O Banquete

Platão

Resenhas - O Banquete

Arthur.Sousa 26/11/2021

Sobre o amor, o Eros
Diante de doutos, como falar sobre o amor, ainda que se revele a mim, forte desejo de realizar, na ausência de êxito, não encontraria mais que umas 5 palavras dignas para o discurso nesse tema, apesar que nesse assunto, até os ébrios tem sua porção...

Luan_6 16/11/2021

A leitura mais complexa até agora
Discussões profundas sobre o amor - mesmo numa visão tão antiga -, e que consegue trazer reflexões atuais sobre os vários conceitos do mesmo, em nossa sociedade.

Hebi 07/11/2021

DIFÍCIL
O livro em si é bom, recomendo pra quem quiser se aprofundar mais na questão do amor. O que é o Amor ? Bom, li o livro e é bem difícil responder. Como é filosofia é uma leitura difícil, passei um tempinho pra conseguir ler, mas deu certo, provavelmente não entendi o suficiente, mas pretendo reler em algum outro momento.
Emanuel.Müller 08/11/2021minha estante
Depois da leitura deste clássico, recomendo que veja algumas resenhas e aulas sobre esta obra de Platão. Creio que te dará luzes e te ajudará a compreender certas coisas que não ficaram tão claras na obra.

Luan Rocha 05/11/2021

Sobre o amor
Um bocado de homens reunidos para discutir sobre o amor, ironicamente mesmo eles retirando as mulheres o discurso de Sócrates pode trazer uma opinião feminina de uma conversa que ele teve. Na minha opinião nenhum deles conseguiu explicar bem o que realmente é o amor. Talvez não precisemos de uma explicação, talvez só precisemos amar mais..

Robson.Vilar 04/11/2021

O banquete
O livro tem como ponto alto o discurso de Sócrates sobre amor como uma forma de expressão do desejo natural de todos os seres vivos buscar a imortalidade.

NicholasJade 27/10/2021

Surpreende
Em ?O Banquete?, Platão nos propõe refletir sobre o amor e o belo, criando um diálogo onde as figuras de sua narrativa discorrem seus diferentes pontos de vista acerca do que é o amor, o belo, e do que o deus Eros representa para eles.
Me surpreendeu e me cativou a linguagem fluída e simples (sem carecer de um vocabulário demasiado rebuscado para a leitura), o que tornou tudo mais fácil e prazeroso.
Ademais, a narrativa evidencia o afeto homossexual na cultura da antiga Grécia e como isso era louvado, e a expressividade dos próprios indivíduos com suas paixões e seus amantes foi algo igualmente cativante de se ler.
Recomendo a todos que venham a conhecer Platão e essa edição de bolso da Edipro, com suas excelentes observações nas notas de rodapé, trazendo um pouco do grego para a leitura, a fazendo ainda mais enriquecedora.

JoAo.Padilha 17/10/2021

Sobre o amor
Leitura desafiadora, dificil, que conta uma historia sobre um encontro de Sócrates e outros filósofos gregos. Nesse encontro (banquete) cada um ficou responsável por fazer um discurso sobre o amor (Eros). Carametade, amor platônico, carência e outros termos da atualidade, se originaram desse livro. Recomendo para quem já está mais avançado na leitura.

Bruna 12/10/2021

Quem inventou o amor?
Leitura deliciosa de uma das obras-primas da filosofia ocidental. Uma visão socrática e platônica do que é o amor em forma de prosa, característica das obras de Platão. Livro pra ser lido e relido!

Marcos Antonio 16/09/2021

Um Banquete
O que gosto do livro que tem relação com Platão - o homem de ombros largos- é a forma que o debate vão se desenvolvendo e como aqueles que o lêem com atenção vão sendo forçados a pensar e criar suas próprias conclusões sobre o assunto falado. Um livro tão antigo e tão atual sobre o assunto amor e belo.
O que mais me admira que Platão viveu 428 anos antes de Cristo e tinha uma mente tão aberta sobre assuntos como sexualidade e vejo mentes hoje no século 21 tão negras em preconceitos.
Livro de difícil leitura, mais que alumia a mente.

Natanael Nonato 07/09/2021

O amor é muito belo!
Hoje finalizei o diálogo platônico O Banquete. Nele, um grupo de intelectuais gregos se reunem em um banquete e se propõem a discursar sobre o Amor. Enquanto a maioria dos oradores se refere ao Amor como um Deus, o discurso de três dos integrantes são, em minha visão, os mais interessantes. Não é nenhuma surpresa que a relação amorosa entre dois homens fosse considerada natural e até valorizada entre a alta sociedade grega antiga. O discurso de Aristófanes só confirma a naturalidade do tema entre aquele povo ao dizer que estamos à procura da nossa metade independentemente da sexualidade. Sócrates, ao contrário dos primeiros, diz que o amor nao é um deus, mas um intermediário entre os deuses e homens e que o amor é a falta daquilo que não se tem. Além disso, Sócrates também descreve a origem do Amor, aprendido com Diotima. Por último, mas não menos importante, foi o discurso inflamante de Alcibíades. Bêbado e, pelo visto, ainda ressentido, ele diz o quanto idolatra Sócrates pelos discursos, inteligência e personalidade. Apesar de Alcibíades ser um belo jovem, conhecido por participar de guerras, ele conta como foi rejeitado por Sócrates após ter tentado de todas as formas dormir com ele. De fato conseguiu dormir ao lado dele, mas nada além disso! Enfim, uma ótima leitura para saber a opinião dos gregos antigos sobre o Amor. Um diálogo platônico a menos para ler!

phog 25/08/2021

gregos são um pouco frutinhas
Primeiramente, fiquei horas procurando a edição com a melhor tradução e essa foi a melhor.

Sobre o livro, meu favorito do Platão, muitos tons de homoeroticismo. Foi interessante ver como os gregos tinham a homoafetividade tão forte na sua cultura política e filosófica. No final, senti que estava lendo um triângulo amoroso entre Sócrates, Agatão e Alcibíades.

Elide.Rodrigues 18/08/2021

Incrível e necessário
Livro curto porém complexo, realmente não é de fácil leitura, mas a profundidade dos discursos sobre o amor é sobrenatural. É aquela leitura em que ficamos ruminando por dias e com certeza reler várias vezes.
Marcos Antonio 16/09/2021minha estante
Uma mente brilhante e sem preconceitos. Uma mente pensante.

Vitor J. 12/08/2021

Um ótimo livro e um clássico da filosofia, adorei a leitura, algumas partes não entendi muito bem mas foram poucas.

JanaAna90 08/08/2021

As verdades sobre o amor
O livro nos trás uma visão de amor muito mais ampla do que imaginei. Percebi, com a leitura desse livro, as nuances do amor, para além do amor carnal, do amor romântico.
O amor como meta de todos, o amor que visa a felicidade, não da matéria que é efêmera e passageira, mas o amor imortal, o amor do espírito.
Só creio que o livro deve ser lido várias vezes para que possamos sorver um pouco do muito que tem a nos ensinar. Mostra através do exemplo da vida de Sócrates, que o amor na sua essência verdadeira, sobrepõem o vulgar e, sim está no saber viver na prática do bem, das coisas simples da vida, do encontro com a felicidade.

Tiago936 26/07/2021

Falaria que o livro é belo, mas minhas definições de belo foram atualizadas por causa do livro
O discurso de Erixímaco foi subestimado, porque o amor está sim em todas as coisas, e busca o equilíbrio entre corpo e mente. Também percebe-se que Sócrates falou sobre projeção, antes mesmo da psicanálise levar isso pro mainstream.