Clarissa Erico Verissimo

Resenhas - Clarissa

gabi 16/05/2022

bom
gosteiiii achei uma boa leitura pra desestressar, gosto da ambientação de porto alegre. obviamente temcoisas que me incomodam mas não vou xingar pq é anacrônico etc

Lucas1429 09/05/2022

Erico idealista
Clarissa, pessoa e obra, fincaram raízes na primeira fase do autor, complacentemente idílica, oferecendo regaços aos seus protagonistas no otimismo de mundo, por mais que eles os indagassem. Este, seu romance de estreia, é histriônico nesse percurso, melodramático e duvidoso. Disfarçável, engana fácil, tem um séquito fiel e longo, mas não os culpo em interpretação, é pessoal, e, em meu caso, pelo visto intransferível. Também, Erico já nasceu exímio letrista, forma as palavras de modo a calejar quem o lê num transe conspiratório. Conseguiu.

Minhas condecorações se restringem às frases oníricas, há um centeio de esperteza e esperança na formação de Clarissa que se desfaz diante do vocabulário racista - seu maior ponto de desfalque -, assim como em demais habitantes da pensão da tia a que ela completa o elenco. Belmira e Andreza são as empregadas negras do local, vistas como tresloucadas e inferiores; numa passagem, Clarissa se incomoda de Amaro (outro contraponto problemático) cumprimentar Belmira e não a ela, incomodada que a outra houvesse destaque maior, sendo ela quem é, sobrinha da dona, e, consequentemente, branca. Visões do sul de 30, do Brasil de outrora e em frente.

Erico ambienta a história durante o governo Vargas, e num estudo da formação de Porto Alegre, sua terra natal, há fundadas as afirmativas preconceituosas como estrutura da concretização do estado, que mesmo na sobrevida das camadas mais pobres, salienta-se os percursos de prejulgamento essenciais para a logística desses pares demasiadamente brancos na fixação social e cultural do lugar.

No fluxo de incoerências, há ainda Amaro, hóspede que almeja viver de música, sonha acordado e é apercebido como introspectivo. Sua saga pode ser analisada num paradoxo com a juvenilidade de Clarissa, próxima dos 14, ele, dos 40, quando a contrasta com seu passado de menino, hoje perdido, pessimista à vida. Porém, o reflexo geracional platônico se excede com indicações ambíguas dessas observações "pueris", dito sua formatura de moça à mulher (num período que a adolescência significava transgressão ao "adultismo" precoce feminino). Mas, Veríssimo não é apático ao modelo de formação de seu período, a protagonista é limitada no campo financeiro, romântico, fraternal. Podados pelos costumes missionais da tia e da situação empobrecida dos pais - um estatuto político da Segunda República. Lhe resta fantasiar: o autor também é gentil, concede resgates infantis como demanda sua idade; ela, por exemplo, não apresenta a recíproca a Amaro, desfruta apropriadamente de seus anos.

Literatura é, ainda, representativa de seu tempo, diante de quem a faz; vivência de Erico ou não, abordar tópicos melindrosos é espairecer a crítica e interpretação do leitor, vivo. Os exemplos nas letras são de catálogo, há extensos livros ditos problemáticos, que nos acometem em analogias do senso de análise, típico, isto é ler. Porém, conceder do idealismo do criador de sua mocinha ingênua é um alerta, a desigualdade refundada no preconceito e no racismo, ditados num ritmo lírico e tenro, como se nada estivesse acontecendo.

Luna 22/04/2022

??
Esse livro é um amorzinho, bem fácil de ler e conta uma história tranquila. Bom pra sair da ressaca literária

its_akami 05/04/2022

foi uma boa leitura, gosto de ler livros antigos e perceber as diferenças com a nossa realidade. Clarissa ainda é uma menina que passa por algumas questões, ela está começando a se tornar adolescente e essa fase é bem complicada. eu achei meio problemático o romance platônico do Amaro, tentei ler com a cabeça de alguém daquela época mas não engoli. foi uma leitura rápida e boa para passar a tarde.

Samy 21/03/2022

Clarissa
o motivo da leitura foi por ser o tema do meu trabalho da faculdade e olha, ainda bem! foi uma honra ler Clarissa, na verdade não li, devorei! um livro de poucas páginas e a gente vai lendo que quando vê literalmente acabou!
me apeguei totalmente à ela, me identifiquei, me emocionei (novidade haha) e fico realmente muito feliz por saber que terei o privilégio de falar sobre ele no trabalho.
clarissa é uma menina de época, aquelas que com 14 anos viram mulher e já são pedidas em casamento, e o litro retrata justamente essa transição de clarissa menina para clarissa mulher. apesar de ela achar que quando chegar aos 14 será de verdade uma mulher, não muda nada. clarissa é uma criança curiosa sobre tudo, sobre todas as coisas e não para nunca de pensar. então chega a parte que me identifico: a cabeça dela não para um segundo, o humor dela é uma completa montanha russa, pois ao mesmo tempo em que pensa sobre como as pessoas podem ser más, no instante seguinte pensa que cada um vive um segredo que o faz ser assim. ela tem tanto a explorar e ser explorada que mal cabe aqui.

mas não é só isso, tem outros personagens e sem dúvidas eu me apaixonei pelo seu amaro com aquele jeito completamente fechado e preso no passado, cheio de amor, pianista e poeta, era inevitável não ter uma paixão platônica por ele assim como o mesmo tem por ela citada acima.

são tantas coisas que até me faltam palavras e sabedoria para estruturar essa história incrível aqui. ansiosa para ler a continuação.

literatura brasileira entregando tudo! (como sempre)

Wane 17/03/2022

É MARAVILHOSO
É maravilhoso! Impolgante! Uma delícia de ler e imaginar! Tão... Tão... Tão bom que eu queria mais.
Tirei meia estrela porque acho que dava pra dar mais uma andada na história. Mas creio que isso vai de gosto.
Eu imagino que se a Anne de Green Gables fosse vir viver no Sul seria assim.

Janise Martins 04/03/2022

Clarissa

Ahhh que coisa gostosa de ler! Sempre digo que não releio nada, mas… li esse livro quando adolescentezinha e essa releitura foi como a primeira vez. A única coisa que guardava era que amei Clarissa. E de novo e digo: amei Clarissa.

“Olhos e ouvidos atentos, Clarissa vê e ouve tudo o que se passa a seu redor. Nada lhe escapa à percepção.” Assim é Clarissa, com muitos pensamentos e sentimentos. Acho que foi por isso que na época eu gostei desse livro, porque me identifiquei com ela. Muitos pensamentos, sentimentos e mundo lá fora cheio de coisas para conhecer e no momento inalcançáveis.

Quarenta cinco anos depois da primeira leitura, continuo assim com muitos pensamentos e sentimentos, mas já muita coisa lá fora não me interessa descobrir.

E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2022/03/clarissa.html

Elianne.Franchella 18/02/2022

Leitura deliciosa
Uma leitura deliciosa, muito bonita a forma como Erico vai descrevendo a inocencia de Clarissa e a sua transformação de criança em moça. Mas o que mais me chamou a atenção, até porque foi o ultimo livro que li antes de Clarissa, é a semelhança do personagem Amaro com o personagem principal de O Lobo da Estepe (Hermann Hesse) - Harry Haller. Impressionante! e como os livros foram escritos no mesmo periodo, Erico foi amigo de Thoman Mann - acredito que seja uma influencia direta, mas é somente minha opinião - o que vocês acham?

ClarissaComim 07/02/2022

Maravilhoso!
O livro que me deu o nome! O reli depois de tantos anos! Um clássico para chamar de meu! E ainda de um autor brasileiro!

Fer Paimel 07/02/2022

Doçura da infância/adolescência
A princípio, não engatei muito na leitura. Comecei lendo pelo kindle, depois comprei essa edição linda em um sebo e aí desenrolou mais!
A história se passa em uma pensão e tem personagens brasileiros bem caricatos.
O foco da história é o olhar de Clarissa, adolescente criativa e curiosa, que fica um tempo na pensão de sua tia, cercada de diferentes adultos, os quais muitas vezes Clarissa não entende, mas aprende várias coisas com eles.
É um livro leve, que traz um sorriso no rosto ao ler. Gostei!! :)

Aparecida 02/02/2022

Gostei da escrita do autor, é o primeiro livro dele que eu leio e fui muito surpreendida. Achei a história muito doce, bonita e cativante.

Thamara 19/01/2022

Muito bom!
Leitura leve, mas que oferece grandes emoções e sensações. Clarissa está crescendo e ao crescer nota todas as mudanças que ocorrem em seu torno e em seu corpo, os sonhos de crianças estão amadurecendo. Já gostei do livro no primeiro capítulo e só foi melhorando.

@li.varal 03/01/2022

Muito bem escrito, mas datado
#EricoVerissimo
?10.10.2021 a 22.10.2021
?04h06min, 214 p.
@companhiadasletras

Gostei da leitura e da personagem Clarissa, muito bem construída. Mas é um romance das antigas. Parece que ficou muito datado. As preocupações das personagens e o contexto da vida são muito particulares de uma época. Há um prefácio escrito por Erico Verissimo trinta anos depois da publicação do livro, em que ele próprio é muito crítico. Fiquei um pouco incomodado com as descrições muito longas das cenas.

?Por que será que a vida parece melhor e mais bonita de manhã quando há sol, vento fresco, céu azul?? (25)

?O que mata esse país é o pessimismo? (44)

?Todos têm um segredo, todos têm um mistério - pensa Clarissa? (65)

?A coisa mais triste do mundo é a gente ser gorda? (94)

?Enfim, a vida tem momentos brilhantes que compensam a dor de viver? (123)

?Clarissa é música, é poesia, menina e moça - olhos abertos para o mistério da vida, alma que amanhece? (97)

?Na pensão de D. Zina a vida rola. As mesmas caras, os mesmos ruídos, as mesmas vozes? (176)