O Banquete

O Banquete Platão
Platão

Resenhas - O Banquete

Tiago970 26/07/2021

Falaria que o livro é belo, mas minhas definições de belo foram atualizadas por causa do livro
O discurso de Erixímaco foi subestimado, porque o amor está sim em todas as coisas, e busca o equilíbrio entre corpo e mente. Também percebe-se que Sócrates falou sobre projeção, antes mesmo da psicanálise levar isso pro mainstream.

Maiara 25/07/2021

Incrível
Que livro maravilhoso, é realmente um marco e a maioria dele são pensamentos que já ouvi na cultura popular. As ideias dos filósofos, na reunião particular que fizeram com Sócrates, são profundas e os discursos sobre o que é o amor não parecem se contrapor, e sim se complementam. Eu descreveria muito mais, mas já fiz isso numa conversa com um amigo. Recomendo uma leitura calma e concentrada.

oteatrodosvampiros 21/07/2021

BANQUETE FILOSÓFICO
Recomendado por um grande amigo em um de nossos devaneios (por que não?) filosóficos, ?O BANQUETE? foi o primeiro livro que li de autoria do lendário Platão (?), um dos pais da p* toda.

Curto, com apenas 95 páginas, aborda uma reunião de Sócrates com seus parças. De ressaca pelo rolê do dia anterior (sim, gente como a gente), combinam de trocar uma ideia séria e, principalmente, sóbria acerca de uma suposta subestimação divina do ser humano para com o deus Eros (deus do amor e erotismo). Cada um recebe a palavra para expôr minimamente seus pensamentos. Sócrates, reconhecido por todos como o mais sábio da mesa, é o último a discursar.

Uma obra de vocabulário extenso, cheia de referências nos rodapés, que utiliza Eros como metáfora e debate o legado do amor e o peso do sexo na sociedade. Para mim, uma leitura altamente recomendada para intolerantes, pois explica com propriedade que importante é o sentimento que possuímos, e não o gênero do(a) parceiro(a) por quem bate nossos corações. O fato de ter sido escrito por volta de 380 a.C. e estarmos lidando com preconceito sexual em pleno 2021, demonstra o quanto estamos atrasados. O final da história, divertido e engraçado, desconstruiu uma visão sisuda que eu tinha sobre livros filosóficos.

?Aos seres humanos a paz;
Ao mar a calma;
Aos ventos o repouso;
E na nossa dor o sono.?

mahvargas 21/07/2021

Surpresa.
Foi minha primeira experiência lendo um livro escrito de fato por um filósofo antigo. Eu esperava não entender nada, mas no fim compreendi muita coisa.

Eu gostei bastante, por mais que seja confuso acompanhar. Adorei a experiência!

Tali 08/07/2021

Não posso dizer que entendi tudo, mas ainda sim acho que consegui absorver coisas interessantes. Vale a pena a leitura

Manu/kiwi 08/07/2021

Simplesmente magnífico
Esse é o tipo de livro que te prende de forma esplendorosa, pois além de não ser uma leitura cansativa, abre seus olhos para um assunto de fato muito interessante, que é o amor.
Não tenho muito a declarar sobre como esse livro é, apenas consigo dizer que recomendo, e muito.

Hono 11/06/2021

Engraçado como todos pensam que Eros é completo...
...Mas não passa dum ser pedante, que sempre deseja, mas pouco consegue.

Eros, ou Cúpido (simbologia para o "Amor"), é alvo das discussões que ocorrem durante o banquete em comemoração a um "blockbuster" da época. Envoltos em vinho, todos em volta da mesa apresentam suas visões, até que chegue a hora de Sócrates falar.

Todos se calam.

É engraçado como a criação (ou o tutor que nunca escreveu nada) faz muito mais sucesso que o autor (pupilo). De qualquer forma, o mérito é integralmente de Platão em reproduzir o que foi dito ou criado.

Felipe 04/06/2021

Livro para filósofos
Como é de se esperar de um livro do Platão a leitura não é rápida, fácil e didática. Acredito que esse livro seja destino mais aquelas pessoas que querem se aprofundar no estudo da filosofia e dos filósofos antigos.

Pois existem diversos livros e palestras na internet que repassam o conteúdo desse livro de uma forma bem mais agradável, simples e objetiva. Cito como exemplo as palestras e livros do professor Clovis de Barros Filho.

Franciele143 28/05/2021

Platão foi um filósofo grego seguidor de Sócrates que nasceu por volta de 427 A.C. por muito tempo a tradição grega era oral, portanto não existia escrita na Grécia por esse motivo se utilizava o Diálogo, motivo pelo qual ouve a reunião O Banquete, para comemorar um concurso a tragédia de Agatão, onde todos no jantar iriam participar do discurso, e começam falando se elogiam o sal porque não o amor, entram nessa temática e ao final do jantar Sócrates tem um diálogo com uma mulher Diotina e discutem sobre o belo e o amor, onde o amor Eros é filho do amor e da pobreza, para Diotina o amor é uma carência que procura o belo, e para Sócrates o amor no belo é a busca do divino pela beleza da alma, onde se deve elevar o cuidado com a alma para o divino. O curioso é que nesse diálogo Platão coloca personagens e não expõe sua ideia diretamente ele faz com que os personagens entrem em uma discussão até chegar a conclusão, onde ele trata a inversão de valores, por exemplo, o Sócrates era um homem aparentemente feio e andava sujo e mal tratado, e nesse jantar ele estava limpo e arrumado, logo a inversão de valores se dá pelo valor da alma, a beleza interior e não a beleza externa, a da matéria.

Muito lindo! Se você ainda não leu, sugiro que leia, pois o perigo que nossa alma corre nesse período que vivemos a contemporaniedade está justamente na valorização da matéria, do bem material e não dos verdadeiros valores.
Onde se você buscar a palavra de Deus no livro de Mateus capítulo 6 versículo 19.20.21

19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;

20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Pois a conclusão é que nem títulos, bens, matéria bonita, nada valem, pois a virtude da imortalidade está justamente no zelo pela beleza da alma.

Vinícius 25/05/2021

Eros
O amor Eros concebido nos diálogos de Sócrates com seus discípulos e fazendo paralelos com todas as variações de sensações e pensamentos que nos levam a mitos e reflexões.

André 25/05/2021

Eros
Escrito por Platão, o livro retrata um banquete em que Sócrates participou e debateu com outros sobre o deus Eros, ele é um relato contado para Platão, pois este não estava presente no banquete. Já no final do livro existe uma certa homenagem feita a Sócrates falando de alguns feitos dele.

Rafael.Dardes 24/05/2021

Impressionante e visceral
Uma obra impressionante que reflete costumes e configurações sociais que remontam a épocas prévias à fase da Civilização (Engels, em seu "A Origem da Familia, do Estado e da Propriedade Privada" divide os períodos de existência do Homo Sapiens entre "selvagem", "bárbaro" e "civilizado", tendo cada um desses períodos três subdivisões até chegar na próxima fase).
Este tipo de leitura nos traz um panorama do que era natural em outrora.
Apesar das grandes reflexões abordadas na obra, há um elemento interessantíssimo que deve ser mencionado como é: a naturalização e a beleza do ato sexual entre dois homens.
A maioria das sinopses desta obra a descreve como uma conversa sobre o amor.
Por mais que possa parecer romântico este tipo de abordagem, a verdade é que trata-se de algo muito mais visceral do que o amor romantizado - trata-se da origem do ímpeto sexual. Trata-se do papel prestado a partir do sexo. Trata-se da busca pelo belo. A busca pelo ideal (desde o mais palpável até o mais abstrato). Pelo mais nobre possível.
A cada diálogo, impressionamo-nos mais ao sermos transportados a uma era tão importante da construção do pensamento ocidental - e consternamo-nos ao vislumbrar o que poderíamos ter sido caso o Cristianismo predatório e assassino não tivesse tomado as rédeas desse mesmo pensamento ocidental por tanto tempo.

karine.viana.3762 17/05/2021

Acaba -se descobrindo muito sobre a vida da época e como as relações se davam, como por exemplo a irmandade construída entre os homens. O livro tem uma linguagem de certa forma leve, li em um dia. Mas tem bastante coisa a se pensar dentro dele, as quais ainda vivemos no dia de hoje. É interessante pensar sobre elas...

almeidalewis 16/05/2021

Cogitações
Um banquete ,mas não de comida ! De palavras e o assunto é um dos mais antigos e também dos mais atuais : O amor,Eros, afrodite ! Como poderia ter surgido, o que era e o que pode ser e suas possíveis consequências partindo da perspectiva da visão de cada um dos convidados .

CoolGabe642 15/05/2021

ai ai esses gregos
Eros é tudo, entendemos, galera. Cês gostam mais de pegar homens que mulheres, entendemos, galera. Eu também. Mas precisava ser filosoficamente falocêntrico? Talvez não. Dito isso, amei. Sócrates estraga prazeres confirmado.