Os Quatro Compromissos

Os Quatro Compromissos Don Miguel Ruiz
Don Miguel Ruiz

Resenhas - Os quatro compromissos

Rosangela Max 22/02/2022

O poder da sabedoria dos antigos.
Uma forma linda de tentar explicar e conectar Deus, a fé, a consciência, as crenças limitantes, a autocrítica, a culpa e e a iniciativa para libertação.
Ensina maneiras de rompermos com as crenças limitantes, de modo a vivermos assumindo a responsabilidade pelos nossos atos, mas sem nos julgarmos e culparmos.
Todo esse ensinamento gira em torno de quarto compromissos que devemos assumir com nós mesmos e aplicar constantemente. São compromissos aparentemente simples, mas que, na verdade, são os mais difíceis de manter.
O autor escreve muito bem, de maneira clara e direta.
Recomendo a leitura.

Léia Viana 22/11/2010

Filosofia de vida
A filosofia Tolteca originou-se no sul do México, onde os toltecas eram conhecidos como homens e mulheres de sabedoria, que, acreditavam que ter fé era sinônimo de se acreditar incondicionalmente em si próprio, ou melhor, em sua palavra, pois, ser impecável com ela é não usá-la contra você.

Este livro ensina uma filosofia de vida que abrange quatro preciosos compromissos consigo mesmo: ser correto com sua palavra, não levar nada para o lado pessoal, não tirar conclusões e fazer sempre o melhor possível.

Sempre escutei no poder que as palavras têm em nossas vidas, por isso me interessei tanto em ler está obra, que não se limita apenas no mau uso das palavras, e sim, na nossa postura diante da vida, de não nos comportarmos como vitimas, e sempre, sempre mesmo, em qualquer ocasião dar o melhor de si e não tirar conclusões precipitadas das coisas.

Para uma pessoa ansiosa como eu, este livrinho já tem lugar garantido em minha cabeceira.

Diego 21/07/2021

Livro muito bom sobre a filosofia tolteca para a liberdade pessoal. Um auto-ajuda sobre aceitação e a auto-sabotagem por meio de quatro compromissos. Recomendo.

Isamar 21/08/2022

Quando vi o título não imaginava que seria um livro tão rico. Apesar de pequeno em volume de páginas, o autor consegue trazer receitas importantes para vivermos melhor. Desde que tive depressão, esse tipo de livro tem feito parte da minha meta de leitura anual. Gosto muito de entender o meu próprio eu. Saber lidar com minhas emoções e escolhas são ações que tem acrescentado qualidade à minha vida. Gostei muito dos 4 compromissos apresentados no livro, penso que são passos certeiros para o bem viver.
cilis 21/08/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler ? ótima resenha!

Isamar 04/09/2022minha estante
Leia, vai gostar ????

Tamara 13/09/2020

Libertador
Livro leve, fácil e gostoso de ler especialmente a edição comemorativa que simplesmente linda! ??

Julia Leme 22/03/2023

Diferentemente do que a maioria comentou não tive grandes aprendizados com o livro. Já levava alguns ensinamentos comentados no livro há algum tempo, mas acho que ele consegue ?dar um nome? a todo esse processo.
Penso que seja um bom livro para se ler quando estamos dentro de alguma situação que estamos com dificuldade de lidar. Ele traz um olhar mais externo frente a esses momentos.

Isaac 11/06/2020

Libertador! Impressionante como tanta sabedoria é colocada em tão poucas páginas. Aspectos imperceptíveis de nós mesmos tomam contornos e se tornam evidentes na conformidade da leitura. Muito bom!

13marcioricardo 14/06/2023

Básico
Obra que se pretende filosófica mas que parece mais de autoajuda.

As ideias são, em geral, boas. Porém é preciso algum equilíbrio ao exercer estas práticas, pois levadas ao extremo levam ao engano.

Por exemplo, se vc não julgar, não tirar conclusões, então estará abdicando de pensar..

Enfim, dá pra recomendar o livro, mas nada que não se encontre num bom livro de desenvolvimento pessoal.

Luana.Cardoso 29/11/2020

Sobre como conquistar sua liberdade pessoal
Simplesmente amei como esse livro mostra como coisas simples podem mudar como enxergamos a vida, principalmente como o poder que a palavra tem para materializar tanto coisas boas como coisas ruins. Porém ele não se limita em mostrar somente isso, nos apresenta os 4 compromissos: seja impecável com sua palavra, não leve nada para o lado pessoal , não tire conclusões e dê sempre o melhor de si.
Cíntia 29/11/2020minha estante
Ta na minha lista louca pra ler

Julia 04/08/2020

Livro muito bom
Adorei a reflexão e a filosofia tolteca a respeito de 4 compromissos para evoluirmos como seres humanos. Recomendo!

Patrick.Ramos 23/09/2023

Grandes ensinamentos
O livro apresenta ensinamentos para uma vida melhor. Ensinamentos que são bem simples na teoria, mas sua prática exige um esforço constante. Mudanças na crença e em certas atitudes também são abordadas no decorrer do livro.

Foi uma excelente leitura, aprendi muito e com certeza irei aplicar os ensinamentos em minha vida.

Jac 23/06/2022

Filosofia Tolteca
Um livro curtinho mas que trás pontos de vista bem interessante.

São formas de olhar mais para nosso interno e menos para o externo. Aprendendo a agir ao que está no nosso controle e assim conseguir mudar o mundo a nossa volta.

"Amar a vida, ser a vida, ser amor."

polianarosa 21/11/2021

?Toda tristeza e todo drama que você passou em sua vida foram causados por tirar conclusões e levar as coisas para o lado pessoal.?

Cristiano.Richers 19/02/2012

Leitura obrigatória
Na minha opinião, todo mundo deveria ler este livro. O capítulo sobre a nossa "Domesticação e o Sonho do Planeta" me parece ser principalmente útil para todos ao redor dos 20 anos de idade, que estão para entrar numa nova fase de suas vidas e precisam tomar decisões importantes sobre como ela deve se desenrolar. Devemos viver a vida que fomos ensinados a viver, ou criar uma forma e objetivos de vida próprios?

Thamiris.Treigher 14/02/2022

Filosofia tolteca
Eu já tinha participado de um grupo de estudo sobre esse livro, mas quando o ganhei recentemente em uma troca de livros no Insta, eu sabia que não era por acaso. Sabia que eu tinha que ler novamente a partir da pessoa que sou hoje.

E que livro maravilhoso! Ele não é de autoajuda (nada contra ? só não é muito a minha praia ?), mas um livro com ensinamentos da filosofia tolteca, povo que habitava a região atual do México; escrito por Don Miguel Ruiz, que nasceu em uma família de curandeiros.

Os quatro compromissos são:
1. Seja impecável com sua palavra
2. Não leve nada para o lado pessoal
3. Não tire conclusões
4. Sempre dê o melhor de si

Tão simples, mas tão difícil! Confesso que entre todas, a que acho mais difícil é "não leve nada para o lado pessoal". Mas, nesse livro, Ruiz explica com exemplos simples do nosso cotidiano onde "traímos" esses compromissos e como podemos desenvolvê-los de forma REAL, afinal ninguém aqui é um ser de luz ? (ainda).

Um livro maravilhoso e leve, que deu uma energizada muito boa na minha alma!