Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos

Ben H. Winters

Resenhas - Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos

Gabriel 26/04/2020

Livro interessante
A ideia desse livro foi excelente fazer um livro baseado em outro adicionando algo extremamente diferente mesmo sabendo que não foi o primeiro eu gostei muito. A ideia da Inglaterra contra animais e monstros marinhos e muito boa, só achei que em alguns pontos do livro, principalmente na hora dos confrontos com os monstros marinhos ficou muito corrido e isto é muito nítido no final do livro onde e muito as preças.

Andy.Domingos 29/07/2020

Romance e monstros marinhos
A história retrata a vida das irmãs Dashwood que são expulsas do lar em que passaram a infância e acabam morando em uma ilha repleta de criaturas selvagens que lhe ameaçam a vida e ao mesmo tempo sendo cortejadas por cavalheiros muito interessantes, buscando entretenimento em festas sociais e se aventurando nos mistérios que as rondam pela ilha em que moram.
O autor traz uma ideia inovadora, misturando ficção fantasia a um romance best-seller da Jane Austen. Além de ter uma história bastante interessante, traz consigo ilustrações bem bonitas sobre algumas cenas da história. Para quem gosta de romance e um pouco de ficção fantasia, recomendo bastante.

Babih Bolseiro 23/07/2023

Monstros Marinhos a todo vapor!
A parte dos monstros marinhos foi o que eu mais gostei dessa obra (não imaginava que haveria mortes, catástrofes e sangue). Deu um toque de terror e sobrenatural na história, tornando, para mim, a parte do romance até mesmo desnecessária. Eu li Razão e Sensibilidade antes e acabei gostando de ambas! Queria um filme desse também!
mirianbezerra 04/08/2023minha estante
amg tem filme sim

Salete.Pezzino 30/03/2021

Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos
Baseado na obra famosa de Jane Austen - Razão e Sensibilidade, esta adaptação de Ben H. Winters, traz um cenário inimaginável, envolvendo humanos e criaturas marinhas monstruosas na luta pela sobrevivência. O fenômeno que se dá para o enredo desta obra, é chamado de Alteração, descrito como o processo que fez os animais marinhos se voltatem contra os seres terrestres. Algumas teorias são levantadas no decorrer deste romance. As irmãs Dashwood, personagens principais, na busca pelo amor, se envolvem em situações difíceis, as quais batalham por suas felicidades. A família Dashwood, mãe e irmãs, são enxotadas de seu lar e se veem obrigadas a morar numa ilha onde abriga o perigo constante e segredos ocultos. Elinor, irmã mais velha, se apaixona por Edward Ferraz, um homem sem auto-estima, que a obriga conduzir esta paixão de forma sensata. Já Marianne, a irmã do meio, se apaixona pelo charmoso, volúvel e egoísta, Willoughby, enquanto o coronel Brandon sofre por amá-la sem ser correspondido, pois sua aparência homem/polvo, lhe causa repugnância. A irmã caçula, Margaret se envolve de forma inusitada, ao meu ver, negligenciada nesta trama, pela família. O perigo é constante, não se pode descuidar em nenhum momento pois os monstros atacam a qualquer hora, principalmente, com a maré alta, o.que torna a situação pior considerando que todo transporte é feito pelo mar. As metáforas sociais que envolvem este suspense, se apresentam de diversas formas, sejam através do convívio entre os personagens ou das intensas mordidas dos monstros marinhos. Será que as irmãs conseguirão ser felizes ? Só lendo para saber.

Jaqueline 29/05/2011

Conforme o release do livro, “Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos” é realmente composto de 60% da obra de Jane Austen e 40% do humor e da aventura de Ben H. Winters, criando uma leitura inesperada, porém muito recreativa.

As protagonistas do livro são as irmãs Elinor e Marianne Dashwood. Após a morte do pai, assassinado por um monstro marinho, as jovens irmãs e a mãe passam a sofrer sérios problemas financeiros. John Dashwood, filho do primeiro casamento de seu pai, havia ficado encarregado de ajudá-las financeiramente após a morte do pai, que usou seus últimos momentos de vida para escrever na areia esse pedido. Porém, ao dar ouvidos à sua manipuladora esposa, Fanny, ele acaba deixando as quatro parentes com o que já tinham - praticamente nada. Tomando posse da casa que ficou como herança, ele acaba obrigando nossas heroínas a se mudarem para um chalé isolado no meio de uma ilha graças à bondade de um parente distante.

Em seu novo lar, assim como no livro original, elas são bem recebidas pelos vizinhos, que formam uma intrigante e diversa galeria de personagens. Willoughby, o coronel Brandon, Sir John Middleton, a fofoqueira Mrs. Jennings...todos os componentes originais estão presentes no livro, mas entre uma cena e outra temos ataques de monstros, mortes, tentáculos raivosos, piratas e os barulhinhos úmidos da respiração de Brandon (eeeca!). A justificativa para tamanha revolta no mar está em uma criação de Winters, o fenômeno da Alteração, um mistério responsável pela revolta dos animais marinhos contra as pessoas. Diversos personagens buscam ou apresentam teorias que possam explicar o instinto assassino desses seres marinhos, o que acaba nos deixando bem intrigados ao longo da história.

O mais importante, porém, foi preservado. Se “Razão e Sensibilidade” é célebre por suas ácidas descrições dos costumes sociais da Inglaterra regencial, isto foi mantido no mash up de Ben H. Winters. A estrutura do romance, assim como o foco no caráter dos personagens, que sofrem mudanças significativas ao longo da história, também foi preservado: Elinor, a mocinha que encarna o ideal da razão, sofrendo sem que ninguém perceba e guardando tudo para si, descobre o amor e suas adversidades com Edward Ferras. Mais do que isso, esse livro mostra uma Elinor extremamente corajosa e sagaz, enfrentando seres marinhos gigantescos e seus ataques com bravura. Já a expansiva e inocente Marianne, modelo da sensibilidade, encontra o amor na figura ágil e divertida do jovem Willoughby, que freqüentemente aparece com um traje de mergulho marcando seu belo físico. Passando por uma verdadeira gangorra emocional de paixão e desilusão em medidas quase idênticas, ela acaba encontrando sua redenção com o coronel Brandon, amaldiçoado por uma bruxa do mar e fadado a ter tentáculos de polvo no rosto (exatamente como Davy Jones, da franquia “Piratas do Caribe”). O acréscimo de cenas de luta e morte não prejudica a história, apesar do efeito que a ruptura com a narrativa descritiva causa.

“Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos” é um livro divertido e surpreendente, recomendado para todos aqueles que gostam de aventura e mantém a mente aberta para inovações literárias. Se você gostou de “Orgulho e Preconceito e Zumbis”, certamente irá gostar desse livro tanto quanto eu.

>>Resenha originalmente postada em www.up-brasil.com
Sulinha 02/04/2012minha estante
Nossa, como podem acabar com um clássico da literatura, assim. Deu nos nervos. Nem consegui terminar a leitura.
Penso que se um autor não tem criatividade própria, pode até se basear no tema principal de uma história, mas jamais maculá-la desta forma.
Ridículo.

Mari 31/12/2012minha estante
Como alguém pode fazer um absurdo desses a uma obra tão boa (como qualquer outra de Jane Austen)? Do mesmo jeito que colocaram zumbis em Orgulho e Preconceito, fizeram esse desastre em Razão e Sensibilidade!
Um total absurdo! Horrível, larguei a leitura na metade!

@igormedeiroz 14/07/2013minha estante
Gente! Talvez a intensão não seja estragar os livros da Autes, até porque não tem como. Mas vejo como uma forma de trazer outros leitores que julgam a obra dela sem conhecer por meio de uma literatura fantástica. E assim, por vez fazer as pessoas gostarem do livro dela.

Raquel622 07/02/2023

Bobeira sem Qualidades
Eu também gosto de bobeira de qualidade e, como fã de Jane Austen, aprecio boas adaptações que fogem do esperado. Clueless, ou As patricinhas de Beverly Hills, permanece a melhor brincadeira como um romance de Austen.
Orgulho e Preconceito e Zumbis era uma dessas bobagens de qualidade. Este livro, contudo, é um caça-níqueis esquálido que comete a suprema blasfêmia de zombar sem dó do Coronel Brandon, personagem imortalizado para mim por Alan Rickman na adaptação cinematográfica dirigida por Ang Lee.

Vini87 23/02/2020

Outro sucesso da Jane Austen revisitado com humor e fantasia, gostei, porem por não gostar muito de romance e menos de romance de época não me cativou muito....mas quem gosta de ambos os gêneros vai gostar com certeza.

Hellida.Pereira 29/03/2022

Corações e realidades partidas.
Livro lindíssimo, me deu muita vontade de ver o filme hihihi, a história cheia de reviravoltas e questões com muitas reflexões ?

Nay 18/07/2023

E após meses e mais meses de leitura, consegui finalmente terminar esse livro.
O que eu posso falar sobre é que, é uma leitura um pouco desgastante. Há momentos em que tem uma boa sequência de acontecimentos que faz a leitura fluir, porém em muitos momentos ela fica monótona e cansativa.
Ao fim da história teve reviravoltas que eu não esperava, e outras que queria que já acontecesse desde o começo do livro. Uma coisa que talvez atrapalhe, me atrapalhou na leitura, foi o vocabulário, com algumas palavras difíceis, que eu desisti de pesquisar os significados.
Fiquei perdida na leitura em vários momentos, e acontecimentos contados, porém consegui captar a história, não conseguiria dar um resumo do livro para ninguém, porém entendi o que ele quis me descrever.

Emy 09/11/2022

Muito bom pra se divertir!
Eu amei essa recriação de um dos meus livros preferidos da Jane.
E podemos ver que o texto possui a sátira usada inicialmente pela Jane como uma forma de ridicularizar a sociedade.
A melhor parte é os dois autores usarem críticas (sendo Ben Winters mais ousado) sobre a forma como as pessoas são em um convívio.
Como observamos tantas mortes sendo ignoradas e mostrando pessoas indulgente para com o próximo em relação a vida!
Uma ótima crítica!

Sarah 09/06/2014

Resenha no blog Sincerando.com, escrita por Sarah Sindorf
"A família Dashwood estava estabelecida em Sussex desde antes da Alteração, quando as águas do mundo se tornaram frias e abomináveis para os filhos do homem, e as trevas se moveram sobre a superfície dos oceanos."

Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos segue praticamente a história principal do clássico em que se baseou, com algumas modificações. Elinor, Margareth e Marianne, junto com sua mãe, ficam desalojadas quando seu pai morre, e vão parar em um chalé de um parente distante. Mas, diferente do original, seu pai não morreu de uma doença, mas sim de um ataque de um tubarão-martelo.

Nesse mundo, as pessoas precisam se preocupar com qualquer ser marinho, desde os pequenos peixes aos poderosos mamíferos, pois desde a Alteração, um acontecimento sem explicação, todos os animais marinhos se voltaram violentamente contra a população humana. Depois da morte do Sr. Dashwood, as três irmãs e sua mãe perdem o lar para John Dashwood, filho do primeiro casamento de seu pai, e acabam se mudando para um chalé em uma ilha longe de sua casa e muito misteriosa, perto de seu parente e locatário, John Middleton.

Em meio aos problemas sociais, as irmãs enfrentam problemas no âmbito amoroso e relacionados à Alteração. Mas, ao contrário do que seria esperado, dado o comportamento das personagens na história original, e pelas suas próprias características descritas no livro, não pude reconhecer essas mesmas qualidades e atitudes.

Elinor, dada como a irmã mais sensata e razoável, muitas vezes deixa passar importantes detalhes e os ignora totalmente. Além disso, vários defeitos de alguns personagens, que são importantes para a construção e entendimento da história, são suavizados ou aumentados desnecessariamente. Mas o que mais me irritou nesse livro foi o desfecho. O autor cria todo um suspense (e o ignora em grande parte do livro) que termina de um modo não coerente. Enquanto em um momento é um grande problema, em outro some.

Fiquei muito decepcionada com essa adaptação, principalmente porque gostei muito de Orgulho e Preconceito e Zumbis, e esperava algo à altura. Achei que vários trechos pareciam simplesmente copiados do livro original sem necessariamente se encaixarem no enredo criado. A história de Monstros Marinhos se tornaria muito interessante se fosse melhor trabalhada.

Não recomendo a leitura para aqueles que não leram o original antes, que considero muito melhor. Além de ter vários spoilers, foi uma leitura maçante e arrastada, demorei um mês e meio para conseguir terminar. Apesar de tudo, gostei do trabalho gráfico, principalmente pelas ilustrações, que achei muito bem feitas. O papel amarelado também facilita a leitura. Alguns pontos negativos foram: a fonte, que em certas partes parece menor, e as frases são um pouco juntas demais; e os capítulos também não são muito bem divididos, terminando e começando na mesma página.

site: http://www.sincerando.com/2014/06/razao-e-sensibilidade-e-monstros.html

Juh_crismel 31/12/2022

Confesso que esperava mais, a versão de zumbis foi bem melhor kkkkk
Não sei de onde que eu pensei que um galã com tentáculos seria um bom romance

Pâmela Sampaio 08/04/2020

A VINGANÇA DO NEMO.
NOTA | 3.5

Eu não li o livro "original", então não tenho parâmetros para fazer comparações. Mas posso dizer que como um livro independente, Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos é interessante.

Existe algo de maravilhoso em ver os costumes da Inglaterra do século XIX se misturarem com algo absurdo como monstros aquáticos. Especialmente quando temos situações nas quais, por exemplo, uma "dama" tem que ignorar completamente o massacre acontecendo do lado de fora de sua janela, porque tomar parte disso seria simplesmente rude.

Em relação a narrativa, eu achei que algumas coisas não foram muito bem aproveitadas. Construíram uma ideia e criaram uma mitologia ao longo de todo o livro, e no final, não deram uma conclusão nem mais informações sobre isso. Eu gostaria que essas últimas páginas não tivessem sido tão apressadas.