O fio das missangas

O fio das missangas Mia Couto

Resenhas - O Fio das Missangas

Safo from Lesbos 01/02/2022

Plot twist e mais plot twist
Se você gosta de reviravoltas surpreendentes, esse livro vai te dar. Contos curtos, histórias simples e surpreendentes. Muitas das histórias são protagonizadas por mulheres sofridas e famílias humildes, mas tem histórias de bicho também!

Carlos.Leao 05/08/2017

Música em forma de texto
A forma é inconfundível. A prosa se mescla com a poesia em palavras inventadas ou não. Mia Couto consegue, também, um outro prodígio: escrever pela ótica feminina, o que para um homem é tarefa que beira o impossível. Um show de empatia nesta seleção de histórias curtas, deliciosamente irônicas e melancólicas, muitas vezes.
Contos no estado da arte.

paulinha 20/12/2021

mia couto é certeiro sempre. que livro incrivel, fiquei tão emotiva lendo que ás vezes rolava umas pausas

Aninha 08/01/2014

Contos que encantam!
"A missanga, todos a vêem.
Ninguém nota o fio que,
em colar vistoso, vai compondo as missangas.
Também assim é a voz do poeta:
um fio de silêncio costurando o tempo."

Vou me acostumar a ler no iPad, mas quem ama sentir o papel na ponta dos dedos, como eu, ainda apanha com a leitura online.

De qualquer forma, ler Mia sempre é um deleite. Nessa obra, temos 29 contos fantásticos, repletos de poesia, lirismo, magia e doçura.

Os opostos sempre convivem juntos: amor/ódio, vida/morte, certezas/incertezas, presenças/ausências, crenças/descrenças.

"Não existe terra, existem mares que estão vazios." [ em "O peixe e o homem"]

O tempo não flui igual para todos e sempre é tratado de forma poética:

"Há um rio que atravessa a casa. Esse rio, dizem, é o tempo. E as lembranças são peixes nadando ao invés da corrente." [em "Inundação"]

"O tempo é um fruto: na medida, amadurece; em demasia apodrece." [em "Uma questão de honra"]

Os sentimentos ganham cores e intensidades absurdas:

"Estou tão feliz que nem rio. Deito-me com desleixo, bastando-me eu e eu." [em "Os olhos dos mortos"]

"A solidão se enroscou, definitiva, no seu viver." [em "O caçador de ausências" ]

"Chorar é um abrir do peito..." [em "Os machos lacrimosos"]

Vale a pena a leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2014/01/o-fio-das-missangas.html

mikaella.balis 24/06/2016

Trata-se de um dos livros que mais demorei para ler, não por ter me decepcionado, não por não ter me prendido, não por incompreendê-lo, mas acho que por ter compreendido demais. Os contos exploram o universo feminino de tal forma que esta se sente nua e vulnerável. O peso emocional é tanto e a dramaticidade do papel feminino na sociedade, como ser submisso constantemente vítima de abusos manifestados sorrateira e vulgarmente, é de tamanho realismo que tornou-se emocionalmente impossível ler estas 150 páginas em questão de horas ou dias, foram precisos alguns meses de apreciação lenta e saudável. O autor usa de uma impressionante flexibilidade e perspicácia verbal e poética com uso e abuso de neologismos e trocadilhos inteligentíssimos, uma sofisticação literária raramente vista na literatura moderna.
Ao ver o mundo feminino compreendido de tal forma profunda por um biólogo na casa dos 50 anos, acende esperanças sobre como o mundo poderia vir a ser se homens se dispusessem a verdadeiramente amar é respeitar as mulheres.

Titi 22/06/2009

lindo!
Mia Couto escreve lindamente. Vale a pena.

Maria20567 13/11/2022

Missangas
Só um xodó literário pra me fazer terminar um livro de contos em um tempo relativamente curto.

O jeito de escrever de Mia Couto me cativa demais, e cada conto serve como uma reflexão e uma metáfora a ser compreendida e interpretada tão profundamente quanto o que for possível no gênero do conto fantástico (o que significa muita coisa).

Adoro o misticismo de cada narrativa. Fico mal com o modo como a mulher "objetivada", mas acho que deve ser coeso, considerando a história e a situação de Moçambique. Ler uma criança sendo reprimida pelos pais é igualmente depreciativo, apesar do coração quentinho no final.

Por sinal, é um livro de contos que te transforma em uma montanha russa. Um conto termina triste , o outro feliz, outro reflexivo, e o outro te dá uma porrada.

Enfim, recomendo a leitura pra quem já tiver lido algo do autor ou do Guimarães Rosa e tiver gostado (a escrita do Mia Couto pega um pouco da escrita poética do Guimarães) ou que seja um fã de contos fantásticos.

Particularmente, prefiro entrar em contato com um autor por um romance (como foi com Mia Couto pelo Terra Sonâmbula e do Guimarães por Campo Geral - Obrigada Fuvest) quando possível, mas é uma obra que promove um belo contato pra quem não tiver tanto problema com livros de conto quanto eu = )

Barbie 06/01/2014

Mistura de sentimentos e inferioridade
Um apanhado de contos que descrevem o feminino como frágil, desinteressante e sem valor social.
Os contos reunidos neste livro nos remetem à decadência do histórico humano feminino que ainda hoje permeia muitos lugares e pensamentos.

Hanna.Oliveira 02/05/2022

Ótimo para conhecer o autor
Os contos de Mia Couto apresentam um quê de vácuos que abrem para a interpretação do leitor e o fazem se envolver completamente na história. Uma ótima recomendação para quem quer conhecer o autor!

Carol 02/10/2023

Escrita cheia de vida!
Essa escrita me fisgou, em histórias densas de humanidade. “O fio das missangas” é uma coletânea de 29 contos sobre desencontros, descobertas, esperança, amizades, desamores, sonhos interrompidos… Não amei todos os contos, mas todos são, no mínimo, curiosos e interessantes.

Me encontrei completamente atraída pela linguagem simples e poética de Mia Couto. Cheia de significados implícitos e neologismos. Cheia de vida. Talento que merece ser conhecido e absorvido. Amei! Mal posso esperar para explorar mais dessa escrita em outras obras.

site: https://www.instagram.com/carolbarbozza/

Ana Clô 15/07/2023

A poesia de Mia Couto
Cada vez mais percebo como Mia consegue transformar as palavras em fontes inesgotáveis de riqueza.
Sua prosa poética e fluida nos conduz por um caminho de muita leveza e reflexão.
Os contos presentes nessa leitura demonstram as pequenas nuances da vida cotidiana e a realidade fantástica por traz de nossas relações.
Mia tem uma escrita difícil mas que nos desafia sempre a ultrapassar os limites de nossa mente e mais do que isso nos convida a experienciar o sensível.
Como foi bom ler esses contos e me apaixonar mais uma vez pela leveza da prosa-poesia desse grande autor moçambicano.

Lívia 21/04/2022

O fio das missangas
Livro de contos reunidos do Mia Couto.

Nunca demorei uma semana pra ler algo de 150 páginas.

Não recomendo.

Vitoria Ondina 04/03/2023

Para ser revisitado
Os contos de Mia Couto nos levam a lugares muito palpáveis, a lembranças das pessoas que observamos durante a vida. São histórias algumas vezes previsíveis (até pela repetição de certos temas), mas muito emocionantes. Na minha experiência como leitora, me via relutar em começar um outro conto logo seguidamente, porque suas palavras mereciam ser refletidas por muito mais tempo.
Meus favoritos foram os com elementos do fantástico, seja pela metáfora ou pela poesia em seu frasear.

Amandinha 16/11/2011

Vale a pena ler!
É um livro encantador, que não se limita a narrar os personagens apenas no aspecto físico, mas caracterizando-os psicologicamente. Principalmente quando se trata de mulheres, uma vez que Mia consegue transmitir o sentimento íntimo delas, sua essência, mesmo sendo homem. Além do mais, o autor abrange nossa visão a respeito da mulher africana, sem idealizá-la e sem optar pelo preconceito dos países desenvolvidos, enfatizando que ela tem sentimentos singulares e que merece destaque.
Na questão linguística há uma série de neologismos e figuras de linguagens abundantes e diversificadas, enriquecendo o texto. Amei a permanência do português de Moçambique, que dá um toque que valoriza a cultura da África.
O mais interessante é que ele foi fiel ao que o conto oferece, porque a cada novo enredo surpreende o leitor com desfechos nada óbvios!
Preferido: A despedideira. Outros favoritos: As três irmãs, o cesto e etc.

Laura.Sanches 02/05/2020

Sou apaixonada pela forma que o Mia consegue desenhar sentimentos com palavras.
Apesar disso, acredito que entre suas obras ele tem textos que mais me agradam quando comparados a essa coletânea de contos. Lembrando que isso fica só numa questão particular de gostos mesmo, mas que nada refere a grandiosidade do autor.