Quatro estações

Quatro estações Stephen King
Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

Andresa.Vasconcelos 18/09/2022

Não serviu pra mim, se pá li errado
Li no momento errado, porque não me apaguei em nada e em ninguém. Triste? Com toda razão, porque gosto do king.

Romulo.Fergutz 27/03/2023

Um presidiário, um nazi, crianças aventureiras e um clube de terceira idade.

Assim como as estações do ano, cada conto aqui tem a sua forma de atingir a gente de uma maneira diferente.

Ari Phanie 21/10/2021

Outono sempre foi minha estação preferida.
Como sempre, livro do King é um desafio pra mim. Nunca sei o que vai rolar em um livro dele, mas normalmente minhas expectativas são baixas. Os Kinglovers que me desculpem, mas é difícil o homem me agradar completamente. Nesse livro em questão, a única certeza que eu tinha era que amaria o conto “O Corpo” porque a história fez parte da minha infância e posterior obsessão pelos filmes dos anos 80. Mas o resto era marrom pra mim.

O primeiro conto intitulado Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank começou muito bem, muito interessante, boa trama, bons personagens, mas chegou ali na metade, ou um pouco antes disso, desandou. King meteu o seu bom e velho uso excessivo de palavras, e começou a enrolar e encher linguiça, e isso começou a me entediar e me fazer perder o interesse. No entanto, o final é bom. Gostei muito da conclusão e se o King não tivesse sido tão prolixo, o conto teria sido uma experiência melhor pra mim. E o que é raro de acontecer, o filme é melhor. Nota: 6,5

O segundo conto Aluno Inteligente é assustador pra cacete. Eu comecei achando que o guri era só um moleque estúpido se achando inteligente demais (o que é isso mesmo) e que o velho nazista ia jogar um jogo de gato e rato com ele, mas ledo engano. A coisa começou a ficar esquisita muito rápido, e depois de um tempo, ficou claro que a história não seria nada do que eu tinha imaginado. Preciso dizer que eu não gosto e não costumo ler livros pela perspectiva do psicopata. A não ser que eu não saiba, o que foi o caso aqui. Então, ler esse conto foi como estar preso dentro da cabeça de um serial killer. A experiência não me foi agradável, foi quase claustrofóbica, mas eu não conseguia largar a leitura, esperando e rezando para o par de psicopatas se darem mal. Não posso dizer que o final me agradou 100%, mas foi bom o suficiente. Nota: 9

O terceiro conto chamado O Corpo foi o meu favorito, como eu sabia que seria. Conta Comigo é um dos meus filmes preferidos da vida. Eu amo a simplicidade, melancolia, os simbolismos e a temática forte da amizade. O conto cumpre o que promete e cumpre o que eu esperava; é comovente, estranha como a pré-adolescência pode ser, e cativante. Eu já amava a história, demais, mas o conto me emocionou ainda mais do que o filme faz. Então, ele é o melhor pra mim e, na realidade, eu só peguei esse livro para ler por causa dele. Nota: 10

No último conto o King usou o recurso de contar uma história dentro da outra, e eu nunca gosto quando ele faz isso. Misery foi mediano pra mim em parte por causa disso. Parece um livro de recortes. E, para além disso, o começo não me pegou, o que me fez empurrar com a barriga. Mas, devo dizer que a historinha me surpreendeu de um modo positivo. A mulher grávida enfrentando uma gestação solitária e também o preconceito da sociedade foi interessante. Mesmo assim, não foi o suficiente para fazer grande diferença pra mim. Nota: 6

Enfim, esse foi outro livro do King mais ou menos pra mim. O Corpo foi o ponto alto, e a experiência foi válida por conta dele. Que venha o próximo.
Craotchky 21/10/2021minha estante
Queridíssima Ari: achei excelente essa sua obsessão quanto aos filmes dos anos 80. Sobre Shawshank até achei que sua avaliação seria pior, a julgar pelos seus históricos. Fico imaginando o motivo para sua repulsa em ler algo do ponto de visto de psicopatas... Já tem ideia de qual será o próximo?

Ari Phanie 21/10/2021minha estante
Menino, filmes dos anos 80 fizeram minha infância e adolescência. Conta Cmg, Goonies, Caça-fantasmas, Curtindo a vida adoidado, posso citar milhões pelos quais sou apaixonada kkk Melhor época do cinema.
Olha, odeio ler pela perspectiva de um psicopata pq eu n consigo criar vínculo com o personagem, n vou ter empatia, então normalmente eu n vou me ligar à experiência, vai passar em branco.
Ano que vem qro ler Depois e O Cemitério.

Leticia 17/12/2021minha estante
Eu amo o filme "Conta Comigo", sou fascinada por filmes anos 80. Quero comprar este livro justamente pelo conto "o corpo". Outro livro que gosto muito do King é "A hora do lobisomem", que foi adaptado no cinema nos 80.

ArthurmalariA 03/09/2021

Um tesouro para o cinema
23/2021

Quatro Estações é o décimo quinto livro publicado por Stephen King, lançado em 1982 e trás quatro novelas bem diferentes do trabalho apresentado pelo escritor, conhecido como o mestre do terror. Temos aqui "Rita Hayworth e a redenção de Shawshank", um drama sobre um bancário preso por matar sua mulher, "Aluno Inteligente", que conta a história de um garoto inteligente que descobre um procurado nazista vivendo como um imigrante comum, "O Corpo", que fala sobre quatro meninos que partem numa aventura pra ver o corpo de um menino morto e "O Método Respiratório", o conto mais macabro (o único terror do livro) que fala sobre um obstetra contando um caso de uma mulher que seria mãe solteira numa época em que isso não era bem visto e a forma que ele a ensinou o método respiratório. Quem leu esse livro percebe que as descrições rasas que fiz dos contos são na intenção de não dar nenhum spoiler que possa atrapalhar quem nunca leu ou viu os filmes que saíram desse livro, afinal, minha intenção é falar sobre o que senti e como me senti ao ler essas histórias e ver suas adaptações, e não estragar a experiência de ninguém. Pois bem, no pósfacio desse livro Stephen King fala com bastante humor sobre rótulos, e sobre como foi enfrentar a resistência em publicar suas histórias aterrorizantes uma atrás da outra e ser rotulado como escritor de terror, e depois sobre como foi enfrentar a resistência em publicar novelas, ou contos, de assuntos diferentes, dramas, aventuras, sem nenhum apelo ao gênero que o consagrou. E foi assim que me senti ao ler esse livro. Relutante no começo, principalmente por já ter visto as adaptações de Shawshank Redemption e de O Corpo. Não entendia como King poderia tirar histórias tão intrigantes e sensíveis como essas. Mas é aqui que você entende porque ele é um dos maiores criadores de personagens da história dos escritores. Red, de Shawshank, por exemplo, é um criminoso confesso, matou sua mulher, uma vizinha e seu filho, e ainda assim tem um carisma e inteligência cativantes, que te faz torcer por ele ao longo da história como se ele estivesse preso injustamente. Aliás, essa história levanta a discussão de quanto tempo é suficiente pra se punir uma pessoa mantendo-a presa (Hey, não me acuse de defender isso ou aquilo, estou apenas reconhecendo a discussão e a necessidade de pessoas especialistas a terem). Os meninos de "O Corpo", com certeza você teve amizades assim quando criança, amigos com quem brigar, com quem sorrir, com quem descobrir a vida e o mundo, e mais uma vez ele trás uma história recheada de referências pessoais, inclusive a ele mesmo, mas muitas que nos fazem lembrar daquele dia de sol sem nada com o que se preocupar, lá atrás na nossa infância. Em Aluno Inteligente trás dois personagens tão diferentes e uma relação simbiótica em que os dois se aproximam e criam situações tão intrigantes e pesadas (me enojei lendo essa história), novamente levanta a discussão sobre o tempo, sobre o efeito do tempo. Quatro Estações se propõe a apresentar uma história diferente pra cada estação do ano, e já descoberto como um gênio para o cinema, três delas foram adaptadas para o cinema (Um Sonho de Liberdade para o primeiro, O Aprendiz para Aluno Inteligente e Conta Comigo para O Corpo) e geraria um texto muito maior que esse se fôssemos falar sobre os méritos de tais filmes, portanto deixo essa discussão para os comentários, caso alguém se proponha a falar a respeito! 9/10

Marcelo Ricarte 24/12/2022

Excelente
Primeiro livro de contos que leio do king, mais uma vez excelente experiência. Recomendável a todos.

Rafa / @rafael.biasotto 11/01/2022

Como não é nenhuma surpresa, a primeira leitura de 2022 tinha que ser do mestre ??
Quatro Estações é um livro que possui 4 contos beeeem longos, como sempre viciantes e com uma pegada mais "humanizada" do King.

Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank: que conta a história de Andy Dufresne, que foi preso injustamente e condenado a prisão perpétua, mas com a esperança do seu plano de fugir e ser livre dar certo.
Esse conto possui uma das mais maravilhosas adaptações do cinema e do Stephen King, chamada Um Sonho de Liberdade, é um filme que todo mundo deveria assistir dia.

Aluno Inteligente: Todd Bowden, um garoto de apenas 13 anos fascinado por história sobre o nazismo, depois de investigar a vida de um velho que era oficial no campo de concentração, começa a se aproximar dele e acaba despertando desejos antigos do velho, e por consequência seus próprios desejos obscuros.

O Corpo: outro conto com uma maravilhosa adaptação com o nome de Conta Comigo, 4 jovens amigos saem numa jornada com apenas um objetivo: ver o corpo de um jovem que morreu nas montanhas na cidade vizinha. Um conto sobre o valor de uma amizade verdadeira e também sobre como crianças são burras e curiosas kkkk

O Método Respiratório: a jovem que descobriu uma gravidez, onde na época as mulheres solteiras grávidas eram motivo de serem rejeitadas pela sociedade. Mas que através de um médico está disposta a levar a gravidez até o fim.
De todos os contos, esse é o que chega mais próximo do "sobrenatural". Com um gostinho de quero saber mais sobre, mas mesmo assim vale a pena cada página lida.

Caio_Rafael 19/12/2021

O inverno passou e Quatro Estações acabou.
Último livro do mestre Stephen King do ano enfim foi finalizado!

Com quatro contos incríveis, Stephen King mostra um lado mais "pé no chão", que mostram como o autor consegue escrever em diferentes gêneros sem perder a qualidade. Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank é com certeza um dos melhores contos que já li do autor. Recomendo bastante!

Yago.Fonseca 14/12/2021

Esse livro é pra quem acha que o King só escreve horror
As quatro novelas presentes nesse livros, mostram um tipo diferente de escrita do Stephen King, não histórias de horror como estamos acostumados, mas dramas seculares, vale muito pena ler

Marcílio 13/11/2010

Delicioso, tocante, com pitadas de maldade.
Um livro escrito por Stephen King bem diferente do que ele costuma escrever.

PRIMAVERA ETERNA - Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank

Você sabia que o Stephen King mal faz pesquisas para desenvolver seus livros? Nesse primeiro conto deste livro nem parece. Ele fala com tanta propriedade, descreve tão bem as situações, que nos sentimos como os presos, nos sentimos como eles: injustiçados.

Um história muito bonita sobre superação, persistência, inteligência e motivação. É incrível a forma como o King aborda o tempo. Como se 27 anos fosse só um pequeno período. Como se 10 anos fosse uma espera rotineira.

Não é à toa que este conto gerou um grande filme!

VERÃO DA CORRUPÇÃO - Aluno inteligente

Este conto começou do jeito que eu gosto; descrevendo os personagens e as situações. Depois ficou um pouco monotono com algumas histórias antigas. Mas volto a falar que é surpreendente o Stephen King escrever algumas coisas sobre a 2a Guerra sem ser um bom pesquisador.
Um pouco diferente do outro conto, o suspense começa a aparecer. Junto com o suspense pensamos como é formado e deformado a mente de um adolescente por influencias externas.
Chegando no fim, a historia fica emppolgante e sem fôlego! Com assassinatos, fugas, mentiras.

OUTONO DA INOCÊNCIA - O Corpo

Uma história muito divertida e cativante. É incrivel como Stephen King é versátil: conta histórias tenebrosas, sangrentas, de aventura, emocionantes. É o tipo de história que você fica torcendo para dá tudo certo no final. E deu. Mais ou menos.

Outra coisa, acho que é algo sobre a infancia de King, pois no final ele vira escritor, tem tres filhos...

INVERNO NO CLUBE - O Método Respiratório

Quando comecei a ler esse conto, achei meio estranho. Como minha noiva uma vez disse, e é verdade: "é estranho ler um livro sem saber do que se trata". Eu não sabia muito bem do que se tratava, até que apareceu a mulher grávida. Um vida sofrida. A gente sente bem o momento dificil que ela passa. Até que ela está para ter o bebê. Muito macabro, muito sinistro.
Um conto tocante e tenebroso.

Nicole710 14/08/2020

Foi como ler 4 livros e não 4 contos...
As histórias são complexas e os personagens envolventes e extremamente bem construídos e, por isso, como está em primeira pessoa parece ser alguém real contando as histórias, tem o toque SK inegável, da pra sentir ele escrevendo. As histórias são bem interessantes e geram grande expectativa pra chegar ao fim. Chega a ter contos dentro dos contos. Muito bem escrito de vdd.

Leila 20/03/2023

Eu não sou fã do Stephen King, já cheguei a ter vários livros dele na estante, mas ao ler alguns me cansei e me desfiz da maioria, mas tenho que reconhecer que ele tem uma ótima imaginação e criatividade, minha reclamação é que ele costuma ser prolixo demais, masss....nos 4 contos longos contidos em Quatro estações ele está beirando à perfeição, só no terceiro conto que achei alguma gordura na escrita, os outros 3 foram na medida e posso afirmar que esse é um SENHOR LIVRO! Já assisti duas adaptações que foram originadas nos contos aqui presentes e ainda me falta ver mais um e se eu tiver que indicar o King para alguém daqui para frente, será essa obra com toda certeza.

* Rita Hayworth e a redenção de Shawshank é o meu favorito do livro e originou o filme lindíssimo Um sonho de liberdade, aqui temos a vida num presídio em idos passados e presenciamos as injustiças e violências que ocorriam, permeados de personagens marcantes e cativantes. Simplesmente perfeito esse conto.

* O aluno inteligente foi outro conto que originou o filme O aprendiz, também já assistido, e aqui temos a maldade humana arraigada mostrada com toda crueza e frieza possível. Duas mentes malignas que se encontram e aí sabe Deus o que vão aprontar! Amei demais também.

* O corpo deu origem ao filme Conta comigo (que ainda vou assistir) e é nesse que acho que o autor poderia ter economizado algumas linhas, mas também é um excelente retrato de uma época onde as crianças e adolescentes eram menos vigiados pelos pais (menos controlados, será?) e só faziam merda na rua, mas também fala de amizade e lealdade. Gostei também.

* O método respiratório é o único conto do livro que não ganhou adaptação cinematográfica, mas eu gostei muito também, fala de preconceito, esperança e da maior certeza que temos nessa vida: A morte!

Enfim, mais que indicado, recomendado a todos!
Analuz 20/03/2023minha estante
Minha opinião foi a mesma quando li!

priscyla.bellini2023 20/03/2023minha estante
Não curto o autor, mas o filme "Um sonho de liberdade" é realmente maravilhoso.

MENINALY 30/03/2021

Apenas bom..
Fui com muita sede ao pote... Este livro tem o conto que inspirou o filme Um sonho de liberdade ( um dos meus filmes favoritos), porém achei ele meio chatinho , como também os outros, tirando - Aluno inteligência, ali sim vi o meu querido mestre King... conto bem escrito, que te faz querer saber o que vai acontecer e com um bom final!
É apenas um bom livro de contos! Nada de espetacular..

Felipe 28/06/2020

Quatro Estações me cativou!
Antes de iniciar a leitura, ja sabia que a maioria dos 4 contos viraram filmes posteriormente, então tinha consciência que seriam boas histórias. Porém, o que me surpreendeu é que são contos que não possuem o mesmo toque de terror conhecido pelo King, mas que ao mesmo tempo, expressam o sentimento de horror e suspense bastante conhecido. São histórias longas, que carecem de um leitor que curta esse tipo de leitura. Muito satisfeito com essa obra!