Valente

Valente Holly Black

Resenhas - Valiant

mariabotan 26/12/2022

?Você teve meu coração em suas mãos está noite.?
Segundo livro dos contos de fadas modernos da holly black e posso dizer que esse é ainda mais doido do que o primeiro. A história em Valente é muito mais pesada, trata sobre assuntos como o abuso de drogas inclusive.

Não acho que esse livro tenha funcionado muito pra mim. Na real, achei bem meio sem pé nem cabeça. O primeiro parece que foi mais linear e tal, mas esse segundo vai se desenvolvendo de um jeito que vc fica bem confuso com o que tá acontecendo.

Os personagens são introduzidos meio que do nada, zero explicações pra eles, porque estão do jeito que estão. Você precisa sacar nos detalhes o que acontece. A relação da Val com os outros personagens começa quando ela tem uma decepção gigantesca, ela se insere no mundo deles meio que do nada. A relação dela com o Ravus acho que é a mais nada a ver com nada. Você não sabe o que tá acontecendo direito ali, não tem um desenvolvimento.

Enfim, Holly Black pode ter encantado com o príncipe cruel, mas acho os livros de contos de fadas modernos dela bemmmm ruinzinhos.
Char 26/12/2022minha estante
Esse foi escrito primeiro do que Príncipe cruel

Ley 22/12/2022

segundo volume, outra história
alente é o segundo volume de Contos de Fadas Modernos e acompanha uma protagonista diferente de Tithe. A ideia do segundo volume ter uma história distinta me pegou de surpresa, mas me agradou bastante. Ambos se passam no mesmo universo, então temos a familiaridade a favor. Val é uma protagonista exemplar, e não tem do que reclamar, a não ser do relacionamento que tem com a mãe. Após descobrir algo que a abala bastante, Val foge para Nova York sem destino aparente.

É bem improvável que algo de bom possa acontecer com uma garota sozinha em uma cidade grande, mas ela encontra algumas pessoas que podem ser seus amigos. Eles a levam para onde residem atualmente, sob o metrô, e mostram como vivem, trabalhando para as fadas e frequentemente resgatando algo do lixo. É uma vida bastante precária para pessoas tão jovens.

Ninguém sabe ao certo de onde vieram, mas tiveram vidas complicadas e por isso vivem à margem da sociedade. Val não tem uma necessidade aparente de viver com eles, mas acaba ficando porque para ela é mais doloroso voltar e encarar aquilo que a fez embora. Como os amigos estão envolvidos com trabalho com as fadas, Val inevitavelmente entra em contato com as mesmas situações.

Para a protagonista, essa é uma realidade nova a se considerar. Junto com seu novo modo de vida, há também a consciência de que há todo um universo com fadas vivendo ao seu redor, e várias fadas exiladas em Nova York, em que ela terá de fazer entregas de remédios que as façam não sentir tanto o efeito do ferro ao redor. Mas o que era apenas entregas, faz Val entrar de cabeça e se comprometer de outras formas.

A figura que serve como ponte entre Val e todos as informações mágicas é um troll, Ravus. Ele também é uma criatura exilada, com uma história triste sobre o assunto. A política das fadas é mencionada com frequência quando elas aparecem. A história é mais centrada em Nova York, e pouco no reino das fadas. Val é uma personagem valente e forte. Ela tem algumas falhas de que não gostei, como ter confiado cegamente em pessoas aleatórias e simplesmente segui-las.

As amizades da protagonista também não são as melhores, infelizmente gostei de uns dois personagens, Val e Ravus, enquanto os outros sempre tinham ações duvidosas. Gostei de modo geral da história, e do mistério envolvendo a trama. Após Val chegar na cidade e ficar a par da existência das fadas, ela também toma conhecimento de que várias delas estão sendo mortas e ninguém sabe o motivo. Esse foi um mistério bom, que me deu ainda mais motivos para desconfiar de todo mundo.

Aqui há breves aparições dos personagens do primeiro livro e a história de Val também finaliza neste segundo volume como uma narrativa independente. Acho importante ter lido o primeiro volume antes, mesmo que não se trate de histórias conectadas, pois aqui os personagens fazem referências de acontecimentos importantes do livro anterior. Para se situar e entender hierarquias e nomes, o melhor é seguir a ordem.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/12/resenha-contos-de-fadas-modernos.html

Nana 17/12/2022

valente (não tão valente assim)
acho que foi o livro mais pesado da Holly Black que li até agora, trás assuntos como violência, principalmente abuso de drogas, etc. A escrita não é tão refinada e os personagens bem desenvolvidos na trama como de costume por Holly em seus livros mais recentes, senti falta de um propósito para os personagens secundários, como se eles estivessem apenas flutuando pela narrativa, o nó inicial da história não foi bem finalizado e ficou cheio de pontas soltas sobre a relação da personagem principal e sua mãe e até mesmo o acerto com a meljor amiga, que parece ter assumir outra personalidade quando reaparece na historia, mas devo lembrar que esse livro foi uns dos primeiros escritos... é legal perceber as evoluções do universo nos trabalhos mais recentes em comparação a esse. e por outro lado, notar como ela se manteve constante ao universo, gosto como Holly lida com a crueldade e a moralidade (ou a falta dela). tudo parece existir sobre uma linha muito tênue entre opostos, crueldade e bondade, verdade e mentira, moralidade e desonestidade. eu realmente acho isso fascinante. no mais, esse livro me irritou um pouco por ter muitas cenas aleatórias e insignificantes para a história principal e regradas a imprudência e volatilidade dos personagens, mas que no final não fariam diferença nenhuma e não trouxeram desenvolvimento pra eles. o romance também não tem um começo, mas tem meio e fim, o que me deixou confusa. avaliei com 2,5 ou 3 estrelas, no máximo.

Zaz 27/11/2022

Aborda sobre temas mais pesados que o livro anterior e a escrita já tava um pouco evoluída. Apesar do casal não ter sido nada explorado, achei os dois super fofos no final.

Os personagens são bem interessantes, outros gritantemente chatos e incosequentes.

Não é bem uma continuação, é mais um spinoff. Acho que esse era o objetivo ja que são contos distintos

Agora só falta ver como toda essa trilogia vai terminar.

Favisi0 22/11/2022

Você teve meu coração muito antes dessa noite
Esse livro até então foi o melhor da trilogia dos contos modernos. Particularmente não gosto muito dessas histórias com muitas drogas e etc, acho que deixa a história um pouco batida ou algo assim, mas dentro do contexto da história foi necessário e fez total sentido (óbvio).

Diferente de Tithe, aqui os personagens são melhor explorados, mesmo os secundários, e já é possível se sentir mais conectado com os personagens (e o casal é mais bem explorado e desenvolvido do que em Tithe, como por exemplo quando Ravus ensina Val a lutar, porque apesar de não haver muito diálogo nessas cenas, é possível imaginar que entre os treinos eles conversavam e se davam bem).

Pode acabar sendo um problema a narrativa veloz, mas por se tratar mais de um conto do que qualquer coisa isso se encaixa perfeitamente, torna a leitura fluida e rápida e acredito que se fosse diferente seria chata e densa.

Aqui já conseguimos ver melhor que nem Seelie e nem Unseelie prestam, mesmo com Roiben no trono, temos o retorno de personagens anteriores e que possivelmente se unirão no último livro da trilogia.

Geral: Muito bom o livro, adorei

? 4

Mundo da Clara 20/10/2022

Ruim
Acontece nada com nada e os personagens são zero carismáticos
Não comprei o romance, não comprei nada dessa trama

Isabella658 17/10/2022

Bem mais ou menos
Não vou fazer uma resenha completa porque nem eu sei bem o que li.
O livro tem vários defeitos, como o lance todo com a mãe da Val e a falta de sanidade da protagonista até quando não ta sob efeitos de drogas. O romance não tem um desenvolvimento que te faça ver que ta rolando um romance, só descobre mesmo quando a Val fala que se apaixonou. E acontece muita bizarrice e coisas sem sentido, é meio confuso.
Porém, a Val ta a maior parte do livro sob efeito do Nuncamais, um remédio pra fada que funciona como droga alucinógena pra humanos com um pouco de magia. Então é assim porque a protagonista ta assim, vivendo sem viver realmente, confusa e tudo mais. E isso achei muito bom, passou exatamente a sensação do que ela provavelmente tava vendo. Ele me passa a mesma sensação que o livro Placebo Junkies, um suspense psicológico que eu adoro.
Apesar do romance pobre, também achei muito fofo. O Ravus em si é muito fofo e eu nunca imaginei que iria estar querendo ler um romance com um troll de verdade, com pele verde e presas etc. Ate me deixou com um gosto de quero mais.
Enfim, não achei ruim, mas não achei muito bom também, tá pra um mais ou menos. Li rapidinho, praticamente em um dia e a agonia de ver pra onde a história tava indo, o mistério, me fizeram ler rapidinho. O que é um ponto positivo também. No entanto, pode ser uma decepção pros fãs da Holly Black, ainda mais depois de ler a famosa trilogia do povo do ar, que mostra uma grande evolução na escrita em comparação com esses primeiros volumes.

Clube do Farol 12/10/2022

Resenha por Danii @danisuellen
Oi, serzinho! Voltei ao Reino das Fadas da Holly Black, dessa vez lendo Valente, segundo livro da série Contos de Fadas Modernos, não foi exatamente o que eu esperava, mas vamos à resenha.

Nesse segundo livro, vamos conhecer Valerie, que sofre uma grande decepção e decide fugir rumo à Nova York, primeiramente pensando ser por algumas horas, mas depois não conseguindo nem pensar em voltar. Em NY, ela conhece Lolli e Dave, e logo depois Luis, que vivem em uma estação de metrô abandonada (sim, ela se junta a jovens sem teto que não conhece direito). Logo ela descobre que Luis, às vezes o Dave também, faz entregas para fadas (que ela não acreditava existirem), que vivem em NY, de poções feitas por um troll, que ajuda as fadas a sofrerem menos com o ferro que tanto as prejudicam, poções que apelidaram de Nuncamais. Ela descobre também que Lolli e Dave roubam sempre um pouco de Nuncamais para eles mesmos usarem, porque ela dá "poderes especiais" aos humanos, mesmo não sendo indicada para eles. Vendo eles "usarem" Nuncamais, ela também decide experimentar, mas depois da primeira vez, pode ser difícil não querer mais.

Em um ato impensado, Valerie acaba conhecendo o troll, Ravus, e acaba também fazendo entregas. Mas logo se vê em um emaranhado de problemas que não pode fugir, como esclarecer assassinatos de fadas, enfrentar traumas e lidar com uma surpreendente paixão por um troll.

A Holly Black, com certeza, desde quando começou a escrever, tem um dom para escrever coisas inusitadas e criativas, com boas chances de nos surpreender, como é o que acontece em Valente.

Pela sinopse, eu já imaginava que os personagens de Tithe (resenha aqui) não seriam protagonistas nesse livro, mas eu esperava ter boas doses do meu querido Roiben e da Kaye mesmo assim. Se você pudesse olhar para mim agora, veria a minha cara de palhaça. Porque foi quase uma curta participação especial, que não deu para acrescentar muita coisa na história do livro anterior, mesmo eu querendo muito saber mais.

Enfim, focando em Valente, preciso dizer que achei esse livro mais pesado que Tithe, porque de certa forma fala sobre drogas, mesmo que "drogas de fadas", sobre o abuso, a dependência, o entorpecimento, a falta de controle sobre corpo e a mente e uma possível overdose. Algumas coisas desse livro me incomodaram bastante, não acho que a autora tenha tentado romantizar o uso de drogas, nem nada do tipo, até porque ela mostra, de certa forma, as consequências, mas que tem um abuso descarado de drogas (de fadas), isso tem. Porém tem uma certa cena que me incomodou muito, mais que outras, que foi difícil de engolir, não vou falar qual por motivos de spoiler, não sei se incomodaria todos, mas no meu caso, me deu muita raiva.

Esse livro também não nos leva tanto ao "Reino das Fadas" propriamente dito como Tithe, se passa mais nas ruas de Nova York mesmo, com as fadas que vivem exiladas ou escondidas lá. Mas como é um livro de "contos de fadas", senti falta de mais cenas com fadas e menos com humanos. O que me prendeu mesmo foi o mistério sobre os assassinatos de algumas fadas, que se tivesse mais desse mistério e mais do reino das fadas e menos jovens entorpecidos, eu provavelmente teria gostado bem mais do livro.

Sobre os personagens confesso que foi difícil me apegar e me afeiçoar a eles. Sinceramente, por mim, dos personagens que aparecem mais, tirando o Ravus e, talvez, a Val, o restante podia morrer tudo que eu nem choraria. Meu personagem favorito em Valente, com certeza, é o Ravus, meu troll mais lindo (para um troll) e encantador. A Valerie eu poderia dizer que achei corajosa, "valente", mas na maior parte só achei meio doida e sem juízo mesmo, apesar de ela ter qualidades também, principalmente quando não estava tomando decisões ruins com seus "amigos", mas quando ela estava com o Ravus, por exemplo, ela realmente se tornava alguém melhor de acompanhar.

Mas, apesar de tudo, tem coisas muito interessantes nesse livro, como a Val aprendendo a lutar, a história do Ravus, o desenvolvimento de um romance não instantâneo e o mistério que eu já mencionei, com um final que gostei e achei coerente. Tudo isso regado com a escrita da Holly, que sempre me fisga, sendo um livro que escreveu há anos ou recentemente.

Achei Valente uma leitura peculiar e super válida, apesar de não ter gostado de tudo totalmente, sempre é bom visitar o Reino das Fadas criado pela minha amada Holly Black. Não vejo a hora de ler o terceiro livro da série, Reino de Ferro, para reencontrar (de verdade dessa vez) os personagens de Tithe, principalmente o Roiben, não sei se posso esperar reencontrar os de Valente também, mas quem sabe. Até!

site: http://www.clubedofarol.com/2022/09/resenha-valente-contos-de-fadas.html

Gabi 10/10/2022

Gostei bastante da leitura e que apesar de seguir com uma história diferente, a autora conectou os personagens do primeiro livro com esse e adorei.
É uma boa história pra passar o tempo e se aventurar.

Isabela | @sentencaliteraria 27/09/2022

Resenha postada no IG @livroincena
Valente | @galerarecord

Após sofrer uma grande decepção envolvendo a mãe, o namorado e a melhor amiga, tudo no mesmo momento, Valerie decide fugir para Nova York sem olhar para trás. É lá que ela vai conhecer Lolli, Dave e Luis, que vão lhe ensinar outro modo de vida.

Vivendo com eles dentro de túneis fétidos do metrô, enquanto vasculham latas de lixo em busca de alimentos e objetos para vender, ela descobre que seres mágicos convivem lado a lado com os humanos. Além disso, há uma droga chamada de "Nuncamais" que vem viciando ela e seus amigos, e que pode estar diretamente ligada com a magia.

Primeiro gostaria de dizer que não sei quem é o mais desmiolado aqui! No início estava botando fé que a história ia ser diferente (melhor, talvez) do que a do livro passado da trilogia, mas que engano. Nesse volume a trama das fadas fica em segundo plano frente as loucuras em que Val e seus “amigos” se metem.

Além de passarem os dias se drogando e cometendo crimes, ainda ajudam o amigo troll e desvendaram crimes. Nisso tudo a autora se perdeu na narrativa, e nem sua escrita estava interessante. O romance foi só jogado na trama e não convenceu, além de eu não ter simpatizado nem com Val e nem com nenhum outro personagem. Fora as cenas bizarras e super pesadas que tem!

Resumindo: se você já é fã da autora e tem vontade de ler esse livro, sugiro que repense isso. Se nunca leu nada dela, talvez seja uma boa ideia começar com sua série mais icônica, e que eu indico muito, “O Povo do Ar”.

--> G@tilh0s: abu$o de dr0ga$, vi0lênc!a $exu@l, m0rte de an!mal.

site: https://www.instagram.com/p/Cix8u9BuYz2/
MahElisabete 28/09/2022minha estante
misericórdia kkkkkkkk tava com expectativas pra ler essa trilogia ???

Isabela | @sentencaliteraria 30/09/2022minha estante
Estão entre os piores livros que eu já li ?