A Tormenta de Espadas

A Tormenta de Espadas George R. R. Martin...

Resenhas - A Tormenta de Espadas

Chihiro 23/04/2012minha estante
Tentei contar tudo!

JCarlos 30/04/2012minha estante
É, contou tudo. Mas ficou muito bacana a sua resenha!. Gostei muito.

Mariana.Missiaggia 03/06/2021

por mais que muito longo, achei esse o mais emocionante dos 3 que já li das crônicas... daí que eu vejo que a série fez um péssimo papel lidando com os personagens, eles são muito mais complexos do que aparentam
Gabyz.z 03/06/2021minha estante
Estou no segundo livro ainda, mas completamente apaixonada pelo universo, pelos personagens e pela escrita do Martin.

Mariana.Missiaggia 03/06/2021minha estante
é incrível!!! eu sou apaixonada também

Jhow 01/11/2021

Perfeito!
Não sei o que eu tinha na cabeça pra dar 4 estrelas na primeira vez que li. É simplesmente fantástico! Muita ação, muitos detalhes, reviravoltas e deixa a gente louco pela continuação!
É um livro de mais de 800 páginas que eu não levei nem uma semana pra reler de tão bom que foi a experiência para mim.
Pensei que por já saber o que ia acontecer talvez a experiência não fosse ser tão boa, mas foi o contrário, essa leitura foi ainda melhor que a primeira, consegui pegar todas as referências e pistas que ele deixa e percebi ainda mais o quão genial esse cara é.
babieayllow 07/11/2021minha estante
amei o começo da resenha KKKKKKKKK Pretendo muito reler esses livros, é minha saga preferida!

Jhow 07/11/2021minha estante
É muito bom reler, a gente pega coisas que deixou passar na primeira leitura, fica mais profunda a leitura, os detalhes e referências saltam na nossa frente e você pensa 'como não reparei isso?!'. Vale muito a pena reler.

Café 31/12/2021

O melhor da série
Simplesmente o melhor livro da série até agora. O livro é muito grande mas você gosta tanto que fica com dó de acabar. História muito bem conectada, capítulos excelentes. Ansioso pela leitura do próximo
Viviane @litenatura 31/12/2021minha estante
Nem precisa ficar ansioso...

Café 03/01/2022minha estante
Me desanima não

iamdudis 26/07/2021

Você nunca mais será o mesmo depois desse livro!
Esse livro é incrível e genial, sério! Sem palavras para os detalhes com a narrativa e os plot twists na estória.

George R. R. Martin é um autor que demora demais para escrever, mas seus livros são uma perfeição. Martin é um escritor genial e cativa o leitor nos mínimos detalhes. Seus personagens além de possuir ponto de vista tem uma complexidade que convence o leitor amar até mesmo o personagem mais evil. Os livros do Martin é um marco na alta fantasia. O autor tem uma narrativa cativante e surpreendente, repleto de plot twists e situações que fogem dos clichês. Com essa saga incrível me tornei uma leitora melhor e muito exigente, rs. Você passa a ver os dois lados, entender as escolhas e as nuances das pessoas. Daenerys Targaryen é a melhor personagem feminina que tive o prazer de conhecer! Impossível não amar essa jornada em Westeros.
Ray of Light 28/05/2022minha estante
Sim, desde q li ele só fui piorando

Ray of Light 28/05/2022minha estante
Mas é o segundo maior

naniedias 14/01/2014

Uma continuação inacreditavelmente sangrenta, surpreendente e deliciosa.
Excelente!

George R.R. Martin e suas Crônicas de Gelo e Fogo me pegaram de jeito. É tanta fascinação pelas histórias narradas nessa série que pela primeira vez em muitos anos (nem ao menos sei dizer quanto tempo faz exatamente) peguei um livro emprestado: o terceiro livro da série!
Eu comprei os dois primeiros, mas ainda não poderia comprar o terceiro e estava tão ansiosa para continuar lendo essa fascinante aventura em Westeros que não pensei duas vezes quando um amigo me ofereceu o terceiro volume emprestado.

A leitura foi demorada, mas extremamente gostosa em cada uma das páginas.
Minhas expectativas quando comecei a ler estavam nas alturas (afinal de contas, o terceiro livro já havia sido apontado por vários conhecidos como o melhor da série) e ainda assim o livro conseguiu me surpreender.

Não se iluda. Se você ainda não leu os dois primeiros livros, nem se atreva a começar a ler A Tormenta de Espadas. As Crônicas de Gelo e Fogo não é desse tipo de série. O leitor que pensar em iniciar a leitura de um volume mais avançado simplesmente se verá perdido no meio de tantos personagens e tantos desdobramentos, além de não conseguir entender nada do que está realmente acontecendo durante a história.
A boa notícia: a leitura vale por cada palavra, de tão gostosa. Então, pode ler os dois primeiros livros sem medo de errar. A narrativa de Martin é muito gostosa. O autor não é muito rebuscado, tampouco suas descrições são entendiantes. Não tenho como dizer que não há descrições no livro (basta olhar o tamanho de cada volume para se ter a certeza de que o autor não economiza na hora de descrever personagens, acontecimentos, batalhas e histórias), mas elas são muito bem escritas e nem um pouco entendiantes, desnecessárias ou chatas.

Uma coisa super bacana é o quanto o escritor consegue humanizar todos os seus personagens. E isso não é só nesse terceiro volume não, mas em todos que li até agora.
Não canso de dizer que os personagens são, de longe, a melhor coisa do livro. Não há aquele maniqueísmo que outras obras apresentam. Até existem alguns personagens que podem mais facilmente ser chamados de maus, mas uma reflexão um pouco mais atenta já é capaz de mostrar ao leitor que tal personagem está se fiando em suas próprias convicções e não acredita estar fazendo nada por mal, simplesmente faz o que é melhor para si e para os seus.
Acho isso incrível!
E não há personagem pequeno no livro. Claro que alguns tem um papel menor na história que está sendo narrada, mas há várias sub-histórias que vão sendo contadas aos pouquinhos, ou que são deixadas um tanto em aberto para serem tratadas depois. E isso é outra coisa que também é maravilhoso! A história principal do livro gira em torno do trono de Westeros, quem irá controlar os Sete Reinos, quem é o Rei de direito. Mas essa não é a única trama que o leitor irá acompanhar (e, dependendo do ponto de vista, nem a mais interessante). É um livro complexo, cheio de detalhes, de mistérios e coisas a descobrir!

O autor ainda brinca com seu mundo meio medieval inserindo características fantásticas a ele. Há uma pitada de magia, uma pitada de sobrenatural e muita guerra. Um prato cheio para quem gosta de intrigas políticas e lutas de espada.
Sei que há quem não gosta desse aspecto da história, mas particularmente me sinto ainda mais instigada com isso. É algo que diferencia a obra de tantas outras (não que a incrível narrativa do autor e seu mundo tão bem construídos já não façam isso) e a torna ainda mais especial e surpreendente.

Quanto ao terceiro livro propriamente dito, é realmente uma pérola!
Se você já leu os demais, prepare-se para o que irá encontrar no terceiro. O autor faz jus a sua fama de "sanguinário" e não é à toa.
A primeira parte do livro é um tanto morna. Não me entenda mal, não é ruim, é apenas mais calma. E acho que isso é justamente o fundamental para que pegue o leitor desprevenido quando as coisas realmente começam a acontecer. E não se iluda, o que digo aqui não é spoiler e você, de forma alguma, estará preparado para o que irá encontrar.
Foram tantos "Aaaas", "Ohhsss", "Não acredito", "Não é possível", "Só posso ter lido errado", "Ele não faria isso com seu próprio personagem", "O quê?", "Inacreditável" e outras tantas expressões do mesmo calibre que nem mesmo um resumo do livro, repleto de spoilers, seria completo o suficiente para prepará-lo para todas as surpresas que Martin guardou dentro deste livro. Só mesmo lendo tudo para descobrir.
Quando eu pensava , por um momento apenas, que o autor já havia me surpreendido em tudo que era possível e que nada havia para me desconsertar, lá ia ele me mostrando que eu não sabia de nada.
"Você não sabe de nada, John Snow." Nem ele, nem eu. E, garanto, nem você.

A Tormenta de Espadas é realmente uma leitura inacreditavelmente deliciosa, envolvente e instigante. Preciso dizer que quero logo ler o quarto? Acho que não, né?
Ah, Martin, você realmente me ganhou com essa sua série fabulosa!

Nota: 10

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!
naniedias 26/01/2014minha estante
Sério, Camila?! Eu me apaixonei pelo segundo livro também! Mas acho que isso foi por causa do Tyrion, que é o meu personagem favorito

Lígia 26/06/2020

Eu não tenho nem palavras para descrever como esse livro já é um dos meus favoritos, não só de as crônicas de gelo e fogo, mas de todos
Dan 26/06/2020minha estante
Você é suspeita pra falar kkkkkk

Lígia 26/06/2020minha estante
oxe mas claro kkkk

Ronaldo LP 01/10/2018

As crônicas de gelo e fogo - George R. R. Martin
Terminei de ler esse livro hoje e é o melhor dos três que li até o momento.
Estou impressionado em como eu fiquei surpreendido com o livro, eu assisti a série de tv e pensei que conhecia a história do livro, mas o livro e o seriado, apesar de serem parecidos são histórias diferentes.
Acho que foi livro que eu efetuei o maior número de marcações nas páginas. São momentos incríveis e muito bem escritos que me levou a ficar totalmente envolvido na história.

É um ótimo livro recomendo muito a leitura e começarei a ler a continuação hoje mesmo, pois o final desse livro foi de grande impacto para mim.
aafantis 05/10/2018minha estante
Também achei esse livro o melhor da série. Também conheci a série de livros pela HBO Game of Thrones, tinha assistido até a segunda temporada quando decidi começar a ler os livros. Fiquei muito surpresa com a quantidade de detalhes. Depois que se lê os livros, a série fica bem ruim, na minha opinião.

Suellen vieira 04/01/2019minha estante
No quarto livro e que percebemos a diferença entre livro e série.

Somente Leituras 29/06/2022minha estante
O que, ela revive?

Pathy 30/06/2022minha estante
Fiquei chocada, não esperava por isso!

Maria Fernanda 17/07/2016

ALL HAIL GEORGE R. R. MARTIN!
Pela primeira vez em muito tempo, pego-me sem palavras para iniciar uma resenha. Resenha pra quê, gente? Pra cumê? Sinceramente, acho que nada transmitiria tão bem a minha opinião sobre A Tormenta de Espadas como vários palavrões em caixa alta, mas... Bora lá!

Eu sei que já falei isso outras vezes, só que é impossível não ressaltar: GEORGE MARTIN NÃO É DESSE MUNDO! O cara não pode ser real, eu me recuso a aceitar calada tamanha genialidade! Eu queria abrir a cabeça dele e estudar o seu cé— opa, bizarro demais. Conversar com ele fica melhor? Fica, né? Ok. Show. Prossigamos...

Em A Tormenta de Espadas, terceiro fucking livro da fucking série As Crônicas de Gelo e Fogo, as coisas em Westeros tomam um rumo um milhão de vezes mais louco e sombrio. (Na Muralha, então, mô véi... o couro tá comendo!) Porque todos querem dominar os sete reinos, mas só existe um trono de ferro. Vinganças, intrigas, traições, mortes... E nomes. Muitos nomes. É personagem que não acaba mais.

(Se os personagens de ACdGeF fossem dinheiro, daria para tirar o Brasil da crise.)

O que mais me choca é o fato de que Martin nunca se perde ou deixa pontas soltas, ele consegue brincar com vários narradores diferentes sem nunca quebrar o suspense. Fora que o cara realizou a façanha de criar personalidades que se distinguem completamente! Eu duvido você não conseguir reconhecer de quem é cada capítulo só pelo fluxo de consciência. É incrível! E se eu fiquei confusa com certas coisas na série, agora tudo faz sentido.

Aliás, acho que um dos maiores pecados que Game of Thrones cometeu, pelo menos até os eventos de A Tormenta de Espadas, foi não ter mostrado que Jon Snow e Arya Stark também são wargs, e não só Bran Stark. E, também, vale comentar que alguns eventos que foram introduzidos apenas agora na 6ª temporada já acontecem nesse livro. A gente fica meio ¿¿?? mas vida que segue.

P.s. MELHOR EPÍLOGO DA HISTÓRIA DOS EPÍLOGOS! Nem chorei, só fiquei me tremendo.

site: http://instagram.com/_bookhunter
Lucas 17/07/2016minha estante
menina o epilogo do Dança dos Dragões me deixou com a raba na mão

Lucas 17/07/2016minha estante
Se vc vai pro Festim, tipo ele é muuuuuuuuito lento mas o final é legal. HBO picotou plots tão interessantes dá até raivaaaaaaaa. Os proximos 2 livros então... aproveitamento bem meia boca

Thata 08/09/2020

Martin termine de escrever a saga!
Meu deus sem duvidas o melhor livro da série ate agora! Lavado!
Que livro!
Giulipédia 09/09/2020minha estante
Eu tô esperando desde os meus 14 anos, q foi a época q eu li essa série, hoje estou c 23 e até agora nada desse bonito de lançar a continuação... ??????

Thata 19/09/2020minha estante
Noossaaaa!!! O Martin é um desgramado mesmo! ??

Victor 11/11/2017

O melhor da série até agora
@ALeituradeHoje 02/12/2017minha estante
Olha... ta aí uma coisa que não sei escolher. Amo todos os livros e "odeio" o escritor que nao libera o próximo. :D

Victor 03/12/2017minha estante
Ele tá nos fazendo esperar demais kkkk

Lu 03/12/2020

Melhor livro da série até agora
Demorei um pouco para realmente me interessar pelas crônicas de gelo e fogo. O segundo livro na minha opinião foi bem parado e isso me desanimou um pouco, no entanto, esse terceiro livro finalmente me prendeu de jeito! Cheio de reviravoltas e acontecimentos importantes, é nesse livro, já com os personagens muito bem construídos e desenvolvidos que é possível perceber quão complexo é cada personagem do Martin, cruéis e ao mesmo tempo gentis, gananciosos e ao mesmo tempo empáticos, incrível como isso torna os acontecimentos realmente inesperados. Ansiosa para começar o próximo...
Obs: Um carinho especial para o prólogo e epílogo ??
Andrei 03/12/2020minha estante
Me motivou mais ainda pra continuar a ler o livro!!

Lu 04/12/2020minha estante
??

Alana ! 27/09/2011

Todo mundo aqui conhece a segurança de uma história, mesmo que não a chame assim. É aquela sensação de que certas coisas não podem ocorrer, por que o enredo depende delas - pelo menos no decorrer do livro. Um exemplo: em Harry Potter, você sabe que Harry não morrerá, ou sei lá, que não perderá seus poderes. Pelo menos até o fim dos seus livros. Por que é a história DELE, ela se tornaria outra história se algumas partes - dentre elas, Harry - desaparecesse. Entendem do que eu estou falando? Não estou falando de surpresas. Estou falando de impossibilidades. Então... descubro que para George R. R. Martin isso simplesmente NÃO existe. Não há segurança nenhuma nas crônicas de gelo e fogo. Nunca ouse pensar que alguém está a salvo. Ou morto. Ou que algo está conquistado. Leia cada capítulo com medo. Pois - e é nisso que reside sua extrema beleza - As crônicas de Gelo e Fogo não são apenas um história. São inúmeras, e essas inúmeras não têm medo de mudança. Como o são as histórias de verdade.
nessacardoso 27/12/2011minha estante
Muito isso!