Clarissa Erico Verissimo

Resenhas - Clarissa

Dany-l 15/06/2015

Clarissa
Clarissa,moça, doce, viva! Quando li pela primeira vez meus olhos pareciam querer saltar da caixa para dentro do livro!
Olhava a vida ao meu redor, minha pensão, e só pensava em como eu queria ser Clarissa...

Valnikson 04/04/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Clarissa
Um mundo revelado pela perspectiva de uma garota é a atração principal do primeiro romance escrito por Érico Veríssimo. À primeira vista, a obra pode ser vista como um mero retrato meloso e adocicado da vida pintado por uma jovem protagonista, quando na verdade trata-se de uma composição de tons realistas, abordando figuras e situações bem cruas. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2013/12/12/15-clarissa/

Luciana Lís 27/02/2015

Clarissa é o primeiro romance, e um clássico, de Érico Veríssimo, publicado pela primeira vez em 1933, durante a segunda fase do modernismo brasileiro.
Clarissa, aos 13 anos, parte de sua casa no interior para a capital, onde passa a morar na pensão de sua tia Eufrasina. Lá, inicia o convívio com pessoas que serão definitivas para a sua travessia da infância à fase adulta, pois passa a descobrir a vida um pouco mais distante do universo romântico que é inerente a sua pouca idade. O sofrimento do frágil e deficiente Tonico e sua mãe são o contraponto da rica Tatá; depara-se com a infidelidade de D. Ondina para com o marido; o marcante e triste Amaro, um pianista que cultiva uma paixão pela menina Clarissa. Todas as personagens carregam frustrações e vivem à mercê das adversidades presentes na rotina adulta.
Veríssimo escreveu um livro sobre a vida, sobre as referências que todos acabam encontrando durante a jornada de formação da personalidade. Apesar das pequenas crueldades, o que há na escrita do autor, e polvilha a vida da menina, é o lirismo que está presente nas descrições poéticas e musicais, quer seja naqueles momentos toleráveis ou nos mais desagradáveis da tarefa que é ver a vida ser maturada diante dos nossos olhos, mas que não fazem Clarissa abrir mão de sua doçura.
“Clarissa, se pudesse falar, se tu pudesses entender. Eu te diria que nunca desejasses que o tempo passasse. Eu te pediria que fizesses durar mais e mais este momento milagroso”.
Por: @lucianalis

site: Para mais resenhas: instagram.com/coletivoleituras

Artigo Literário Blog 26/12/2014

Um Livro Amável que fez parte de minha adolescência
Rio Grande do Sul, 1930

A doce e jovem Clarissa, aos 13 anos se muda do interior para a capital do Rio Grande do Sul e vai morar na pensão da tia Eufrasina (Dona Zina), afim de terminar os estudos e se tornar professora.

Ela sente muita saudades da Fazenda em que morava e leva algum tempo para se adaptar ao novo ambiente e as pessoas que também moram na pensão.

Mas a curiosidade da menina faz com que ela comece especular sobre os moradores de lá. Nesta nova realidade a inocente Clarissa não imaginava quantas coisas poderia descobrir, como por exemplo:

Tônico um menino com deficiência física e Dona Tatá que sofre com as dificuldades do filho. Levinsky, judeu e comunista, está sempre pronto a discutir quando as opiniões são divergentes a sua. A infidelidade de Dona Ondina, para com o marido Sr. Barata. E o músico Amaro, sempre quieto e infeliz; ele tem uma paixão platônica por Clarissa. Entre outros personagens deliciosos que vão fazendo parte de sua nova rotina.

Apesar do livro ser narrado em terceira pessoa, as passagens são sempre "acompanhadas" pelo olhar ingênuo de Clarissa.

Uma obra agradável em um ambiente suave, detalhados de maneira primorosa.

site: http://cafecompersonagens.blogspot.com.br/2014/12/clarissa-erico-verissimo-resenha.html

Tamara 26/07/2014

Clarissa
O estágio no qual a lagarta sai de seu casulo e que está se transformando no que será o início de uma nova vida pode ser descrito com apenas uma palavra: mudança. As cores não são mais vistas através de uma película que as torna mais borradas ou pouco nítidas, as pessoas são conhecidas mais a fundo e o que antes era desconhecido passa a ser descoberto aos poucos.
Esse é o livro "Clarissa", de Érico Veríssimo, que conta a história de Clarissa, uma menina de treze anos que mora com a tia em sua pensão, na capital do Rio Grande do Sul, enquanto estuda. Criada em um lugar do interior por seus pais, a garota se vê diante de todo um mundo novo e de uma mudança de fase. Da infância ela está passando para adolescência e tendo vontade de descobrir coisas desconhecidas, percebendo o seu redor. Junto com essa menina, podemos ver a vida das pessoas que vivem na pensão. Vidas que aparentemente são comuns mas que sempre trazem algo de diferente em si, como acontece com todos os seres humanos. Na pensão o leitor acompanha sonhos frustrados, traições, gestos de amizade...
Mais uma vez Érico Veríssimo impressiona com a riqueza de detalhes em seu livro e de certa forma tornando os personagens coadjuvantes em partes importantes para a história a todo momento. As características são extremamente realísticas e fazem o leitor sentir-se dentro da história ao lado dos personagens.

site: http://redescobrindopalavras.wordpress.com/

Rojú Soares 21/04/2014

Simplicidade na formalidade.
Este foi o primeiro livro que li de Érico Veríssimo, apesar de ser uma história simples, com um roteiro simples, ao mesmo tempo não é tão simples de se ler. A forma como o texto é abordado, as colocações são de uma estrutura formal, mas o que encanta é a naturalidade dentre essa formalidade, a simplicidade que se encontra nas palavras de Érico e da personagem sobre aquilo que ela relata.
O interessante deste livro para mim é uma viagem que Clarissa nos leva a uma visão do mundo, ou a realidade que a personagem vivencia com os olhos inocentes de uma criança, ou uma pré-adolescente que está a descobrir o ritmo das coisas, os segredos da vida, e descobrir a si própria. O contexto histórico também é muito interessante, ler este livro hoje nos dá uma reflexão de como era o Brasil, e como era a visão e a vida das pessoas e do próprio autor. E o poeta Amaro, que vivia preso em sua paixão impossível e que o consumia por dentro, enquanto ele tentava passar a sua dor, o seu amor através da música. Isso foi o mais belo de tudo, é um livro inspirador. Uma obra muito interessante de ser ler. Recomendo sim!

(n)Ana 19/02/2014

Ler Clarissa é como fazer uma viagenzinha por uma estrada toda florida, numa tarde chuvosa e azul, com a mente apinhada de fascinantes pensamentos.

Ana Luíza 07/02/2014

Simplesmente Clarissa
Este é o primeiro romance do Érico Veríssimo, e a primeira obra que leio deste autor.
Clarissa é um livro simples. Sem muitos mistérios, sem muitas reviravoltas, sem amores dramáticos, sofridos, impossíveis. SIMPLES. A história se passa na década de 30. Adoro livros que retratam a atualidade, mas prefiro ainda mais livros que mostram como as coisas eram antigamente, principalmente quando vinculadas ao Brasil. Nesse tempo, o mundo mudava, aos poucos. E é interessante saber como era, mais ou menos, as opiniões das pessoas daquele tempo sobre o que acontecia, tanto no Brasil quanto no mundo.
O livro fala sobre o cotidiano. O cotidiano de Clarissa, que sai de sua cidadezinha de interior, na roça, para estudar na "cidade grande", na pensão da tia Eufrasina, onde ela se vê rodeada de outras pessoas, as quais são bem diferentes umas das outras. Um exemplo disso é Amaro, um homem em seus quase quarenta anos, triste, deslocado, com sonhos frustrados, guardados na gaveta. E, ao contrário dele, há outras personagens, como o major Pombo. Um homem velho, porém comunicativo, feliz. Basicamente, é isso: o cotidiano das personagens na visão de Clarissa.
O que definirá se a leitura deste livro vai ser boa ou não, na minha opinião, é: Sensibilidade. Haja sensibilidade!
A maneira com que o autor narrou tudo fez esse livro de história simples ser encantador, lindo. Como li em algumas resenhas, Érico transformou a prosa em poesia. Fez a ingenuidade de Clarissa e até mesmo a melancolia de Amaro algo extremamente belo, agradável, sensível. É impossível definir com palavras esse feito!
O livro é belo, a ingenuidade da menina e as discussões dos moradores da pensão dão à leitura um ar mais cômico.
Apesar de ser o primeiro livro que leio do Érico, já o considero um dos meus autores prediletos! Recomendaria a todos, se pudesse, a leitura de Clarissa.

Observação: Ainda não entendi o porquê da nota baixa aqui no Skoob. Tudo bem, gosto é gosto. Ou talvez seja a questão da sensibilidade que ressaltei acima. Enfim. :)

site: http://enfeitandomingos.wordpress.com/

Isabela 27/12/2013

Clarissa - Romance de Érico Veríssimo
Clarissa é uma adolescente prestes a completar 14 anos. Veio do interior para a capital para estudar e passou a morar na pensão da sua tia. Inocente e curiosa, quer descobrir os mistérios da vida. Na pensão , onde só moram adultos, sente-se só e passa a conhecê-los e observá-los atentamente. Menina bondosa, sente afeição e até uma certa pena de seu vizinho Tonico, um menino que vive na cadeira de rodas e gosta de histórias de guerra e também de Amaro, um homem quieto, solitário e triste.Clarissa tem uma enorme vontade de viver e não gosta muito de passar o tempo estudando e indo para o colégio, mas só assim, passando de ano, poderá retornar para casa de seus pais , de onde sente muita saudade. A inocência e a juventude de Clarissa despertam o interesse de Amaro e ele recorda sua infância. Quando olha para Clarissa sente uma certa nostalgia e talvez até arrependimento pelas escolhas que fez na vida.Ao completar 14 anos, Clarissa ganha de sua mãe ,permissão para usar salto alto e assim se sente mais adulta.Sua amiga Dudu, que não é bem vista aos olhos da tia de Clarissa, acaba contando a ela coisas sobre relacionamentos, meninos e traição, o que faz com que Clarissa, menina romântica, passe a refletir e fazer mais questionamentos , principalmente depois de presenciar certa cena na pensão. Este é o primeiro romance de Érico Veríssimo. Gosto da maneira como ele escreve. Linguagem clara, sem palavras complexas e rodeios,mas ao mesmo tempo poética e bonita.

Calebe 20/08/2013

Livro "Clarissa" de Érico Veríssimo.
História de Clarissa, livro do grande autor Érico Verissimo, porém, esse livro não correspondeu às expectativas, sem grandes surpresas, penso que faltou algo, algum clímax, o aparente romance não se desenvolveu, em minha visão crítica é claro e afinal quem sou eu para criticar Érico Verissimo. Vou ler o livro seguinte “Música ao longe”, e talvez as coisas façam mais sentido, e também pretendo escrever sobre a história aqui. Então vamos lá! O livro “Clarissa” envolve uma menina de 13 anos, moreninha, que vai a Porto Alegre, capital gaúcha estudar para ser professora. E lá ela mora na pensão de sua tia D. Eufrasina, onde moravam muitos adultos e idosos, ela era a única criança da pensão, antigamente ela morava com seus pais em um sítio na pequena cidade de Jacarecanga. Agora vivendo na cidade grande, sentia muita saudade de seus pais, principalmente de sua mãe, que prometerá que quando Clarissa completasse 14 anos poderia usar saltos altos. Clarissa tinha um vizinho chamado Tônico, que havia perdido suas duas pernas em um acidente, ele era fraquinho e sem cor, porém era o único amigo de Clarissa que sempre brincava junto com ela. Certo dia Clarissa recebe uma carta de seus pais dizendo que os negócios do sítio estavam maus, pois o pai não achava um comprador para o gado, e eles estavam preocupados e com medo do relacionamento dela com as pessoas da cidade grande. Um dos lugares que Clarissa gostava de estar era o jardim da pensão, e certo dia ela estava lá e vê uma estrela riscar o céu, e no mesmo momento ela realiza três desejos: Poder usar sapatos altos, passar nos exames da escola e ter um namorado. Do lado da pensão de tia Eufrasina havia uma casa rica, com crianças gordas e saudáveis e Clarissa pensava: “Meu Deus! Não compreendo!” Ela pensava em relação ao seu amigo Tonico, que era magrinho, pobre e estava doente e acaba morrendo. Amaro, um morador da pensão, que tinha 25 anos a mais que Clarissa, começou a gostar dela, e ela dele, porém, em nenhum momento, nenhum dos dois teve coragem de expor e declarar seus sentimentos, ficaram somente na amizade. No aniversário de Clarissa, Amaro deu a ela um aquário, e Clarissa amou o presente, e deu o nome ao peixinho de Pirulito. Então, quando as aulas estavam terminando, a mãe envia uma carta para Clarissa, com dinheiro para ela voltar ao sítio. No último dia ela devia estar alegre, pois voltaria a sua casa e mataria a saudade dos pais, mas ela estava triste, com vontade de chorar, mas não sabia o motivo. Chega o dia de Clarissa partir, ela se despede de todos da pensão e volta para o sítio de seus pais, para Jacarecanga, enquanto Amaro fica triste na pensão, a pensar em Clarissa.

site: http://calebejuchem.blogspot.com.br/2013/05/livro-clarissa-autor-erico-verissimo.html

Books Academy 17/07/2013

Resenha: Clarissa

Clarissa tem 13 anos. Cresceu em um sítio com os pais mas teve que se mudar para a cidade grande e viver na pensão da tia, Dona Eufrasina, para estudar em uma boa escola e se tornar professora. Só então voltaria para o interior para exercer a profissão.

"Fora, o luar cresce, tênue, inundando a paisagem.Clarissa infla as narinas. Parece-lhe que o luar tem um perfume todo especial. Se ela pudesse pegar o luar, fechá-lo na palma da mão, guardá-lo numa caixinha ou no fundo de uma gaveta para soltá-lo nas noites escuras…"

Ela, uma garota despreocupada, vive brincando no jardim da pensão e distribuindo alegria por onde passa.

Curiosa, vai descobrindo os detalhes do mundo no decorrer da história. Começa a protestar, a questionar as coisas. Como por exemplo o por quê de o vizinho do lado ser pobre e não poder andar por conta de um acidente enquanto os vizinhos do lado oposto eram ricos,com filhos saudáveis e uma vida aparentemente perfeita.
Por que Deus permitia tais coisas?

O livro é cheio de personagens e mostra os sentimentos e pensamentos de cada um deles detalhadamente.

Na pensão, entre tantos hóspedes, vive Amaro, um homem solitário, calado e deprimido que passa seus dias tocando musicas tristes em seu piano, trancado no quarto.

Mas, de alguma forma, há algo em Clarissa que o deixa intrigado, toda a felicidade na garota, exatamente o oposto dele, o faz gostar cada vez mais dela.

Clarissa finalmente completa 14 anos e tem a permissão da mãe para usar sapatos de salto alto, o que na época, significava que ela estava se tornando mulher.

Para Amaro essa mudança é gigantesca, a garota teria mudado completamente da noite para o dia?

Um certo interesse começa a surgir dentro dele, que sabe que esse amor seria impossível, ele teria que deixá-la viver a própria vida, do seu jeito, sem saber de seu amor.

"O olhar morto passeia em torno, vê as imagens familiares: a cama desfeita, os livros da noite, empilhados sobre o mármore da mesinha-de-cabeceira, a escrivaninha com papéis em desordem; nas paredes brancas, a máscara mortuária de Beethoven e o espelho oval por cima da pia, o espelho que rebrilha, refletindo na superfície lisa o semblante dum homem triste..."

site: Confira esta e outras resenhas em: books-academy.blogspot.com.br