Menino de Asas

Menino de Asas Homero Homem de Siqueira Cavalcanti...




Resenhas - Menino de Asas


77 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Adriana F. 30/08/2010

Superação e final otimista.
Quando li pela primeira vez, aos 11 anos, odiei. Lembro que eu tinha dó daquele garoto que era perseguido por ter asas no lugar dos braços. Por ser obrigada a ler aquela história triste, tentei rasgar o livro ao meio (e o pobre ainda possui as cicatrizes da violência momentânea).

Reli o livro antes de ontem e vi o quanto a história é boa. Muito bem escrito, o autor usa uma sutil metáfora para falar da perseguição às minorias (talvez ao Comunismo, ao qual o autor era adepto), da discriminação ao incomum. Com uma visão crítica, ele narra a história de Menino de Asas, um garoto que nasceu alado, mas que pela imposição da sociedade viu-se obrigado a caminhar, a esconder suas asas, a se privar do que ele melhor fazia: voar. O voo era, por sua vez, as ideias de uma sociedade melhor, mais justa, sem preconceitos.

Outro ponto importante é a questão do menor abandonado. Crianças marginalizadas, consideradas perigosas e criminosas, mas que Menino de Asas vê apenas como crianças. Por fazer parte da minoria, não enxergava Pilão como um assaltante, mas como um bom e fiel amigo, o único que estendeu a mão para ampará-lo em seu pior momento. As minorias se apoiam.

Por fim, relata a evolução de uma sociedade preconceituosa e conservadora, que ao perceber que aquelas asas poderiam ser usadas em prol da grande cidade, passou a aceitar as ideias daquele garoto de bom coração que só queria ser visto como qualquer outro humano, colocando o Rio de Janeiro (no caso) em posição de destaque, como a única cidade do mundo a conviver bem com as diferenças.
Fimbrethil Call 31/08/2010minha estante
Eu gostei desse livro a primeira vez que li, acho que porque eu era tratada do mesmo jeito na escola e não entendia o motivo, me identificava muito com o menino:)


Victoria Caroli 24/03/2012minha estante
Me fala do final !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
por favor :)


Ana Estevan 11/12/2013minha estante
Agora acho que entendi por que também odiei aos 12 anos. Eu não era capaz de entender a essência do livro. Todo que senti foi uma leitura entediante e triste que eu passei um bom tempo tentando esquecer. Adolescentes gostam de histórias intensas e divertidas, o que não é o caso desse livro.




Naiara 24/03/2024

É uma estoria que poderia ter entregado muito mais acredito.. So que o yema deve ter sido feito para causar um drsconforto uma vontade de mudar varias coisas na estoria..
No final foi o que foi..

Gostei, mas faltou um sei la o que sabe..
Pri.Kerche 24/04/2024minha estante
Esse livro da coleção vaga-lume eu nunca tinha visto




ÍCARO - http// 23/03/2009

DOS MEUS FAVORITOS
Embora não recorde bem da história, este livro, bem como todos da série VAGA-LUME, foi precursor na abertura de minha mente para as leituras. Estamos carentes de escritores que criem histórias assim, tenras, suaves e excitantes. Histórias simples que nos fazem voar nas asas da imaginação. Estou buscando resgatar todos os livros da série. Alguns já tenho. Adoro livros infanto-juvenis e infantís. Relaxam e nos fazem voltar a ser criança.
Erika 07/09/2015minha estante
Compartilho de tudo o que você escreveu...




Clio0 01/02/2024

O que você faria se encontrasse um menino alado?

A ideia de Homero Homem era falar sobre a necessidade de adaptação, mas inúmeras vezes resvala para a religiosidade e a compaixão - o que não depõe em nada contra a história.

Recomendo.
Humberto Junior 01/02/2024minha estante
Primeiro livro da coleção Vaga-Lume que li na vida! Ainda hoje me encanta o estilo poético de escrever do autor. Usei trechos dele em sala de aula para exemplificar o conceito geográfico paisagem. Alguns alunos acharam interessante os trechos lidos!




Céia Gouvêa 18/06/2017

As aventuras de um menino que nasceu diferente
livrodeasas #001

Menino de Asas é um livro infanto-juvenil, escrito por Homero Homem, publicado nos anos 80 pela Editora Ática e conta as aventuras de um menino que nasceu diferente, inexplicavelmente nasceu com asas. Conta como é crescer num mundo que não tolera as diferenças. Menino de asas é um menino do interior, simples, cheio de sonhos e que só quer conquistar um lugar no mundo. Agora, Menino de Asas, já um jovem rapaz, assim como tantos outros jovens, decide partir para a cidade grande em busca de emprego, mas a vida na cidade já não é fácil para um jovem comum, imagine para um jovem "diferente". Lá, ele vai encontrar todo tipo de gente, vai viver muitas emoções, passar por muitas dificuldades e vai precisar provar seu valor.

site: http://livrodeasas.blogspot.com.br
Alcione13 18/06/2017minha estante
Eu o li ha´ milenios atrás.Mas é lindo!!




Ana Ribeiro 08/11/2010

Esse foi o primeiro livro que li na vida, o livro que me iniciou na vida das letras, por isso ele sempre vai ter nota 10 pra mim.
Jean.Rodrigo 08/03/2020minha estante
Foi o primeiro livro que li também, que legal!




helo 22/08/2014

O menino de asas
Acontece que o menino nasce com asas e queria muito ir para a escola, mas as crianças acharam muito estranho. No primeiro dia tudo bem, no segundo não foi ninguém, apenas o professor que ficou muito magoado, pois o menino ficou sozinho no pátio. O professor falou para a mãe dele cortar as asas dele, mas a mãe não aceitou porque eram muito belas para serem cortadas.
Profª Sandra 25/09/2014minha estante
É isso aí, Heloísa, lendo muito e fazendo boas resenhas. Estou adorando tudo!!!




spoiler visualizar
Luciana.Garcia 24/04/2019minha estante
Gostei muito do resumo!




Raquel Lima 17/01/2009

Era leitora de gibis...quando me obrigaram a ler este livro... o meu primeiro!
Vou ler novamente...
comentários(0)comente

cristiano_motta 23/01/2009minha estante
Também tive contato com ele a muito tempo... mas me impressionou bastante na época.




Barbie 29/04/2009

Dúvida
Não sei se, pelo fato de ter lido há pouco, mas não me atraiu tanto quanto outros da série Vagalume. Mas é interessante, analisa o preconceito enraizado na sociedade.
comentários(0)comente



MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

Quanta saudade!
Inesquecível, como tantos outros livros maravilhosos da coleção Vagalume que marcaram a melhor fase da minha vida: a doce e tenra infância! Recomendo!
comentários(0)comente



Carol A 16/04/2024

Minha opn!!
Li em 2022 por causa da escola, leitura cansativa , não recomendo nada, foi extremamente chato para uma criança
comentários(0)comente



Nym 02/02/2011

Muuuito bom :D
Hehe. Não julgue um livro pela capa - ou pela coleção. A coleção vagalume é uma coleção que realmente eu desprezo a arte e é brocha no quesito de capa(mas as imagens do meio do livro são boas). A linguagem não é uma das que eu mais aprecie - apesar de ser bem fácil de entender e tecnicamente moderna, eu sei lá, tem algo dentro da minha alma que sempre vai relacionar um desgosto, um gostinho de Brasil, a lembrança da realidade simples(apesar que nem todos os livros abordem isso, sempre me faz lembrar a realidade simples das pessoas, não significando exatamente uma realidade pobre. Apenas simples) e um cheirinho(que confesso não ser ruim) de velho às letras nas páginas amareladas desses livros. Menino de Asas tem um título claro e que eu amei. A história é maravilhosa(e eu de resenha em resenha vou acumulando adjetivos repetidos) e como todos os outros livros da série, tem um quêzinho de Brasil e de realidade que ao mesmo tempo me atrai e me espanta.
comentários(0)comente



Bruno Leandro 14/07/2011

Uma lição de vida
Escrita por Homero Homem para a coleção Vagalume, Menino de Asas é um livro peculiar que fala sobre o preconceito de uma maneira bastante original. No interior do Brasil, uma criança nasce com asas no lugar de braços e, apesar de triste, sua família entende isso como um desígnio de Deus e o aceita. No entanto, as outras pessoas não o entendem e tentam de toda forma mudar sua natureza, considerando-o uma aberração. Aliás, neste ponto, o livro me lembra a história dos X-Men (e não estou fantasiando tanto assim) e tantas outras minorias, reais ou virtuais, que são julgadas e condenadas apenas por serem, pensarem e agirem diferente do que uma “elite” deseja considerar normal (claro que me refiro àqueles que não provocam danos aos outros por suas atitudes).
Um grande lição de vida, é o que considero este livro, pois, mesmo contra todas as adversidades, o menino de asas continua lutando, mesmo que tudo pareça perdido.
comentários(0)comente



Heder 19/12/2011

Na minha humilde opnião
Um livro infantil, irreal, e sem mistério nenhum, sem nada a ser descoberto, e com um final um tanto desnecessário.. leitura não recomendada para maiores de 7 anos xD
comentários(0)comente



77 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR