Menino de Asas

Menino de Asas Homero Homem de Siqueira Cavalcanti...

Resenhas - Menino de Asas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Clio0 01/02/2024

O que você faria se encontrasse um menino alado?

A ideia de Homero Homem era falar sobre a necessidade de adaptação, mas inúmeras vezes resvala para a religiosidade e a compaixão - o que não depõe em nada contra a história.

Recomendo.
Humberto Junior 01/02/2024minha estante
Primeiro livro da coleção Vaga-Lume que li na vida! Ainda hoje me encanta o estilo poético de escrever do autor. Usei trechos dele em sala de aula para exemplificar o conceito geográfico paisagem. Alguns alunos acharam interessante os trechos lidos!

Daniel 07/06/2010

Esse é um livro que por capa ninguém pode jugar !
o livro menino de asas conta a historia de um menino que em vez de nascer com braços nasceu com asas e porriso ele vai tentar ao longo de sua vida vencer um preconceito imenso, e para sobreviver vai ter que sai de sua cidade natal para uma cidade muito mais desenvolvida o grande Rio de janeiro e lá pensando que vai ter vida fácil tem uma grande suspreza,e se quiser saber o final dessa historia leia esse livro que você vai se chocar com uma lição de vida.

Douglas 07/06/2010minha estante
Gostei desse livro Daniel!!!

Parece muito bom,acho que quero ler ele em breve!!

fmz

Sérgio Filho 07/06/2010minha estante
Gostei da sua resenha, resume bem a história do livro sem revelar nada que possa comprometer a leitura, que por sinal, deve ser agradabilíssima, adoro livros que trazem mesnagens sobre o preconceito, nossa sociedade é intolerante ao que khe é diferente, com certeza, graças a sua resenha, vou ler esse livro assim que tiver a oportunidade.

Évelyn 08/06/2010minha estante
gostei muito da sua resenha fiquei entereçada assim que tiver tempo vou ler.:-)

beijuss;

bay

Naiara 24/03/2024

É uma estoria que poderia ter entregado muito mais acredito.. So que o yema deve ter sido feito para causar um drsconforto uma vontade de mudar varias coisas na estoria..
No final foi o que foi..

Gostei, mas faltou um sei la o que sabe..
Pri.Kerche 24/04/2024minha estante
Esse livro da coleção vaga-lume eu nunca tinha visto

Lu Mendes 17/12/2022

Revisite Memórias
O menino de asas é memória coletiva de uma geração que atualmente é pouco leitora.

Portanto, todo leitor que passou pela coleção vagalume lá no começo de sua jornada, deveria revisitar essas memórias.

Adriana F. 30/08/2010

Superação e final otimista.
Quando li pela primeira vez, aos 11 anos, odiei. Lembro que eu tinha dó daquele garoto que era perseguido por ter asas no lugar dos braços. Por ser obrigada a ler aquela história triste, tentei rasgar o livro ao meio (e o pobre ainda possui as cicatrizes da violência momentânea).

Reli o livro antes de ontem e vi o quanto a história é boa. Muito bem escrito, o autor usa uma sutil metáfora para falar da perseguição às minorias (talvez ao Comunismo, ao qual o autor era adepto), da discriminação ao incomum. Com uma visão crítica, ele narra a história de Menino de Asas, um garoto que nasceu alado, mas que pela imposição da sociedade viu-se obrigado a caminhar, a esconder suas asas, a se privar do que ele melhor fazia: voar. O voo era, por sua vez, as ideias de uma sociedade melhor, mais justa, sem preconceitos.

Outro ponto importante é a questão do menor abandonado. Crianças marginalizadas, consideradas perigosas e criminosas, mas que Menino de Asas vê apenas como crianças. Por fazer parte da minoria, não enxergava Pilão como um assaltante, mas como um bom e fiel amigo, o único que estendeu a mão para ampará-lo em seu pior momento. As minorias se apoiam.

Por fim, relata a evolução de uma sociedade preconceituosa e conservadora, que ao perceber que aquelas asas poderiam ser usadas em prol da grande cidade, passou a aceitar as ideias daquele garoto de bom coração que só queria ser visto como qualquer outro humano, colocando o Rio de Janeiro (no caso) em posição de destaque, como a única cidade do mundo a conviver bem com as diferenças.
Fimbrethil Call 31/08/2010minha estante
Eu gostei desse livro a primeira vez que li, acho que porque eu era tratada do mesmo jeito na escola e não entendia o motivo, me identificava muito com o menino:)

Victoria Caroli 24/03/2012minha estante
Me fala do final !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
por favor :)

Ana Estevan 11/12/2013minha estante
Agora acho que entendi por que também odiei aos 12 anos. Eu não era capaz de entender a essência do livro. Todo que senti foi uma leitura entediante e triste que eu passei um bom tempo tentando esquecer. Adolescentes gostam de histórias intensas e divertidas, o que não é o caso desse livro.

Heder 19/12/2011

Na minha humilde opnião
Um livro infantil, irreal, e sem mistério nenhum, sem nada a ser descoberto, e com um final um tanto desnecessário.. leitura não recomendada para maiores de 7 anos xD

Luan 12/10/2023

A rejeição do diferente
Esse é um livro que, a princípio, se mostra promissor e de narrativa envolvente, especialmente por tratar de temas pertinentes em relação ao trato do diferente/outro. Contudo, no meio da história, creio que o autor mete os pés pelas mãos e alguns pontos ficam estranhos e, por fim, acabam num final abrupto e pobre. É como se Homero Homem não soubesse concluir a história diante das nuances que ele propôs na narrativa. Mesmo assim, é uma história interessante, principalmente considerando o público alvo: Crianças. Por isso, acho que para o público infantil essa história possa funcionar bem, mesmo alguns termos/palavras datados.

Luciana.Garcia 24/04/2019minha estante
Gostei muito do resumo!

Bruno Mancini 25/03/2021

Sei que li
Mas como foi livro lido no tempo de escola, não me lembro mais nada. Mas foi uma boa história.

maria cecília 11/08/2023

Fantasia que não anima.
Sendo um livro muito recomendado pelas escolas e de memória afetiva para os que leram, menino de asas foi uma decepção.

o livro se propõem a muito e entrega pouco, o assunto principal poderia ter sido ampliado, aprofundado, mas tudo aqui acontece com uma pressa extrema e desnecessária que você se perde diversas vezes e não consegue acompanhar a linha tênue de raciocínio.

o início da história é realmente promissor, você se vê até mesmo querendo entender a história do garoto, mas logo ele é mandado para a cidade e é lá onde se encontra a maior parte da história e a mais desgastante também.

menino de asas sofre preconceito de uma legião de pessoas, onde o autor dá a entender que é a cidade inteira, a região inteira, e generaliza uma situação que poderia ter sido mais aprofundada e ampliada. o garoto possui asas ao invés de braços, mas é basicamente impossível que ele consiga sobreviver sem mãos. o autor não descreve em momento algum como ele faz suas coisas, como o menino sobrevive, e acredito sim que sejam detalhes importantes, já que as próprias asas são.

alguns pensamentos do menino também não condizem com a idade que ele tem. o autor mistura seus próprios pensamentos com os do personagem e se perde completamente na história e na linha de raciocínio, criando questionamentos muito além do que o menino que pouco estudo teve para poder compreender, além de ser jovem.

o final da história vai pelo fácil e pelo simples, o autor não busca sair da zona de conforto e novamente vem uma situação de incoerência em relação as asas, como ele pode trabalhar e viver utilizando elas ao invés de braços? é uma pergunta que por não ter respostas me incomodou bastante.

não me cativei por ninguém e muito menos pela história, o que poderia ter sido promissor e melhor escrito foi completamente decepcionante.

você pode criar fantasias com elementos diferentes do comum, isso é fantasia, mas você precisa fazer o leitor acreditar que existe uma possibilidade disso acontecer, que existe uma possibilidade de que ele consiga viver com a mutação que tem, e não é isso que ocorre.

Carlinha 20/05/2021

Rápida leitura
Mostra como ser diferente provoca preconceito. E também fala de amizade!

Ana Ribeiro 08/11/2010

Esse foi o primeiro livro que li na vida, o livro que me iniciou na vida das letras, por isso ele sempre vai ter nota 10 pra mim.
Jean.Rodrigo 08/03/2020minha estante
Foi o primeiro livro que li também, que legal!

Mariane 15/03/2020

"No interior do Brasil um menino nasceu com asas. Conseguiu crescer e tomou o nome de seu privilégio: Menino de Asas."

Ao nascer, ao invés de braços ele tinha asas, e por conta disso passou a vida sendo apontado e apartado da sociedade.
Achei um livro triste, que mostra analogamente o preconceito enraizado na nossa sociedade de tudo que nos parece diferente.
O fim pelo menos é mais alegre, embora ache cabível que explicasse um pouco mais como se chegou a ele.

Carolina Del Puppo 28/05/2020

Um bom livro, fácil de ler, li praticamente em um dia só.
Uma história bem intrigante, vale a pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6