O Banquete

O Banquete Platão
Platão

Resenhas - O Banquete

Lisiane.Dutra 30/12/2020

Uma reunião de homens debatendo sobre o que é o amor. Sócrates nos brinda trazendo uma mulher para o seu relato.

Delianne 19/12/2020

aquela bela repensada sobre o conceito de amor platônico!! idealizado, irrealizável.
a imortalizada ideia do amor como falta constituinte do ser humano.
o amor como força cósmica que une todas as coisas, que produz o que é belo e busca o saber.

indispensável!

A clássica maiêutica socrática

Capitu 19/12/2020

Otimo livro para quem gosta de filosofia
O Banquete é um dos diálogos de Platão, escrito por volta de 380 a.C. Para quem tem curiosidade e se pergunta "O que é o amor?" ou algo do tipo "De onde surgiu a ideia da metade da laranja?" Esse livro vai te dar boas ideias, inclusive o mito do andrógeno de Aristófanes é um dos discursos mais interessantes nesse livro, esse mito também é uma das prováveis origens da ideia da busca da alma gêmea. Ah e é claro que o Platão vai puxar a sardinha para o Sócrates, e o mais interessante é que a definição final sobre o o amor não é original da mente de Sócrates (como eu pensei a principio), mas da Sacerdotisa Diotima, narrada por ele.

Afranio.Cunha 15/12/2020

Diálogos Platônicos
Os diálogos Platônicos são fonte de diverso ensinamentos. Com seu método Platão através da sua principal personagem, discuti temas eternos como: o amor, a piedade, a verdade, todos centrados no homem. Nesse Sócrates discorre sobre o amor e suas nuances. Os diálogos Platônicos devem ser lidos e relidos, pois são atemporais.

Paulo Niedner 13/12/2020

Um Clássico sobre o Amor
Deleite-se no banquete com figuras como Erixímaco, Aristófanes e Sócrates discursarem acerca do amor.

Icaro.Jatoba 01/12/2020

Leitura difícil, mas provocadora. Sobretudo a respeito do amor.

Cesar 02/11/2020

Só sei que nada sei
Todos que se interessam pelo crescimento intelectual vão ter que passar por obras como esta. Não posso dizer muito a respeito pois, não suponho ter compreendido a mesma num nível esclarecido. O que posso é dizer que preciso aprender a ler verdadeiramente, e se você é uma das pessoas que estão em busca de um objetivo parecido, voltemos num futuro breve a perscrutar nestas páginas. Cito alguns aspectos que chamaram minha atenção: 1. As profundas contemplações de Sócrates; 2. A ideia (mito) da outra metade.

Vítor 05/10/2020

Um livro muito interessante, principalmente para quem gosta filosofia. Mas exige uma leitura bem atenta, em um sentindo de se manter conectado na história, senão pode se tornar entediante parte da leitura.

Joabe Vieira 11/09/2020

Um texto de uma poesia tremenda. Cada argumento sobre o que é o Amor se mostra profunda.

Eduarda 16/08/2020

"O Amor é para nós a causa dos maiores bens..."
Eu estou simplesmente encantada! Os discursos acerca do amor presentes no livro são extremamente tocantes e capazes de incitar profundas reflexões a respeito do abordado. É magnífica a forma com que eles tratam sobre a origem e os efeitos do amor, além de suas relações com o belo, a virtude. Perfeito!

Tamires 16/08/2020

Complicado e importante
Li esse livro com base em desafio de filosofia, as análises que podem ser feitas a partir dele te faz sair da inércia e repensar no seu eu e em como você é e age no mundo.

Djulia Azevedo 14/08/2020

Ótimo livro!
Platão traz diversas reflexões sobre a origem, aplicação e evolução do amor. A leitura deste livro é mais fluida e simples do que Fedon (livro de Platão sobre a imortalidade da alma). Super recomendo!

Pati 10/08/2020

Reflexões
Platão foi um grande filósofo e escreveu grandes livros, retratos do pensamento de sua época. Embora seja recheado de lindos ensinamentos, revela o papel que a mulher exercia à época: apenas gerar filhos.