Depois do funeral

Agatha Christie

Resenhas - Depois do funeral

Vênus_Alice 17/08/2023

Depois do funeral
Eu simplesmente fiquei muito envolvida ali. Ao contrário dos outros, nessa história parecia que todo mundo era suspeito.
Estava difícil eliminar, tinha muitos personagens para desgostar.
Deu para pegar bem o clima do momento que a Agatha escreveu o livro, no período doa Segunda Guerra, onde todos foram afetados, a economia estava um caos e o clima tenso.
O detetive nunca decepciona.
Flávia Menezes 17/08/2023minha estante
Bela resenha, Alice! E eu quero muito ler Agatha porque nunca li nadinha dela. E ótimo saber que esse vai ser um pra ir pra lista. ?

Vênus_Alice 17/08/2023minha estante
Oi Flávia, acredito que vai se divertir muito lendo ela, é uma leitura agradável! ?

Maria 06/10/2021

É um livro da Agatha Christie então é impossível não ser bom kkkkk
Tá longe de ser um dos melhores dela que eu já li, mas o plot e os personagens são bem legais! A escrita tbm é ótima e me envolveu mto
Thaci 06/10/2021minha estante
Amo os livros dela, já vou ler esse

Maria 07/10/2021minha estante
leia siim! vale a pena!!

Nicolas 18/03/2024

Tô no chão
MDS QUE PLOT FOI ESSE?!?!?!? A história é bem complexa, fiquei meio boiando no começo com tantos parentes, mas conforme a leitura vai indo a gente pega os nomes. Gostei muito do desenrolar da trama, acho que esse entra pro top 3 melhores plots da Agatha, de verdade. Fiquei em choque, definitivamente recomendo!!

PiOwO 20/07/2023

Agatha Christie acertando mais uma vez
Eu confesso, que sou extremamente tendenciosa ao falar dos romances dela; mas 'Depois do Funeral' foi um livro que consumiu meus dias por completo nas últimas semanas. Eu geralmente tendo a levar meu tempo com livros, mas esse em específico conseguia me deixar acordada ansiosa por "só um capítulo mais".
Um desenrolar de trama crescente e bem no estilo da autora quanto as historias com Poirot: uma grande confusão até que todas as peças se encaixem perfeitamente, a resposta bem embaixo de nossos narizes... mas que por algum motivo nunca nem passou pela nossa mente ou a conexão de peças que anteriormente nunca teriam sido ligadas sem as explicações detalhadas e minuciosas do detetive.
Me atentei para não deixar nenhum spoiler da trama, é um dos livros que tem que ser experimentado as cegas. Mas espero que essa resenha desperte o interesse de mais pessoas por esta obra.

Jéssica 24/12/2020

O livro é envolvente e todos os livros da Agatha contém plot twist, então esteja ciente que ler AC é se surpreender a cada final de livro.
Apesar de ser uma leitura simples e rápida, se não prestar muita atenção nos personagens não conseguirá descobrir o assassino antes de terminá-lo.

Mi Rubin 04/10/2023

Um dos melhores que já li dela.

Prende fácil e a leitura fluí muito bem.
Quando menos perceber, estará diante de um final que foi muito bom.

A trama deixa todo mundo bem expostos às suspeitas.
E isso rende muitas teorias.

Valeu muito à pena!
Recomendo.

Jess777 31/05/2023

Mais uma leitura da minha autora favorita. é sempre mt "confortável" e eu amo!!
esse livro em questão foi bem instigante, novamente fui surpreendida.

Cris Paiva 13/07/2023

Meu Deus, fui muito ninja! Nem acredito que quase gabaritei o livro.
Consegui acertar quem era o criminoso, a motivação, e como foi feito. É claro que os detalhes eu deixei para o Poirot me contar no final, senão cadê a graça!
Logo no começo do livro eu já fiquei com um leve desconfiança, devido a um ranço que tenho com um determinado tipo de pessoa. Então, tudo o que essa pessoa fazia ou dizia eu desconfiei, e fui com meu lápis grifando tudo o que achava suspeito, e tudo o que grifei entrou na conclusão do crime. É claro que teve coisas que eu não "pesquei", mas ainda estou abismada com o meu poder de dedução!
Historia muito satisfatória da titia Agatha Christie! Não está entre o Top 10, na minha opinião, mas é muito bom!
Jaque - Achei o Livro 13/07/2023minha estante
Adoro esse livro! Também acertei o culpado :)

Lypee 11/06/2023

A mente afiada de Poirot
A morte de um senhor de idade causa certa suspeita pois quando vão ler seu testamento sua irmã deixa claro que houve assassinato. Com base nisso, é criado uma trama em volta do que realmente pode ter acontecido.

Não acho que é um dos melhores mas o livro é divertido.

Coruja 29/03/2022

Dia de trazer mais um título para o Projeto Agatha Christie, e, dessa vez, um que eu não tinha lido antes (ou, pelo menos, não tenho memória alguma de já ter lido). Escolhi para agora Depois do Funeral por ser também indicação do Read Christie 2022 no tema ‘Agatha escreveu no exterior’.

Publicada em 1953, esse livro saiu primeiro nos Estados Unidos com o título alternativo Funerals are Fatal (nada como uma boa rima para chamar a atenção…) e, dois meses depois, no Reino Unido, com o nome original escolhido pela autora. Mais dez anos e ele foi relançado com ainda mais um título: Murder at the Gallop, para casar com o filme de 63, que trocou Poirot por Miss Marple à frente da investigação.

A multitude de títulos que um mesmo romance de Christie pode ter às vezes pode render certa confusão…

Enfim, vamos aos acontecimentos! O patriarca da família Abernethie morre de forma súbita, mas em circunstâncias aparentemente normais e tudo se encaminharia normalmente não fosse pelo comentário desastroso da irmã caçula do falecido durante a leitura do testamento, de que ele teria sido assassinado. Os presentes descontam a história como devaneios de uma idosa excêntrica, não fosse pelo fato de, no dia seguinte, Cora ser encontrada morta, assinada a golpes de machadinha.

O advogado e executor dos Abernethie, o senhor Entwhistle, quer crer que as duas mortes seguidas não passam de tristes coincidências. Mas, por via das dúvidas, decide pedir ao velho amigo Hercule Poirot que tire a prova dos nove e descubra se Richard Abernethie foi de fato assassinado, e Cora, morta em decorrência de sua afirmação.

Logo se torna aparente que todos na família teriam suas razões para apressar a morte do velho patriarca e assim colocar as mãos em sua parte da herança. Mas, como Poirot não deixará de provar, as aparências e expectativas podem enganar até o mais arguto dos observadores.

Eu não acertei nem de longe a solução do crime dessa vez. Em minha defesa, a maior pista do caso é uma deixa visual que tem a ver com simetria e tempo, e o gancho para sua solução é dada quase ao final do livro, quando muito tempo já se passou desde que o leitor passou pela cena crucial ao deslinde do caso. Seja como for, Depois do Funeral possui uma das maiores pistas falsas do arsenal de Christie, simplesmente pelo fato de você não entender até o fim quantos crimes de fato ocorreram.

Ir para muito além disso estragaria o deleite com esse mistério de bolos envenenados e concussões, machadinhas e freiras onipresentes. Não é uma coincidência que mais de um especialista considere esse um dos dez melhores romances protagonizados por Poirot…

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/03/projeto-agatha-christie-depois-do.html

Lais.Fernanda 20/07/2022

Conseguiu me dar um olé
Esse livro foi muito bom de se ler! É o primeiro que leio da Agatha então não possuo muita referência pra comparar. Porém, duvido que pra quem já é experiente nos livros dessa autora ele vai deixar de surpreender.
Sério, se vc não for tão conciso desconfia de Deus e o mundo aqui! E mesmo em caso de ser alguém com boa dedução, dificilmente vai apostar no(a) real assassino(a).

Andre.Crespo 03/08/2009

Li e não me arrpendi!
Sempre ouvi muito falar sobre a Agatha Christie! Tinha até um certo receio em lê-la, de tanto que falavam dela! É aquela coisa, quando se fala tanto em algo, ou ele é muito ruim ou é uma completa maravilha. Posso dizer que Agatha não foi esplêndida, mas muito boa assim mesmo.

Quando se lê um livro, a maior preocupação que se tem é se ele envolverá o leitor ou não; se a história será ou boa ou uma chatice. Agatha conseguiu criar uma história BEM envolvente, que não chateou em momento algum! E isso ajudou e muito no fato de eu ter gostado ou não. E é claro que eu gostei muito!

A primeira coisa que tenho a falar é que nunca imaginaria que tal pessoa fosse o verdadeiro assassino! Minhas suspeitas estavam voltadas desde o começo para um lado totalmente diferente! Nunca desconfiei dessa tal pessoa, porque não tinha motivo algum! Agatha Christie demonstra assim que deve-se sempre suspeitar de tudo e de todos, até de quem menos tem razões para se cometer um crime!

Falando agora sobre a jeito dela escrever, percebi que gosta de ser simples e direta, sem enrolações. Mostra um crime, os envolvidos, o ambiente em que o mesmo acontece, as circunstâncias; e deixa que a gente faça as próprias ideias de quem teria sido o assassino! Ou se houve até mesmo um assassinato!

Pelo que li apenas nesse livro, percebi que ela escreve de uma forma agradável, simples, que flui com naturalidade. Qualquer um pode lê-la. Isso não significa que seja algo fraco, mas sim algo ótimo e fácil ao mesmo tempo, o que é difícil de se econtrar em um livro!

Certamente, pretendo ler mais livros dela!!!
Mari 19/06/2011minha estante
Acabei de ler este livro. A linguagem é acessível, o que não significa "baixa literatura". Sempre que leio um livro dela, ( antes desse, havia lido Um brinde de cianureto), tento imaginar "quem matou", e geralmente sou surpreendida pela solução do mistério. Para variar, o personagem de quem menos suspeitei era o criminoso, por um motivo que eu não havia imaginado. Pretendo ler mais livros desta autora.

Thiago 29/11/2014minha estante
Ela é simplesmente demais, não tem autora igual quando se trata de romance policial.

Dan 04/02/2016minha estante
Quando era menor li outro volumes da autora e achava muito difícil de acompanhar. Hoje estou lendo este e achando bastante simples, como disse o Alexandrer. Só quero acabar logo e descobrir a verdade! rsr
Tenho certeza que mais uma vez serei surpreendido

miya 01/05/2020

Foi o primeiro livro da Agatha Christie que consegui terminar de ler. Já tentei vários outros da mesma escritora, mas nunca fluía a leitura, mesmo sendo de um gênero que gosto bastante, tanto que até troquei os livros. Bem, esse livro foi cansativo demais no começo. Li várias resenhas e não achei sequer uma negativa desse livro, no máximo alguma que criou expectativas demais e se decepcionou ou que os outros da autora eram melhores. Pois então, após eu insistir um pouco, me vi grudada no livro, o que fez eu terminar rapidinho.
Enfim, o que parecia óbvio para mim se transformou em uma idiotice quando soube o enorme plot twist que Agatha havia criado. Foi um livro surpreendente bom para mim, acho que é impossível não ficar chocada com o final dele. Os personagens me deixaram muito envolvida na história, e a cada capítulo eu ficava mais desconfiada (da pessoa errada, claro).
Bem, acho que é uma ótima recomendação para quem quer se aventurar no gênero. E vou ir atrás de outros livros da Agatha, com certeza rsrs eu amei demaissss.
Anderson 01/05/2020minha estante
Já tentou até os badalados (O Caso dos Dez Negrinhos/E não sobrou nenhum) e O Assassinato no Expresso do Oriente? Eu só li esses dois dela e gostei tanto que li cada um de uma vez só.

miya 01/05/2020minha estante
Anderson, eu tentei O Assassinato de Roger Ackyord e Os Crimes ABC. Não consegui ler nenhum.
Eu me interessei bastante pela sinopse de O Caso dos Dez Negrinhos, acho que vai ser o próximo dela que vou ler. Os outros, só ouvi falar mesmo. Vou pesquisar mais sobre. Muito obrigada pelas indicações.