Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Mhery 05/03/2020

A leitura dessa HQ foi uma experiência diferente para mim, pois não tenho o hábito de ler histórias em quadrinhos ocidentais, e sim orientais, os mangás. Diferenças a parte, o plot da história é bom, diferente do que nos habituamos a ver em histórias de super heróis. Várias problemáticas presentes no contexto de histórias desse segmento são discutidas em "Watchmen". São pontos muito interessantes que eu não havia pensado anteriormente nessas possibilidades. Entretanto, achei a leitura um pouco lenta, talvez? Não sei se essa é a melhor palavra. Uma característica da história que faz com que ela fique mais densa e ao mesmo tempo com mais "paradas" do roteiro original são os textos. Li os que estavam presentes até o meio da história principal, pois não estava tão motivada assim para ler eles. Apesar dessa minha escolha, acredito que é interessante lê-los, pois como disse agrega na história principal, não em pontos cruciais, mas como adendo. Outra criação que agrega e se desenvolve em paralelo à história principal é a HQ que o menino lê durante a história, que nos é demonstrada também. Achei a história mais ou menos, mas não parei para refletir muito sobre também.

No fim das contas, eu só queria acabar logo a HQ, visto que já assisti o filme, então meio que já sabia da história. Não gosto de ver a adaptação antes por conta disso, fico ansiosa para acabar logo... Enfim, achei o final interessantíssimo, diverge do filme, e trás muita reflexão. Os personagens tem características bem diferentes, então nem sempre convergem entre si nas decisões, e cada um tem opiniões e formas diferentes de impor a justiça. Eles são outro ponto muito interessante da história.

No fim das contas, até a metade da história achei bastante arrastado (apesar dos inegáveis méritos da história), e o final me surpreendeu bastante. Até o meio, eu daria 3 estrelas, mas o final mudou minha decisão, por conta disso foi 4 estrelas.

Maria14598 21/03/2020

É um quadrinho fantástico, fiquei super feliz quando um amigo me emprestou para ler, eu realmente recomendo

Aresandio 26/01/2021

Uma das melhores quadrinhos que já li, o universo se watchamn foi muito bem calculado.

Jessica Moraes 12/05/2023

Já tinha visto algumas passagens dessa história, mas ler tudo do comeco ao fim foi uma boa experiência.
Essa edição está muito linda, realmente vale o valor.

Vinicius 23/08/2022

5 minutos para meia-noite
O que falar de uma das melhores obras não só das histórias em quadrinhos, mas da história? Bom, igual na música de Uma Aventura Lego: "tudo é incrível...".

Julio.Dinis 14/03/2020

Não sei muito bem o que dizer
Como todo clássico tem muita coisa inovadora e criativa ao extremo. Muita simbologia e a história é contada de um jeito não-convencional. É um comic book que está na cara que tem qualidade, mas que foram poucos os momentos em que eu fiquei realmente impressionado.

Cirne 25/09/2020

"Quem vigia os vigilantes?"
Mais de três décadas depois da publicação, "Watchmen" segue brilhante. Sua linguagem e construção de narrativa impressionam a cada página, sendo praticamente o storyboard de um longa-metragem. Aliás, Zack Snyder fez poucas mudanças ao realizar sua fiel adaptação da obra para o cinema.

Porém, nem tudo é perfeito. O ritmo da história oscila bastante, principalmente quando mescla com uma subtrama envolvendo um pirata ou diálogos entre um garoto e um jornaleiro. Mas, isso não é nada comparado aos problemas mais sérios de "Watchmen", que recaem no viés preconceituoso, tanto gordo quanto homofóbico. Mesmo que por vezes seja proferido pelo questionável Rorschach, o roteiro parece que valida esses argumentos. Outro equívoco grave é a romantização de um estupro, sendo no mínimo revoltante.

Para além dessas questões, que podem ser amenizadas pelo contexto histórico, "Watchmen" é uma obra-prima, uma vez que sua atmosfera steam punk, o teor urgente de mudança política e os dramas humanos são atemporais. Mais que uma HQ clássica sobre super-heróis, é uma reflexão sombria e melancólica sobre a humanidade.

site: Mais sobre literatura, cinema, seriados e pensamentos diversos em www.cultpopmax.blogspot.com ;)

Gilberto.Junior 30/06/2022

A melhor HQ de todos os tempos.
Watchmen é perfeita em todos os sentidos. A melhor HQ de todos os tempos fácil. O roteiro dessa HQ é de uma perfeição assustadora.

KauanGama 25/04/2022

Simplesmente sou incapaz de comentar sobre essa graphic novel sem deixar centenas de coisas importantes de lado. Só lendo para saber o quão genial ela é!

Lucas.Alves 02/04/2020

Não esperava menos que isso
Bom... Quando todo mundo falava de Watchmen e eu não havia lido eu ficava pensando "não é isso tudo". A questão talvez seja que se você lê o quadrinho apenas uma vez talvez não ache tudo isso mesmo (mas não é que seja ruim. É que leva tempo para entender todas as camadas. E mesmo assim até hoje acho que não entendi). Se você for ler essa obra leia com calma e mais de uma vez. Você irá se surpreender.

Yann Almeida 14/12/2022

Merecedor de todos os elogios
Eu já sabia que watchmen era grandioso, e é, mas o que mais me chamou atenção foi como a narrativa se desenvolveu.

Feito com calma e sem pressa, utilizando "arquivos" e handouts nos finais de capitulo para dar profundidade aos personagens e ao mundo como um todo, foi uma agradável surpresa ver que não é preciso ir muito longe para entender os personagens e parte de suas motivações.

tyler.costa 18/07/2022

Obra prima suprema dos quadrinhos
Simplesmente a maior obra de toda história da mídia. Alan Moore disseca psicologicamente alguns dos personagens mais bem feitos em qualquer obra já produzida. Um mergulho político e social com um roteiro que somente o mago das palavras poderia ter feito.
Se nunca leu, leia imediatamente

Laiz 10/02/2020

- quem vigia os vigilantes?
- gosto do ozymandias em vez de ficar explicando as coisas ele faz jus a fama de homem mais inteligente do mundo e AGE em vez de perder tempo com conversinha
- roscharch meu favorito ♥