O Marinheiro

O Marinheiro Fernando Pessoa

Resenhas - O Marinheiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Dri 02/09/2020

O Drama Estático de Fernando Pessoa.
A obra "O Marinheiro" de Fernando Pessoa, é uma peça de teatro cujo drama é estático, ocorre em um castelo durante um velório com a presença de três irmãs que velam uma moça morta. A alegoria transcorre durante uma madrugada e as personagens são caraterizadas como 1ª, 2ª e 3ª, ou seja, ao longo da peça as personagens não tem nome. Essas três irmãs expõem sobre o passado e fazem reflexões psicológicas sobre suas existências e realidades. Entre os assuntos abordados a 2ª irmã conta seu sonho com um marinheiro que sofre um naufrágio e fica solitário em uma ilha inventando situações para sobreviver e as falas do marinheiro se envolve com a perspectiva de sonho e realidade que essas irmãs vivem. A obra foi publicada em 1915 pela revista Orpheu, período do modernismo em Portugal e trabalha a reflexão, o sonho, a realidade, a extensão do psicológico e as imperfeições do ser humano. Esse é um drama estático em um quadro durando uma madrugada, retrata as mudanças que estava ocorrendo no século XX e o período em que Fernando Pessoa estava inserido. Vale a pena ser lido, é compacto e eu super indico.

Gu Vaz 05/11/2022

Uma prisão que contém a realidade ou a fantasia, construído pela incerteza do eu e pelas possibilidades que nunca alcançamos. Ao questionar de onde viemos e para onde vamos, o que resta é um sentimento de luto e aflição.

Helissa 15/09/2020

Drama estático
Fernando Pessoa, mais conhecido como poeta, produziu esse drama que, praticamente, anunciou na revista Orpheu o Modernismo português. Fragmentado, não linear e introspectivo, esse texto situa algumas tônicas importantes da poesia de Pessoa e da estética modernista.

lililu 16/08/2023

Que maluquice
O livro se trata de uma peça teatral, mas que confusão.
Apesar do livro ser curto ele é muito confuso.
Enfim tinha que ser o Fernando Pessoa

Eduarda.Silva 15/07/2021

um texto dramático de Fernando Pessoa...
O Marinheiro não é um poema como constam nos seus livros mais famosos, é um texto dramático (escrito para ser encenado)

Foi publicado na revista Orpheu, considerado o marco inicial do modernismo em Portugal (1915)

A peça segue o Paulismo, estilo literário criado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, possui sua base em: reflexão, introspecção e sonho/realidade.

Sua estrutura se dá nos nomes, falas dos personagens e rubrica (instruções), lembrando que o foco está nas reflexões e não nas ações dos personagens, então a peça é completamente estática.

Se dá em um quarto de um castelo antigo, onde três mulheres velam um corpo, essas mulheres não possuem nomes, são chamadas de as três veladoras. A 1° propõe que contem sobre o passado, a 2° após se questionar, assume a voz e questiona a vida contando a história de um marinheiro que naufragou e ficou isolado em uma ilha, onde para passar o tempo, recorria aos próprios pensamentos/reflexões.

Acredito que o objetivo da peça era de mostrar que o pensamento e a imaginação possuem muita importância, porque mesmo sem conhecer (qualquer coisa), podemos imaginar.

Pedro 02/08/2020

É preciso sonha pra viver
Minha primeira obra do autor. Um breve drama sobre a necessidade de sonhar e refletir.

gabrielareislr 18/06/2020

O mar da mente
Uma leitura nada habitual para mim. Nunca leio peças, e essa foi minha primeira, já sabia do que se tratava mas, ainda sim não deixou de ser uma leitura por, mais que curta, e em dois dias um pouco complicada. Mas, aprendi que nunca se deve parar de sonhar, e imaginar, é o que nos move.

Paulo 18/08/2020

As notas são maiores que a peça, que é curtíssima, mas não desnecessariamente, se é que existem notas desnecessárias. Elas tentam nos situar e teorizar sobre o conteúdo filosófico da peça, que mergulha também no niilismo como a própria poesia pessimista de Pessoa.
O que é? O que há? O que somos, se somos de fato algo? Vivemos para quê? São as perguntas que dão à atmosfera de temor e crises existenciais seu peso soturno, dúvidas essas que parecem sanar a si mesmas quando as personagens sentem medo das falas umas das outras, ou quando muito brevemente lembram ou imaginam uma felicidade que sentiram outrora, até essa felicidade ser questionada.

Tiii 07/08/2022

Não acho o marinheiro uma obra incrível mas tb não é insuportável. Acredito que a peça faça mais sentido do que apenas ler. Apesar de tudo, acho os símbolismos geniais

Carol 02/12/2020

Gente adorei esse livro, e essa edição é perfeita pq eu n ia entender praticamente nada se n fosse a introdução dos professores da unicamp (oq seria uma pena, pq a reflexão por trás da história que parece bobinha é muito profunda).
brubsss 02/06/2021minha estante
você sabe a editora dessa sua edição??

Carol 02/06/2021minha estante
É a editora da unicamp

Est_Toriv 11/06/2021

O Marinheiro, de Fernando Pessoa
Estou começando a ler os livros que os vestibulares cobram, e O Marinheiro, Fernando Pessoa, foi um deles.

Um livro curto, que por sorte consegui achar no Kindle unlimited. Foi minha primeira experiência com uma obra desse renomado autor brasileiro; admito ter me impressionado com todo a questão filosófica que tal obra abrange.

O Marinho retrata uma peça teatral estática que sobre 3 donzelas, não têm nomes, que estão velando um caixão de uma quarta numa torre. Com discussões filosóficas e existencialista, elas relembram sobre o passado e sobre os sonhos.

O final, admito ter sido um pouco confuso. Graças a nota da editora de Montecristo fui capaz de entender: "Presas à realidade, têm como fuga para a liberdade o sonho e a própria morte. A aproximação do dia traz uma vontade desesperadora de "acordar" e ver que tudo não passou de um sonho."

Portanto, recomendo a todos lerem essa obra de Fernando Pessoa, mesmo que seja apenas para a prova da Unicamp, ou, até mesmo, outras provas.

Joao 20/01/2021

Gostei desse livro
Um livro de Teatro.Achei interessante essa obra do Fernando Pessoa.Enredo bastante original.Obra cheio de enigmas e até com um tom reflexivo.
Obra mostra sucecessivos diálogos com uma atmosfera de dúvida e incerteza.Indico esse livro

Kauan219 30/03/2022

O Livro de Reflexões
O Marinheiro é uma obra muito difícil, principalmente vindo de minha pessoa que iniciou recentemente no mundo da leitura, ainda mais levando em conta que eu li tudo no meio das aulas da escola que mesmo focando totalmente no livro, fica mais difícil com as pessoas ao seu lado conversando e tentando se esconder da professora

A versão fornecida pela UNICAMP traz uma introdução que cobre mais da metade do livro, explicando grande parte do conto como os significados, as reflexões, as filosófias, contexto das navegações de Portugal e contando um pouco sobre Fernando Pessoa. Em minha visão ajudou bastante, meus colegas pularam

A peça em si é muito interessante, com as discussões feitas pelas veladoras a mercê da vida, suas dúvidas sobre aquilo tudo ser real ou meramente um sonho me cativou e principalmente a história do marinheiro que para mim e o melhor do livro.

Espetacular como a história e contada pela segunda veladora, trazendo a fuga de realidade na qual o homem da história passou em meio a uma grande dificuldade na ilha e posteriormente a dúvida gerada pela veladora, de onde veio aquela história em sua mente e se aquilo poderia ser uma mensagem que o "criador" queria passar a elas no sonho que elas acreditam estar vivendo

expressodoslivros9 21/05/2022

O livro O marinheiro é uma peça de teatro, escrita, em 1913, por Fernando Pessoa. Ela conta a história de três donzelas que, enquanto velam uma morta, questionam a realidade. ?

O marinheiro é um texto dramático escrito pelo poeta português Fernando Pessoa. Conta a história de três donzelas que velam uma donzela vestida de branco. O espaço cênico é um quarto de um velho castelo, e a ação se passa durante uma noite, em que as personagens falam do passado e questionam a existência da própria realidade. ?

A peça é uma obra do modernismo e, portanto, tem algo de transgressor tanto na sua forma como no seu conteúdo, centrado na reflexão em vez da ação. Além disso, possui traços simbolistas, já que apresenta um caráter filosófico, sombrio, misterioso, além de colocar em xeque a própria realidade. ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6