O Banquete

O Banquete Platão
Platão

Resenhas - O Banquete

Yuririn 05/03/2021

Acho que esperava mais de Sócrates neste livro
Após ler "apologia a Sócrates", acredito que tal protagonista não me agradou tanto no "o banquete" quanto naquele livro. Suas colocações, embora plausíveis e poéticas, ficaram obsurecidas perante os outros discursos proferidos no banquete. Achei os outros mais intrigantes, principalmente o mito dos andróginos proferido por Aristófanes. Sócrates me pareceu com a personalidade destoante daquela apresentada em sua apologia e que eu tinha gostado, sobretudo quando falava da estrangeira "sofista" que havia lhe clareado as ideias sobre Eros. Mas acho que embora este filósofo seja o mais icônico nas obras de Platão, este livro merece ser lido mais pelas outras personagens que por Sócrates.

Dama 04/03/2021

Uma ode ao amor
O Banquete de Platão é o tipo de livro que requer ser revisitado constantemente. O livro possui um objetivo simples: tratar o amor. Desse modo, todos os companheiros de Sócrates dedicam-se a esta profunda tarefa. De modo que a escrita de Platão junto a estratégia socrática baseada em perguntas leva o livro a um grande ápice quando enfim, descobrimos o que é o amor, sua natureza e de onde veio. A sensação de leveza e felicidade chega ao fim mediante a resposta, a qual gostaria de partilhar, todavia, esta deve ser descoberta apenas após a jornada que o Banquete nos guiará.

Loanfi 25/02/2021

Bom livro, mas a edição deixou a desejar. Algumas palavras estavam cortadas ou então separadas no meio da frase.

FelipeSchiffer 26/02/2021minha estante
Socrates é maldavado pq?

pmlmcd 26/02/2021minha estante
por conta do "romance" dele com o alcibiades

Teorema Espectral 17/02/2021

Resenha gay que eu iria
A narrativa totalmente plural contribui pra deixar clara a diferença entre falar bonito e efetivamente fazer filosofia.

Sócrates, como sempre, não só um modelo de filósofo, mas um modelo de pessoa, sempre com foco nas coisas profundas e belas do mundo, em detrimento das superficiais.

Tá aí alguém com quem eu gostaria de ter conversado na vida.

Cesar Garcia 11/02/2021

Um livro sobre o amor
Aqui Platão nos mostra vários exemplos do amor através de discursos de vários homens que se dispõem a discorrer sobre o tema durante um banquete.
Com ótimas reflexões e com idéias condizentes com o seu tempo, é um livro que mostra como os homens da Grécia antiga pensavam sobre o amor.

HEVELYS 04/02/2021

Discurso
Um discurso sobre o método. a materialização das palavras que compõem um abstrato dos sentimentos. Amor, Paixão, Apego, Vida, Morte.
um bom livro. Um clássico.

Ana 29/01/2021

É um tanto complicadinho, mas é, definitivamente, maravilhoso!

Platão traz uma forma de escrita com variadas descrições de um mesmo tema (Eros/o amor), com diferentes falas e sugestões, o que torna a leitura muito agradável, em especial pelo jeito dos personagens - entre estes, Sócrates.

Eu, pessoa leiga que ainda não adentrara profundamente na filosofia grega, achei um ótimo livro, principalmente por tratar de um termo tão famoso, mas que eu pouco conhecia, o "amor platônico".

JB.12 28/01/2021

Clássico Essencial
Um clássico Essencial sobre o amor. Nada melhor do que Platão pra escrever tão bem sobre tal assunto.
Do ponto de vista histórico, é uma obra rica que demonstra vários aspectos da sociedade antiga, principalmente a questão homoafetiva, presente desde aqueles séculos, tornando ainda mais esdrúxulos os preconceitos atuais.

Joao.Gabriel 26/01/2021

Um concurso platônico
Aqui, as ideias ao redor de Amor (Eros) são o principal tema de um simpósio platônico. A linguagem não é fácil, deve ser lido com calma e muita atenção pra poder ser verdadeiramente aproveitado. Quando é feito dessa forma, entrete e vale muito a pena.

Nathan Oak 17/01/2021

Amores, amores
Diversas formas de amor, umas até bem fáceis de se perceber hoje em dia (considerando que esse livro tem 2300). Amor heróico, amor racional, irracional, que provoca harmonia entre os amantes, amor da alma gêmea, da outra metade da laranja, amor beleza, amor justiça, amor desejo pelo que falta... Muitos são os tipos, uns defensáveis outros feitos chacota pelo autor. Enfim, várias faces do amor, muitas diluídas e visíveis até hoje na cultura ocidental.

Dioguinho 15/01/2021

Um senhor banquete?
Pois bem, o livro é bastante interessante por expor diversas formas de interpretar o Deus Eros ou o amor, como queiram chamar. Assumo logo de cara que em diversas partes do livro a compreensão foi bem difícil de ser feita, principalmente pela extrema carga teórica contida em algumas ideias. Porém, eu lhes asseguro que cada página do livro é reveladora e, apesar das dificuldades em alguns momentos, com certeza vale a pena ler o livro não só pelas brilhantes ideias que são expostas, mas também, pela amostra de como seriam esses encontros entre grandes mentes filosóficas da Grécia Antiga (algo que me encantou muito no decorrer do texto).

Em fim, leitura altamente recomendada ?

Eoli 09/01/2021

"Assim tambem o Amor, porque tu mesmo admite que não é bom nem Belo,nem por isso vás imaginar que ele deve ser feio e mau, mas sim algo entre dois extremos "
A forma que os filósofos daquela época fazem suas reflexões sobre o amor, através de Louvores ao Amor,é cativante.

Obs:. A escrita EU ACHEI um pouco complicada , mas valeu a pena!