Bellini e a Esfinge

Bellini e a Esfinge Tony Bellotto

Resenhas - Bellini e a Esfinge

Liliane32 09/10/2023

Introdução ao Detetive Bellini
Achei muito interessante ler esta história aproximadamente 28 anos após o lançamento original...
O que eu achei datado é uma visão ou outra dos personagens referente as mulheres. Apesar de algumas delas serem extremamente independentes, liberais, autoritárias e de posições de destaque. Em alguns momentos, tem um sexismo aqui e ali que não passa batido. Fora isso, o livro é bem fluído, super rápido de ler e com uma história envolvente.

Bruno Malini 21/05/2023

Apesar do desfecho corrido e um pouco decepcionante, Tony Belloto prende a nossa atenção com o caso apresentado.

Ana Paula 16/05/2023

A narrativa te prende desde o começo.Eu me emergi nas investigações. Mas,o desfecho da história não me agradou muito,além de algumas pontas soltas.

Alvaro77 19/03/2023

Bellini e a Esfinge
Finalmente terminei este e olha, parecia que quanto mais eu lia, maior ficava. Gostei bastante até, me pareceu um romance policial qualquer, mas nutri um apreço pelo protagonista (Detetive Remo Bellini). O caso foi tomando proporções que explodiam minha cabeça e a resolução me destruiria se não fosse o fato de:

?Algum otário tirou o marca-página de onde eu tinha parado, e acabei começando a leitura da PÁGINA DE RESOLUÇÃO DO CASO.

Outra, o livro é realmente adulto! Não vá ler pensando que é um Sherlock Holmes. Não foi muito legal ver o Remo falando de todas as suas experiências com mulheres não.

Tirando isso, recomendo bastante.

Fabio 19/09/2022

Vale a leitura, mas não achei muito bom.
Um livro bastante singular, considerando a época em que foi lançado e a literatura brasileira. Em geral, é raro ver algo nessa pegada no Brasil. Considerando que foi lançado em 95, eu só consigo pensar em Rubem Fonseca como outro autor que escreveu para esse "nicho". É um livro para quem gosta desse estilo de investigação - que eu confesso não ser meu estilo preferido.

Minhas críticas são no desenvolvimento em si. Achei que a história demorou muito para engrenar. São vários os momentos em que tudo volta para a estaca zero. A solução, no fim, foi fácil, rápida e pouco embasada - um estilo Scooby Doo, em que os personagens tiram cartas da manga para fechar o ciclo.

Também tenho críticas ao protagonista. Não colou, para mim, determinadas atitudes do personagem. Achei que muitas das suas ações, como uma paixão retumbante (com direito a uma declaração durante uma transa), não eram coerentes com o perfil e a saga do personagem. Quase um Mandrake com rompantes de romance juvenil.

Então por que acho que vale a pena? A escrita do Tony. É simples, clara, direta e fluida. O domínio que o Tony possui é raro. Você lê 20/30/40 páginas desse livro com uma facilidade enorme. É envolvente, é conciso, é fácil (no sentido positivo da palavra). Esse livro mostra o potencial que o Tony tinha para se tornar o escritor que se tornou. Ansioso para os próximos livros da saga, mas, por enquanto, ainda fico com os mais recentes “No buraco” e “Machu Picchu”.

DeiaMolder 22/09/2021

Bah!!!!
Acho que fui com muita sede ao pote, com muita espectativa. ?
E..."se ferrei-me"!

O enredo até é bom, houve uma tentativa de dar um ar "noir", mas se perdeu. A narrativa é infantil, com uma linguagem chula. Não me importo com palavrões, mas esse livro excedeu minha tolerância.

Detalhe : pra quê comparar um sushi de salmão com uma vagina?
Pensa....? Não sei se comerei novamente ou se comerei pensarei, comi uma vagina ?

No final, me parece que o autor se lembrou que tinha colocado uma esfinge no título e correndo deu uma ajeitada.
O título não condiz com a história.

O livro não funcionou pra mim.

Se quiserem leiam, eu não recomendo.
Pronto falei ?

Ricardo256 07/08/2021

Noir brasileiro
Temos aqui um romance policial, da categoria noir, que se passa em 1983. O romance é escrito em primeira pessoa, acho que é a primeira vez que eu leio um romance policial escrito pela visão do detetive, que neste caso é o Remo Bellini, mais popularmente conhecido como Bellini. É o primeiro romance do Tony Bellotto com o detetive Bellini. Neste romance ele aborda vários temas: homofobia, prostituição, drogas e sexo. Achei ele bem audacioso pela época em que foi escrito, 1995. Achei alguns personagens um pouco vagos mas creio que
faz parte da característica do tipo do livro. Quero ler os outros livros da série Bellini.

Thiago Donato 03/12/2020

Bom, porém com escrita datada
Bellini é um personagem fácil de gostar, cheio de defeitos, dúvidas e inseguranças, fazendo dele um personagem real, a escrita é datada, soando até mesmo sexista para os dias atuais, a história se desenrola com facilidade em uma escrita simples e gostosa, já o final me decepcionou pelo quanto foi mirabolante, que de certa forma, descreditou grande parte da narrativa, entretanto, vale a leitura.

Guilherme 22/08/2020

Carismático Mistério
Ainda bem que li livro e não assisti ao filme.
Bellini é um personagem fácil de se gostar e de acompanhar pelas madrugadas e os piores lugares de São Paulo. Achei a história bacana com a trama se desenrolando muito bem. Dá para curtir o mistério e especular o crime e sua solução.
Lerei as outras histórias de Bellini.

@jana450 02/07/2020

AMEEEEEI
Bellini é engraçado sempre reclamando de como o chamam e o caso é bem interessante, parecia algo simples só procurar a garota, mas o desenrolar e essa violência com guarda chuva me fez lembrar do filme irreversível 😰 fiquei imaginando a cena do extintor.

João Bruno 17/03/2020

Fiquei bastante desapontado com esse livro, embora tenha uma escrita simples e de certa forma prende a atenção, tem uma história muito rasa. diálogos boçais, e um desfecho mirabolante que ao invés de surpreender, irrita, assim como quando vc descobre o pq da esfinge do título, não faz sentido nenhum.
Tony Bellotto, agradeça a Deus por ter conseguido sucesso na música, pq na escrita fica difícil.

Cláudia 08/02/2017

Bellini e a Esfinge e o Amor Platônico!
Cara, AMEI! esse Tony Bellotto escritor! Já conhecia muito bem seu lado músico, afinal, Titãs é parte da minha juventude, e sempre admirei demais seu trabalho, agora tenho mais um motivo para fazer crescer minha admiração: Tony é um grande escritor!
"Bellini e a Esfinge" (Ed. Planeta do Brasil) um livro que todos deveríamos ler. Me absorveu de tal modo que acabei de lê-lo em dois dias. Poderia ter sido menos se não fosse o tal tempo!
Uma leitura fácil, envolvente, bem escrita, principalmente para quem mora em São Paulo (ou conhece bem a cidade) e se identifica com cada canto citado. Poderia me ver andando pelas ruas que o detetive andou, muitos lugares ali conheço bem - já morei na região - e sou capaz de visualizar cada espaço.
Bellini é um narrador inteligente, irônico, perspicaz. Você consegue viajar com ele, rir com ele, angustiar-se como ele. É uma pessoa como eu e você, e facilmente eu poderia sentar do seu lado no ônibus e trocar informações. É muito genial!
A história é tudo, menos previsível. Imaginei mil finais, e errei todos!
Tony nos apresenta algumas perguntas: quem é Ana Cristina Lopes? Por que Camila e Dinéia sumiram? O que deseja Fátima? Por que Fabian segue Pompílio? Quem matou o doutor Rafidjian? Qual o segredo de Beatriz?
As perguntas acumulam-se na cabeça do detetive Remo Bellini enquanto ele percorre o submundo da cidade de São Paulo em busca de respostas. Aos poucos, os mistérios vão se desvendando de forma surpreendente, até que a decifração do enigma final deixa Bellini perplexo, com um gosto horrível na boca.
A história é muito boa, em muitos momentos hilários, outros intrigantes. Vale muito conhecer Bellini e seu mundo peculiar!
Recomendadíssimo.

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/06/bellini-e-esfinge-e-o-amor-platonico.html

Momentos da Fogui 20/09/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2014/12/serie-bellini-01-bellini-e-esfinge-tony.html