Quatro estações

Quatro estações Stephen King
Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

Isadora822 18/06/2023

"As coisas mais importantes são as mais difíceis de expressar. São coisas das quais você se envergonha, pois as palavras as diminuem ? as palavras reduzem as coisas que pareciam ilimitáveis quando estavam dentro de você à mera dimensão normal quando são reveladas.
(...) E você pode fazer revelações que lhe são muito difíceis e as pessoas te olharem de maneira esquisita, sem entender nada do que você disse nem por que eram tão importantes que você quase chorou enquanto as estava contando. Isso é pior, eu acho. Quando o segredo fica trancado lá dentro não por falta de um narrador, mas de alguém que compreenda."

Voorhees 17/10/2009

Quatro estações é uma reunião de quatro das melhores histórias do King. Das 4, três viraram ótimos filmes: Um sonho de liberdade, Conta Comigo e O Aprendiz.

Uma vez, li um crítico que dizia que o King era melhor cronista do que escritor de horror. Concordo em parte, na verdade acho que ele é tão bom quanto, e essas histórias mostram isso. Das quatro histórias, apenas a última, Método Respiratório abraça totalmente o sobrenatural, e é a mais fraca de todas.

As outras histórias, mergulham fundo nos aspectos psicológicos das personagens misturando drama e suspense. Em Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank ele fala de perseverança e inocência, tendo como pano de fundo a vida em uma cadeia de segurança máxima. No genial O Aluno Inteligente, disseca a relação doentia de um garoto de doze anos com um ex-oficial nazista. E no perfeito O Corpo, mostra amizade com sensibiladade e crueldade como poucos sabem fazer.

Para os não familiarizados com o trabalho do King, esse talvez seja o melhor livro pra começar.
Renata Cavalcante 25/04/2016minha estante
Gostei da dica. Vou começar por esse. Valeu!!

Lua 29/05/2022

O King escreve bem pra krl
4 estações é um livro que contém (obviamente) 4 contos . Que são eles : Primavera Eterna , Verão da Corrupção , Outono da Inocência e Inverno no Clube .
E esse é um ótimo livro para quem quer começar a ler os livros do King , porque são contos curtos e não possuem nenhum tipo de terror , mas sim um leve suspense.
Os contos não possuem conexão nenhuma entre eles , mas a maneira pela qual eles foram escritos é simplesmente PERFEITA
O meu favorito com toda certeza foi O outono da inocência , pelo suspense e talss

Luan 05/05/2022

Os peculiares contos de King
Quatro estações é um dos mais aclamados livros de Stephen King e traz consigo não uma história em formato de romance, como estamos acostumados, mas sim quatro contos, que estão entre os mais celebrados do autor, em meio aos vários que ele já escreveu. Todas as histórias são bem peculiares e únicas, mas trazem consigo os principais ingredientes mais conhecidos de King.

Em Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank, o primeiro e melhor dos quatro contos, King conta a história de um homem preso injustamente que cumpre sua pena perpétua em um dos maiores presídios. O conto, que virou o aclamado filme Um sonho de liberdade, é incrível, desde os personagens, passando pelas falas, até o desenvolvimento. Merecia ser um livro único, explorando ainda mais possibilidades.

No segundo conto, Aluno Inteligente, o autor conta a história de um jovem estudante que se depara com um senhor em sua vizinhança que pode ter ligação com o nazismo. Esta relação dos dois, que se passa através de bastante tempo, poderá mudar a vida do menino e despertar sua pior versão. É o segundo melhor conto, mas é possível dizer que King pesou a mão em alguns momentos, principalmente abordando um tema delicado como é o nazismo.

Em O corpo, o autor traz um dos seus ingredientes mais comemorados. É a história de um grupo de quatro crianças que descobrem um corpo e viajam em uma aventura para vê-lo. Ler este conto nos remete às melhores histórias com crianças (mas não para crianças), como It, por exemplo. No entanto, apesar de ter gostado, achei a história arrastada. Com tantas possibilidades a explorar, o autor se deteve em abordar temas um pouco chatos, como trechos de livros escritos pelo narrador do conto, entre outros.

No último conto, talvez o mais fraco, King conta a história de uma mulher que vai lutar até as últimas consequências para dar à luz a seu filho. Eu gostei da história e fiquei preso em boa parte dela, mas isso só foi acontecer da metade pro fim. O início não tem ligação alguma com este plot e ficou bastante confuso. É, assim como O corpo, um conto que poderia ter sido ainda melhor se mais bem explorado.

De forma geral, é de fato um ótimo livro. São contos escritos pelo autor em momentos importantes de sua carreira, mas mais pro início da caminha dele como escritor. Talvez, um tempo depois, com mais tempo de estrada, ele pudesse ter trabalhado em alguns pontos. Mas ainda assim, ali estão as grandes características do autor que tanto no agradam.

Carol Klappoth 10/05/2023

Um conto sensacional, um conto ótimo, outros dois nem tanto.
Não sou uma leitora usual de suspense e nem de terror, mas sempre tive curiosidade de ler obras do Stephen King, especialmente depois de ter lido sua autobiografia. Decidi começar por um livro de contos mais "comuns", cujas histórias se distanciam um pouco mais do sobrenatural. O primeiro conto me conquistou e garantiu o entusiasmo para ler os demais. Achei a história que inspirou o filme "Um sonho de liberdade" espetacular. Se fosse somente por ela, classificaria o livro com 5 estrelas. O conto "O Corpo" que deu origem ao filme "Conta Comigo" também me agradou, mas não no mesmo patamar do primeiro. Quanto aos outros dois, não consegui me conectar a história do "Aluno Inteligente", justamente a história mais longa a qual me forcei a terminar, tampouco com o último conto, mas esse por ser mais curto li sem tanto desprazer. Colocando na balança: dois pra lá, dois pra cá, e por isso um livro 3 estrelas. Bom o suficiente pra me fazer querer ler outros títulos do King.

Marcelo Ricarte 24/12/2022

Excelente
Primeiro livro de contos que leio do king, mais uma vez excelente experiência. Recomendável a todos.

Larissa.Cifarelli 28/11/2021

Nesse livro encontramos quatro contos.
1.Primavera Eterna: Rita Hayworth e a redenção de shawshank.
2. Verão da corrupção: Aluno inteligente.
3. Outono da inocência: O corpo.
4. Inverno no clube: O método respiratório.

O conto 2, senhores é muito espetacular, no geral todos são bons, uns melhores que outros , mas em uma avaliação geral é um livro ótimo para ser lido.

Andresa.Vasconcelos 18/09/2022

Não serviu pra mim, se pá li errado
Li no momento errado, porque não me apaguei em nada e em ninguém. Triste? Com toda razão, porque gosto do king.

Wania Cris 03/01/2022

Assustadoramente irretocáveis
Trazendo quatro contos escritos em momentos diversos de sua prolífica carreira, Stephen King nos presenteia com um livro delicioso, porém, perturbador.

Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank conta a vida e o inferno que viveu Andy Dufresne ao ser condenado pelo homicídio de sua esposa e do amante dela, crimes dos quais Andy jura ser inocente, como todos em Shawshank, segundo conta Red, narrador da estória. São tantas coisas perturbadoras nessa estória que mal dá pra elencar. A vida infernal de uma prisão, a corrupção dos homens e sua completa falta de empatia, a frieza de Andy para resolver suas questões, a vivência de Red nos anos passados na prisão. Adaptado ao cinema com o título Um Sonho de Liberdade que, coincidentemente, é um dos meus filmes preferidos da vida e, quando assisti, nem sabia quem era esse tal de Stephen King... ou seja, mesmo já sabendo como seria o desenrolar da estória, fiquei absurdamente impactada com o conto.

Aluno Inteligente conta a estória do adolescente Todd Bowden, aparentemente um garoto normal, mas que se revela uma pessoa detestável quando trava conhecimentos com o idoso Arthur Denker que, nada mais é que o nazista fugitivo Kurt Dussander, obrigando-o a rememorar seus feitos ultrajantes nos campos de concentração alemães. Perturbador é pouco!! Nesse entrei sem saber absolutamente nada do que viria a ser e Jesus Amado como me pegou de surpresa! Também foi adaptado para o cinema, mas não assisti...

O Corpo é o conto mais gostoso de se ler, apesar do sentimento de perda que carrega em cada linha ao vermos adolescentes saindo da infância naquela que pode ser sua última aventura com os amigos em busca do corpo de um outro adolescente morto. King domina a técnica de escrever sobre crianças e ele está afiadíssimo nesse conto. Adaptado como o filme Conta Comigo, de muito sucesso que eu também não assisti.

Método Respiratório, último conto, é o único que não foi adaptado para o cinema, mas, deveria. Achei que foi o mais perturbador de todos e simplesmente não consegui largar antes de saber como terminava... e Jesus, que final foi aquele...

Eu já tinha amado Escuridão Total Sem Estrelas e achava que nenhum outro livro de contos (ou novela) o superaria, mas, preciso rever meus conceitos... genial!

Rafa / @rafael.biasotto 11/01/2022

Como não é nenhuma surpresa, a primeira leitura de 2022 tinha que ser do mestre ??
Quatro Estações é um livro que possui 4 contos beeeem longos, como sempre viciantes e com uma pegada mais "humanizada" do King.

Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank: que conta a história de Andy Dufresne, que foi preso injustamente e condenado a prisão perpétua, mas com a esperança do seu plano de fugir e ser livre dar certo.
Esse conto possui uma das mais maravilhosas adaptações do cinema e do Stephen King, chamada Um Sonho de Liberdade, é um filme que todo mundo deveria assistir dia.

Aluno Inteligente: Todd Bowden, um garoto de apenas 13 anos fascinado por história sobre o nazismo, depois de investigar a vida de um velho que era oficial no campo de concentração, começa a se aproximar dele e acaba despertando desejos antigos do velho, e por consequência seus próprios desejos obscuros.

O Corpo: outro conto com uma maravilhosa adaptação com o nome de Conta Comigo, 4 jovens amigos saem numa jornada com apenas um objetivo: ver o corpo de um jovem que morreu nas montanhas na cidade vizinha. Um conto sobre o valor de uma amizade verdadeira e também sobre como crianças são burras e curiosas kkkk

O Método Respiratório: a jovem que descobriu uma gravidez, onde na época as mulheres solteiras grávidas eram motivo de serem rejeitadas pela sociedade. Mas que através de um médico está disposta a levar a gravidez até o fim.
De todos os contos, esse é o que chega mais próximo do "sobrenatural". Com um gostinho de quero saber mais sobre, mas mesmo assim vale a pena cada página lida.

Bruna.Portoghese 06/11/2022minha estante
Quero muito ler

ksks.tavo 06/11/2022minha estante
Recomendo!

ArthurmalariA 03/09/2021

Um tesouro para o cinema
23/2021

Quatro Estações é o décimo quinto livro publicado por Stephen King, lançado em 1982 e trás quatro novelas bem diferentes do trabalho apresentado pelo escritor, conhecido como o mestre do terror. Temos aqui "Rita Hayworth e a redenção de Shawshank", um drama sobre um bancário preso por matar sua mulher, "Aluno Inteligente", que conta a história de um garoto inteligente que descobre um procurado nazista vivendo como um imigrante comum, "O Corpo", que fala sobre quatro meninos que partem numa aventura pra ver o corpo de um menino morto e "O Método Respiratório", o conto mais macabro (o único terror do livro) que fala sobre um obstetra contando um caso de uma mulher que seria mãe solteira numa época em que isso não era bem visto e a forma que ele a ensinou o método respiratório. Quem leu esse livro percebe que as descrições rasas que fiz dos contos são na intenção de não dar nenhum spoiler que possa atrapalhar quem nunca leu ou viu os filmes que saíram desse livro, afinal, minha intenção é falar sobre o que senti e como me senti ao ler essas histórias e ver suas adaptações, e não estragar a experiência de ninguém. Pois bem, no pósfacio desse livro Stephen King fala com bastante humor sobre rótulos, e sobre como foi enfrentar a resistência em publicar suas histórias aterrorizantes uma atrás da outra e ser rotulado como escritor de terror, e depois sobre como foi enfrentar a resistência em publicar novelas, ou contos, de assuntos diferentes, dramas, aventuras, sem nenhum apelo ao gênero que o consagrou. E foi assim que me senti ao ler esse livro. Relutante no começo, principalmente por já ter visto as adaptações de Shawshank Redemption e de O Corpo. Não entendia como King poderia tirar histórias tão intrigantes e sensíveis como essas. Mas é aqui que você entende porque ele é um dos maiores criadores de personagens da história dos escritores. Red, de Shawshank, por exemplo, é um criminoso confesso, matou sua mulher, uma vizinha e seu filho, e ainda assim tem um carisma e inteligência cativantes, que te faz torcer por ele ao longo da história como se ele estivesse preso injustamente. Aliás, essa história levanta a discussão de quanto tempo é suficiente pra se punir uma pessoa mantendo-a presa (Hey, não me acuse de defender isso ou aquilo, estou apenas reconhecendo a discussão e a necessidade de pessoas especialistas a terem). Os meninos de "O Corpo", com certeza você teve amizades assim quando criança, amigos com quem brigar, com quem sorrir, com quem descobrir a vida e o mundo, e mais uma vez ele trás uma história recheada de referências pessoais, inclusive a ele mesmo, mas muitas que nos fazem lembrar daquele dia de sol sem nada com o que se preocupar, lá atrás na nossa infância. Em Aluno Inteligente trás dois personagens tão diferentes e uma relação simbiótica em que os dois se aproximam e criam situações tão intrigantes e pesadas (me enojei lendo essa história), novamente levanta a discussão sobre o tempo, sobre o efeito do tempo. Quatro Estações se propõe a apresentar uma história diferente pra cada estação do ano, e já descoberto como um gênio para o cinema, três delas foram adaptadas para o cinema (Um Sonho de Liberdade para o primeiro, O Aprendiz para Aluno Inteligente e Conta Comigo para O Corpo) e geraria um texto muito maior que esse se fôssemos falar sobre os méritos de tais filmes, portanto deixo essa discussão para os comentários, caso alguém se proponha a falar a respeito! 9/10

André Azevedo Ferreira 29/01/2021

Que Aula!
Quando o sujeito sabe como te prender, é realmente notável. Minha primeira experiência com King foi excelente. Achei que seria algo mais pesado, mas não. Ao começar pelos contos, cada um em seu ritmo e bem desenvolvido fiquei muito envolvido.

Aqui temos 4 histórias, algumas já famosas com filmes em Hollywood e que eu nunca tinha parado para dar a devida atenção. Mas fica nítido o motivo do sucesso. Em ''Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank'', vemos um homem aparentemente normal, que é jogado na prisão, após assassinar sua esposa e o amante. Vamos conhecer mais dele e suas motivações, temos até um mestre na figura de seu companheiro.

Em ''Aluno Inteligente'', mais uma vez um menino comum é tomado sob a guarda de um nazista refugiado nos EUA, e a história dos dois é incrivelmente bem desenvolvida. Você entende as motivações, essa com certeza foi a que mais me chamou a atenção.

Seguimos através de ''O Corpo''. Que deu origem ao filme ''Conta Comigo'' dos anos 80 e aqui em seu original difere um pouco. O grupo de amigos ainda funciona muito bem, e o gore da história e a tensão com os garotos mais velhos se faz presente. No plano de fundo da amizade entre eles, tudo se conecta. Gostei!

E para finalizar as estações, temos ''O Método Respiratório'', temos a trama mais fantasiosa do livro e encerra de uma forma muito boa, quando um homem entra para uma especie de clube de contadores de histórias. Um deles, contado no Natal, surpreende a todos e deixa até mesmo o leitor mais sagaz, incrédulo.

Não imaginei que iria gostar tanto de King, e agora já busco uma nova leitura para continuar explorando o vasto imaginário da mente desse homem.

Uma leitura sensacional, que mereceu as minhas 4 ⭐

Até logo mais, André. :)

jonathanrausch 28/02/2022

A Coletânea de novelas perfeita
A quatro estações da obra remete a algo além da sensação de passar por um período temporal em que certas coisas ocorrem, entrega uma vida representada por aquela emoção do período descrito.
Na primeira novela somos apresentados a alguém que foi condenado a prisão perpétua por ter matado a esposa e o amante, sendo inocente. De longe a melhor história do livro, e já vale o preço da obra unicamente por ele.
A segunda novela trata sobre uma criança que tinha curiosidade sobre o nazismo, e encontra alguém que poderia explicar-lhe tudo nos mínimos detalhes sobre, com experiência própria. O mais longo das novelas, e com uma história tão gostosa e agoniante. O fim não estraga a obra, mas tira por alguns segundos o bom gosto ruim que King tinha como meta produzir na obra.
A penúltima novela trata sobre a infância vista pela infância, trazendo o eu adulto e especulativo quanto recordador dessa tenra fase como alguém que é o representativo das vivências dos traumas, mas ainda assim o que quer impedir os traumas, ou não, já que narra sua história para nós quando agora, adulto e escritor. Uma história com aspectos autobiográfico de King, com outros nomes, mas com muitos detalhes que qualquer fã o veria sendo descrito, ao invés de mais um dos seus personagens que são escritor.
E, por fim, a última história é sobre a velhice, sobre as últimas esperanças e o gosto que queremos ter de algo que não sabemos buscar até o encontrar. O personagem encontrou? Ele acha que sim, mas são tantos mistérios, que talvez não.
Em suma, o livro vale cada centavo. Um dos poucos que valem o valor salgado que a Suma das Letras costuma cobrar pelas obras do autor.