Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

mystxxrio0 22/09/2021

Sensacional
Watchmen sempre foi um de meus filmes preferidos, e somente agora tive a oportunidade de ler a HQ que o inspirou. Mesmo sabendo de tudo (ou quase tudo, pois o filme e a HQ tem finais diferentes) que vai acontecer, a história prende você do início ao fim. É uma narrativa que, além de tudo, desconstrói a imagem de super-heróis perfeitos ao nos trazer heróis que são, antes de qualquer coisa, humanos propensos ao erro e a defeitos. Embora escrita no final da década de 80, a história e as críticas feitas pelo autor continuam atuais até hoje.

Mey 27/07/2020

Já faz algum tempo que as histórias de super-heróis não me conquistam mais, acho todas muito absurdas e sempre com os mesmos desfechos. Até mesmo heróis que eu já cheguei a gostar, não fazem mais meus olhos brilharem, mas esse não é o problema de "Watchmen". Conheci a história dos vigilantes em 2009, com o lançamento do filme, fiquei fascinada e sempre desejei ler a HQ, afinal, sou uma fã alucinada das obras do Alan Moore, mas só agora em 2020 eu fui ler a história original. E que experiência maravilhosa.

"Watchmen" vai acompanhar a história de um grupo de vigilantes que combateram o crime, mas desde a implementação da Lei Keene eles resolveram se aposentar. A história começa com a morte de um deles, o Comediante, que apesar de ser considerado um "herói" era um homem muito controverso. Esse assassinato chama a atenção de Roschach, também um antigo vigilante, que passa a investigar a morte de vários outros super-heróis.

Apesar de serem considerados "super-heróis", os vigilantes não possuem poderes e nem são modelos de boa conduta. Todos os membros dos homens minuto são cheio de problemas, traumas, frustrações, segredos e tristezas. Por trás do traje e da máscara há um ser humano, sem poderes, apenas com o desejo pela fama de herói. E o único deles que tem mesmo poderes de super-herói, não se interessa pela vida mundana.

Alan Moore traz uma discussão profunda em sua história, a HQ não é sobre ser herói, é sobre a necessidade de querer salvar a humanidade, mas será que a humanidade quer ser salva? Parece que não, porque os anos passam e novos vilões surgem, novas guerras e confrontos são travados. O final feliz não existe, enquanto a terra for dominada por seres humanos.

Mesmo sabendo tudo que iria acontecer, porque já vi o filme, eu me surpreendi com quão bem construída é a história de "Watchmen", como nada está ali por acaso, tem um porquê e no final tudo será costurado em uma trama bem feita. Que delícia ler histórias como essas, em que os heróis não tem que combater o mal, mas os próprios medos. Leitura mais que obrigatória!

site: https://agoraqueeusoucritica.blogspot.com/2020/07/resenha-watchmen.html

Sra Spider Girl 16/06/2022

Um dos favoritos
Essa hq se encontra no meu top 5, fácil! Amei e quero super ler de novo, porém tenho uma lista enorme de livros e hqs na frente hahahaha tenho um carinho enorme pela hq. Não vendo e não troco!! ?

Beeyond 01/11/2020

Obra-Prima
Simplesmente um obra prima, desde o seu roteiro pelo gênio Alan Moore e com as ilustrações lindas do Dave Gibbons. Essa obra é incrível, Recomendo a todo mundo que gosta de quadrinhos ou quer entrar nesse mundo das HQ's. Simplesmente perfeito

Lucas 10/12/2020

A melhor graphic novel de todos os tempos.
Alan Moore é genial. Watchmen é uma subversão dos heróis, transpostos para a realidade do nosso mundo, trazendo uma abordagem filosófica das mais diversas linhas, com personagens cheios de camadas, complexos, falhos e contraditórios. É uma história para ler e reler. Simplesmente sensacional!

Tamiris 18/12/2020

Essa foi a terceira vez que comecei a ler Watchmen, e não sei por quê, mas foi a primeira vez que terminei. Eu sempre parava na parte em que Jon vai para Marte e narra acontecimentos de tempos diferentes de forma a nos fazer entender perfeitamente como ele percebe o tempo. Eu nunca conseguia passar daí, como se nada pudesse ser tão incrível e prosseguir fosse... Não uma perda de tempo, mas quando uma história chega ao topo, o único caminho é para baixo. A qualidade de Watchmen nunca vai para baixo. É uma constante de momentos intrigantes e perfeitamente amarrados, de forma que é impossível decidir qual parte é a melhor.

Larissa 30/12/2020

Obra prima
Como eu amo essa história! Ahhh, não sei se gostei mais que o filme porque o vi antes, mas realmente o synder soube executar perfeitamente.

Nalva 23/02/2023

Homem tv, vigia, relojoeiro e afins
Tudo cronometrado e bem definido.
Até a metade do livro os fios são soltos para que possam ser amarrados na segunda metade.
O final tem um bom fechamento e o autor trás muitas reflexões pertinentes ao longo de toda a obra.
Nos últimos capítulos pensei mesmo em 1984 do Orwell, e não me surpreendeu o "pós créditos" do autor o mencionar.

Enfim, recomendo a leitura

Felipe 18/02/2020

Um marco na história das produções de quadrinhos e narrativa. Instigante do início ao fim, com um quê de história de detetives, Watchmen traz críticas a uma sociedade na beira de uma guerra nuclear.

anicca 22/02/2020

Primeiramente, caraca!
Watchmen figura entre as graphic novels mais prestigiadas e cobiçadas do mundo e também passeia por listas de preferidos e de livros para conhecer antes de morrer. O fato é que é uma obra tão farta que uma só leitura jamais poderia abarcar sua genialidade. O que esperar além de excelência quando se tem o Alan Moore em cena, não é mesmo?

Em termos gerais, uma primeira leitura se deve ao ímpeto de resolver um mistério já estabelecido nas primeiras páginas. E, enquanto essa questão vai sendo esclarecida, percebemos que é fundamental nos aprofundar na complexidade dos personagens, nos aventurar na jornada do dr. Manhattan e acompanhar mais de perto a fria loucura de Rorschach.

São inúmeras camadas a desbravar, prepare-se para se sentir numa expedição pelas florestas tropicais brasileiras, repletas de peçonha e, por outro lado (ou ao mesmo tempo), de agradáveis (ou indigestas) surpresas.

As críticas sociais e geopolíticas são parte intrínseca de Watchmen, são sua essência e pilar. O existencialismo escorre das páginas e embebe a mente do leitor. E seu legado não poderia ser diferente, visto que proporciona todo tipo de reflexão e incentiva fortemente o espírito crítico nas pessoas, de modo orgânico e visceral, quase catártico.

Por último, Watchmen vale a pena não só pelo que se propõe a discutir, pois a arte também é fenomenal. Tudo nos quadrinhos conta uma história: a feição dos personagens, a ambientação nos planos de fundo, os trechos de documentos entre os capítulos, o próprio contexto, enfim... (o diabo está nos detalhes). É absurdamente crível e palpável, uma experiência imersiva que poucas obras conseguem oferecer.

Afinal, "Quem vigia os vigilantes?"

DaniBooks 24/02/2020

Watchmen
A leitura dessa HQ foi bem cansativa, para mim. Aqui, temos o assassinato de membros de um antigo grupo de heróis mascarados e a busca do autor dessas mortes.

Temos também nosso primeiro homem com super poderes: o Dr. Manhattan - responsável pela manutenção da paz nos tempos da Guerra Fria.

A paranoia e o medo gerados pela tensão de uma possível guerra nuclear entre EUA e URSS, durante o período da Guerra Fria, é o que gera todo o enredo.

O pessimismo, o pânico e a angústia perpassam toda a história. O tom é fatalista e desesperançoso.

O ritmo dessa história, para mim, é lento. Parece uma grande colcha de retalhos sem um fio condutor claro. Até metade da leitura, ainda não estava nítido o mote da história. Pareceu, para mim, que o desenvolvimento estava cheio de momentos para ?encher linguiça? até chegar ao clímax.

Ao final de cada volume, havia textos cujo objetivo seria acrescentar informações sobre os personagens e sobre o enredo. Esses textos são extensos, cansativos e, em sua maioria, desnecessários. Eles quebram o ritmo de leitura de uma HQ, que, por suas características, possuem um ritmo mais intenso.

O super-herói, Dr. Manhattan, não tem participação efetiva em momento algum. Na verdade, ele não efetua nenhuma ação relevante para o enredo.

Toda a questão do clima que pairava sobre as cabeças das pessoas durante a Guerra Fria foi bem explorado. O final teve um plot interessante, porém não chegou a engrandecer tanto a história.

Enfim, foi uma decepção para mim, já que havia ouvido só elogios sobre essa HQ. Eu já li V de Vingança, também de Alan Moore, e amei. Iniciei essa leitura com altas expectativas e foi frustrante. Uma experiência de leitura razoável e só.

Luanderson 09/03/2020

Ótimo!
Apesar de ser uma HQ, e eu achar que a leitura fosse ser rápida, demorei mais do que queria. A história é muito densa, mas de um jeito bom. Recomendo!

Marix 03/04/2023

Estamos em 2023 e você se pergunta se vale a pena ler algo que foi escrito a décadas atrás... absolutamente, sim.

O determinismo de Pierre Simon Laplace é incorporado pelo Dr. Manhattan enquanto personagem, personificando uma auto imagem paradigmática da ciência como ideia geral.
Por outro lado, Ozymandias, que representaria as ideias de James Clerk Maxwell, com hipóteses que questionam a segunda lei da termodinâmica.

Assim, duas forças opostas se colocam frente a frente e quem conhece a HQ já deve ter posto seus neurônios para funcionar, raciocinando bastante sobre essa proposta. Se esta mera arranhada já despertou seu interesse, imagine com o livro em mãos.

Marília 18/03/2020

Quem vigia os vigilantes?
. A trama se passa em 1985 o mundo estava beira de um colapso nuclear, resultado inevitável da guerra fria. A presença de super heróis manteve por muitos anos uma relativa paz em solo americano, mas agora está proibida devido a alguns acontecimentos passados; e os arsenais nucleares ainda ameaçam a humanidade. Enquanto isso, o vigilante mascarado ilegal Rorscharch, um dos poucos ainda ativos, investiga o assassinato de um dos últimos heróis legais (pois se tornou agente do governo), o Comediante. Durante sua investigação, ele se une a antigos parceiros e esbarra em uma complexa conspiração para assassinar super-heróis, ou pior ainda, milhões de civis inocentes, num ato de terrorismo sem precedentes.

Leia mais no link abaixo:

site: https://literanima.com.br/watchmen-ou-quem-vigia-os-vigilantes/