O Zahir

O Zahir Paulo Coelho

Resenhas - O Zahir

Sil 12/01/2017

A vida do autor
Através de uma história inventada o autor conta sobre sua propria vida.

Rose 20/02/2017

Antes de começar a falar do livro, um rápido esclarecimento sobre a palavra Zahir. "É uma palavra árabe que quer dizer visível, presente, incapaz de passar despercebido. Algo que uma vez tocado ou visto, jamais é esquecido."

Os livros do Paulo Coelho sempre mexeram comigo e me levaram a muitas reflexões. Isso desde o primeiro livro que li dele. Sempre foi assim. Enquanto muitos criticam, para sempre sempre funcionou muito bem.
Em O Zahir não foi diferente. Aqui temos a história de um famoso autor (do qual não sabemos o nome) que escreve sobre espiritualidade.
Após muitos relacionamentos sem futuro, o autor acaba se envolvendo com Esther, uma conceituada jornalista, ganhadora de alguns prêmios. É ela que o incentiva a escrever seu primeiro livro.
O casamento deles não é aquele tradicional que conhecemos. Talvez por conta das constantes viagens dos dois, ou até mesmo pela personalidade de ambos. Fato é que funciona para eles.
Mesmo amando Esther, o autor mantém alguns casos extraconjugais. Esther nunca reclamou ou questionou, e ambos nunca conversaram a respeito. Nem mesmo se ela teria seus próprios casos extraconjugais...
Esther sente-se triste, com a vida empacada, então decide ser correspondente de guerra. Mesmo não gostando da ideia, o autor aceita e de certa forma apoia o desejo da esposa.
As viagens são constantes e os períodos de afastamentos longos, mas o casamento segue firme... aparentemente...
Até que um dia Esther some sem deixar pistas ou qualquer tipo de recado. Sem maiores explicações ela parece ter posto fim a um casamento de dez anos. Tudo aponta para uma fuga com um suposto amante chamado Mikhail. Ele é um jovem do Casaquistão que trabalha como interprete para Esther.
O desaparecimento da jornalista é investigado, e o autor chega a figurar como suspeito. Com a inocência comprovada, e os indícios de fuga, ele não tem outro jeito e segue em frente com sua vida.
Com o orgulho ferido, ele começa a questionar os motivos de Esther teria para deixá-lo. O tempo vai passando e o autor vai refletindo sobre seu casamento e sua vida. Esther torna-se o seu Zahir. Mesmo assim ele vai se envolvendo com outras mulheres, até chegar em Marie, uma atriz famosa e desejada.
Ambos engatam um namoro, mas a presença de Esther é constante.
Quando o autor está lançando mais um livro, o "Tempo de Rasgar, Tempo de Costurar", uma espécie de tributo à Esther e ao casamento deles, Mikhail aparece em uma das sessões de autógrafos. É a chance que ele tem de reencontrar Esther e entender o porquê dela ter fugido sem nenhuma explicação.
Mas antes de encontrar a esposa (ele ainda a chama de esposa), ele vai ter um longo caminho de reencontro consigo mesmo. Ele vai precisar entender os motivos do término do casamento. Onde um acabou se perdendo do outro. E por mais incrível que isso possa parecer, é justamente Mikhail o guia desta caminhada.
Dois anos depois, ele tem a possibilidade de ficar frente a frente com Esther, mas será que depois de tanto tempo, há alguma chance de um recomeço? Por que Esther partiu? O que Mikhail tem haver com isso? O autor realmente conseguiu entender o declínio de seu casamento? Depois do encontro ele conseguirá finalmente fechar um ciclo e seguir em frente?
Questões que são explicadas no livro conforme o autor vai relembrando fatos antigos de seu casamento conforme lembranças vão invadindo seu dia-a-dia.
A verdade é que chegamos ao final da jornada sem ter a certeza do que vai de fato ocorrer, apesar de termos a sensação de que se encaminha para o final apresentado.
Um fato muito interessante é que Paulo Coelho usa sua própria história de vida para compor o enredo. Uma mistura de ficção e realidade, onde o leitor não sabe onde começa o personagem e onde termina o autor Paulo Coelho. Sem contar que ele faz o leitor se questionar sobre várias atitudes (ou falta delas) dentro de um relacionamento. É o comodismo entrando em nossas vidas, mesmo sem ser convidado. Aquela palavra que não falamos por acharmos desnecessária e termos a certeza de que o outro deve saber o que pensamos. Será mesmo???
Como disse no início da resenha, os livros do PC funcionam muito bem para mim, e mais uma vez gostei de ter lido. E você, já leu algo do autor? Gosta da escrita dele?

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br

Kleber Rafael 24/04/2017

O Zahir é uma expressão árabe que Significa "algo que uma vez tocado ou visto jamais é esquecido - e vai ocupando nosso pensamento até nos levar a loucura". O protagonista do livro, o escritor que perde seu grande amor e precisa reencontrar a si mesmo e sua própria felicidade para poder encontrar novamente com seu grande amor, seria a própria história do Paulo Coelho escrita de uma forma genial que muitas vezes paramos para pensar o que realmente é realidade e o que é ficção. Com algumas pitadas de auto-ajuda nas entrelinhas e muitas frases de impacto e reflexão. Achei o livro maravilhoso e indicaria a sua leitura.

Taíla 04/07/2017

O primeiro de muitos
Sempre falo para vocês sobre desbravarmos outros tipos de leitura diferentes do que estamos acostumados, não é verdade? Então hoje vou compartilhar com vocês a minha experiência de ler um autor que ainda nunca tinha lido nada.

Estou falando de Paulo Coelho. Sempre ouvi falar do autor que divide opiniões de crítica e do público. Não sei porque exatamente nunca tive muito contato com as obras dele e nunca fui em busca para conhece-lo melhor. Ficava apenas no: um dia vou ler. Pois bem, esse dia chegou. Em uma troca realizada na biblioteca do SESC de Caxias do Sul, escolhi esse livro que estava à disposição para entrar na minha nova jornada literária. Alguns amigos comentaram que eu poderia ter começado por obras mais populares como O Alquimista e O Diário de um Mago, pois bem, esse era o livro que estava disponível, então foi por ele que decidi começar.

Tenho que dizer para vocês que fiquei muito surpresa com o que encontrei, uma escrita leve e fluida (sempre pensei que seria um livro difícil de ler) que me permitiu ler muito rápido e com gosto. Não sei se é o estilo do autor em todas as obras, ou na que escolhi, mas o tom do texto é bem intimista e tudo parece ter acontecido realmente com o autor, dizem que não se pode escrever sem deixar um pouco de nós nas páginas, não é? O que eu senti foi um tom de confissão, de compartilhamento de uma vivência muito única e transformadora.

O autor trouxe reflexões muito pertinentes e que me fizeram ver as coisas de uma outra maneira. O livro em específico fala sobre o amor e a forma como lidamos com ele, o que consideramos felicidade e plenitude em um relacionamento e o que realmente fazemos por nós para sermos felizes. Fiquei muito contente ao encontrar ideias similares às minhas, para não me sentir tão sozinha assim nesse mundo de conformismo e relacionamentos para encher timeline de rede social. E refleti muito sobre os conceitos falados na obra.

Acredito sim que esse tipo de livro não seja de agrado de todos os leitores pelo seu teor mais intimista e que leva à reflexão, sem muitas aventuras ou reviravoltas.

Recomendo a leitura e com certeza vou ir atrás de outras obras.

site: http://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/o-zahir-resenha
Bruna Nekel 26/12/2017minha estante
Paulo Coelho é maravilhoso! Leia O Alquimista, Na Margem do rio Piedra eu sentei e chorei, Brida, Veronika decide morrer, manuscrito encontrado em Accrã, A Bruxa de Portobello.. São maravilhosos, amo esse autor!

marquessjuh 26/01/2018

Sobre compartilhar amor...
É um livro bastante reflexivo que merece uma segunda leitura! Parece uma espécie de auto ajuda para descobrir o verdadeiro sentido do amor (as formas de compartilhá-lo), que a vida só é de fato bem vivida quando temos a noção que ela é finda. Enfim, vale a pena ser lido! Paulo Coelho sempre me surpreendendo.

Kymhy 23/03/2018

O Zahir - Paulo Coelho
Acreditando que tudo estava bem na sua vida, porém nosso personagem terá que procurar sua amada. Para isso revisitará todos os locais que esteve com ela, refletindo até onde caiu na mentira que construiu para si mesmo.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-o-zahir-paulo-coelho/

Helena639 08/10/2018

Não rolou
Já li muitos do Paulo Coelho. Esse foi, até agora, a minha primeira experiência ruim.

Rê Bastos 05/12/2018

Primeira experiência ruim.
Sou muito fã dos livros do Paulo Coelho. Em todos que li até hoje sempre tirei grande proveito, passei a ver muitas coisas com outros olhos e tentar tirar as coisas boas de tudo.

Nesse, não rolou.

A mulher que ele ama o abandona e ele precisa desesperadamente encontrá-la, mas para isso precisa encontrar a si mesmo primeiro. Deveria ser lindo, mas foi maçante.

Bea.Dias 03/01/2019

Quem quer, corre atrás
Sendo sincera, peguei esse livro para ler umas 3 vezes e parei de tão chato que é. Mas como TODO livro do P.C., ele te deixa curiosa pra saber como será o final. Então, na quarta vez, peguei o livro, mas dessa vez fui até o final e vualá, calou minha boca pq ele simplesmente é BOM (só bom msm. De qualquer forma o bom é melhor que ruim). É um livro diferente. Não é de romance, mas tem. Não é de ficção, mas tem. Não é de auto-ajuda, mas é também. Não tem tapa na cara, mas ele te estapeia de superação. Tanto dos personagens, quanto da qualidade da leitura.
Diria que é um livro intermediário. Tem que ser lido quando você quer dar uma parada no mesmismo e mudar um pouco. Só dar uma variadinha. É bem isso msm. Livro pH7, bem nêutro.

Elaíne 01/02/2019

Comodismo
Esse livro faz vc pensar um pouco pelos estragos causado pela rotina nos relacionamentos

simaritani 01/04/2020

Quanto mais se aproxima do real, melhor fica.
Nesse livro, Paulo Coelho conta a história de um escritor de sucesso que é "abandonado" pela esposa e não entende o porquê. Esther (esposa) simplesmente vai embora sem avisar e sem deixar nenhuma explicação ou vestígio de seu paradeiro.
O escritor desde então vive em função de tentar entender por que sua mulher o deixou ou se realmente foi isso mesmo que aconteceu, já que ela é correspondente de guerra e tem contato com muitas pessoas perigosas.
A história é bem legal e bem elaborada. Gostei muito do final e das partes em que consegui perceber uma pegada autobiografica - o que tem bastante nesse livro, diferente de O alquimista, mas também diferente de O diário de um mago, já que não fica explícito que a história realmente aconteceu.
O que é mais interessante é que ele fala sobre o processo de escrita e o começo da carreira como escritor, inclusive os trabalhos que teve como compositor também.
Vale a pena ser lido a seu tempo.

Ana Brison 19/09/2020

"Não me arrependo dos momentos que sofri, carrego minhas cicatrizes como se fossem medalhas, sei que a liberdade tem um preço alto, tão alto quanto o preço da escravidão; a única diferença é que você paga com prazer, e com um sorriso, mesmo quando é um sorriso manchado de lágrimas."

Cresci junto com o personagem durante a história, sem dúvida é o meu livro favorito do autor.

Bia 06/09/2021

Uma ótima história
Uma visão intimista de como a fama funciona na cabeça das pessoas, de como o amor é um sentimento forte e tão complexo. O final do livro é bem arrastado, só não abandonei por que me apeguei muito com os personagens.

artistaDEshit 12/12/2021

Amo
Esse foi um dos livros que me fez começar o hábito de leitura , amo a escrita do Pauljo coelho é uma mistura de auto ajuda e ficção que eu amo

Caruline.Scherer 11/02/2022

Meu livro favorito!
Terceira vez que leio, foram três fazes diferentes, três percepções diferentes e continua sendo meu livro favorito? Acho incrível como nós faz refletir de maneira leve!