Segredo de Estado

Segredo de Estado Jason Tércio


Compartilhe


Segredo de Estado


O desaparecimento de Rubens Paiva




Rio de Janeiro, verão de 1971. A casa do ex-deputado e pai de cinco filhos Rubens Paiva é invadida por agentes do serviço secreto do governo militar. Ele é levado para prestar depoimento e não volta mais. Amigos e familiares se lançam numa mobilização febril para tentar localizá-lo e desvendar o que está por trás do súbito acontecimento. Por que ele foi preso? Para onde foi levado? Quando voltará?

"Vai ser apenas um depoimento de rotina", disseram os policiais que o levaram de sua casa naquela ensolarada manhã carioca. Assim começou a jornada kafkiana de Rubens Paiva pelo submundo da repressão política, no auge da ditadura militar. Uma história comovente e espantosa, pela primeira vez reconstituída em todos os detalhes.

Com uma estrutura narrativa não linear, Jason Tércio associa técnicas de romance, biografia e reportagem à crônica histórica, para conduzir o leitor pelo labirinto de incertezas e intrigas que envolveram esse caso, ao mesmo tempo em que revela os principais momentos da vida de Rubens Paiva como político, empresário e pai de família. Uma trajetória marcada pelo espírito inconformista e por um determinado anseio de liberdade e justiça.

Escrito em linguagem literária, mas apoiado numa minuciosa pesquisa, Segredo de Estado ressalta os aspectos humanos do caso, entrelaçados ao contexto político e social, tendo como pano de fundo os bastidores do golpe militar e episódios inéditos da conjuntura subsequente. Um livro que esclarece vários pontos sobre este que é o mais controvertido dos desaparecimentos políticos ocorridos durante o regime militar.

Edições (1)

ver mais
Segredo de Estado

Similares

(1) ver mais
Em busca da alma brasileira

Resenhas para Segredo de Estado (1)

ver mais
Caso típico e muito propício em regimes de excessão.
on 8/2/24


Realmente só seremos maduros quando nos olharmos no espelho, conhecermos e aceitarmos nossas dores e imperfeições. A maturidade vem com a compreensão de que toda dor nos forja, molda e de alguma maneira explica o estado em que nos encontramos. A verdade sempre é libertadora, ainda que dolorosa e o ato de ocultar a verdade, mesmo que travestido de boa intenção, é um ato de crueldade. O Brasil é assim. Um país em amadurecimento político. Ainda sujeito a sustos e sobressaltos. Talvez já ... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam3
Avaliações 4.0 / 16
5
ranking 25
25%
4
ranking 56
56%
3
ranking 13
13%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

43%

57%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR