Valente

Valente Holly Black

Resenhas - Valiant

Barbarina 18/11/2023

Que eu sou apaixonada pela escrita de Holly Black não é segredo.
Esse livro superou as minhas expectativas. O que eu tinha sofrido para me prender ao primeiro, esse não houve nem esforço.
Muito bom mesmo.

A única coisa que me incomodou é o romance rápido. Mas já acostumei a ter isso em quase toda história de fantasia.

laviniast91 06/11/2023

"Posso prender o fôlego."
Talvez esse seja um dos livros mais esquecidos da Holly Black sobre o mundo das Fadas e não faço a mínima ideia do porquê, já que é maravilhoso.
Apesar de haver um romance, o foco da história claramente não é ele e sim, a luta interna da personagem principal, Val, com as drogas e os problemas com a mãe.
Achei sensacional a forma que a Holly encontrou de falar sobre racismo, pessoas negligenciadas/moradores de rua e o vício em drogas. Não há romantização, bem pelo contrário, é mostrado explicitamente os malefícios de um vício e de uma vida precarizada, mas há momentos descontraídos, que trazem leveza na leitura.
Acho que o único ponto negativo é a falta de uma narração do pós, porque vemos o processo de se interessar pela droga (no caso desse livro, a droga mágica/Nunca Mais), de se viciar e todos os prejuízos à saúde física e mental e da abstinência, mas fez falta momentos que mostrassem como era viver sem a droga.
Em relação ao mistério, foi gostosinho, deu ânimo na história, mas era bem óbvio kkkkkk.
No mais, é um conto com um teor mais maduro, com pautas sensíveis, mas retratadas de maneira tocante e reflexiva. O romance, apesar de não ser avassalador e de tirar o fôlego, é fofo e aquece o coração.
Com certeza é uma leitura que recomendo, é rápida, envolvente e ao mesmo tempo nos lembra de realidades que parecem tão distantes, mas estão bem próximas. Um livro bem Holly Black rs.

Sophia.Torres 29/10/2023

Esse livro é dolorosamente chato, e olha que eu gosto de livros parados, mas esse é tão parado que é insuportável, o romance do Ravus é da Val foi a única coisa que me convenceu a ler até o final, tirando eles, não tem nada de bom nesse livro que valha a pena continuar lendo, personagens muito chatos e sem graça, sinceramente, só perdi meu tempo

ticilima___ 02/10/2023

...
No começo o livro não me prendeu e demorei um pouco pra completar a leitura, mas a história desse livro é linda, o plot e as reviravoltas são incríveis e ow a Valen fez foi demais. Holly black eu te amo

Hanns 01/10/2023

Melhor
Comparado a Tithe esse livro é um sopro de alívio, aborda temas muito sérios de uma forma fantasiosa mas ao mesmo tempo direta.

Amanda3319 24/09/2023

Não era oq eu esperava
Novamente a escrita da Holly me incomodando mais que a história em si, o livro não é ruim, mas eu acho q prefiro o primeiro, demorei dois meses pra sair dos primeiros capítulos e só nos últimos acontece algo q não te faça bocejar, enfim vou relevar pq sei q essa saga foi uma das primeiras dela então acho q ela desenvolveu melhor a escrita dela.

emiiosh 12/09/2023

O começo é bem legal e inesperado, pelo menos foi pra mimkkkk, mas durante a leitura toda achei muito repetitivo o dia da Val na cidade, amei todos os personagens, mas senti que ficou meio cansativo, pelo menos pra compensar ESSE FINAL FOI TUDO PRA MIM, amei de paixão esse casal, esse final foi o melhor.

andy_Pendiuk 07/09/2023

Valente
O começo é um pouco arrastado, mas da metade pra frente fica bem legal, vale a pena continuar, mais pro final aparece os personagens do primeiro livro.
Holly Black me fazendo ficar obcecada com uma pessoa verde em todo livro. (aliás, saudades Madoc)

Izzy.lizzy08 03/09/2023

Poderia ter sido melhor
Gosto muito dos livros da Holly Black, mas esse me decepcionou um pouco.

Para começar, o enredo é interessante, a ideia geral é boa e os personagens são duvidosos, mas intrigantes. O problema é que, de certa forma, é tudo muito previsível. Os plots menores são bem mais interessantes do que a, teoricamente, grande reviravolta. Até porque quando ela é revelada você fica tipo: tá, e daí? Inclusive, confesso que nem entendi direito o que aconteceu naquele final, até porque ele é totalmente em aberto.

Outro ponto que eu achei negativo foi o romance, mas não por ser entre uma humana e um troll, o que é algo comum nos livros da autora, mas sim porque teve um desenvolvimento muito rápido. Não posso deixar de citar que tiveram cenas muito fofas entre eles, mas foi tudo com muita pressa.

Enfim, se você gosta dos livros da Holly Black eu recomendo a leitura, mas não crie muita expectativa.