O Corsário Negro

O Corsário Negro Emilio Salgari

Resenhas - O Corsário Negro

Clio0 12/07/2022

O Corsário Negro é uma aventura infanto-juvenil da mesma leva de clássicos como A Ilha do Tesouro e As Aventuras de Rocambole da aonde o gênero recebeu o nome.

Emilio Salgari escreve a história de Emilio di Roccabruna de Roccanera, um corsário em busca de vingança pela morte de seus irmãos: o Corsário Vermelho e o Corsário Verde. Infelizmente, não é uma trilogia, embora houvesse mais do que o suficiente na trama para deixar aquele gosto de quero mais.

Em sua busca por Van Guld e familiares, Emilio enfrenta toda a sorte de acidentes e incidentes como furacões, animais selvagens, duelos mortais bem ao estilo rocambolesco. E a grande pitada de romantismo, o amor condenado que assola o destino e ameaça a honra do herói.

É um ótimo livro para quem gosta de piratas e histórias repletas de reviravoltas.

Recomendo.

Francisco 15/12/2020

Um juramento de vingança
Publicado em 1889, o romance pirata conta a história de Emílio de Roccanera, um nobre homem que torna-se o temível Corsário Negro, capitão do navio "Fulgor", afim de vingar a morte de seus irmãos: o Corsário Verde e o Corsário Vermelho, mortos por Wan Guld, um ex-guerreiro espanhol governador da província e colônia de Maracaibo, na Venezuela. Para tanto, conta com a ajuda de Wan Stiller e Carmaux (antigos piratas da tripulação do Corsário Vermelho), Moko e outros piratas locais para persegui-lo de Maracaibo até Gibraltar.

Inicialmente não é claro em que época em que a história ocorre, mas uma referência ao reinado de Luís XIV deixa explícito que a história se passa no século XVII. Além disso, a história nos leva a distantes locais do Caribe como a Jamaica e o Haiti (Tortuga) e a densas florestas repletas de feras e índios antropófagos. Para quem aprecia um bom livro com aventuras, romance e ação, "O Corsário Negro" é um "prato cheio".

Claudia Christian 02/03/2023

VIVA A FLIBUSTERIA
Digam o que quiserem dizer, nada me faz sonhar tanto quanto livros e histórias de navios em alto mar.
Eu entendo o que é proa ou popa??? Não! Mas meu coraçãozinho de aventureira simplesmente ama marujos, marinheiros e piratas.
Ama as mulheres que desafiam seu tempo e navegam e amam cada pausa que fazem em terra.
Esse livro me fez vibrar de alegria, tristeza e encanto inúmeras vezes.
Quero ler todos os outros.

Cibele 13/11/2020

Bom romance
Um ótimo romance pirata, com um final surpreendente, gostei muito da leitura.

Maria 08/06/2020

Um dos melhores no estilo "capa e espada".

Malditos sejam os juramentos! :-P

Andréa 17/06/2011

Pirataria romantica
O Cosário Negro é aventura do início ao fim, pelo menos até onde essa edição limitada nos leva, pois o final da história faz parte de outro livro de Salgari. O nome pirata não aparece uma só vez, o autor se refere a eles sempre como corsários e flibusteiros, o que não os impede de promover saques, pilhagens e massacres, mas sempre como uma estória em segundo plano. De forma bem romanceada, o autor cria como personagens principais, piratas honrados, cavalheiros e leais, o que nós faz mesmo torcer para que o Cosário Negro consiga alcançar sua vingança contra o duque de Wan Guld responsável pela morte de seus 3 irmãos. Além da vingança, o enredo nos leva a torcem pelo romance entre o Corsário Negro e uma duquesa capturada em uma batalha, por quem o Corsário se apaixona. Se eu já não soubesse que minha edição não era integral, terminaria muito frustada, mas o fato de já ler sabendo que o livro não revelaria toda a história amenizou um pouco a sensação.

Geo 12/02/2021

Não é a história que eu imaginava, mas não foi nada ruim!
O jeito das conversas é engraçado, as características dos personagens são bem marcantes e o enredo é agradável.

looh_36 08/06/2023

Conto para passar o tempo
Talvez eu esteja caindo um pouco em ressaca literária, por isso tenha afetado um pouco, mas eu não gostei tanto, apesar de ter dois dos fatores que gosto em livros (piratas e brigas), mas esse não me chamou nenhuma atenção, foi um conto, mas que se fosse muito mais desenvolvido, provavelmente daria um bom livro.

Moises Celestino 11/08/2020

"Clássico de Aventuras"
Belo romance de aventuras, escrito por Salgari, "O Corsário Vermelho", ainda continua fascinante e divertido!

Wes 13/09/2020

Intrigante!
Um homem disposto à vingar seus irmãos e que se depara com uma enorme questão e uma paixão ainda maior.

skuser02844 30/03/2023

Estão Prontos Crianças?
O simples e típico, a aventura, a ação, gesticulação dos personagens ( bem engraçado por sinal), um romance bem esperado, porém...tão incerto :/, o final deixa a desejar bem em branco..em sí acho que o fim é quando se separa a dama e vagabundo.

franchu 12/03/2010

=)
eu gosteei mas.. que raiva o final do livro! nem sei onde vou conseguir o seguinte da saga.. =(
Patrícia 25/09/2012minha estante
E existe o seguinte da saga? Já procurei tanto... e nunca achei, tem um tal de A filha do Corsário porém não sei muito sobre =(

Arlete 25/06/2017minha estante
Acabei de ler agora e também fiquei super curiosa para ler a sequência porém não encontrei nada, se tiver alguma informação me manda um email, arletekairos@gmail.com

Carolina.Gonzaga 07/01/2021minha estante
Pesquisa por Coleção dos corsários das Antilhas, uma série de 5 livros, sendo o livro "O corsário negro" o primeiro
tem na amazon se não me engano

Samanta 23/12/2012

Um dos melhores livros que já li. Uma aventura pirata que mostra a sede de vingança pela morte dos irmãos, onde o Corsário Negro passa por muitas aventuras, batalhas marítimas e até o encontro de um verdadeiro amor que mais a diante lhe causa dor.

The_Sad_Escapist 27/09/2021

Poderia ter sido melhor
A história a princípio tinha um ótimo potencial, mas chega um momento que o trem descarrilha e a história se perde.
Os personagens são até interessantes, mas como não são aprofundados (a não ser o protagonista) é difícil se conectar com eles.
Algumas cenas de ação são bem fluidas e escritas, mas a maioria são anticlimaticas e rápidas demais.
O que mais me incomoda é que o plot do livro é interessante e tem um bom potencial, só que a forma que é desenvolvido é fraca.
Sinceramente, não releria e nem recomendaria pra alguém.