e URSS). Eu salvei a terra do inferno. Nós salvamos (...). Agora podemos voltar a cumprir nosso dever."
Vê o mundo como um organismo a ser controlado por ele.

Enquanto, Rorscharch segue o princípio simples de que: O mal deve ser punido.
Ele está sempre em busca da ordem moral, da justiça.
"O nosso dever é fazer justiça, todos vão saber o que você fez!"

Rorscharch morre por entender o que seus companheiros não entendiam: Não é necessário viver, mas é preciso que, enquanto vivemos, o façamos com honra.

E entre os dois temos o Dr. Manhattan, um personagem profundo, niilista, um deus, "Deus existe e ele é americano". A verdadeira bomba atômica com poderes divinos, que provoca seu próprio dilúvio ao abraçar a paz mentirosa de Ozymandias.
Todo o poder, a fala mansa e postura meditativa de Jon, causam ao leitor uma sensação de devastação, um sentimento de insignificância diante do personagem.
E tem algo na ideia de que a Espectral é seu único elo emocional com o mundo que me deixa desconfortável. Afinal antes de ser desintegrado ele era tão humano quanto qualquer um.

Ainda temos o Comediante, a Espectral, o Coruja e outros, mas escolhi falar apenas dos que realmente me causaram impacto e que voltam a minha memória com mais frequência quando debato sobre a história nas rodas de amigos ou penso sobre ela.

Alan Moore criou um estranho panteão de seres extraordinários que vão continuar ecoando em minha memória.
Essa Graphic Novel arrebata o leitor mostrando que uma história em quadrinhos pode ser tão profunda e importante quanto o romance mais célebre.

É uma leitura maravilhosa! Recomendo muitíssimo.

Obs: Adrian diz que o único ser com quem sentia afinidade era Alexandre da Macedônia, foi de onde ele tirou sua visão de mundo unificado.
Seu nome de herói:  "Ozymandias", foi o apelido dado pelos gregos a Ramsés II, o mais poderoso faraó do antigo Egito.
Indico a leitura do soneto de P. B. Shelley - Ozymandias. Ele evidencia bem onde toda megalomanía e ambição de grandeza desmedida termina.
Cleber 04/11/2022minha estante
Que resenha incrível! Também adoro essa hq

Léo 04/11/2022minha estante
Espetacular sua resenha Regis! Deu vontade de reler a hq agora.

HenryClerval 04/11/2022minha estante
Lendo essa resenha fantástica, confesso que deu saudade dessa HQ. Você está de parabéns, como sempre. Suas resenhas me fazem desejar ter tempo para todas essas leituras. ???

Obrigada, Cleber! ?
E você tem bom gosto, essa HQ é ótima.

Regis 05/11/2022minha estante
Obrigada, Léo! Reler histórias que amamos faz parte da vida de leitor. ??

Regis 05/11/2022minha estante
Obrigada, por suas palavras, Leandro! ?
Também adoraria ter mais tempo para mergulhar nas minhas leituras favoritas.

Panda Paladino 21/12/2022minha estante
Além de adorar a forma com que resumiu a grandeza de Watchmen em palavras de um jeito que eu só posso sonhar em fazer, curti especificamente quando ao falar sobre Ozymandias você usa a referência do Moore sobre o personagem nos extras da HQ. Muito atencioso.

Regis 01/12/2023minha estante
Muitíssimo obrigada, Paladino. ??

Adrya.Jordanaa 23/10/2022

Watchmen
Watchmen é uma história que possibilita múltiplas interpretações, graças ao seu caráter ambíguo, seu valor histórico, suas sub-tramas e aos paralelos que faz com a realidade contemporânea. Estes fatores tornam a sua leitura muito rica e uma das melhores coisas que Alan Moore criou.

Amanda Zanella 10/10/2022

Boa leitura
No geral gostei bastante. Mas confesso que alguns núcleos achei bem chatinho.
Rorschach melhor personagem.

IzaF. 08/10/2022

Minha HQ favorita!
Meu deus, artes incriveis, falas incriveis, é perceptível que nenhum personagem esta 100% bem, mas mesmo assim você consegue sentir empatia pela falta humanitária de alguns.

Gustavo 16/09/2022

Leia o quanto antes
é simplesmente impecavel o que o Alan Moore conseguiu fazer, historia complexa, muito boa e que é muito atual apesar do tempo que foi publicada. simplesmente impecavel