Storm Front

Storm Front Jim Butcher

Resenhas - Storm Front

Sereia Literária 25/04/2024

Não vou ler os próximos livros.
Foi até divertido ler o livro, mas achei muito previsíveis os mistérios do livro. Uma parte que me incomodou bastante foi a quantidade de frases machistas, o Desden descreve as mulheres de uma forma muito objetificada. Apesar de ele ser um personagem engraçado, divertido e com senso de justiça.

Bruna.Pustiglione 22/02/2024

Não leria de novo
O livro tem uma história que não é ?nova?. O personagem principal é tipo um detetive do oculto, casos que não são possíveis explicar de maneira tradicional, ele explica através do paranormal, mágico.
Eu gosto da parte do paranormal, mas quando envolve a magia e a parte da ficção (esse detetive, na real é um ?mago), não me convence. Acho que deveria ser melhor se o autor seguisse apenas uma linha, ou paranormal ou magia. Misturando os dois, pra mim, fica bagunçado e a leitura se torna cansativa. Mas eu entendo que tudo se envolve no oculto.
Uma coisa que gostei é que o estranhamento e o exótico são inseridos de uma forma orgânica então faz sentido na nossa cabeça que todo esse paralelo realmente existe, por exemplo, o detetive não pode usar eletrônicos por causa de uma aura mágica, então computador e celulares por exemplo não funcionam.
É interessante a forma como essa peculiaridade é demonstrada, mas apenas isso.

Erika 12/07/2023

Gostei mais do que eu esperava
Uma ótima surpresa!
Fiquei interessada por esta série pois ela é queridinha pelos booktubers gringos, só sabia que se tratava de uma
fantasia urbana.
Logo de cara simpatizei com o protagonista Harry Dresden, um misto de detetive mago faz tudo (menos Poção do amor),
para conseguir pagar as contas ele faz consultoria à polícia quando o crime está ligado às ordens mágicas ou quando é cometido por um vampiro, troll, etc e também atende demandas particulares (achar uma pessoa ou objeto, por exemplo).
O que eu mais gostei porém, é que o livro mistura os dois tipos de leitura que mais amo que é fantasia e romance policial.
Harry fica sempre a beira de morrer, ou ser capturado e em algum momento até a detetive Murphy a quem presta consultoria passa a desconfiar dele.
Como aliado somente uma caveira chamado Bob, sua expertise em feitiços e seus objetos mágicos.
Quando volta a seu pequeno apartamento somente um enorme gato chamado Mister o recebe, ele não tem amigos com quem contar.
É certo também, que ele mete os pés pelas mãos, não pede ajuda ou pensa que pode prejudicar Murphy caso peca à polícia para o ajudar.
Os últimos capítulos foram alucinantes, e sabia que ele não morreria pois a série é longa, rs rs ... mas ficou com dó.
Enfim, apenas curta a leitura, é uma boa pedida para sair de uma ressaca literária ou depois de ler um livro mais profundo.

FERES. D. 24/02/2023

Poderia ser melhor
A história é cativante, mas o desenvolvimento das personagens poderia ser melhor. De toda forma é um bom livro para respirar? para se divertir. Nesse ponto atinge o objetivo. Vamos ver os próximos da série se mantém essa pegada.

Teo 02/02/2023

Uma grande surpresa
Toda vez que escutava alguém falando de dresden files eu admito que ficava um pouco assustado pra começar a leitura pois é uma série gigante e muitos falavam que começava ruim e melhorava com o tempo.

Sendo sincero, eu não sei o motivo de tais comentários, esse primeiro livro da saga obviamente não é lá uma obra prima, mas com toda certeza é um livro bem divertido. Sem contar que pelo seu tamanho ele acaba sendo uma ótima leitura para curar uma ressaca literária(pelo menos foi esse o meu caso).

O que muitos comentavam como chato ou ruim acabou para mim se tornando uma grata surpresa, me deixando ansioso pelo que está por vir nos livros futuros ja que só tende a melhorar.

Gabriel 08/08/2022

Não é maravilhoso mas pretendo continuar com a série
Dresden Files é uma série gigante, e pelo o que falam fica melhor com o passar dos livros.

Storm Front o primeiro é razuavel, um mistério interessante mas não muito original (o livro é antigo então é possível que não seja original porquê copiaram dele).

Eu não leio muita fantasia Urbana mas eu achei o mundo e o sistema de magia interessante.

O livro tem um problema meio grande de machismo mas que pelo o que eu ouvi falar melhora nos próximos livros.

Em conclusão não é nada de mais porém devo continuar com os próximos livros

Lucas.Zanco 19/12/2021

Storm Front
Historia incrível, essa série é simplesmente fantástica, Dresden's File Storm Front do autor Jim Butcher. Este é o primeiro livro da série onde a introdução de Harry Blackstone Copperfield Dresden, que é um detetive/mago que vive em Chicago, é seu primeiro dia e já iniciamos ele com cenas do crime sangrentos e misteriosos, temos vampiros, temos fadas, temos magos negros, temos mafiosos e demos demonios, para quem gosta de fantasia e historias estilo das historias de John Constantine, historias com magias e criaturas magicas em nosso mundo, recomendo demais a leitura deste livro, pena que não tem traduzido aqui no Brasil, para aqueles que sabem um pouco de inglês acredito que iram conseguir ler, assim como eu.

Cacau Abreu 20/07/2021

Viciante
"Storm Front", ou Frente da Tempestade é o primeiro livro da longa série Dresden Files, escrita por Jim Butcher no começo dos anos 2000 e que perdura até hoje. Mas não se engane pela idade, essa fantasia urbana é tão viciante e envolvente como qualquer outra obra do gênero, ou até mais.

Quem protagoniza é Harry Dresden, um mago praticante da magia branca e investigador particular que faz bicos como consultor para a polícia de Chicago. Não que a diretora de investigações especiais aprove muito seus métodos estranhos, mas ela não pode discordar que sua ajuda em casos fora da curva é o que salva seu emprego.

Com um sarcasmo ácido e língua afiada Harry narra suas tentativas de pagar o aluguel enquanto tenta desvendar assassinatos, sendo ele considerado o principal suspeito por muitos. O processo de introdução às criaturas fantásticas no cenário urbano é bem orgânico e o todo o sistema de magia vai aos poucos sendo apresentado ao leitor.

Infelizmente foi publicado no Brasil apenas o primeiro livro da série pela saudosa Editora Underworld, que fechou há alguns anos. Os livros já renderam lá fora uma série de tv com uma temporada (não chega aos pés dos livros), quadrinhos e jogos de RPG, sendo para alguns uma das melhores séries literárias do gênero.

OBS: Admito que devorei o livro em três dias e que também quero um assistente de laboratório fantasma bem humorado.

Carol 20/06/2021

É tão machista que não consegui terminar
Talvez a história fosse boa. Dizem que o worldbuild é muito bem feito. Mas o personagem principal é intragável e o livro é em primeira pessoa.
Ele faz longas descrições desnecessárias de todas as mulheres que encontra se achando no direito de até dizer que um delas precisa estar em forma para usar certa combinação de cores. Além de falar abertamente que é um cara a moda antiga, cavalheiro e olhar todas as mulheres com superioridade. A encarnação do machista benevolente.
Deprimente. Abandonei o livro.

Charles Lindberg 11/03/2021

A melhor fantasia urbana que já li
Com um estilo muito simples e direto, a narrativa te agarra pelo pescoço e não solta mais.

O autor escancara suas claras influências em sutis referências e homenagens, mas que nunca distraem de seu papel principal de contador de histórias.

E esta é uma ótima história. Acompanhando os pensamentos caóticos de Harry Dresden, um mago/detetive particular, que casualmente trabalha como consultor para a polícia de Chicago, somos jogados num mundo paralelo ao nosso, onde magia e seres mágicos são tão reais quanto a Relatividade Especial de Einstein.

Não é um cenário original de forma alguma, todos já o imaginamos ou vimos em algum lugar parecido. A questão aqui é a execução.

O primeiro volume da ainda prolífica série The Dresden Files já é um livro muito maduro, que sabe jogar com as cartas que tem, e manter oculto o suficiente para permanecer consistente. Ele não chega descrevendo raios de poder ou escudos arcanos, nada que você veria numa mesa regular de D&D; ao contrário, trata-se de um suspense policial com raízes muito humanas.

Apenas quando nossos personagens são suficientemente desenvolvidos e críveis, e as mecânicas do sistema mágico parcialmente reveladas, as pequenas proezas do herói parecem tão naturais quanto dirigir um carro. Assim, de forma progressiva, até quando ele conjura um literal Escudo Arcano, nada parece espalhafatoso ou fora de lugar.

Da construção de mundo gradual às dinâmicas interpessoais verossímeis, Storm Front entrega excelência em tudo a que se propõe — inclusive como romance de mistério, com um senso de roteiro tão orgânico que simplesmente não poderia ser outra coisa.

Viver na cabeça do protagonista-narrador é um show aparte: Harry Dresden é um típico estereótipo de herói estoico, macho e cavalheiresco ("oldschool", como ele gosta de se descrever); exceto que, como acompanhamos seus pensamentos 100% do tempo, sabemos desde o princípio que ele é, na verdade, só mais um cara comum, que acontece de ser mago em vez de padeiro ou ginasta. A "pose" de Clint Eastwood é só isso: uma pose.

Com o boom de literatura fantástica no início dos anos 10 (por causa de Game Of Thrones), com várias editoras se atropelando pra trazer para o Brasil títulos de mais de 30 anos que já tinham rodado o mundo inteiro, e só aqui ninguém tinha ouvido falar — incluindo as próprias Crônicas de Gelo e Fogo, que começou publicação em 1996 —, eu NÃO COMPREENDO COMO ou POR QUE, EM QUE CIRCUNSTÂNCIA esta série não foi trazida pra cá ainda.

Talvez quando fizerem uma (nova) série de TV, quem sabe.

Me sigam no Istagram! :) @teachernoctowl

Escrita - 5
Final - 3

Sods 15/06/2020

Magicamente Simples
Uma história simples e direta, que não tenta ser mais, e falo isso como um elogio.

De vez em quando é bom ter um livro despretensioso como o começo de sua série, não um bloco gigante feito para estabelecer grandes conflitos que só virão 10 livros a frente, e Storm Front é exatamente isso. A história é simples, um pouco previsível de mais, mas isso não tira os méritos de ser bem escrita e divertida de ser lida. Dresden é um excelente protagonista que quero acompanhar em mais aventuras, só gostaria que mais gente no Brasil percebesse isso para termos os livros devidamente localizados.

@livrostasticos 03/04/2020

Storm Front com certeza é um daqueles livros introdutórios de uma longa série. Antes de o começar, eu vi algumas resenhas que falavam que os primeiros livros desta série eram bastante básicos e que seguiam sempre a mesma fórmula. Honestamente não posso discordar, pelo menos não em relação a esse primeiro livro. No entanto, isso não é demérito algum. A história foi leve e divertida, fácil de ler e ótima para passar o tempo. Harry Dresden é uma personagem carismática que consegue gerar empatia desde as primeiras páginas, e é engraçado também! Ele me fez rir mais de uma vez durante o livro!
Em conclusão, é um bom livro e que vejo bastante potencial pela frente.

arthurbusco 25/03/2020

harry blackstone cooperfield dresden
se harry potter fosse um detetive em chicago que só se fode

Paulo 11/06/2017

Já deve ter passado pela sua cabeça alguma vez imaginar Gandalf de O Senhor dos Aneis no presente. Usando seus incríveis poderes para combater as forças do mal, lutando contra feiticeiros das trevas. Esta é a proposta básica por trás da saga Dresden Files. Somos capazes de perceber a inspiração de Jim Butcher nos personagens de O Senhor dos Aneis misturado com o estilo de fantasia de Neil Gaiman. Tem muito também de Sandman nas histórias de Harry Dresden.

A história se passa em uma Chicago atual onde Harry Dresden é uma espécie de detetive do oculto. O que não é possível explicar através dos métodos tradicionais provavelmente vai envolver algum elemento mágico. É aí que entra Harry Dresden. Ele também atua como consultor para o Departamento de Casos Estranhos da polícia de Chicago. Seu contato é a detetive Murphy que, apesar de não acreditar muito em magia, entende a necessidade de ter alguém como Dresden por perto. Mas, a vida de Dresden não é tão simples. Por ter matado outro mago, o Conselho Branco colocou o carcereiro Morgan em seu encalço. Mesmo que a morte do mago tenha sido em legítima defesa.

Storm Front sofre da sina dos primeiros livros de uma série: é apenas uma introdução ao universo proposto pelo autor. É como se Jim Butcher apresentasse ao leitor as regras do jogo. Explica o que pode e o que não pode e apresenta alguns exemplos. Poderia ser um primeiro volume chato se o autor não tivesse uma escrita rápida e fluida. Os capítulos passam com muita rapidez e o leitor quer mais. Seu estilo de escrita é tradicional, ou seja, nada de Pontos de Vista (ou POVs) como no estilo de Crônicas de Gelo e Fogo. A ação é centrada na investigação de Dresden. E a história finaliza neste volume deixando alguns desenvolvimentos na vida do detetive. Ou seja, Storm Front é aquilo que chamamos de stand-alone, uma história que começa e termina no mesmo livro.

A ambientação é muito boa. O leitor se convence de que toda a paranormalidade e a feitiçaria fazem parte integrante do mundo. Eu gosto quando um autor insere o estranhamento e o exótico de uma forma orgânica. Os elementos de fantasia são explicados de uma maneira verossímil. Por exemplo, Dresden não é capaz de usar nenhum equipamento eletrônico por causa de uma aura mágica emitida por Dresden. Nada de computador, televisão, celulares; o carro de Dresden é bem detonado e até o telefone funciona mal. Essa pequena peculiaridade ajuda a fornecer o clima gótico vivido por Dresden. Seu laboratório fica em um porão, seu elevador é um daqueles tipos antigos e que funciona a manivela. Storm Front parece uma trama noir da década de 1950.

Os personagens são bem construídos. Com poucos deles apresentados, o autor foi capaz de dar forma e conteúdo a eles. Os que ganharam mais destaque foram Murphy, Susan e Morgan. Mas, outros também passam pela história: o dono do bar McNally, o fadinha e o parceiro de Murphy. Nenhum deles foi introduzido de maneira forçada. Destaco isto como uma das qualidades de Butcher. Eu demorei a entender quem era o vilão da história, mas em uma história de detetive isto é bom. Significa que o autor conseguiu criar o suspense necessário para manter a identidade do antagonista em segredo.

Dresden Files é uma série longa (são oito livros até o momento, mas acredito que Butcher não vai parar tão cedo), mas me parece que a leitura é rápida e agradável. Os livros não são muito grandes, o que ajuda a não assustar o leitor. Aliado a uma boa escrita funciona como um atrativo. Houve uma tentativa pela BBC de fazer uma série baseada nos livros. Infelizmente os produtores fugiram da proposta de Butcher e os personagens ficaram muito caricatos e estereotipados. A série não passou da primeira temporada e foi alvo de muitas críticas. Mas os livros eu indico muito.

site: www.ficcoeshumanas.com