O Marinheiro

Resenhas - O Marinheiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

claris 10/11/2021

m a r i n h e i r o
Li para a unicamp, n curto mt as obras do fernando pessoa e no final a questão que caiu na prova era ridícula e não exigia a leitura para responder apropriadamente KKKKKKK

Mr. Jonas 04/11/2021

O Marinheiro
O marinheiro é um texto dramático escrito pelo poeta português Fernando Pessoa. Conta a história de três donzelas que velam uma donzela vestida de branco. O espaço cênico é um quarto de um velho castelo, e a ação se passa durante uma noite, em que as personagens falam do passado e questionam a existência da própria realidade. Em duas das peças estáticas mais antigas, Diálogo no jardim do palácio e A morte do príncipe, datadas de cerca de 1913 e cerca de 1914, respetivamente, ele explora o mistério da existência e o significado da vida.

belinatx 24/10/2021

uma boa reflexao
mais um livro que li para a unicamp
entao o livro é curtinho e tem um questionamento bem interessante sobre sonhos e realidade
com certeza não é o tipo de livro que eu costumo ler mas é bem interessante entrar no questionamento junto com as personagens
como é um drama estático não acontecem grandes coisas como realmente ja estava esperando que seria
mas enfim, vale a pena ler pra refletir sobre o tema

Pote De Doçura 22/10/2021

Um mundo de sonhos
Data da leitura: 22/10/2021

Várias obras cobradas em vestibulares carregam o peso de uma linguagem mais rebuscada e longe do nosso cotidiano. A versão que eu li, na verdade, estava em português do Brasil, mas ainda assim carregam essa dificuldade a mais para nós, estudantes de ensino médio.
No começo eu achei mais enrolado, mas em determinado ponto fui me conectando à história e me desligando da forma como tinha seu português, fui sentindo tensão e medo juntamente com as personagens. No fim, devo dizer que é um teatro muito bom de ser lido.

ggabiprado 24/09/2021

Fascinante
É o primeiro livro em estilo de teatro que eu leio, eu amei muito a história e todo o conceito sobre tudo ser um sonho e nada ser real.

Tori 19/09/2021

Eu aproveitei bastante essa leitura, e apesar de ser um pouco densa, tem um enredo bem interessante e complexo. É um clássico um pouco diferente, escrito em forma de um drama a ser encenado, e eu recomendo demais.

Evellyn.Souza 23/03/2020

Eu não entendi. Talvez não estivesse no clima.

mia 03/08/2021

surpreendente
por estar lendo apenas devido aos vestibulares, esperava que fosse um livro lento e chato - assim como a maioria, mas a história, apesar de curta, me prendeu e acabei gostando muito mais do que o esperado.

Brun0 26/07/2021

Escrita envolvente, introdução excelente e ótimas reflexões
O livro, nessa edição específica, conta com umas dezenas de páginas de introdução, contando a respeito do livro e do seu autor, que é uma figura muito interessante e curiosa por si só, junto com sua obra, isso só melhora e se intensifica, visto que o livro traz uma construção básica de cenário, ambientação e personagens, mas dá espaço para um mar de reflexões e discussões a respeito de inúmeros temas, além do mais, a escrita, por ser destinada ao teatro, é simples e faz com que você queira ler mais e mais. Por fim, a obra conta com anotações que elucidam usos arcaicos ou incomuns à língua portuguesa, facilitando ainda mais a leitura do livro

Eduarda.Silva 15/07/2021

um texto dramático de Fernando Pessoa...
O Marinheiro não é um poema como constam nos seus livros mais famosos, é um texto dramático (escrito para ser encenado)

Foi publicado na revista Orpheu, considerado o marco inicial do modernismo em Portugal (1915)

A peça segue o Paulismo, estilo literário criado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, possui sua base em: reflexão, introspecção e sonho/realidade.

Sua estrutura se dá nos nomes, falas dos personagens e rubrica (instruções), lembrando que o foco está nas reflexões e não nas ações dos personagens, então a peça é completamente estática.

Se dá em um quarto de um castelo antigo, onde três mulheres velam um corpo, essas mulheres não possuem nomes, são chamadas de as três veladoras. A 1° propõe que contem sobre o passado, a 2° após se questionar, assume a voz e questiona a vida contando a história de um marinheiro que naufragou e ficou isolado em uma ilha, onde para passar o tempo, recorria aos próprios pensamentos/reflexões.

Acredito que o objetivo da peça era de mostrar que o pensamento e a imaginação possuem muita importância, porque mesmo sem conhecer (qualquer coisa), podemos imaginar.

booksdalaus 17/06/2021

resenha o marinheiro
Peça teatral escrita em 1915 pelo poeta português Fernando Pessoa, O marinheiro é leitura obrigatória para o Vestibular da Unicamp. E interessa também a todos os apreciadores da boa literatura. Esta edição, com introdução, comentários e notas de Marcos Lopes e Ana Maria Ferreira Côrtes, traz ao leitor dicas importantes para a compreensão do texto. Fernando Pessoa (1888-1935) é um dos maiores poetas da língua portuguesa. Sua poesia foi publicada sob vários heterônimos, dos quais se destacam Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro. Escreveu também contos, crônicas, ensaios e dramaturgia, entre outros gêneros literários.

Est_Toriv 11/06/2021

O Marinheiro, de Fernando Pessoa
Estou começando a ler os livros que os vestibulares cobram, e O Marinheiro, Fernando Pessoa, foi um deles.

Um livro curto, que por sorte consegui achar no Kindle unlimited. Foi minha primeira experiência com uma obra desse renomado autor brasileiro; admito ter me impressionado com todo a questão filosófica que tal obra abrange.

O Marinho retrata uma peça teatral estática que sobre 3 donzelas, não têm nomes, que estão velando um caixão de uma quarta numa torre. Com discussões filosóficas e existencialista, elas relembram sobre o passado e sobre os sonhos.

O final, admito ter sido um pouco confuso. Graças a nota da editora de Montecristo fui capaz de entender: "Presas à realidade, têm como fuga para a liberdade o sonho e a própria morte. A aproximação do dia traz uma vontade desesperadora de "acordar" e ver que tudo não passou de um sonho."

Portanto, recomendo a todos lerem essa obra de Fernando Pessoa, mesmo que seja apenas para a prova da Unicamp, ou, até mesmo, outras provas.

juliajunq 26/05/2021

Antecessor de ?Mensagem??
A peça é super rápida de ler, mas o vocabulário pode confundir quem não está acostumado com obras antigas. Sobre a estética literária, penso que Pessoa antecipa o sentimento da grande glória da pátria perdida que aparece fortemente em sua obra-prima.

bren 01/05/2021

Reflexão
Foi um livro bem gostoso de ler. A maneira que o autor abordou as personagens sem nomes e apenas clamando-as de 1ª, 2ª e 3ª eu achei bem legal. Não achei que iria gostar da história, mas o jeito como elas questionavam a própria existência foi muito interessante.
De fato, se não tivesse lendo para prestar o vestibular eu não teria nem me interessado em ler, mas ainda bem que tive a oportunidade de conhecer essa obra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6