Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

Eduarda.Segatti 19/11/2020

Amei
Meu Deus eu amei a descrição de espaço, a descrição dos sentimentos dos lobos, da vida dos povos. A escrita desse livro é incrível.

O livro possui uma violência que te intriga ao pensar no povo e no que os animais que moravam nesse local enfrentavam durante o inverno.

Adorei a história, porém o filme é mais sentimental, o que me faz preferir o filme hahaha (Eles são bem diferentes)

Konshal 05/12/2020

Caninos Brancos é o protagonista do livro de Jack London. Filhote de lobos selvagens sob o inverno rígido canadense, Caninos Brancos é uma síntese da domesticação, quando abandonam a vida selvagem e se submetem à fidelidade ao homem.

Nesse processo, o lobo convive com o melhor e o pior que a raça humana pode ter. A narrativa assume, em grande parte do tempo, aquela consciência que tal criatura teria se assim pudesse expressá-la como nós. Um aprendizado feito na base da tentativa-e-erro no ambiente selvagem e na observação, quando ao lado dos homens: a falta de carinho de Castor Cinza, a maldade crua de Beleza Smith e a (até que enfim) afetuosidade de Weedon Scott e família. Estes sim, à altura de receber toda a fidelidade que Caninos Brancos estava disposto a entregar.

Konshal 05/12/2020

Kronecker 20/12/2020

Emociante
Foi um dos primeiros livros que eu peguei na biblioteca do colégio. E admito que peguei por obrigação porém o livro é muito emocionante e me prendeu do início ao fim além de ter um ótimo desfecho. Tenho um amor grande por esse livro porque ele foi um dos primeiros livros a despertar meu interesse por leitura. Confesso que chorei algumas vezes.

Alexandre 03/01/2021

Jack London
Leia esse livro maravilhoso. Meu comentário é breve pois o mundo já está cheio de spoilers.

Camila.Santos 10/01/2021

Jack London é um escritor conhecido por histórias cruas, intensas e emocionantes, que nos colocam de frente com o mundo selvagem, que pra maioria de nós representa o medo do desconhecido. Se em O Chamado Selvagem (recomendo demais!) ele nos leva a esse desconhecido, acompanhando a trajetória de um cão que virou lobo, aqui em Caninos Brancos acontece o oposto: um lobo encara o ser humano e a civilização, que pra ele representam justamente o medo do desconhecido, e vai sendo moldado por esse novo mundo, para se transformar num cão.
Um tema comum a ambos, e presente em todo o livro, é a ideia de que tanto os animais como os humanos são feitos de uma matéria (como o barro) que traz características inerentes dos seus antepassados, porém que vai sendo moldado ao longo da vida, pelo ambiente e pelas experiências, mas também pela vontade do ser em se adaptar ou resistir às mudanças.

Vi 16/01/2021

Um romance de formação de um lobo.
Jack London parece conhecer muito sobre o mundo animal e ainda mais sobre as relações entre animais e humanos.

Uma história que, dentre tantas coisas, mostra como o meio exerce uma grande influência no caráter dos seres, mesmo quando se trata de animais.

Nessa história, acompanhamos como se deu a vida do lobo (em parte cachorro) Caninos Brancos, desde antes do seu nascimento. Coisas horríveis acontecem a ele e coisas muito boas também. É incrível como o Jack London consegue falar sobre os instintos dos lobos e dos cachorros atrelando a uma visão humana, sem parecer infantil.

Achei a história boa, mas talvez narrativas sobre animais não me deixem tão envolvida, por isso o motivo da nota 3,5

amanda 23/01/2021

bendito lobo
escrita: 4
personagens: 4.5
andamento: 4
premissa: 4
final: 4.5

[(Caninos Brancos) Contemplara a vida num aspecto mais feroz, lutara, enterrara os dentes na carne de um inimigo e sobrevivera.]

[o objetivo da vida era a carne. a própria vida era carne. a vida vivia da vida. havia os que comiam e os que eram comidos. a lei era: COMER OU SER COMIDO.]

[tendo lhe sido negada a expressão de poder entre sua própria espécie, ele caía sobre as criaturas menores, e ali vindicava a vida que nele havia.]

[foi o começo do fim para Caninos Brancos - o fim da antiga vida e do reino do ódio.]

Francisco 05/03/2021

A jornada de um lobo até a "civilização"
A narrativa tem início muito antes do nascimento do protagonista, o lobo cinzento Caninos Brancos, com sua mãe, a loba ruiva Kiche e seu pai Zarolho, na época quando ainda viviam com uma alcatéia faminta nas estepes do Canadá por volta de 1895-1898, na época da corrida do ouro na região do rios Yukon e Mackenzie.

A partir do nascimento de Caninos Brancos, desenvolve-se a narrativa em sua forma de ver o mundo, o estabelecimento de leis para sua sobrevivência, sua convivência e início de sua domesticação com Castor Cinzento, um índio da região e sua família e com cães da aldeia como Lip-Lip e Baseek. A partir daí, compreende sob a ótica canina as atitudes e costumes de humanos e de animais ao seu redor, passando a temer os homens e odiar os seres de sua raça. Torna-se mais violento e taciturno com seu novo dono "Beleza" Smith, que o inicia no violento mundo das lutas de cães às margens dos rios Klondike e Yukon.

Caninos Brancos conhece a liberdade e o bom tratamento por parte de humanos somente quando Weedon Scott o compra o "Beleza" Smith. Dessa forma, passa a apreciar as boas qualidades humanas e como há diferenças entre os indivíduos.

Esse é um livro escrito de uma forma solidamente única, com um enredo contado sob a perspectiva do mundo animal que somente Jack London consegue apresentar. Consequentemente, esse torna-se um dos meus favoritos e uma leitura clássica mais que recomendada.

z..... 26/03/2021

Adaptação Rideel (Coleção Aventuras Grandiosas, 2004)
Edição em resumo para jovens leitores, bastante atenuada na descrição da história, que no texto integral tem visceralidade de leitura empolgante. Já li duas vezes o romance original, em que acompanhamos Caninos Brancos do nascimento nas gélidas paisagens entre o Canadá e Alasca até à pacata vida de cão familiar.

Partilho da mesma impressão das primeiras leituras, sobre história ilustrativa de desconstrução do selvagem, como a demonstrar um processo civilizatório, o contràrio da dinâmica que Jack London usou em outro de seus famosos livros: "O chamado da floresta".

Sobre a edição, o melhor está no início, que corresponde também a minha parte favorita, em que conhecemos Kitche (uma loba periguete que atrai cães para armadilha de lobos esfomeados), a perseguição da alcateia a dois homens nas proximidades do Alasca e o sumiço gradual dos cães aumentando as expectativas. Mesmo nessa edição mais formal o clima tenso e dramático empolga a leitura. Depois a edição é célere e comedida no resumo.

Leitura em Macapá, contexto da covid....
Eita! Vi a pouco no jornal uma nova vacina, 100% brasileira, que dizem ser eficaz e está nos tramites da regulamentação. Não sei a eficácia, mas é a de nome mais nonsense: Butantanvac. Nada contra, só achei engraçado o nome de tonto, tantan, e resolvi registrar o comentário idiota a toa, como registro histórico...

Nat 12/04/2021

Sem palavras
Até agora o mês de Abril,nao li nada que realmente fosse bom ou que eu tivesse gostado,mas venho com Caninos Brancos na minha lista de Quero Ler a muito tempo.
Posso dizer que vale a pena o hype por trás,nunca fui fã de cachorros ou animais domésticos em geral mas esse livro eu consegui me apegar ao Caninos Brancos de um jeito que meu Deus. Ao contrário de Um Chamado Selvagem ele fala a passagem de um lobo selvagem à domesticação.

Felipe 29/04/2021

Caninos brancos é uma das gratas surpresas desse ano. Não esperava muito da leitura, mas acabei por ser cativado do início ao fim, por toda a trajetória desse lobo-cão chamado Caninos Brancos. Desde a formação de seu temperamento difícil, até as mudanças e evoluções em questão de convivência.

Impossível ler esse livro e não nos pegar pensando em como tratamos os nossos pets, e como é a visão que eles têm de nós. Afinal, será que somos como deuses para eles?

Fabricio.Macedo 04/05/2021

Caninos Brancos (Jack London, 1906) conta a história de um cão selvagem. Um lobo domesticado pela civilização. A idéia é bem própria dos humanos. Não falo da domesticação dos animais e sim do quanto os processos de educação nós domesticam, levando-nos a obediência, gerando crises internas, existenciais. Em Caninos Brancos, o instinto e a lei exigem obediência, enquanto o crescimento, a desobediência. E é assim mesmo com a gente em tempos de infância. Crescimento é vida e vida é luz. Assim, medo e obediência foram engolidos pela corrente da vida. O medo, mal que herdamos culturalmente, foi superado pelo crescimento que tornou a forma de curiosidade. Impossível não ver nuances do desenvolvimento transgressor e infantil ao ler Caninos Brancos.
Caninos Brancos nos ensina a tomar cuidado com o que tem vida. Delas, vem o inesperado. Devemos estar preparados para tudo. Sempre esperando tudo de todos como se não quisessemos sofrer a tristeza da decepção. Para este cão meio lobo, "as coisas nem sempre são o que parecem". Vale aprender com esse cão: desconfie sempre das capas, das aparências; o desconhecido pode se manifestar de formas inimagináveis. A vida não nos oferece a capa da proteção contra os que se passam por "deuses" e "poderosos". No entanto, em algum momento do existir alcançaríamos o nível de "preparados para tudo"?
Caninos Brancos foi levando sua vida sob cautela. Embora curioso a descobri-la. A herança do medo era sua essência. Mas era justamente essa tensão provocada pelo crescimento que o movia a ir, a aprender, a fazer, a experimentar, a viver. A viver em certa dependência dos outros. "(...) é sempre mais fácil contar com os outros do que se arranjar sozinho." Contar com os outros me remete a fidelidade, sentimento dos parceiros da vida. Caninos Brancos era um cão fiel. Assim o foi com o seu dono.
Caninos Brancos vivia o sonho da liberdade. Este era um imperativo para ele. Era preciso sentidos aguçados para avançar sobre a corredeira da vida, para impor-se aos desafios. Vivia em discrição. Não exibia seus sentimentos. Mais um efeito pelo qual passam todos os (caninos) domesticados. Caninos Brancos era um cão amoroso. "Ele amava com exclusividade e se recusava a se baratear ou a baratear o seu amor."
Como Caninos Brancos, sigamos em inteligência o caminho da luz, da Vida.

Simone Bruxelas 16/05/2021

Maravilhoso
Sempre pensei que nunca iria ler Caninos Brancos primeiro por achar que era um livro infantil e ter passado o meu momento, mas a verdade é que o real motivo para essa "rejeição", é minha extrema sensibilidade ao sofrimento animal.

Eu não me enganei em ter medo desta leitura, este clássico é uma obra prima que trouxe várias emoções, mais as principais foram medo e muita revolta pelo ser-humano. Jack London um grande conhecedor do norte do Canadá, nos descreve magistralmente esta paisagem de difícil acesso de uma forma tão brilhante que nos sentimentos quase em um documentário. O universo dos caēs é tão real, que quase chega a ser palpável, certamente ele viveu várias das cenas escritas em sua passagem pelo extremo norte.

Então, o livro começa com o nascimento de um cão lobo, e como ele descobre o delicioso e perigoso mundo selvagem. Tudo acontecia de forma prevista pela natureza, até que bem jovem, ele é capturado por seres humanos, daí em diante, iremos viver juntos com Caninos Brancos uma avalanche de sentimentos, em sua maioria envolto a muita revolta.

Jack London em minha opinião é um gênio, seus personagens são muito bem construídos. Caninos Brancos vai lutar com toda força para que sua vontade não seja domesticada, vai ser derrotado, vai sentir admiração pelo homem, vai sofrer humilhação e vai vencer mais sobre tudo vai nos ensinar muito. AMEI