O Segundo Sexo

O Segundo Sexo Simone de Beauvoir

Resenhas - O segundo sexo (Vol. 1 de 2)

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Let Carvalho 17/06/2022

O livro é essencial no entendimento de gênero e como a Simone foi evoluída para a sua época. Muito bom

dia 27/05/2022

O segundo sexo
Li este livro para uma disciplina na faculdade e elaborei um trabalho sobre. A leitura foi bem cansativa, de início, mas alguns pontos são interessantes para refletir sobre.

Duda 13/04/2022

Esse livro, foi o primeiro livro a me deixar tão estressada nesse nível que estou. Juro em algumas parte eu não concordei, como a parte do aborto, porem relevei até porque pessoas pensam diferente, certo ?
Mas quando ela começou a falar do catolicismo faltou o meu sangue ferver. Eu tô com ódio até agora
Ariane 28/02/2023minha estante
Kkk é aquele livro pra ler já pra criticar com propriedade. Não é ruim, é péssimo. Escrita ruim, parece um quebra cabeça mal montado que logicamente não levaria a conclusão nenhuma porém ela jurava que a única saída às informações juntadas é a que ela conclui. Completamente manipulador porque seleciona as informações e conhecimentos (se é que assim pode-se chamar) de forma a ignorar uma centena de outros fatos que desmontam o olhar da autora. Já esperava algo assim pela superficialidade dos argumentos de quem se inspira neste tipo de obra. Mas sim é bem ruim. Eu lia principalmente perto de dormir pq acabava me dando sono RS (nisso foi bem útil).

Mary Stella 04/02/2022

Incrível
Uma leitura de extrema riqueza. Importante trabalho de pesquisa que deveria ser lido por todas as pessoas interessadas em falar com densa propriedade sobre mulheres e feminismo.

Pâmela Cristina 27/01/2022

Grande obra do feminismo, Simone de Beauvoir traz na primeira parte de O Segundo Sexo verdade (ou seja, mitos) sobre a realidade tórrida da falta de identidade enquanto Pessoa e Ser da mulher.

Pâmela Cristina 27/01/2022

Duda 12/01/2022

Simone era pedófila assumida, ela mesma cita no próprio livro. O livro é péssimo assim como ela, eita falei
Isadora 11/03/2022minha estante
Duvido que você tenha lido esse livro ou que saiba algo sobre feminismo e sobre as mulheres, para comentar tamanha bobagem.

Lorena183 27/08/2022minha estante
É super errado pedofilia mas acho importante lembrar que na época meninas se casavam quando menstruavam, com 11 a 12 anos mais ou menos

Samira_santos 10/01/2022

Salvei várias frases...
Esse "combo" de O segundo sexo, é um combo e tanto. O conteúdo desses dois livros é bem denso, mas acima disso, é extremamente necessário.

Essa foi uma leitura que eu fiz lentamente, por vários motivos. Mas um deles, um dos mais importantes, foi para poder tentar interiorizar o conteúdo, entender realmente a temática.

Simone de Beauvoir é muito pertinente em suas colocações, quando ela fala de como a mulher é posta como um ser inferior e expõe as milhares de razões que tornam essa prática tão arraigada, ela faz isso de maneira tão coerente que eu chego a me perguntar: como alguém discorda desses fatos?

Enfim, é uma leitura muito importante para todos, mas em especial para nós, as próprias mulheres, é imprescindível que entendamos nosso lugar no mundo e entendamos a luta, das que vieram antes de nós, para nos possibilitar a tomada desse lugar. Além disso, precisamos ter consciência de que a luta continua. Foram essas noções que O segundo sexo, volumes I e II, me passou.

Isabela1771 28/12/2021

Autoconhecimento é tudo!
Há muito tempo eu tenho esse livro e - assim como outros - por muito tempo ele ficou na estante com a minha consciência de ?ainda não estou pronta para ler?.
E hoje, após terminar essa leitura, eu percebo o quanto O MEU TEMPO é necessário. Esse último -infinito- capítulo me frustrou muito.

Maria 14/12/2021

O que é ser mulher?
O livro extremamente bem escrito traz uma visão teórica sobre o que é ser mulher, do ponto de vista político, social, econômico e muitos outros.

A autora explica o porquê da figura da mulher ser vista como O Outro na sociedade desde os primórdios. E nos confirma: não existe libertação da mulher se o proletariado também não for livre.

Capitalismo e patriarcado se conectam como geradores de um sistema próprio para oprimir as mulheres e as manter em sua condição de Outro.

Simone de Beauvoir deixa bem claro que, ser mulher é aquilo que a sociedade determina que a mulher seja, é a construção social em volta da figura feminina para mantê-la em seu papel dentro do status quo.

gio 06/11/2021

Inexplicável
Descrever O Segundo Sexo é quase inexplicável. Um livro que ultrapassa diversas camadas e tenta explicar de forma densa e detalhada a condição feminina na sociedade. Em um primeiro momento você espera que seja um livro de propaganda pró-feminista mas se depera com um livro que é nada mais do que a realidade da condição da mulher, dos pontos negativos e positivos. Importantíssimo para o entendimento da história da mulher.

Marcelo 12/09/2021

Minha primeira vez com uma leitura densa e profunda sobre o histórico e a situação da mulher a sociedade. Este é o primeiro volume de dois, mas recomendo uma pausa na leitura entre ambos, visto que é um daquellivros que exigem muito do leitor. Pontos de vista com os quais jamais tive contato me foram apresentados ao longo só livro e outros foram aprofundados. É uma ótima leitura, bastante importante e obrigatório, de um tema atual, porém a metade final do livro, de análise da mulher representada em obras literárias, me pareceu maçante.

Isy 28/07/2021

Prós e contras
Demorei muito para finalizar essa leitura, em parte por mesclar com outros livros, em parte por ser um tanto maçante. Não leia esperando um enredo prático: é tudo muito minucioso e exige um conhecimento prévio ou muitas idas ao Google para entender as várias referências, e se obter uma experiência completa.
Outro ponto a se levar em consideração é que, tratando-se de um livro publicado em 1949, existem muitas informações que estão desatualizadas, e para esses pontos vai ser necessário uma dose de paciência e filtragem.
Entedido isso, só tenho a dizer que é gostoso demais ler a verdade exposta, nua e crua que a Sinone traz.
Vale a pena, principalmente nessa era da pós-verdade, em que muitos conceitos importantes para a análise material do que significa ser mulher tem se deturpado, e as lutas feministas estão cada vez mais liberais e alinhadas a supervalorização do capitalismo.

Conta o livro 14/07/2021

Genial
Levei 6 meses para ler esse livro e agora que terminei estou triste, acho que li rápido demais
Veja, Simone não pega leve, ela é cirurgica e clara em toda sua pesquisa e conclusões. O problema é dado, investigado a fundo e soluções são propostas. Não se pode querer mais.
Talvez eu queira mais reconhecimento, porque, mesmo que hoje se fale muito dessa autora , sinto que não é o suficiente, não abarca a amplitude do que ela fez pelo movimento feminista.
Entre todas as resenhas aqui, só posso dizer, obrigada Simone, por ter respondido minhas dúvidas, aliviado meu espírito e reforçado minha luta.
Marco.Simas 14/07/2021minha estante
Ótima resenha. Quem não leu, ou fingiu que leu, deve seguir estas dicas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5