Storm Front

Storm Front Jim Butcher

Resenhas - Storm Front

Dani 02/03/2017

Peguei esse livro pra ler por indicação do Patrick Rothfuss que vive mencionando em entrevistas. Resolvi ouvir em audiobook. Gostei bastante da narração do James Marsters que foi uma verdadeira personificação do personagem do Harry. O enredo dessa primeira história achei um pouco fraco, mas ouvi dizer a série melhora muito nos próximos volumes e gostei de Harry o suficiente para talvez dar continuidade.

Andri 19/11/2016

Genial
Após várias obras lentas que estou lendo eu precisva de algo assim: rápido e cativante. Não sei se foi por ter lido no momento certo que amei esse livro...pretendo seguir lendo a série. Recomendo!!!!

Emerson 26/07/2016

Divertido
Ouvi falar que Dresden Files se tratava de uma das melhores séries de fantasia urbana já escrita, senão a melhor, e decidi ler Storm Front.
E não é que é muito boa mesmo?

A magia é essencial nesse único universo e conta com muitos seres fantásticos; duendes, fadas, trolls, vampiros, demônios e muitos outros.
Mas não se engane, não se trata de uma obra juvenil como "As Aventuras do Caça-Feitiço", a obra é mais adulta.
Sem contar que Dresden é o tipo de protagonista que eu me identifico muito, sarcástico, esperto, língua afiada, engraçado e se ferra bastante.

Mesmo a narrativa sendo em primeira pessoa (algo que não curto muito), eu curti muito esse livro. Achei um ótimo início de série e já estou com vontade de ler a sequência "Fool Moon".

Fimbrethil Call 14/04/2015

Suspense emocionante.
Legal esse livro, que abre bem a série do Harry Dresden, muita magia e situações sensacionais.

Lucas Rocha 02/11/2011

Bela estreia
Gosto quando a fantasia se mistura em um cenário urbano, geralmente escondida dos humanos e cheia de regras que as criaturas mágicas precisam cumprir para não acabarem sendo descobertas pelos comuns. A sensação de pertencimento que esse tipo de literatura traz para mim, como leitor, é maior do que qualquer outro subgênero de fantasia pode proporcionar. Na fantasia urbana, tenho a impressão de que tudo o que acontece na narrativa realmente poderia acontecer na nossa realidade e, por mais absurdo que possa soar, é quase como se eu fosse mais um dos humanos comuns, descobrindo um mundo novo e repleto de possibilidades, de criaturas fantásticas e mitológicas que permeiam nosso cotidiano e que não vejo por simples falta de tato ou, quem sabe, falta de atenção.

Talvez tenha sido por isso que fiquei tão entusiasmado quando li o release de “Storm Front”, primeiro livro da série de sucesso de fantasia urbana “Dresden Files”, do escritor norte-americano Jim Butcher. A série me foi apresentada pelo escritor nacional de fantasia urbana Eric Novello e, depois de muito tempo protelando a leitura, finalmente decidi pegar a coleção e começá-la.

No primeiro volume, somos apresentados ao feiticeiro Harry Dresden. Dresden é o único feiticeiro cadastrado nas páginas amarelas, um consultor particular que pode resolver qualquer sorte de mistérios – e que, é claro, ninguém parece levar muito a sério. Seu passado é um pouco confuso e misterioso e ele parece um daqueles detetives particulares de literatura policial hardboiled, quase como um Phillipe Marlowe menos mulherengo e boca suja, e mais desastrado.

O plot do primeiro livro é um tanto quanto interessante. Dresden é recrutado pela investigadora Karrin Murphy para ajudar na resolução de um crime violento: alguém assassinou um casal de uma forma um tanto quanto cruel, e tudo leva a crer que magia negra foi utilizada no processo. Dresden – que está em um tipo de condicional mágica, o Doom of Damocles, por um crime cometido no passado – deverá ao mesmo tempo provar que ele (lembrem-se, o único feiticeiro registrado nas páginas amarelas) não tem nada a ver com aquele assassinato e tentar descobrir quem matou o casal.

Paralelamente, Dresden é contratado por uma esposa desesperada para encontrar o marido desaparecido. A mulher diz que o homem andava às voltas com magia, e simplesmente sumiu, deixando para trás apenas um talismã em forma de escorpião.

Daí para frente, somos completamente tragados pela história que Jim Butcher nos oferece e apresentados a um rol de personagens interessantíssimos: Johnny Marcone, um figurão ao melhor estilo “Poderoso Chefão”, que tenta dissuadir Harry a continuar com sua investigação; Bob, um espírito enclausurado em um esqueleto, que ensina Johnny a fazer poções do amor à base de dinheiro e tequila; Toot-Toot, uma fada conjurada por Dresden para ajudá-lo na investigação, entre outros.

Talvez a melhor característica do primeiro volume do ‘Dresden Files’ também seja o seu maior ponto fraco: por ser uma história extremamente veloz, muitas pontas ficam soltas. Entendo que algumas tenham sido propositais – afinal, a série já conta 13 volumes e ainda não parece estar no fim –, mas faltaram algumas explicações de caráter mais fundamental, como, por exemplo, qual foi exatamente o crime que Harry cometeu para estar em condicional, qual é o poder de influência do White Council (tipo de órgão regulador de magia no mundo humano) ou qual o objetivo do Nevernever (mundo paralelo onde a mágica é permitida, eu acho. Não há muitas explicações sobre o que de fato seja o Nevernever) em todo o contexto. Tenho certeza de que essas pontas são explicadas ao longo da série, mas fiquei meio rabugento com o fato de algumas delas não serem explicadas imediatamente.

Outro ponto que me deixou um pouco insatisfeito foi o fato das duas histórias paralelas estarem extremamente longes uma da outra. Ora Dresden dá maior atenção à resolução dos assassinatos e parece esquecer completamente do caso do marido desaparecido, ora o contrário acontece. Talvez aproximar um pouco mais as duas histórias – Dresden pensar em um caso enquanto estivesse trabalhando em outro poderia ter sido uma saída – deixasse a trama um pouco mais amarrada.

No fim, temos uma história extremamente divertida de ser lida, que passa rápido (li o livro em dois ou três dias) e te deixa com um gosto de quero mais. À medida que for lendo os outros volumes, postarei minhas impressões aqui, mas tenho certeza que, se os outros livros ambientados no mundo de Harry Dresden continuarem nesse ritmo de narrativa – ou sejam mais aprimorados, como é o esperado de qualquer série ao longo do tempo – ela se justifica como uma das séries de fantasia de maior sucesso da atualidade.
detinn 02/05/2013minha estante
Eu gostei bastante, principalmente porque não tenta explicar tudo. A vida é assim, não sabemos tudo sobre tudo, é normal querer reverter o quadro em uma ficção.

Wesley Crowley 10/06/2014minha estante
Grupo criado pra reunir fans de The Dresden Files