Segredo de Estado

Segredo de Estado Jason Tércio

Resenhas - Segredo de Estado

Wolsey 08/02/2024

Caso típico e muito propício em regimes de excessão.
Realmente só seremos maduros quando nos olharmos no espelho, conhecermos e aceitarmos nossas dores e imperfeições. A maturidade vem com a compreensão de que toda dor nos forja, molda e de alguma maneira explica o estado em que nos encontramos.
A verdade sempre é libertadora, ainda que dolorosa e o ato de ocultar a verdade, mesmo que travestido de boa intenção, é um ato de crueldade.
O Brasil é assim. Um país em amadurecimento político. Ainda sujeito a sustos e sobressaltos. Talvez já não engatinhemos enquanto democracia. Mas precisamos reconhecer, definitivamente, como tem sido esse processo de formação de nossa tenra e frágil democracia.
No tocante ao livro em si, o caso Rubens Paiva é um entre muitos. É emblemático, com toda a certeza, porque a situação financeira da família e o círculo de relacionamentos comprova que ninguém está imune quando se tolhem direitos em regimes de excessão.
Neste livro, o autor cria e compõe situações onde há lacunas nas narrativas e nas provas. Mas a composição é tão verossímil que eu diversas vezes cheguei a ficar em dúvida sobre qual seriam essas partes.
Esse episódio deve ser conhecido e, entre outros, deveria estar sempre presente para quem busca o "currículo" da formação do Brasil. Alijar da memória esse período da nossa formação como democracia, nos arrisca a repisarmos a mesma trajetória dolorosa. Isso seria profundamente lamentável.