Destino

Destino Ally Condie

Resenhas - Destino

Francine 13/03/2014

Agradável romance distópico!
Destino é um romance distópico que muito me agradou! A história se passa num contexto futurista, no qual houve a necessidade de isolar um determinado local para garantir a sobrevivência das pessoas devido às difíceis condições do clima e à escassez de alimento e água potável no planeta.

Este local isolado, denominado Sociedade, é organizado por regras bastante rígidas para reduzir quaisquer riscos contra as pessoas que nele vivem. Regras estas que definem para cada pessoa o que pode comer, com quem deve casar, onde trabalhar e – inclusive – quando morrer. Embora a Sociedade possua um controle excessivo, Cassia é uma adolescente grata pela segurança que oferece.

Com 17 anos, está a caminho do seu Banquete do Par, o aguardado momento em que conhecerá o rapaz que a Sociedade definiu como ideal para ela! Neste solene jantar, com direito a um vestido maravilhoso e um presente (o que também é controlado pela Sociedade), uma agradável coincidência acontece: Cassia é designada ao Xander, a quem já conhecia por serem amigos há bastante tempo.

Oh, bem... Xander é maravilhoso! E embora seja um privilégio que a Sociedade o tenha eleito para ela, não é exatamente empolgante, porque já o conhece. Não será necessário ter expectativas ou até mesmo aquela preocupação inicial de uma primeira conversa. Ser designada ao Xander é confortável, como tudo na Sociedade sempre foi para Cassia.

Talvez por isso, quando retornou para casa com o cartão de seu par em mãos, Cassia não correu para o computador central da família para conferir os dados dele. Ela já sabia o que a tela revelaria. Mas quem poderia dizer que uma surpresa fosse acontecer? O rosto que a tela apresenta para Cassia não é de Xander, mas de Ky, um adolescente pouco conhecido por ela.

Ao ver o rosto de Ky, embora assustada, Cassia sente curiosidade. Qual será a sua história? Por que, com tanta transparência na Sociedade, ele se comporta de modo tão misterioso? Enquanto procura se aproximar de Ky e desvendá-lo, Cassia aprende cada vez mais conhecimentos que a Sociedade rigorosamente condena. A criatividade, por exemplo, é repelida por geralmente se relacionar à rebeldia! Há uma reflexão muito interessante sobre isso no livro. Escrever é um comportamento não mais ensinado, porque é uma forma de transmissão de conhecimento, o que é desnecessário para uma Sociedade interessada em manter todos sob controle. Mas, Ky sabe escrever e mantém viva sua criatividade! Vendo-o, Cassia começa a notar que viver fora da Sociedade e encarar o desconhecido pode ser, também, uma opção.

Destino me fez pensar sobre a importância da liberdade para realizar escolhas! Sendo o primeiro volume, não é um livro dinâmico. Narrado em primeira pessoa pela Cassia, há momentos que sentimos certa lentidão no decorrer da leitura, mas considero esse ritmo necessário para acompanhar o crescimento da personagem, que do comodismo evolui à rebelião! Não é um progresso que ocorre de modo descuidado pela autora, pelo contrário, é processual. Considero essa uma característica positiva da obra!

A revisão da Editora Suma de Letras está ótima, assim como a diagramação. A capa de Destino é maravilhosa! Posso dizer com total certeza que as capas dessa trilogia são as melhores e mais significativas que já vi, pois revelam a evolução da personagem com muita clareza!

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2013/09/resenha-8-destino.html

Way to Happines 11/03/2014

[Resenha] Destino - Ally Condie (por Juliana Oliveira)
É no mínimo significativa a quantidade de livros lançados recentemente que tratam como tema o que acontecerá no futuro. A maioria apresentando uma sociedade quase ditatorial, com regras severas e que são aceitáveis apenas porque a população é convencida de que é o melhor caminho para a sobrevivência e fazendo com que o passado seja algo totalmente errado e negativo. É claro que isto não acontece de repente. Várias gerações são criadas desta forma fazendo com que seus costumes e atitudes sejam remodelados. E é exatamente em meio a este cenário que esta história é narrada.

Cassia vive nos tempos em que a Sociedade toma todas as decisões que hoje conhecemos por individuais. Desde o que você come, onde você trabalha, como se diverte, com quem se casa até a data de sua morte (ao chegar aos 80 anos). A habilidade que a autora demonstra ao imaginar um mundo de forma tão incrível e ao mesmo tempo tão real é fantástica, e o modo que ela o descreve é tão marcante que faz com que questionemos se as situações descritas no livro poderiam mesmo tornar-se realidade.

“Meu pai passa meses trabalhando em áreas antigas que estão sendo restauradas e transformadas em Bairros para uso público. Ele revira as relíquias de uma sociedade que não está tão distante do passado quanto parece (…) está trabalhando em um projeto de Restauração particularmente interessante: uma antiga biblioteca. Ele separa as coisas que a Sociedade determinou que são valiosas das outras que não são.”

É o Sistema que determina os Pares (casais considerados perfeitos) baseando-se em estatísticas e em características de cada jovem. E é claro que o Banquete (evento onde os Pares são escolhidos), é o evento mais esperado tanto pelos jovens quanto por suas famílias. Tomada de nervosismo e completamente ansiosa, Cassia descobre que seu par ideal é também o seu melhor amigo Xander, que ela ama e conhece desde sempre. Um cara carinhoso, amável, bonito e inteligente. Porém, num sistema quase perfeito, que nunca comete erros, uma falha acaba apresentando a Cassia, Ky, um menino que apesar de bonito e inteligente não tem e nem terá um par. Mas o que o garoto teria feito, para que fosse fadado a eterna solidão? Xander ou Ky? Qual dos dois será realmente o Par de Cassia? E será que cabe mesmo a Sociedade escolher o futuro destes jovens, ou esta deveria ser uma escolha pessoal?

“- E onde isso ia acabar, Cassia? – diz ela, a voz paciente. – Você diria em seguida que as pessoas deveriam escolher quantos filhos vão ter e onde vão morar? Ou quando querem morrer?”

Não preciso nem dizer que assim que vi a capa de Destino fiquei morrendo de vontade de ler não é mesmo? Afinal a capa é maravilhosa e isto é quase unânime na opinião dos blogueiros. A diagramação é bem simples (do jeito que eu gosto) e a história é contada em primeira pessoa, no caso, por Cassia. É importante deixar muito claro que a autora fez um excelente trabalho ao narrar os detalhes dos cenários e das situações e caprichou na criatividade para criar essa nova sociedade cheia de características marcantes e surpreendentes. Afinal quem imaginaria um mundo onde os livros impressos em papel não existem e o que restou de nossas obras fora censurado? Destino nos propõe uma reflexão sobre como vivemos, como pensamos e principalmente em como nos posicionamos em quanto cidadão. Na Sociedade apresentada no livro, tudo é passados para a população de modo estritamente cuidadoso. Cada música, cada palavra, cada atitude é examinada pela Sociedade o que nos faz refletir sobre o que é liberdade, e principalmente, se a temos. A população narrada no livro não tem opções de escolha, e até aquilo que julgam ser escolhas pessoais são ditadas pelas autoridades visando, aparentemente, o melhor futuro para todos.

” – Não é sorte, Cassia. Não existe sorte na Sociedade. Concordo com um aceno. Claro. Eu não devia usar um termo tão arcaico e pouco preciso. Hoje só há a probabilidade. O quão esperado, ou inesperado, que algo ocorra.”

Porém, infelizmente, Destino não me tocou de forma significativa e verdadeira. Durante a leitura por várias vezes pensei em largar o livro, o que é raro acontecer comigo. Vocês sabem que eu sofro muito por não gostar de triângulos amorosos e estes sempre serem inseridos nos livros. É de minha natureza torcer pelo casal errado e desta vez não foi diferente. Maaas é bom deixar claro que o triângulo amoroso não é o ponto central desta narração, ou melhor, não por muito tempo o que pra mim conta como ponto positivo. Poucos personagens me cativaram verdadeiramente, na verdade só o Xander, o que vamos combinar que aparece super pouco o que é injusto.

“Mal posso esperar. Por mais rápido que o trem aéreo avance, ainda não é rápido o bastante. Ele silencia a noite, e seu som é um pano de fundo para os chuviscos das vozes de nossos pais e os relâmpagos das batidas do meu coração.”

Entre pontos positivos e negativos é importante dizer, que apesar de qualquer coisa, Destino tem uma mensagem muito evidente de como funcionaria uma sociedade onde toda a população fosse modulada e programada para ser plenamente feliz. Tanto pessoal quanto profissionalmente.

“- Eu acredito em você – diz ele, a voz baixa e quase reverente. – E isso é mais fé do que eu jamais imaginei que fosse ter.”

Antes de qualquer coisa tenha em mente que este é um livro reflexivo. E se você busca por um livro de romance pode decepcionar-se ao começar este leitura.

“É estranho como nos agarramos a pedaços do passado enquanto aguardamos por nossos futuros.”

site: http://www.way-2happiness.com.br/2012/06/resenha-destino-ally-condie.html

Jordana 06/03/2014

Incrível, amei!
A resenha pode ser conferida no link:

site: http://addictionforbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-destino-ally-condie.html

Daphiny 11/02/2014

Não entre docemente
Ok... Eu comprei esse livro numa das promoções malucas do submarino por dez reais no meio do ano passado (!!!!!!!!!!!!) e estava procrastinando a leitura porque.... não sei, na verdade. Não li porque outros livros me interessaram mais...
Enfim, como me arrependo de ter demorado tanto pra ter descoberto essa delícia de série!
Tudo me agrada nessa história: os personagens, o sistema, as intrigas, os problemas, aquela chaminha de revolução que eu AMO (eu ainda não cheguei ao fim de NENHUMA série distópica, preciso sentir a alegria de ver a revolução acontecendo ainda).
A Cassia é surpreendente. Sempre respeitando as regras, começa a desobedecê-las meio que a "pedido" do avô. Eu gosto como ela muda lentamente durante o livro. Ela não fica completamente esquerdista de primeira, ela vai aos poucos evoluindo, e isso é muito bom. Ela é corajosa e tão apaixonada por sua família e amigos que arriscou-se (muito) por eles. Eu a adoro!!

Eu não gosto de falar muito sobre os personagens porque eu sempre acabo soltando um spoilerzinho, mas posso alertá-lo: se prepare. você também ficará em dúvida de quem deve ter o amor de Cassia. Ky e Xander são excepcionais e os dois se arriscam por ela igualmente e ferozmente. Eu ainda não sei pra qual team torcer..

O final foi promissor, espero que o próximo livro seja tão sensacional quanto esse!

Mari 19/01/2014

Quase um ano de espera, mas valeu a pena
Quase um ano de espera, mas valeu a pena. Gostei tanto da trilogia Jogos Vorazes que quando a terminei fui a procura de outros livros pós-apocalípticos. E foi nesta busca que o encontrei. Demorei quase um ano para adquiri-lo, mas valeu a pena.
Assim como em jogos vorazes, a sociedade e dura e tem completo poder sob os habitantes.Ela escolhe onde você mora , o que você come, onde você trabalha, onde você se diverte e quando você morre.
Para Cassia ter toda a sua vida programada por outra pessoa nunca houve problema. Sua vida sempre lhe pareceu ótima, do jeitinho que deveria ser. Até o dia em que ocorre o Banquete do Par.
Apesar de ter sido anunciado que seu par é Xander, o seu melhor amigo, o rosto que aparece como sendo de seu par não é o dele, mas sim o de Ky. Por mais que a sociedade lhe diga que foi apenas um erro, que seu par sempre foi Xander, o estrago já estava feito.
Cassia passa a ver a sociedade com outros olhos e a se perguntar a todo o momento "E se...". E se eu pudesse escolher com quem me casar, e se eu pudesse escolher quando morrer. E se eu tivesse pleno poder sob a minha própria vida. E se.
É a partir desta simples pergunta que ela se encontrará com vontade de mudar o mundo, se apaixonando por quem não deveria, chamando a atenção da sociedade mais do que o necessário, e principalmente, colocando em risco aqueles que ama.

Bruno Augusto 18/01/2014

Destino (Matched) - Ally Condie
Não atingiu as expectativas. Destino, o primeiro livro de uma trilogia, foi uma decepção. Espero que outros dois livros possam recompensar a história.
Quando eu li a sinopse do livro eu pensei que a coisa ia puxar Jogos Vorazes, Divergente ou Legend, que a coisa ia ser boa, com lutas, sangue, mortes e ação. Mas não.
O Livro é voltado totalmente para o romance. Não tem uma parte sequer de ação real, e com ação eu quero dizer lutas (o que é uma revolta sem uma luta?) ou uma perseguição de verdade. Não quero que venham comentários do tipo: "mas a história é um ROMANCE, não é um livro de ação" ou "foi você que não entendeu a história" ou "você só lê livros desse gênero, mude um pouco". Independente de o livro ser um romance, depois de se ter lido Jogos Vorazes e Divergente, a cada Distopia nova você espera mais ação e mais revelações, ainda mais com essa Sociedade. Tipo, a Sociedade é "perfeita", isso já atiça o leitor para continuar a ler e descobrir os podres que ela tem, mas nesse livro o governo é, literalmente, perfeito. É claro, todos tem o direito da escolha do amor e etc, mas ainda assim... Não vou discutir e não há nada que mude minha opinião, o livro FOI fraco, sim.
Ao contrário do enredo, achei a narrativa e a forma de escrita perfeita. A autora sabe escrever muito bem. São poucas as pessoas que sabem escrever tão bem quanto essa autora. Os detalhes são bem vívidos e a opinião dos personagens, mesmo não sendo o principal, são tão bem explicadas que é difícil você não entender e não se apegar a aquela ideia.
Uma coisa que percebi na narrativa é que a autora dá ênfase aos poemas e a escrita. Talvez por ela ser uma professora de inglês? Provavelmente. Não que seja o aspecto principal do livro, mas é um assunto que ocupa umas boas páginas da história. Achei isso bem interessante. Não sou o maior fã de poemas, mas isso é algo que a Sociedade vetou deles. Eles só podiam ler os Cem Poemas e não podiam escrever. Não sei ao certo por que isso me chamou a atenção. Acho que é porque eu gosto de escrever/ler coisas que EU escolho e gosto, não uma coisa que alguém, simplesmente, disse que é o certo para eu ler.
É bem provável que eu só tenha lido o livro até o final para descobrir os podres da Sociedade, e esse é outro ponto forte do livro, embora seja pouco o que é descoberto. Esse é o ponto em que o livro se sai bem. A autora mantém uma linha boa de narrativa, cativando o leitor a continuar e descobrir o que a Sociedade esconde e isso mata o leitor, porque só é revelado nas últimas 30 páginas.
Acho que fora o fato do livro ser um tanto quanto monótono, ele é bom. Os personagens bem criados, a narrativa perfeita e o enredo, embora não tão bom (nesse livro estava monótono e pouco impactante), fizeram com que a coisa rendesse. Se fosse dar uma nota de 0 a 10, esse livro estaria com a nota mais baixa do blog até agora.
Vou recomendar o livro para os que gostam de histórias com o centro voltado no romance. Se você gosta de Distopias, esqueça o Jogos Vorazes, Divergente e Legend, leia essa com se fosse a primeira que você está lendo.

site: http://lerentreter.blogspot.com.br/

Blog MDL 18/01/2014

A sociedade vive um momento de paz e plenitude. E isso foi a Sociedade quem garantiu quando concentrou todas as suas forças em destruir todas as características que fizeram dos humanos, seres com alto potencial destrutivo. Para isso, histórias, canções e escolhas perigosas foram dizimadas, e os Funcionários decidem tudo, desde o que o cidadão vai vestir até o Par perfeito para ele se casar. Cassia não tinha problemas com a vida que conheceu, afinal, seus pais se amavam, trabalhavam no que gostavam e ela tinha um grande futuro pela frente com a garantia de que ele seria tranquilo e seguro. Pelo menos era o que ela acreditava até que uma falha no seu microcartão a faz vislumbrar um novo mundo de possibilidades divergentes do que a Sociedade sempre pregou. E é dividida entre Xander – o seu amigo de toda a vida e companheiro perfeito – e Ky – o garoto incrível e que guarda histórias dentro de si –, que ela começa a notar que o desejo de escolher ascende uma chama dentro dela que não poderá ser apegada até que ela enxergue as coisas como elas realmente são e lute por aquilo que ela quer.

É inegável que a distopia tem certos padrões que acabam transformando os livros que se submetem a ela em obras um tanto quanto semelhantes. E sendo esse um dos meus gêneros prediletos, a tarefa do autor me surpreender se torna um pouco mais complicada também. Contudo, foi ao me entregar a narrativa de Ally Condie sem muitas expectativas, que eu consegui desfrutar de uma história que cativa por sua simplicidade e leveza de ser contada. Boa parte disso se deve aos personagens dessa história, já que por mais que todos tenham fortes ideais, eles transparecem certa tranquilidade na maneira de agir e de pensar, que faz com que o leitor se envolva mais e mais na vida de Cassia e daqueles que a rodeiam. Sendo desenvolvido de forma gradual, não são raras às vezes em que todo o futuro da história parece estar às claras para quem está lendo, principalmente, porque as pistas estão espalhadas por toda parte e só basta ter um pouco de atenção para perceber quais são as intenções da autora.

Isso poderia ser considerado facilmente um ponto negativo do livro, porém, não o considero assim porque isso facilitou um lado do enredo que me deixava receosa: o triângulo amoroso. Sendo bem sincera, eu não vi nenhuma característica que possa aborrecer quem não é fã desse artifício utilizado na construção das tramas, já que desde o início sabemos por quem a Cassia está apaixonada de verdade e a autora consegue esclarecer de forma muito delicada quais são os sentimentos que ela nutre tanto por Xander quanto por Ky sem deixar dúvidas sobre o porquê das escolhas da protagonista.

Particularmente, eu achei a Cassia uma das personagens mais tranquilas que já acompanhei. Ela não possui arroubos de coragem que não condizem com a sua personalidade e tudo nela vai se modificando aos poucos – o que a deixa muito mais crível. Além disso, a maneira com que ela se permite questionar, torna o desenrolar dos fatos ainda mais encantador, já que o Ky está sempre a disposição dela para revelar um pouco mais sobre a sua verdadeira história e sobre as mentiras contadas pela Sociedade – que pode ser tudo menos perfeita. O entrosamento entre os dois é tão bonito de se ver que o Xander quase cai em esquecimento, pois por mais que ele seja simpático, inteligente e carismático, a presença do Ky diminui consideravelmente as suas qualidades aos olhos do leitor, já que não há maneira de não se apaixonar por todas as coisas que transformam o Ky em um típico herói.

Dessa forma, não há como dizer outra coisa se não: a história envolve o leitor do início ao fim. Entretanto, isso não faz de ‘Destino’ um livro isento de defeitos, já que há um excesso de serenidade na forma com que o enredo é conduzido que por vezes torna as coisas um tanto monótonas. Não sei se isso aconteceu por causa da personalidade da Cassia, que é a narradora da história, ou se foi porque a autora esqueceu que previsibilidade só é bom até certo ponto e que o clímax jamais pode ser deixado de fora da construção de um livro. Mas afora esse ponto não tenho do que me queixar, pois o primeiro livro da trilogia ‘Matched’ não só se mostrou um ótimo entretenimento, como também, me deixou com vontade de saber qual o futuro dos personagens que habitaram essas páginas, bem como, quais são os segredos que a Sociedade deseja esconder dos seus habitantes de modo tão desesperador.

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/01/resenha-destino-por-ally-condie.html

Mariana Storck 17/01/2014

Destino - Ally Condie - 3 estrelas
Como vocês viram pela sinopse, "Destino" vai contar a estória da Cassia, sobre a personagem eu não senti nada, não é aquele por quem eu me identifiquei e fiquei com vontade de ser sua amiga pro resto da vida, fiquei indiferente em relação a ela. Quado se vive em uma sociedade em que tudo é controlado não se tem muito o que fazer e isso era o que mais me incomodava no livro, de um jeito bom é claro, por que o que você come, o que você escuta, aonde você mora, com quem se casa, aonde se diverte, o seu trabalho... nada disso é escolhido por você e sim por quem comanda essa sociedade, e já que a nossa protagonista Cassia nasceu em um meio assim pra ela é normal, então ela aceita tudo o que é imposto.

Xander é o amigo (perfeito) de Cassia, Ky é uma aberração que mora em sua rua, Em é sua melhor amiga e tem mais algumas pessoas em seu grupo de amigos. Tudo normal, tudo tranquilo, até a noite em que ela descobre quem será o seu par e ela recebe um micro cartão com as informações sobre ele, mas o problema mesmo é que aparece uma outra pessoa completamente diferente no cartão e que em hipótese nenhuma poderia vir a ser seu par, só que ela acaba se apaixonando por esse outro rosto, e é ai que as coisas começam a ficar difíceis pro lado dela.

A narrativa é bem tranquila, e com palavras de fácil compreensão, diagramação ótima e a edição está linda todas as capas dessa trilogia são simples e bonitas pra dizer a verdade.

O motivo de eu ter dado apenas 3 estrelas foi por causa da personagem principal, achei ela muito sem graça e as lembranças dela me irritavam bastante. Se ela via uma pedra ela lembrava de alguém ou algum acontecimento na vida dela e tem hora que isso fica massante. E vamos combinar, se a estrela do livro é chata acaba perdendo um pouco a graça, o que a favoreceu (em minha opinião) foi o fato dela não ser melosa, ela tava apaixonada pelo cara e mesmo assim estava mais preocupada em proteger a família e em como poderia estar com ele ao mesmo tempo. Mas compensou um pouco o universo que a autora criou e como eu gosto bastante de distopias com essa não foi diferente, tudo bem planejado.

Porém estou com uma grande esperança em relação ao segundo livro (que eu já comecei a ler, aguardem a resenha), pois a narrativa será intercalada entre a Cassia e um outro personagem, então não vou ter que ficar aguentando tantas lembranças assim, e também promete ser mais emocionante e movimentado! É aguardar pra ver o que me espera!

site: http://portaoazul.blogspot.com.br/

Isa 16/12/2013

Um começo satisfatório
Destino foi um dos livros que eu hesitei em ler no começo. Não conhecia ninguém que já ouvira falar dele, somente o vi nas redes sociais e vagamente me interessei, mas tinha minhas dúvidas pois não sabia se valia a pena comprá-lo, o único modo de lê-lo. Porém, quando me foi presenteado,não tive outras dúvidas.
Destino se trata sobre uma sociedade distópica (ou utópica, como quiser nomear) cuja característica mais marcante é o controle sobre seus cidadãos: o Estado escolhe o seu trabalho, onde você vive, o que come, o que veste, com quem você casa, a que idade terá seus filhos, tudo determinado por estatísticas deste governo. Nesse mundo, todos possuem o necessário para viver uma larga e feliz vida até os 80 anos, idade em que "morrem", sem temer sequer doenças como o câncer, privados do direito natural humano que é a escolha. Os seres humanos são até mesmo classificados de aberrações ou anomalias por se infringem alguma regra. Há uma lista de 100 canções/pinturas/poemas que a população pode admirar, sem ter o direito de criar nada novo.
Então, quando começamos a ler este futuro apresentado por Ally Condie, nós pensamos que é um ambiente sufocante e que a protagonista Cassia Reyes passará o tempo todo se rebelando contra este sistema, né? Errado.
Quando conhecemos Cassia, de 17 anos, ela está mais que conforme com a Sociedade, o governo que controla tudo. Quando seu melhor amigo é escolhido para casar com ela, Cassia está muito mais que feliz. Esse aspecto foi o que me chamou a atenção, a conformidade e até admiração da população por um governo que os priva da liberdade de escolha, algo que me lembrou imediatamente de sociedades como a Alemanha Nazista e a Rússia Soviética, ou a aclamada distopia 1984, de George Orwell.
Um ponto positivo para a autora, sem dúvida, mas como ela fez Cássia abrir os olhos foi algo um pouco clichê e de fácil saída: romance. Em seu microcartão de noivado, em vez de aparecer a foto de seu melhor amigo e futuro marido, aparece a de outro garoto, Ky Markham, classificado como aberração por algo que sua família fez. Somente então ela começa a questionar a Sociedade e a sua vida, enquanto Ky lhe "conta" (de certa forma) sobre certas situações que ocorrem debaixo do paraíso que é a sociedade.
Não me levem a mal, gosto de romance quanto qualquer outra garota. Porém, o romance aqui descrito em Destino é um pouco meloso. Com direito a poemas proibidos, montanhas, desenhos relatando histórias de passado... a narração é em primeira pessoa, e achei que a autora tentou ser um pouco... não sei, poética, mas de qualquer forma pareceu forçado. O romance sem dúvida foi o foco do livro, tanto que o melhor amigo e futuro amigo designado, Xander Carrow, não aparece tanto no livro. Por isso, quando terminei de ler Destino, não pude deixar de pensar que queria saber mais da Sociedade e a população conformista, de Xander, ou do avô de Cassia.
A escrita é fluida, constante, sem reviravoltas surpreendentes, a não ser que você se surpreenda no final, como eu me surpreendi. Se você busca um livro que seja de um ótimo entretenimento, um romance fofo e personagens cativantes de qualquer forma, leia Destino. Mas se busca uma distopia digna de crítica ou de reflexão, leia 1984.

Dani 09/12/2013

Fiquei surpresa
Esse livro me surpreendeu muito. Eu fui ler porque estava na minha lista, mas eu achava que não gostaria, pois ando detestando todas essas histórias com triângulos amorosos, sociedade controladora e adolescentes. A única que salva é Jogos Vorazes. Mas eu amei! Li em poucos dias e não conseguia largar mais. Teve alguma coisa ali e outra aqui que me incomodou, mas nada muito sério. Estou doida para ler o próximo.

Nathy 04/12/2013

Destino – Ally Condie – #Resenha | O Blog da Mari
Estou numa nova onda de distopias aproveitando para ler todas que aparecem na minha frente, ainda mais se for por indicação, quando li a sinopse desse livro em empolguei demais e queria logo saber tudo que iria acontecer com a protagonista e os demais personagens, porém quando comecei a ler em muitos momentos tive vontade de parar um pouco de tão cansativa que se tornavam, muitas das cenas na minha visão foram somente para preencher página, pode ser que por ser o primeiro livro tinha muitas coisas que explicar. Nesse primeiro livro não senti que tivesse um triângulo amoroso pelos sentimentos de Cassia estar sendo desenvolvidos ainda, mas sinto que nos demais terá um triângulo amoroso mais forte e não irá me agradar.

A narrativa é em primeira pessoa sendo contada por Cassia, antes detestava esse tipo de narrativa hoje em dia me sinto muito dividida, pois em alguns livros até que faz sentido ser assim, ainda mais quando precisamos saber exatamente como a principal está se sentindo naquele determinado momento, porém em alguns momentos dessa leitura desejava saber o que os demais personagens, Ky e Xander estavam pensando. Apesar de momentos cansativos a leitura flui de maneira rápida.

“Aquelas histórias não eram verdadeiras. Sei disso. Mas, esta noite, fica fácil de esquecer”

A personagem principal Cassia no começo é uma adolescente normal que está ansiosa por descobrir quem será o seu futuro Par, eu não irei criticá-la por suas atitudes porque acho que passou por todos os estágios de forma correta, ninguém do nada começa a questionar todas as coisas que sabe e o modo na qual foi criada, ainda que quisesse muito que ela se resolvesse logo achei o correto tudo o que aconteceu. Mas, tinha plena certeza que ela iria se rebelar contra tudo e todos logo no começo do livro, porém o fato de que ela demora um pouco em questionar somente a transforma mais forte para poder continuar sua jornada.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: site: http://www.oblogdamari.com/2013/06/destino-ally-condie-resenha.html

Inst de Leitura 28/11/2013

Ally Condie criou uma sociedade na qual todos tem a melhor vida possível, num mundo justo e igualitário. É uma vida previsível, onde até mesmo a morte é marcada para o seu aniversário de oitenta anos, mas ainda assim é uma vida onde você, tecnicamente, tem tudo que precisa e é plenamente feliz. Todos comem aquilo que seu corpo necessita, trabalham na área em que têm mais afinidade e casam com seu par perfeito, gerando filhos ainda melhores. É interessante ver como todos exergam o que querem do sistema, enquanto a Sociedade é algo completamente diferente do que aparenta.

A história em si me surpreendeu em vários aspectos, em especial o final, acho que não poderia terminar de uma forma melhor. Sem contar que ela foi super criativa! A narrativa também é ótima e conta o ponto de vista de Cassia, então além de toda essa visão da Sociedade e suas transformações, a gente acompanha de perto como e o que aconteceu com ela, porque ela teve dois pares e tudo o mais.

Os personagens da trama não só foram muito bem construídos, como desempenharam sua função na história de uma forma fantástica. Cassia me surpreendeu pela coragem e pelo que ela se dispôs a fazer por amor. O Xander é uma pessoa justa e um ótimo melhor amigo, não pude deixar de me apaixonar por ele. E o que dizer do Ky? Ele é um cara cheio de segredos, sensível… Igualmente apaixonante. Não sou lá muito fã de triângulos amorosos, mas essa é uma das questões principais da história, então acho que se encaixou perfeitamente.

Livro recomendadíssimo! Só lembrem que é uma trilogia. Os três livros já foram publicados no Brasil, mas se você for como eu, vai ficar morrendo de curiosidade no final do primeiro livro!

site: http://instintodeleitura.com/2012/03/18/resenha-destino-ally-condie/

Leitor Sagaz 18/11/2013

Você não pode mudar seu destino!
Começo perguntando a você. Isso mesmo você ai! Como escolher entre a perfeição e a paixão??Entre a segurança e o risco???Sabe a resposta?? Também não!hehehe

Destino é o primeiro livro de uma trilogia " Matched" que foi lançada pela Suma de Letras, veio com uma capa simples mas que chama muita atenção, apesar da letra pequena conseguiu me prender com a narrativa fácil e bem desenvolvida.

Esse livro me fez questionar tudo que a nossa sociedade impõe sobre nós, nossos pensamentos, críticas, amores, valores, coisas que nos são implantadas desde que nascemos. Isso não me parece certo. São como ditadores, dizendo de que horas devemos dormir, o que precisamos comer, quem devemos amar.

Onde fica o livre arbítrio?

Aqui vamos acompanhar a Cassia na sua longa jornada de amadurecimento e nas descobertas que irão surgir no processo.

Para Cassia tudo parecia correto, nunca pensou uma única vez questionar o que a sociedade dizia. Tudo era do jeito que era.

Seu grande dia, o baile do Par tinha chegado onde seria anunciado o nome daquele que ela deveria conhecer e se casar. Havia imaginado isso várias vezes acontecendo, o telão se acendendo e mostrando para todos um rosto desconhecido que seria no futuro seu marido, companheiro e pai dos seus filhos, mas naquela noite foi diferente, o telão se acendeu e revelou a foto de Xander seu melhor amigo. Uma alegria surgiu em seu peito quando olhou para o outro lado do salão e viu Xander sorrindo para ela. Conhecia tudo nele, a beleza, inteligência, simpatia e a familiaridade de se estar junto. No dia seguinte viu em seu micro-chip aparecer a foto de outro garoto como sendo seu par, o sensível Ky.

A Sociedade nunca cometia erros. Como explicar o que aconteceu a ela?
Como escolher entre Xander e Ky?Ela tinha essa escolha?

"A cada minuto que você passa com alguém, você entrega a outra pessoa uma parte da sua vida e toma um pouco da dela."

Essa meu caro é uma caminhada que não será fácil de acompanhar, primeiro porque mudar o sistema vai contra todas as regras, segundo pode ser o rompimento de uma grande amizade.

A autora me surpreendeu com esse livro, me envolveu, mergulhei de cabeça na vida de Cassia e senti com ela todas as dores de suas escolhas. Depois que comecei a leitura não consegui parar de ler, tanto que terminei em um dia.

Super recomendo essa leitura, não tenham medo de se apaixonar, depois quero que vocês me digam o que acharam. Certo??Combinado??Então tá!

Boa leitura!

site: http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2013/10/resenha-destino-ally-condie.html

Kamila 11/11/2013

"A minha forma de não entrar docemente"
Imagine uma Sociedade onde tudo é controlado por um grupo de pessoas, os Funcionários, que decidem tudo na sua vida, desde o que você come e veste até o dia em que você morre - todos os cidadãos morrem exatamente no seu aniversário de 80 anos. Uma outra coisa que é comandada pela Sociedade é com quem você casa, existe uma escolha a ser feita: se você quer se casar e formar uma família ou ser um Solteiro. Ao escolher se casar, você é convocado pela Sociedade no ano seguinte ao seu aniversário de 17 anos para o Banquete de Pares e lá você irá conhecer o seu Par, a pessoa que é perfeitamente compatível com você quanto a genética, com a finalidade de gerar filhos perfeitos e tornar a Sociedade ainda mais imune de Aberrações e Anomalias. Foi dessa forma que eles conseguiram acabar com várias doenças, o Câncer por exemplo.

"É estranho como nos agarramos a pedaços do passado enquanto aguardamos por nossos futuros"

Nossa personagem principal é a Cassia Reyes, o livro começa exatamente no dia do Banquete de Par dela que está muito empolgada e ao mesmo tempo nervosa, pois, é a ocasião pela qual ela esperou a vida inteira, o dia em que ela verá o rosto do seu par e escutará seu nome pela primeira vez. Mas quando Cassia é chamada para conhecer seu Par o Terminal (a televisão) que deveria exibir o rosto do garoto se apaga, o que significa que o seu Par é da mesma província que ela, algo extremamente raro de acontecer. E para completar, o garoto que é designado para ela é Xander, o seu melhor amigo.

Não poderia ter acontecido algo melhor, suas famílias são amigas e moram na mesma rua, o que significa que nenhum dos dois precisará se mudar. Eles próprios ficam muito felizes com isso e ela acha desnecessário o micro cartão que recebe da Sociedade com todos os dados de Xander e as Instruções de Namoro, afinal, ela sempre foi sua melhor amiga e o conhece melhor que ninguém. Mas no outro dia, ao colocar o micro cartão no Terminal a imagem do rosto de Xander aparece e após alguns instantes o Terminal desliga e quando volta a funcionar aparece o rosto de um garoto diferente, Ky Markham.

Ky e Cassia não são muito próximos, mas ele faz parte do seu grupo de amizade e costumam sair junto às vezes. A verdade é que Cassia nunca prestou muita atenção nele, mas depois do ocorrido começa a reparar mais e como coincidência, passam a fazer a mesma Atividade de Recreação e aos poucos vão se envolvendo e conhecendo um pouco mais um ao outro.

"Nosso tempo juntos parece uma tempestade, parece o vento selvagem e a chuva, parece algo grande demais para ser controlado, mas poderoso demais para escapar."

Além de conhecer o passado de Ky ela passa a saber mais sobre o que está por trás da Sociedade, coisas que ninguém sabe ou desconfia, e o mundo que ela passou a vida todo amando vai se desabando aos poucos e dando lugar a um lugar manipulador e hipócrita, que diz ser tão preocupado com seus habitantes mas que indiretamente os mata, fazendo-os viver como experimentos e envenenando-os aos poucos.

Um dos meus gêneros preferidos é Distopia, pois retrata claramente o mundo em que vivemos e apesar de ser livros futurísticos e por isso ter um certo exagero, a possibilidade de acontecer algo desse tipo com nossa sociedade é gigante, e já acontece se você parar para analisar. Somos constantemente manipulados a fazer o que um grupo de pessoas acha certo, muitas vezes deixando de ser nós mesmos para seguir um padrão ridículo que é criado ao decorrer do tempo.

Eu gostei desse livro por isso, as descobertas da personagem foi muito bem construída e deu para perceber e acompanhar seu amadurecimento. Nem o triângulo amoroso, que é algo que não suporto, me irritou, principalmente porque a Cassia é sincera e isso é uma característica que me fez gostar ainda mais dela.

"Há tanta coisa que eu quero. Sinto isso com tanta intensidade que sou água, um rio de quereres, recolhido na forma de uma garota chamada Cassia."

Outro ponto positivo do livro é a sua escrita, a Ally escreve de uma maneira muito doce e o livro é recheado de poesia, foi muito gostoso de se ler. Enfim, indico bastante esse livro, principalmente para quem gosta de Distopia e Romance. ♥

site: gostoliterario.blogspot.com.br