Valiant (Fadas Ousadas e Modernas #2)

Valiant (Fadas Ousadas e Modernas #2) Holly Black

Resenhas - Valiant

Cecy Jarske 15/09/2022

Valente
Em "Valente" somos apresentados a Valerie e sua mommy/daddy inssues, onde, após um acontecimento impactante, a história começa de fato quando Val segue a vida morando como uma mendiga nas ruas...

Eu sou suspeita para falar sobre os livros que leio da Holly porque há algo na escrita dela que me deixa encantada, eu não consigo parar de ler... talvez seja pela narrativa fluída e de faço entendimento, sem palavras rebuscadas ou sinônimos mirabolantes. Eu gosto bastante do modo como ela nos apresenta os fatos, de modo cru e direto. Então, as partes da vida de Val com os ""amigos"" que encontra pelo caminho me causaram certo asco com tamanha verossimilhança. Era muito fácil "ver" e "sentir" os odores em momentos específicos da leitura. Sei que comentam da romantização das dr*g@s, mas, o que me incomodou mesmo, foi a questão de Val e Dave sob efeito do "glamour" um para com o outro. Apesar de que devo admitir que todo o universo de "Valente" é coerente de início ao fim, então, não me espanta os temas mencionados durante a história justamente porque desde "Tithe" há uma pegada mais explícita de vários temas delicados; dark; até um pouco gore. Talvez seja isso que também me deixa com mais vontade de ler os livros da série... rsrs

Enfim. Surpreendentemente acontece um romance no livro, e eu fiquei com o coração quentinho com os momentos "fofos" entre o casal... Conseguiu compensar um pouco os capítulos chatinhos e repetitivos (apesar de mesmo mais parados, fazerem parte da trama para segmento da história). Há alguns furos de roteiro e por isso não dei nota máxima, mas, de forma geral, o livro é bacaninha! Entretanto, como sei que nem todos gostam de determinados temas, não sei se é uma leitura que vá agradar a todes...

Rafaela.Carvalho 23/08/2022

Um bom livro, mas totalmente diferente do que eu esperava.
Eu esperava uma continuação de Tithe, mas não me decepcionei com a história deste.

amandabsa 17/08/2022

Manteve a qualidade
Não esperava menos da Holly, então não me surpreendi, mas devo dizer que gostei mais do primeiro livro (Tithe).

viterario 12/08/2022

13 POST-ITS
Não é incrível mas tbm não é ruim, no geral entregou uma história simples sem muitos caprichos mas que em certos momentos até que te faz rir ou sentir algo

Nota tecnica: 3
Nota sentimental: 3

Yasmin1609 11/08/2022

Um livro peculiar
Sou muito fã da Holly Black, e embora o livro tenha sido bom e de leitura rápida, foi bastante estranho.

Não segue uma narrativa comum para um livro de fantasia, mas acredito que seja isso que torna os livros dela especiais.

Adoro a forma como suas personagens femininas sempre são as heroínas da própria história.

Não é um livro dela que eu indicaria de cara, mas não dispenso sua leitura.

Gra 08/08/2022

Povo do ar
Me incomodei demais com o uso de drogas e uma protagonista que eu não gostei. Mas justamente por isso o livro é legal. Tira-nos da zona de conforto, incomoda. Gostei demais do troll. Mas é bem fantasioso que, em um mês, uma humana drogada aprenda a lutar de espada. Poderia ser uns seis meses, pelo menos.

leaoliterario 04/08/2022

?Nada daquilo parecia real, mas o mundo com certeza seria mais legal com algo tão irreal dentro dele.?

camila1326 02/08/2022

Valente ou Entorpecida, sinônimos nesse livro
Não iniciei com muitas expectativas depois do fiasco que foi o primeiro livro desses contos de fadas modernos, mas até que foi muito melhor. Não, não vou passar o pano que a maioria passa e por mais que tenha sim cenas pesadas, a romantização pode ser palpável na maioria das vezes.

Sério, que louca ia fazer isso de seguir desconhecidos do nada? Val realmente vive num conto de fadas.

O romance me surpreendeu, deu para dar aquelas suspiradas e mesmo após os nervosos de antes de 50% onde tudo não passava de cenas chatas e tediosas, a parte da corte fez valer a pena.

Amei a Val, por mais que eu queria dar um soco e um tapa nela para que volte a realidade na maior parte do tempo...

Bazynha 22/07/2022

Tamson
Dei como título à resenha o nome de um personagem adjuvante que penso que representa tudo o que é o mundo das fadas por sua história, mas não falarei dele nessa resenha.

Esse pode ser um livro difícil, tanto que com apenas 205 páginas eu levei 10 dias pra ler... Mais uma vez a Holly trouxe uma personagem principal que toma todas as decisões erradas possíveis! Mas, no fim, acho que isso faz dela ousada.

Não é uma continuação direta de Thite como eu esperava, mas os acontecimentos são cronologicamente posteriores e há menção de Lorde Roiben no livro sim.

Acho que o plot em si e a escrita são bem melhores do que os primeiros, mas como eu conheço o potencial da Holly de outros carnavais, não acho que valem 5 estrelas. De todo modo, vale muito a pena ler esse livro, é outro mergulho no mundo feérico, ainda em seu lado mais sombrio.

Recomendo a todo aquele Valente o suficiente para apostar se coração mortal.

wikibibs 08/07/2022

nao tenho muito o que dizer sobre esse livro, achei tão fraco quanto o primeiro e não é uma continuação direta. Sem sal, com uma inconstância de ritmo muito grande e a escrita extremamente cansativa.

Tati Freitas 07/07/2022

Mais pesado
Eu gostei bastante desse livro, talvez até mais do que o Tithe inclusive, achei ele mais pesado também, não sei se valeria ter um alerta de gatilho por uso de droga já que não é bem uma droga que eles usam, mas os efeitos e a maneira que eles usam fazem alusão a isso. Enfim, não me incomodou. Gostei muito dos personagens, gostei das representações, e por serem pessoas e criaturas ambivalentes não dá pra definir ninguém como bom ou ruim. Agora estou ainda mais curiosa e perigosamente empolgada para o próximo conto.