O Banquete

Platão

Resenhas - O Banquete

matlima 10/08/2020

Curioso e interessante
Toda vez que leio um clássico me impressiono com a profundidade e a riqueza das ideias.
Esse livro mostra, em poucas páginas, como um tema tão trivial como o amor pode ser visto de modo diverso, conforme as concepções do indivíduo que sobre ele fala. A construção das ideias é quase toda feita em cima da mitologia grega e cada participante do banquete dá uma verdadeira palestra sobre o assunto.
No pano de fundo, percebe-se a gritante distinção entre os costumes da época com os atuais. Ao contrário do romantismo heterossexual de hoje, o que se pregava como ?ideal? era um relacionamento entre homens, especialmente entre os mais sábios com belos jovens, que trocavam seus atributos numa espécie de ganha-ganha.
Também se percebe o quanto Sócrates já era visto, mesmo em vida, como um verdadeiro baluarte do conhecimento. Um sujeito muito à frente de qualquer outro que já pisou na terra.
Como todo clássico, deveria ser de leitura obrigatória, ainda que para discordar de tudo o que foi dito.

Sayuri 07/08/2020

Papo cabeça no churras com os migos
Surpreendentemente, conheci "O Banquete" através de um outro livro chamado "O Culpado de Tudo - ou simplesmente, o amor" que me inseriu ao gosto por leituras literalmente filosóficas. A obra trata a questão do Amor, do Belo, do Erótico de uma forma delicada e nos faz repensar os porquês de nossas próprias relações, uma vez que também aborda sobre superficialidade dos relacionamentos e da própria paixão, quando se a tem em vista. Apaixonante e divertido, leitura clássica inclusiva e totalmente acessível.
Marcello.Henrique 07/08/2020minha estante
Sensacional!!

Marcello.Henrique 07/08/2020minha estante
O livro e o comentário

Vinicius Casimiro 02/08/2020

Mais difícil que entender Friedrich Nietzsche
É um livro antigo, com uma escrita antiga, mas é discutido um assunto que nos segue até os dias de hoje. Amor e beleza.
Amor e beleza não era igual pra todo mundo quando Sócrates e o seu bonde estavam vivos e nem hoje, e talvez nunca será igual pra todo mundo. Amor pode até ser "igual" para um grupo. Mas a beleza, ah a beleza. Ela é singular pra cada ser.

P.S.: Obrigado professora de ética por indicar essa obra que transpassou gerações.

Sâmya Mesquita 01/08/2020

Amor atrelado ao Belo
O conceito platônico de Belo é, por vezes, ainda associado aos dias de hoje, numa pós modernidade que desconstrói qualquer conceito. E faria sentido, se levarmos em consideração que o Belo é aquilo que lhe agrada aos olhos e ao coração. Para o bem ou para o mal, o livro minucia o que é o Amor e o que ele representa para o HOMEM clássico. E como sentimento sublime numa sociedade sexista, a mulher não está presente em qualquer significação.

Bia 01/07/2020

Fundamental para filosofia
O Banquete é um clássico da filosofia, e atualmente é possível encontrar muitos debates sobre a obra na internet: YouTube, Podcast, textos q auxiliam muito na compreensão da obra.

Soler 23/06/2020

Alimento para a Alma (para a mente)
O banquete é um excelente livro, que trata do papo de Sócrates e outros filósofos da época, um deles o rico anfitrião, Agatão. Discorrem sobre um tema interessante que se tornará base para tudo o que viria a se desenrolar no ocidente, e consequentemente de todas as categorias. Coincidentemente, O Banquete, ao lado de A Santa Ceia, ambos envolvem o alimento, mas não para o corpo como foi propagado limitadamente por longo tempo por religiões e doutrinas, mas para a alma, para o íntimo em nós. Não posso dizer nada muito além disso, pois seria spoiler, mas recomendo a leitura. Observe a força, humildade e clareza, e ao mesmo tempo profundidade que Sócrates alcança neste "simples" diálogo, neste jantar. Observem com atenção Sócrates antes, durante e depois, quando amanhece o dia. Acompanhem-o sem piscar, e percebam porque chegou a ser considerado que ele nunca existiu, assim como Jesus, Buda e outros. As pessoas não admitem que pessoas que transcenderam os erros e limitações que estão acostumados, possa ter existido, porque todos acreditam saber muito, e na verdade... apenas acreditam. Boa leitura e observação deste bom amigo.
Regis 25/12/2022minha estante
Um livro que adorei ler e que me deixou completamente encantada com a formação dos pensamentos, a filosofia profunda e com uma clareza e simplicidade envolvente. ?

Maitê 22/06/2020

Um desejo estranho de ler um tratado filosófico, nunca me imaginei lendo Platão até o dia que estudando me vem esse desejo de finalmente ler O Banquete e não só estudar sobre ele.
Foi mais tranquilo do que eu imaginava, acho que nunca será fácil, mas me vi pensando em questões que espero poder elaborar mais em meus estudos.

Mari 18/06/2020

Imagina uma festinha, no meio de uma super ressaca com seus amigos filósofos, pra comer o que sobrou da noite anterior. Já fez, né? Mas duvido que seu after terminou como esse...

[se você precisa de uma resenha maravilhosa, cheia de informações, densa, para usar no seu trabalho de última hora na escola/faculdade, passe para a próxima rsrs]

"Avisa aí", Sócrates, "que hoje a resenha é lá em casa!" 🎵 Foi isso o que rolou: Agaton ganhou um prêmio massa, chamou pro desenrolo e perdeu a linha na festa. No dia seguinte tava todo mundo de ressaca e ele fez aquele almoço do R.O., o chamado "Banquete", e convidou o pessoal pra acabar com o resto da comida.

Decidiram que ninguém ia encher a cara porque TUDO TEM UM LIMITE, NÉ?

O acordo foi fazer discursos em homenagem ao Amor, considerando que até "o sal recebia louvores extraordinários por sua utilidade" e o Amor tava a seco. Vale lembrar que os amores falados são todos, principalmente o Amor entre homens. E tudo de uma forma objetiva e construtiva, mas delicada.

Fedro começou e nos mostra o Amor nas ações. Em dar orgulho para a pessoa que você gosta. Fala muito mais, mas não estamos aqui para spoilers.

Pausânias nos mostra dois tipos de Amor. E é incrível como isso é atual hoje. Como pode, né? Ah, pode! As palavras usadas são maravilhosas e dá, facilmente, pra colocar trechos nas cartas para seu amado/amada/amadx. Ele fala de uma sujeição ao Amor por causa da virtude que seu par tem.

O comediógrafo, Aristófanes, discursa sobre a parte preferida de vários leitores desta obra: o MITO DO ANDRÓGINO, explicando como nasceu nossa atração por outra pessoa de uma forma criativa que você nunca poderia imaginar. Vale demais conhecer.

E vamos ao Agaton, anfitrião, e faz um discurso curto e inflamado sobre o Amor, arrancando aplausos de todos.

O último, "teoricamente" (expplico a seguir o "teoricamente"), é o Sócrates. Não vou me atrever a fazer qualquer resumo sobre essa parte. O que posso dizer é que ele, sem surpresas, apresenta o Amor de uma forma completamente diferente dos seus anteriores. Leva o discurso pra outro nível, mais profundo e real, e ainda nos ajuda a acompanhar seu raciocínio... É digno de leitura uma, duas, três vezes... E muda a percepção que temos desse deus/sentimento. Aproveitem.

E, quando todos, inclusive eu, pensaram que Sócrates seria o último, teremos nada mais nada menos que um exposed pra fechar! hahahaha! Alerta spoiler não me deixa passar disso. XD

Enfim, o livro é "curto", mas não dá pra ler de todo jeito. A leitura é média (não é fácil, mas não é difícil), inclusive por ser repleto de apostos. Pra quem tá meio enferrujado ou não tem muita prática em leituras assim, pode ser um pouco complicado. Mas é só manter a calma que flui.

É o livro mais romântico e profundo sobre o Amor que já li. Espero que você tenha vontade de ler. Eu não sei por quê adiei essa leitura por tanto tempo. Não faça como eu e comece hoje!

Cinthia 13/06/2020

Um grupo de reúne para falar sobre o amor (Eros), com a presença de Sócrates. Achei a leitura densa. Um livro interessante.

manuella.rosasilva 07/06/2020

Brilhante!!!
Um livro BEM antigo, mas que se torna atemporal de certa maneira, aliás o Amor é assunto para qualquer época. Amar é ser belo e fazer o belo

Ruan Oliver 23/05/2020

Diversidade nos Desencontros e Encontros
No momento de analisar o belo como discurso que chegue ao ápice de uma consolação contemplativa, é explícito o coração fragmentado em um simbolismo de movimentação reflexiva sem forma e com forma. O verdadeiro não é o consenso absoluto, mas a arte de viver as contradições podem trazer traços de verdades ainda questionáveis, e tal condição é explícita aos integrantes de um envolvimento com mitos e associações extremamentes condicionadas à manipulação do espaço tempo e a idéia de amor. Sente-se ao banquete em que a beleza está indefinida para nascer entre todos.

Carolzinha 19/05/2020

O banquete
O banquete é um livro muito completo e atemporal. Sua discussão perpassa por inúmeros temas presentes na sociedade e traz uma múltipla abordagem com pontos de vista diferentes acerca de um mesmo assunto. São infinitas as formas de se pensar O Banquete. Vai muito além do que está escrito e promove profundas reflexões sobre a existência, o belo, a sexualidade, erotismo, felicidade, sobre o papel do erasta no desenvolvimento do erômeno. Achei incrível o pensamento abordado de que o conhecimento não deve ser passado ou imposto, e sim, instigado e estimulado. No geral, é um livro maravilhoso.
Larissa.Figueiredo 20/05/2020minha estante
Melhor resenha! ?

Getulio 17/05/2020

Amor
A obra apresenta grandes e conceituados pensadores da época tentando de alguma forma realizar um elogio ao Amor.